- Autores: Olesen
- Sinônimos de nomes: Amelia Renaissance
- Ano de criação: 2002
- Grupo: esfregar
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: alojado
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 11-12
- Tipo de flor por número de pétalas: terry
- Aroma: Boa
Os coloristas distinguem pelo menos 15 tons de coral. Rosa Amelia Renaissance - a proprietária de um dos mais interessantes. A variedade foi criada por Olesen, o originador da Dinamarca, em 2002, mas já conseguiu reunir fãs na Rússia. Incluído na série Renascentista, em que existem apenas 34 variedades.
Descrição da variedade
Amelia Renaissance é uma digna representante do grupo scrub. Um arbusto com um padrão de crescimento vertical, delgado, bem ramificado. Existem poucos espinhos. A altura do arbusto é de 100-150 cm. O arbusto tem largura moderada, não mais do que 1 metro. Arbata bem. A folhagem é verde brilhante, com brilho.
As flores da variedade Amelia são grandes, com até 11-12 cm de diâmetro. A forma é uma roseta, muito elegante. O número de pétalas - até 40 unidades. As pétalas têm uma borda arredondada, o estilo é lindo, arquitetônico. A flor é exuberante, elegante, límpida. A cor das pétalas é rosa salmão, intensa e fresca. A cor é luminosa, muito perceptível à distância, na foto as flores podem parecer quase neon.
O aroma é de intensidade média, às vezes descrito como forte.
Vantagens e desvantagens
Vantagens da variedade.
Flores grandes.
Forma elegante de flores.
Cor expressiva e interessante.
Aroma bem definido.
As flores são adequadas para o corte, permaneça na água por um longo tempo.
Contras da variedade.
Dados conflitantes sobre a resistência da variedade à chuva.
Com poda pobre, o arbusto pode ficar careca por baixo com a idade.
A variedade também pode apresentar diferentes intensidades de aroma.
Características de floração
A floração é muito abundante, balançando a cabeça. Uma haste possui 1 a 3 flores. A rosa pertence ao re-florescimento, há uma pausa bem perceptível entre as ondas. As flores são persistentes, retêm o frescor por 10 dias, de acordo com as avaliações, ainda mais.
Uso em paisagismo
A flor é magnífica para planos próximos e distantes, graças à sua cor suculenta com brilho elétrico. Durante o período de floração em massa, o arbusto fica coberto de luxuriantes pompons. Essa rosa facilmente desempenhará o papel de um solista. Em mixborders, será dominante. É difícil combinar com outras rosas - a variedade suprime facilmente outras rosas, tornando-as desbotadas e invisíveis. O melhor fundo é o verde calmo. A rosa fica ótima no cenário de gramados, arbustos, árvores. Bom contra o fundo de quaisquer edifícios pintados de forma simples. As rosas são compactas, por isso podem ser cultivadas em recipientes. A forma de rosa às vezes é chamada de "Tudor" por seu caráter nostálgico e antigo. A rosa, de fato, lembra as clássicas rosas inglesas, exuberantes e multifacetadas. Essas flores vão ficar bem em jardins e composições românticas, vão bem com mármore, bancos clássicos, arcos, fontes.
Aterrissagem
É melhor plantar rosas Amelia jovens na primavera, em casos extremos - no outono. Para o plantio, escolha um local ensolarado, fresco e não úmido, com boa circulação de ar, mas sem correntes de ar. Locais onde a umidade estagna são categoricamente indesejáveis, locais úmidos e inundações de primavera são possíveis. O solo deve ser bem drenado. O nível do lençol freático não deve estar mais próximo do que 1 m. Uma característica importante do solo é o seu valor nutricional. Não sinta pena de húmus e estrume bem podre. Em alguns casos, faz sentido substituir completamente a camada superior do solo por uma mistura de nutrientes composta de turfa, areia, húmus, folha e solo de turfa. Solos muito arenosos devem ser evitados - as rosas carecem de nutrição e umidade.
