- Autores: Kordes
- Sinônimos de nomes: Aprikola, Rosa Aprikola, Summer Beauty, Apricot Vigorosa
- Ano de criação: 2000
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: laranja
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 5-6
- Tipo de flor por número de pétalas: terry
- Aroma: frutado
- Descrição do arbusto: vigoroso, ramificado, espalhando
Entre as rosas de damasco, a floribunda Apricola se destaca não só por suas delicadas flores duplas, mas também por seu desenvolvimento harmonioso, vegetação luxuriante e tamanho compacto do arbusto. A variedade é muito popular nos países europeus, especialmente na área de paisagismo. Também esta rosa é conhecida pelos nomes Summer Beauty, Apricot Vigorosa.
História de criação da variedade
A variedade foi introduzida pelo viveiro Kordes da Alemanha em 2000. Faz parte da série Rigo-Roses, que reúne os frutos de 15 anos de trabalho de seleção. As rosas desta linha são marcadas com a marca ADR, atribuída apenas às variedades mais destacadas.
Descrição da variedade
Os arbustos da rosa de Apricola são vigorosos, espalhados, ramificados. 70-80 cm de altura e até 60 cm de largura Os rebentos são retos, folhas de tamanho médio, verde escuro, muito brilhantes. Nas inflorescências formam-se 4-5 botões. O aroma desta rosa é fraco, frutado, com uma doçura pronunciada.
As flores são de tamanho médio, com uma cor básica laranja, os botões são cálices, âmbar-salmão, soltos. Terry corolla, inclui até 40 pétalas. A flor em flor muda de cor de damasco dourado para salmão claro.
Vantagens e desvantagens
As rosas desta variedade não desbotam ao sol e têm uma resistência muito boa à chuva. A variedade é considerada universal para cultivo em diferentes zonas climáticas, não muito exigente quanto ao local de plantio. É bom tanto ao sol como à sombra. A principal vantagem da Apricola é a delicada cor pêssego-damasco das pétalas, que atrai os amantes das rosas em tons pastéis.
As desvantagens da planta são geralmente consideradas exatidão para regar e alimentar. Também vale a pena considerar que inflorescências soltas perdem rapidamente suas pétalas, em um corte, um buquê dessas rosas não dura muito.
Características de floração
Rosa Apricola forma-se abundantemente em botões de junho a setembro. Refere-se a variedades com múltiplas flores.
Uso em paisagismo
Esta variedade de rosas é adequada para o cultivo em canteiros, bem como para plantações em grupo do tipo cascata. Pode servir de pano de fundo para outras plantas. Apricola parece interessante na forma padrão, com chapéus de flores exuberantes sobre o tronco gracioso.
Regiões em crescimento
A variedade é adequada para o plantio em todas as regiões da Rússia.
Aterrissagem
Para o plantio da rosa de damasco, áreas ensolaradas ou semi-sombreadas são adequadas. O melhor solo será aquele rico em matéria orgânica, fértil, solto, com boas propriedades de drenagem. A densidade de plantio ideal é de 4-5 plantas por 1 m2.
Crescendo e cuidando
Apricola é uma rosa que precisa de bastante atenção. É sensível à fertilização e irrigação e requer poda durante toda a estação de crescimento. Com muito cuidado, o esplendor e a duração da floração corresponderão plenamente às características declaradas.
Regar e alimentar
A irrigação do solo sob a roseira da Apricola é realizada a cada 3-4 dias, com a introdução de 8-10 litros de água sob cada arbusto. O líquido de rega é tomado apenas quente, resolvido. O procedimento é realizado à noite. Além disso, pulverizações foliares semanais são úteis para o arbusto, protegendo a flor de insetos.
A cobertura afeta todos os processos vegetativos da planta. Começam na primavera, são realizados regularmente, com intervalo de 2 semanas. A solução ideal seria uma combinação de aditivos granulares com complexos minerais líquidos.O curativo vitamínico é realizado superficialmente, ao longo da folha. Aplicar cobertura morta na zona das raízes com estrume podre misturado com solo de jardim tem um efeito benéfico na preparação da planta para o inverno.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Esta variedade de rosa pode suportar temperaturas de até -30 graus Celsius. Apenas arbustos jovens precisam de abrigo para o inverno. Os adultos cortam o suficiente, polvilham com uma camada espessa de cobertura morta na zona da raiz.
Doenças e pragas
A variedade está muito bem protegida contra as principais doenças das culturas.
Visão geral da revisão
Os residentes de verão deixam inúmeros comentários sobre as qualidades excepcionais das rosas de Apricola. Os jardineiros ficam satisfeitos porque a planta praticamente não adoece e as folhas duras são bem resistentes ao ataque de insetos. Os galhos que congelam no inverno também se recuperam rapidamente.
A floração desta rosa, de acordo com comentários, em condições russas ocorre em 2 ondas principais, e a segunda é sempre mais abundante, dura até o início de outubro. Até 8 botões aparecem no broto, florescendo alternadamente. Os arbustos são muito elegantes durante o período de floração, parecem espetaculares. Eles parecem melhores no estágio de brotamento e meio-lançamento.
Os jardineiros atribuem a desordem das corolas às pequenas desvantagens das rosas de Apricola. Eles perdem seu efeito decorativo após 2-3 dias, mas com a remoção oportuna, isso não prejudica a impressão geral. Além disso, os jardineiros mencionam uma menor taxa de sobrevivência de mudas durante o plantio de outono. Com a abundância de pulgões no local, aumenta o risco de morte da rosa, atenção especial deve ser dada à pulverização contra a praga.