- Sinônimos de nomes: Ambiance, Nirpnufdeu
- Ano de criação: 1998
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: amarelo
- Forma de flor: taça
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: até 12
- Tipo de flor por número de pétalas: terry
- Aroma: suave agradável
- Descrição do arbusto: alta
A rosa é a rainha das flores, por isso ela é amplamente cultivada em canteiros de flores, em jardins, e estão planejados jardins de rosas inteiros. Graças aos cientistas, existem muitas variedades de rosas que até um iniciante pode cultivar. Estas são as variedades francesas Ambiance, que deliciam com a floração de longa duração.
História de criação
Rose Ambiance é uma variedade de chá híbrido, criada em 1998 por criadores franceses com base na empresa de floricultura NIRP International. Por 20 anos, a variedade rosa Ambiance ganhou vários prêmios e se tornou a favorita entre os floristas de todo o mundo. A flor é cultivada tanto em canteiros como em estufas. A rosa é cultivada em quase todas as regiões da Rússia. Além disso, a variedade é procurada pelos produtores de flores na Ucrânia e na Bielo-Rússia.
Descrição da variedade
A rosa francesa é um arbusto alto com hastes eretas com tendência a se ramificar. Cresce um arbusto com cerca de 100 cm de altura. A planta é caracterizada por um espessamento moderado de grandes folhas verde-esmeralda com um brilho perceptível, rebentos fortes e um sistema radicular desenvolvido, aprofundando-se no solo em 90-100 cm. O diâmetro da roseira não ultrapassa 70-80 cm. Uma característica da variedade é um fraco rebento espinhoso, o que facilita o processo de tratamento e corte das flores.
Vantagens e desvantagens
A bela flor Ambiance tem muitas vantagens, entre elas vale destacar: resistência a uma série de doenças e vírus, boa resistência ao frio, fácil tolerância a chuvas prolongadas, nas quais os botões não se deterioram, floração contínua, permitindo desfrutar da beleza por muito tempo, bem como alta tolerância ao calor prolongado. Praticamente não há falhas na planta. A única coisa que muitos produtores apontam é a baixa intensidade do aroma e a suscetibilidade ao oídio.
Características de floração
A rosa pertence à categoria de floração contínua. O período de floração vai de junho a setembro. O destaque da variedade é o lento desabrochar dos botões, o que permite desfrutar da beleza das flores por muito tempo. Até 3 botões são formados em cada haste, parecendo copos altos. As flores estão localizadas individualmente e em inflorescências.
As rosas duplas de cálice crescem bastante, consistindo em 35-40 pétalas, com 10-12 cm de diâmetro. Sua cor depende das características climáticas da zona de cultivo. A maioria das rosas cresce em duas cores - amarelo brilhante com uma borda vermelha. É importante notar que as flores ficam muito tempo no mato.
Os botões em flor emitem um aroma fraco, mas incrivelmente agradável, com notas doces.
Uso em paisagismo
O ambiente vai adornar qualquer jardim de rosas, jardim frontal, jardim enorme ou canteiro de flores em miniatura. A rosa francesa fica bem em plantações individuais e também fica harmoniosa em arranjos de flores. Uma rosa amarela brilhante com uma borda vermelha é freqüentemente usada por floristas em composições festivas. Além disso, rosas cortadas ficam bem em um vaso, como em uma mesa de cozinha. Um buquê cortado pode ficar em um vaso de água por cerca de 10-15 dias.
Aterrissagem
Uma rosa é plantada durante um período em que um calor estável chegou, não há flutuações bruscas de temperatura. Geralmente, o período de abril a maio é adequado. Para o plantio, é selecionada uma área livre de ervas daninhas, nivelada, possivelmente em um pequeno morro, onde haja muita luz, calor, haja uma barreira protetora de rajadas de vento e correntes de ar. Os cultivadores experientes recomendam o plantio na parte sul do jardim, canteiros, canteiros, já que a roseira francesa precisa de sol abundante e é muito suscetível à sombra. É importante não plantar rosas perto de árvores grandes, que podem tirar todos os nutrientes do solo e criar sombra.
As flores crescem confortavelmente em solos leves, fofos, úmidos, férteis e respiráveis. Além disso, a planta precisa de um bom sistema de drenagem e também não tolera solos excessivamente ácidos. Para evitar a decomposição das raízes, que penetram muito profundamente no solo, deve-se escolher um local com passagem subterrânea de água subterrânea. Em solo pantanoso com umidade excessiva, as rosas não crescem.
Crescendo e cuidando
A rosa é cultivada através do cultivo de mudas, cujos rizomas são pré-tratados com um estimulante de crescimento. O plantio é feito em covas pré-preparadas, onde é feita a drenagem, além de uma camada de fertilizantes. O aprofundamento do colar da raiz é permitido em 3-5 cm, não mais. Após o procedimento de plantio de mudas, o solo é compactado um pouco e regado com água morna.
A tecnologia agrícola da rosa francesa é padrão - irrigação, fertilização, afrouxamento suave, remoção de ervas daninhas, poda higiênica de arbustos, prevenção de infecções e infestações de insetos. Além disso, é recomendável abrigar plantações para o inverno, bem como cobertura morta leve.
Regar e alimentar
Rose Ambiance, como a maioria de seus parentes, precisa de uma boa rega. Recomenda-se regar com água morna ou estabilizada em calor extremo, 3 vezes por semana, e durante a estação das chuvas uma é o suficiente. A água é introduzida suavemente, pela raiz.
É necessário alimentar rosas duas vezes por temporada. Na primavera, é necessário aplicar fertilizantes de nitrogênio e, no verão, a planta precisa de complexos de fósforo-potássio, que contribuem para o desenvolvimento e a floração das roseiras.
Poda
A planta precisa de duas podas básicas. No início da primavera, os brotos que congelaram durante o inverno são removidos, bem como o encurtamento. Você precisa cortar os brotos com tanta força que resta um comprimento de cerca de 10-15 cm. Apenas 2-3 botões permanecem nos brotos. No verão, é recomendável não deixar nenhum botão de rosa murcho nos arbustos, o que impede que outros botões se abram. A poda sanitária é realizada no outono. Nesse momento, são retiradas as partes doentes e danificadas do arbusto e, se necessário, é realizado um desbaste cuidadoso dos arbustos.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Apesar de sua alta resistência à geada, as roseiras precisam de proteção confiável no inverno. Isso é especialmente importante para regiões com invernos rigorosos e com pouca neve. Após a poda de outono, os arbustos são cobertos por uma densa fibra de agrofibra, que é removida no início da primavera. Floristas experientes recomendam construir uma moldura sólida sobre plantações rosa e puxar uma película ou fibra de vidro. Além disso, uma boa cobertura morta pode servir de proteção contra o congelamento, em que ramos de abeto ou turfa podem ser usados. A camada de cobertura morta também é removida na primavera.
Doenças e pragas
A colheita de flores tem um sistema imunológico muito forte que protege a planta de muitas infecções fúngicas. A rosa francesa é vulnerável apenas ao oídio, que às vezes adoece. A infecção fúngica ocorre quando as práticas agrícolas são violadas ou quando há umidade excessiva. É extremamente raro o plantio de rosas ser atacado por ácaros-aranha e rolos de folha.