Crescendo e cuidando
Rose Amelia não requer cuidados específicos. Esta é uma rosa persistente e resistente, para a qual a tecnologia agrícola geral é suficiente. Ervas daninhas e galhos danificados são regularmente removidos, regados e fertilizados.
Regar e alimentar
Regado em abundância, evitando o ressecamento do solo ou a umidade estagnada. Eles são alimentados de 3 a 5 vezes por temporada, com foco em fertilizantes nitrogenados na primavera e fertilizantes de potássio-fósforo a partir de junho. Rose consome muitos oligoelementos: cálcio, boro, zinco, magnésio. Portanto, pulverizar com um fertilizante mineral universal (estritamente de acordo com as instruções) ou uma solução de cinzas é periodicamente útil. O enfeite de verão é realizado em uma pausa entre a floração.
Poda
Rose Amelia Renaissance - a proprietária de um arbusto denso e ativo. Portanto, a poda é um dos itens essenciais no cuidado. Na primavera, restam 5 brotos fortes, cada um deve ter pelo menos 7 botões desenvolvidos. Remova todos os ramos direcionados para o centro do arbusto. Em plantas jovens, no início da temporada, é aconselhável retirar os primeiros botões para obter uma floração de boa qualidade na segunda onda.
Todas as flores murchas são cortadas. A poda sanitária é realizada regularmente, ao longo da temporada, as folhas caídas são retiradas do fundo do arbusto.
Ao cortar flores, é melhor cortar não mais do que 1-2 ramos de cada vez. A poda intensiva enfraquece a planta.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade pertence à 6ª zona de resistência ao gelo. Essas rosas na faixa do meio devem ser cobertas. Sem abrigo, eles passam o inverno bem no sul da Rússia, sul da Ucrânia e países europeus com um clima continental ameno. Se no inverno a temperatura pode cair abaixo de -15 ° C, a camada de cobertura morta para o inverno deve ser de pelo menos 15-20 cm.O arbusto é exuberante, por isso é relativamente difícil de cobrir. Os galhos são cortados curtos ou puxados juntos e embrulhados com material de cobertura, ou dobrados no chão e depois cobertos. O prazo para o envio de rosas para o inverno é o início de um clima frio estável até –5 ° С.
Doenças e pragas
Existem poucos dados sobre a resistência da rosa às doenças. Os comentários são conflitantes. O autor descreve as rosas da série renascentista como rosas muito saudáveis e resistentes. Na verdade, são rosas compactas modernas que combinam a beleza romântica das rosas antigas com a praticidade. Em fontes domésticas, a variedade Amelia é freqüentemente descrita como tendo saúde mediana.
Para a prevenção do oídio e da mancha preta, tratamentos regulares com Fitosporin serão úteis. Na segunda metade do verão, a alimentação foliar com cinzas de madeira é útil - elas nutrem a planta com potássio e protegem contra doenças fúngicas e bacterianas.
Preparação da solução: 1 copo de cinza de madeira é vertido com 1 litro de água fervente, infundido por vários dias, diluído em um balde de água, as plantas são pulverizadas sobre a folha, pela parte superior e inferior.
Tratamentos ou rega com estimulantes de crescimento serão úteis: "Epin", "Zircon", "Heteroauxin".
Visão geral da revisão
Persistente e muito bonita - as críticas sobre as vantagens da rosa Amélia são unânimes. As flores são enormes e, no contexto de um arbusto bem cuidado, parecem ainda maiores. A flor em si é interessante, muito elegante, brilhante. A floração é ondulante e sem pausa. As flores são persistentes, não suscetíveis à chuva e ao vento. A planta é resistente, não adoece, a folhagem é densa. Também há críticas: o arbusto não cresce, as flores são pouco resistentes à chuva, a rosa voa rápido com o vento, a pausa entre as flores é muito pronunciada - por algum tempo o arbusto fica sem flores. O arbusto pode não ser tão bonito como prometido. A inconsistência nas avaliações sugere que a variedade é dependente de tecnologia agrícola. Deve-se prestar atenção especial à poda da rosa para obter arbustos mais exuberantes e compactos.