- Autores: Meilland
- Sinônimos de nomes: Andre Le Notre
- Ano de criação: 2001
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: amarelo, rosa
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 12-13
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: Rosa Damascena com notas de damasco, almíscar, mirra, gerânio e metal
A rosa com o nome romântico André le Notre é uma planta luxuosa que pode conquistar qualquer coração. Desde que esta variedade foi apresentada por criadores, ela ganhou merecidamente muitos prêmios em exposições. As rosas são ótimas para iniciantes e amadas por conhecedores de beleza profissionais.
História de criação da variedade
Os autores da rosa André le Notre são funcionários da empresa francesa Meilland. Foi aqui que ela apareceu em 2001. Andre Le Notre pertence ao grupo dos híbridos de chá e deve o seu nome ao famoso paisagista do século XVII.
Descrição da variedade
A altura de um arbusto de crescimento ativo com fortes rebentos eretos atinge 90-110 cm. Com uma largura de cerca de 80 cm. Botões de cálice de cor cremosa de pêssego com uma poeira rosada. A cor da flor em concha é rosa pérola com um centro mais escuro e 60-65 pétalas. Pelo número de pétalas, o tipo de flor pertence a densamente duplicado.
À medida que o botão se abre, as cores desbotam ligeiramente e os tons mais claros tornam-se predominantes. No núcleo, o botão densamente duplicado permanece rosa e as pétalas são esbranquiçadas ao longo da borda externa. O arranjo irregular e as pétalas onduladas ao longo da borda conferem às flores um belo relevo. As rosas rendadas destacam-se pelo seu grande tamanho. Em diâmetro, cada um deles cresce até 12-13 cm.
As flores são arranjadas individualmente. O aroma abre com tons de rosa damasco com flor de damasco, notas de mirra, gerânio, almíscar. A flor é rica e intensa. O arbusto também é decorado com grande folhagem - verde escuro espesso. As folhas são brilhantes, com muitas nervuras.
A peculiaridade da variedade Andre le Notre é a inconsistência de cor, aroma e forma da flor ao longo de toda a fase de floração.
Vantagens e desvantagens
A rosa de origem francesa quase não tem queixas.
Flores grandes e folhagem generosa criam uma aparência harmoniosa do mato.
As rosas de André le Notre têm um perfume incrível e persistente, merecidamente reconhecido por vários prêmios.
Esta é uma das rosas mais exuberantes entre as variedades de chá híbrido.
Durante um longo período de floração, as flores não murcham sob os raios quentes do sol, retendo seu aroma leve, mas rico.
De acordo com as desvantagens, podemos falar sobre algum escurecimento das pétalas na estação das chuvas.
Características de floração
A rosa desabrocha contínua e abundantemente. O período de floração da primeira onda ocorre de junho a setembro. A floração repetida continua ao longo do outono, literalmente até muito frio. As flores emergem de belos botões esféricos.
Uso em paisagismo
Rose André le Notre vai bem com flores de tons semelhantes: pêssego, creme, amarelo, rosa e lilás. Esta é uma planta resistente à geada, o que permite que seja cultivada em jardins de rosas e para criar composições de paisagem na faixa do meio e no sul da Rússia.
A rosa tem um aspecto decorativo chique. Com seus dados externos, ele é criado simplesmente para entreter os olhos de um verdadeiro jardineiro. Trata-se de um elemento luxuoso para a decoração de um terreno, um roseiral em plantações individuais ou em grupo.
Aterrissagem
A rosa não tolera muito bem a sombra e prefere receber bastante luz solar. Em seguida, sua cor incrível é totalmente revelada.O arbusto cresce alto, com muitos galhos espalhados, o que exige o plantio em campo aberto. Esta variedade é completamente pouco exigente para o solo. Cresce bem em diferentes solos.
Arbustos grandes requerem uma distância de dois metros um do outro. Para crescer normalmente, as flores precisam de uma temperatura de +15 graus Celsius ou mais, ar puro e sem correntes de ar. Caso contrário, as flores podem doer.
As terras baixas são consideradas locais inadequados para aterragem. Lá a rosa pode morrer. A melhor época para o plantio é do final de abril ao início de maio. No outono, o plantio fica mais difícil, pois é preciso encontrar tempo para que a rosa tenha tempo de germinar bem antes do início do inverno.
Crescendo e cuidando
As rosas de Andre Le Notre não requerem cuidados extraordinários. Das manipulações obrigatórias, o afrouxamento do solo, a remoção de ervas daninhas e a rega oportuna são necessárias. Esta rosa também pode ser cultivada para corte.
Regar e alimentar
Regue a beldade francesa várias vezes por semana. Eles são guiados pelo clima. Cada arbusto requer aproximadamente dois baldes de água. No outono, você pode, em geral, parar de regar. Além disso, é importante fornecer à planta fertilização com nitrogênio, bem como fertilização com fósforo e potássio na primavera e no verão.
Poda
No primeiro ano de plantio das mudas, recomenda-se a retirada de todos os gomos em excesso, evitando a floração abundante. Esta medida é necessária para a formação de um arbusto forte e saudável.
Com a chegada da primavera, é preciso fazer podas. A parte superior da bucha deve ser removida. Apenas 3 botões crescidos precisam ser deixados em cada muda. O outono é a época de amontoamento de mudas.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A planta tem uma alta resistência à geada por natureza. Mas, em baixas temperaturas, costuma-se isolar os arbustos, borrifar areia com serragem e espalhar patas de pinheiro sobre essa camada.
Doenças e pragas
Rosa André le Notre é bastante resistente a muitas das doenças típicas das roseiras. Alta resistência das plantas a pragas. Quando os pulgões, insetos e outros insetos aparecem, os preparativos apropriados ajudam.
Para pulgões, besouros e lagartas - pulverizando com Mospilan, Confidor Maxi ou Aktofit.
Pulverizar com uma solução padrão de sabão-álcool é eficaz contra fungos.
O oídio será auxiliado pela pulverização com solução de Topázio a 1%, líquido Bordeaux ou Bayleton diluído a uma concentração de 0,2%.
Uma solução de enxofre 1% ou "Topázio" 0,1% ajudará com a mancha preta.
Visão geral da revisão
Aqui estão apenas algumas avaliações de jardineiros que tiveram a sorte de cultivar uma rosa de origem francesa. Eles notam que não têm medo dos raios do sol. Eles dificilmente desbotam ao sol, mas os botões delicados derretem.
Na chuva, as flores ficam muito pesadas e os galhos tendem para o chão, manchando as pétalas claras. Mas, no sul, tolera chuva e até vento normalmente, os botões se abrem completamente.
A beleza incrível e mágica é revelada quando os botões se abrem. Depois que eles abrem, o centro de veludo torna-se visível. A flor assemelha-se a uma rosa velha.
André le Notre deve ser plantado longe de colheitas de frutas e frutos silvestres. Perto de framboesas, cerejas, ameixas e até mesmo a uma pequena distância de árvores altas, as mudas apresentam um retardo de crescimento perceptível. As primeiras geadas nessas condições são fatais para eles.
Esta rosa moderna com flores grandes tem uma excelente vista para a floração. E o aroma é descrito como delicioso.
A cor original das pétalas chama a atenção pelo fato de ser instável durante todo o período de floração.
André le Notre, como a maioria das variedades de rosas de elite, é bastante resistente a doenças e pouco exigente para o solo.
Se você deseja cultivar arbustos fortes e exuberantes, não deve permitir uma floração abundante.
Jardineiros de todo o mundo consideram André le Notre um dos melhores híbridos de chá.