- Autores: Guillot
- Sinônimos de nomes: Anne-Sophie Pic
- Ano de criação: 2013
- Grupo: esfregar
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: esférico
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 6-8
- Tipo de flor por número de pétalas: terry
- Descrição do arbusto: vertical
Rose Anna Sophie Peak foi criada no famoso viveiro francês Guillot, a variedade pertence à série Generosa, que a empresa destacou como uma categoria separada de rosas francesas. O objetivo da coleção é obter rosas provenientes de castas antigas, mas com cores modernas, re-floridas, capazes de competir com as criações de David Austin.
História de criação da variedade
Nursery Guillot é uma empresa familiar da família Guillot, o criador mais famoso do mundo da cultura das rosas, que cria rosas há várias gerações desde 1849. O trabalho de criação de outra variedade da coleção Generosa foi concluído com sucesso em 2013. A rosa doce resultante foi nomeada em homenagem a An-Sophie Peak, uma das chefs mulheres mais premiadas do mundo. No entanto, ela é a única senhora na França com 3 estrelas Michelin. No dia 3 de julho de 2013, aconteceu também o “batismo” da rosa, que teve lugar em Versalhes, no Cour des Senteurs.
Descrição da variedade
O persistente arbusto ereto da rosa Anna Sophie Peak, pertencente ao matagal, pode crescer até um metro, mas também atinge 1 m de largura.As folhas são verde-escuras, coriáceas. Numerosas flores globulares são formadas no caule de 3-5 peças, coletadas em inflorescências. A flor é pequena, não tem mais de 6 a 8 centímetros de diâmetro. Flores de Terry, 30-40 pétalas cada. As rosas são pintadas em uma bela e delicada cor rosa, que pode ser chamada de "deliciosa". As flores têm um cheiro, mas não é muito perceptível. É importante notar que as pétalas das flores são densas, abrem bem devagar e desbotam com a mesma lentidão.
Vantagens e desvantagens
Além de decoratividade, a rosa Anna Sophie Peak tem uma resistência bastante alta às principais doenças. A cultivar é resistente ao oídio, mas apresenta tendência à mancha preta.
Ao mesmo tempo, a cultura arbustiva é resistente à geada. Pertence às zonas de resistência de inverno 5 (suporta temperaturas de 29 a 23 ° С) e 6 (-23-18 ° С) de acordo com a classificação USDA (EUA).
Ao mesmo tempo, a rosa Anna Sophie Peak tolera várias mudanças climáticas, assim como o calor. Infelizmente, depois da chuva, as flores podem murchar. Porém, ao mesmo tempo, eles não apodrecem, não se desintegram.
Características de floração
A variedade pertence às colheitas de rosas em floração. A floração ocorre ao longo da estação de crescimento. Rose Anna Sophie Peak floresce em ondas, de forma intermitente, mas os intervalos entre a floração são mínimos, apenas uma a duas semanas. Por isso, parece que a roseira está sempre em flor.
Uso em paisagismo
A rosa esfoliante Anna Sophie Peak parece perfeita tanto em plantações individuais quanto em grupo. Também pode ser cultivado em vasos. Ela também é boa em corte. As plantas plantadas em pequenos grupos ficarão lindas.
Aterrissagem
Como todas as rosas da coleção Generosa, Anna Sophie Peak requer o plantio em uma área ensolarada do local ou jardim de rosas. Na sombra, esses arbustos crescem mal.
Crescendo e cuidando
Anna Sophie Peak é uma rosa bem despretensiosa. No entanto, o local onde cresce deve ser bem ventilado, mas protegido das fortes rajadas de vento, bem como das correntes de ar, de que a planta não gosta. Essas rosas também têm medo da umidade, por isso devem ser plantadas longe de áreas pantanosas, passando perto do lençol freático.Em geral, todos os procedimentos de limpeza são padronizados e conhecidos dos produtores de rosas: rega moderada e regular, afrouxamento e remoção de ervas daninhas do círculo do tronco, alimentação, prevenção de doenças e ataques de pragas de insetos.
Apesar da resistência à geada bastante boa, as rosas Anna Sophie Peak precisam de abrigo para o inverno.