- Sinônimos de nomes: Amsterdam
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: vermelho
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 4-6
- Tipo de flor por número de pétalas: semi-duplo
- Descrição do arbusto: vigoroso
- Altura do arbusto, cm: 80-100
- Tamanho da folha: médio
Floribunda rose Amsterdam é considerada uma das melhores variedades para o plantio paisagístico. Distingue-se por um intenso aumento de altura, forma arbustos fortes e robustos, flores com cachos exuberantes. Esta variedade possui diversos esportes com pétalas que diferem da cor padrão.
História de criação da variedade
Rosa da seleção holandesa. Recebido em 1972. A seleção foi realizada no viveiro Verschuren.
Descrição da variedade
Rose Amsterdam pertence a variedades vigorosas com arbusto de altura média de 80-100 cm e largura de 60 cm, folhas em ramos retos de tamanho médio, verde escuro, com tons de marrom e vermelho. Arbustos ramificados com rebentos fortes.
As flores desta variedade são semi-duplas, de aroma fraco e não muito grandes. O diâmetro da corola em flor não excede 4-6 cm. Os botões da rosa Amsterdam são vermelho escuro, ovóides. O desabrochar da flor é em forma de taça, de formato clássico. Colorido em tom vermelho-alaranjado brilhante.
Vantagens e desvantagens
Amsterdã é uma rosa decorativa excepcionalmente bonita, com muitas vantagens. Sua flor com pétalas brilhantes não desbota ao sol, evitando assim a descoloração. Os botões têm muito boa resistência à chuva, não apodrecem mesmo com tempo nublado. Além disso, esta rosa não tem medo de secas e geadas recorrentes, com tecnologia agrícola adequada, ela floresce violentamente durante todo o verão.
As desvantagens da variedade são mínimas. Isso inclui uma longa formação do sistema radicular, de até 3 anos. Neste momento, não há necessidade de esperar por uma floração intensa. A poda forte antes do inverno é muito mal tolerada pelos arbustos. A flor pode morrer.
Características de floração
Os arbustos formam flores de junho a setembro, de forma contínua e abundante.
Uso em paisagismo
Esta variedade de rosa é considerada adequada para corte. Pode ser cultivado como um formulário padrão. Adequado para o plantio em vasos de flores. Os arbustos nas plantações de fronteira parecem espetaculares. Floribunda Amsterdam é ideal para paisagismo de jardins e áreas de parque, pequenos quintais.
Em plantações mistas com outras perenes, esta rosa prospera. A variedade, devido à cor viva das flores, parece vantajosa contra o fundo de coníferas mais altas. Nos contentores, Amsterdam cumpre perfeitamente o papel de principal elemento de decoração no espaço da varanda ou terraço, à entrada da casa.
Regiões em crescimento
A variedade é bem adaptada às condições climáticas russas. Na maioria das regiões, é cultivado ao ar livre.
Aterrissagem
É costume plantar rosas de Amsterdã ao sol, escolhendo áreas com solo bem drenado, solto e fértil - terra preta ou alumina. O nível de acidez ideal é neutro. A densidade de plantio não deve exceder 3-5 plantas por 1 m2. É melhor selecionar plantas vegetativas de 2-3 anos de idade com sistema radicular fechado. O local deve ser bem protegido do vento e de outras ameaças externas.
Crescendo e cuidando
No processo de cultivo, as rosas de Amsterdã precisam receber atenção regular. Após o plantio no solo na área da raiz, eles são mantidos soltos, com cobertura morta para reduzir o número de ervas daninhas. É especialmente importante fazer isso durante o período em que os arbustos estão crescendo no sistema radicular.
Regar e alimentar
Uma característica dessa variedade de rosas pode ser chamada de baixa necessidade de rega. Os arbustos são irrigados a cada 8-10 dias, no calor em intervalos de 2-4 dias. A rega é realizada de forma que a água chegue às raízes sem compactar a camada superficial do solo. A terra sob os arbustos depois que deve ser solta.
O horário de alimentação deve ser levado mais a sério. Com o início do período de floração, as rosas se beneficiarão do sulfato de potássio e de complexas misturas minerais na forma líquida. Na primavera e no outono, a fertilização com nitrogênio é possível.
Poda
No outono, após a queda das folhas, os arbustos são cortados em 1/3. Na primavera, eles são limpos de galhos velhos, secos e quebrados. Eles encurtam os brotos com mais força, deixando alguns dos mais fortes. No verão, as partes desbotadas da planta são removidas. O crescimento selvagem também é necessariamente eliminado.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Amsterdã é uma rosa resistente ao frio. De acordo com a classificação do USDA, pertence à 6ª zona. Suporta uma queda nas temperaturas atmosféricas até -23 graus. A construção de um abrigo no inverno é obrigatória.
Doenças e pragas
Essa variedade de rosas praticamente não é afetada por doenças fúngicas. Resistência média ao oídio. A imunidade à mancha preta é alta.
Reprodução
A maneira mais fácil de obter novas mudas de rosas em Amsterdã é por meio de mudas. Com a propagação vegetativa, todas as características da variedade são preservadas. As estacas são realizadas do início a meados do verão, selecionando os rebentos do ano anterior com estrutura semilignificada. Para o enraizamento, os segmentos intermediários dos ramos são selecionados.
Visão geral da revisão
Muitos jardineiros entusiastas ficam felizes em plantar uma rosa Amsterdam em seu terreno. Esta casta é considerada muito decorativa, sendo o pequeno diâmetro da corola generosamente compensado pela intensa floração. Arbustos altos e fortes criam raízes rapidamente em um novo local no campo aberto. Em geral, eles são classificados como muito resistentes, praticamente não afetados por geadas, vento, luz solar e doenças. Em suas avaliações, os residentes de verão mencionam que essa variedade cresce bem mesmo sem cobertura e saneamento preventivo contra pragas.
Amsterdã recebe muitos elogios por sua beleza. Pétalas vermelhas brilhantes com tons de salmão são recolhidas em uma corola firmemente, mantêm sua forma bem em um corte de buquê. Os residentes de verão notam que sob o sol forte essas rosas não desbotam, mas escurecem.
Praticamente não há comentários negativos sobre essa variedade de rosas. Mas há referências a material de plantio de baixa qualidade. Freqüentemente, sob o pretexto de uma variedade original, são vendidos mais esportes terry, de desenvolvimento imprevisível, muitas vezes com imunidade mais fraca. A desvantagem é que a rosa é muito exigente para cuidar, sem poda, o tempo e a intensidade da floração são visivelmente reduzidos.