- Autores: W. Kordes Sohne
- Sinônimos de nomes: Apache, Apache
- Ano de criação: 2009
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: laranja
- Forma de flor: quando dissolvido, assume a forma de uma bola de terry médio
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 8-10
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Descrição do arbusto: ereto, esguio, coroa não espalhada, crescendo
A rosa é a flor favorita que cresce em todos os canteiros, em todos os jardins. Para que as flores se deliciem com a beleza, é necessário escolher uma variedade que cresça confortavelmente nas condições climáticas da região. Para a região Central, bem como para a parte sul da Rússia, a variedade Apache rosa seria uma opção ideal.
História de criação da variedade
Apache é uma rosa híbrida de chá, criada por cientistas alemães em 2009. A autoria pertence a W. Kordes Sohne. Apesar de a variedade ser relativamente nova, ela rapidamente ganhou popularidade entre os produtores de flores na Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia.
Descrição da variedade
A rosa alemã é uma planta compacta. Um arbusto ereto que atinge os 100-120 cm de altura, a roseira é caracterizada por fortes rebentos de cor verde escuro, com espinhos raros com agulhas afiadas, folhagem moderada com folhas alongadas e sistema radicular desenvolvido com processos frágeis. As folhas da planta são verde esmeralda, com nervuras claras e um brilho perceptível na superfície. Devido à formação moderada de rebentos laterais, o volume do arbusto rosa não é muito grande - cerca de 40-50 cm. Uma grande flor é formada em cada haste.
Vantagens e desvantagens
A rosa não tem apenas uma aparência atraente, mas também uma série de outras vantagens - um bom sistema imunológico que protege contra infecções fúngicas comuns, floração abundante com curtas interrupções, alta resistência à geada, excelente tolerância ao calor e ao sol. As desvantagens incluem tolerância moderada à chuva e baixa intensidade de aroma.
Características de floração
Apache é uma variedade de floração rica. O arbusto floresce de junho a setembro. Os intervalos entre a floração são pequenos - cerca de 10-12 dias. Um botão de cálice de rica cor laranja com uma borda rosada é formado no caule.
Dissolvendo-se, uma flor moderadamente dupla, consistindo de 30-35 pétalas densas e mate com uma ponta triangular, torna-se bastante exuberante, com um tubo denso de pétalas no centro. O diâmetro da rosa é de 8-10 cm. A cor da rosa em flor é incomum - rosa-alaranjado. Os botões totalmente abertos emitem um aroma floral sutil com notas adocicadas.
Uso em paisagismo
Uma rosa laranja-rosada alemã plantada poderia ser a rainha do jardim. A variedade é adequada para cultivo em mixborders, sulcos e outros tipos de camas de grupo. Além disso, a flor fica ótima em plantações individuais, combinada com variedades florais exóticas. Muitos floristas adoram a cultivar porque ela é adequada para o corte. As rosas cortadas ficam muito tempo no vaso, mantendo a frescura e a beleza.
Aterrissagem
Para o cultivo da Rosa Apache, opta-se por uma área nivelada e limpa, onde haja muita luz, calor e também haja proteção contra correntes de ar. A planta é confortável em um local ensolarado ou em uma sombra parcial leve. Os floricultores experientes recomendam escolher áreas em uma pequena colina para que não haja estagnação de umidade e ar frio, que a planta não gosta.
As rosetas crescem bem em solos leves, nutritivos, bem drenados e respiráveis com acidez neutra.A ocorrência de água subterrânea deve ser profunda (100-180 cm). A variedade alemã é plantada na primavera - de meados de abril ao início de maio, ou no outono - um mês antes das geadas estáveis. O plantio no outono é realizado apenas nas regiões sul.
Crescendo e cuidando
Para o plantio, são preparadas covas de 50-60 cm de profundidade com antecedência, onde é feita a drenagem de cascalho ou brita e uma bola densa (cerca de 20 cm), composta por esterco, turfa, areia e solo de jardim. Após o plantio da muda, é necessária rega abundante com água morna. Se o solo parecer muito solto, deve ser socado.
A agrotécnica da roseira consiste em medidas básicas - irrigação regular com água decantada, fertilização, capina e soltura, cobertura morta, poda sanitária, prevenção de infecções fúngicas, abrigo para o inverno.
Regar e alimentar
A rosa Apache, como a maioria de seus parentes, precisa de água. A rega é realizada uma vez por semana. Não deixe o solo secar e formar uma crosta na superfície. Em caso de seca prolongada, a rega pode ser duplicada.
É necessário alimentar a planta para que ela se desenvolva e floresça abundantemente. Na primavera, são introduzidos complexos contendo nitrogênio. Durante o período de crescimento ativo, a fertilização com nitrogênio também é aplicada. Misturas de fósforo-potássio são adicionadas várias vezes durante o verão. Os fertilizantes nitrogenados podem ser substituídos por outros orgânicos - composto, esterco, húmus.
Poda
A poda é um procedimento necessário com várias etapas. Os ramos congelados são removidos no início da primavera e os brotos são encurtados. No outono, é necessária a poda dos brotos secos e danificados. No verão, é recomendável libertar os arbustos dos botões murchados e das folhas secas.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Em regiões com invernos quentes e com neve, as rosas não precisam de abrigo - basta fazer cobertura morta com ramos de abeto, que são removidos na primavera. Alguns cultivadores polvilham turfa ao redor da zona da raiz. Em regiões com invernos rigorosos e pouco nevados, o abrigo é simplesmente necessário, apesar de a variedade ser resistente ao frio. Para fazer isso, uma forte moldura é erguida sobre as plantas rosa e a estopa é jogada.
Doenças e pragas
A variedade possui boa imunidade, proporcionando resistência a uma série de doenças - oídio, mancha preta. A infecção por um fungo é possível se as regras da tecnologia agrícola ou o equilíbrio da água forem violados. É extremamente raro que as plantações rosadas ataquem o urso, os pennits babosos, os vermes da folha e os pulgões rosados.