- Autores: W. Kordes 'Söhne
- Sinônimos de nomes: Amber Sun
- Ano de criação: 2005
- Grupo: cobertura do solo
- A cor principal da flor: amarelo
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 5
- Tipo de flor por número de pétalas: semi-duplo
- Descrição do arbusto: vigoroso, compacto
- Altura do arbusto, cm: 50
Variedades de baixo crescimento de rosas estão em alta demanda entre os residentes de verão e paisagistas. Isso se deve ao fato de que arbustos floridos compactos ficam bem em plantações individuais e em grupo, sem exigir manutenção complexa. Isso inclui a variedade rosa Amber San da seleção alemã.
História de criação da variedade
Rose Amber Sun ("sol âmbar") é uma variedade relativamente nova, desenvolvida por cientistas alemães em 2005. A variedade pertence à classe de cobertura do solo. A autoria pertence a W. Kordes Sohne. O arbusto de flores é cultivado em diferentes regiões da Rússia e da Ucrânia.
Descrição da variedade
O Amber Sun é um arbusto compacto que atinge os 50-60 cm de altura, planta caracterizada por rebentos fortes e direitos, abundante espessamento de folhas verdes escuras de tamanho médio com brilho pronunciado e sistema radicular desenvolvido. O caule do arbusto contém poucos espinhos alongados, o que facilita o tratamento e o corte das flores. Durante a estação de crescimento, o arbusto cresce fortemente em largura, atingindo um diâmetro de 50-60 cm. Inflorescências com 5-8 flores são formadas em cada haste.
Vantagens e desvantagens
Esta variedade atrai não só pela beleza das flores, mas também por muitas outras vantagens: resistência ao gelo, abundante intensidade de floração contínua, boa imunidade que protege contra infecções fúngicas, bem como excelente resistência à chuva, pela qual as flores o fazem. não se desvanece.
Entre as deficiências, vale destacar a queima das pétalas ao sol, bem como a fraca intensidade do aroma.
Características de floração
A rosa alemã representa uma classe de variedades de flores ricas. O período de floração começa em junho e vai até a geada. Os botões, coletados em escovas de inflorescência, florescem alternadamente. Flores semi-duplas em variedade de tamanho médio: o diâmetro é de 4-5 cm. A estrutura da flor é multicamada, composta por 15-20 pétalas. Eles são lembrados por sua cor incomum: do amarelo cobre ao amarelo cremoso.
As pétalas são brilhantes o suficiente com bordas onduladas. Muitas vezes, rosas em forma de taça em plena floração tornam-se cremosas, com um tom dourado. Os botões em flor não são apenas agradáveis aos olhos, mas também chamam a atenção com um leve perfume floral com sutis notas frutadas.
Uso em paisagismo
As rosas do Sol âmbar têm uma ampla gama de utilizações. As roseiras são plantadas individualmente em canteiros de flores, bem como em recipientes para que possam ser transferidas, em mixborders, perto de meios-fios. Além disso, Amber Sun combina bem com arranjos florais bordô, roxo, azul escuro e rosa profundo. Com a ajuda de rosas brilhantes, canteiros de flores, jardins frontais são decorados, áreas são zoneadas.
Aterrissagem
Para plantar uma rosa, você precisará de mudas de qualidade com um sistema radicular saudável. No local, são preparadas covas com profundidade de 40-60 cm, onde é feita a drenagem de cascalho ou brita, em seguida são aplicados fertilizantes (camada de cerca de 10 cm). 4-5 mudas são colocadas em 1 m2. Após o plantio, os canteiros são regados abundantemente com água morna, o solo é compactado.
Crescendo e cuidando
As roseiras são plantadas de abril a maio, quando chega um calor estável, o solo aquece o suficiente. Para o plantio, escolha a parte sul do canteiro, onde é leve e quente durante todo o dia. A planta precisa de 3-4 horas de luz solar abundante diariamente.Os arbustos são capazes de crescer mesmo em sombra parcial, em que a cor das rosas ficará mais saturada, mas a quantidade será menor.
As rosas crescem confortavelmente em solos leves, fofos e ricos em nutrientes. O solo deve ser bom para umidade e permeabilidade ao ar, e também ter um índice de acidez neutro. Chernozems nutritivos ou margas leves são ideais. Os cultivadores de flores experientes recomendam o plantio de arbustos rosa em altitudes baixas.
O cuidado com as plantas consiste em procedimentos padrão: rega, capina cuidadosa e soltura do solo, fertilização, poda sanitária de arbustos, prevenção de vírus e infestações de pragas e abrigo para o inverno.
Regar e alimentar
Regue a rosa várias vezes por semana em pequenas porções: 5-8 litros de água sedimentada ou quente introduzem-se lentamente e pela raiz. Em períodos muito secos, a irrigação noturna é adicionalmente realizada. A rosa alemã precisa de alimentação. Os fertilizantes líquidos e sólidos são aplicados a cada 2 semanas.
Poda
A flor precisa de poda sazonal regular no início da primavera, verão e final do outono. Os brotos congelados são removidos na primavera e os galhos são ligeiramente encurtados. No verão, é necessário cortar os botões murchados. Antes do inverno, é feita a poda sanitária, na qual são cortados os ramos danificados e doentes, é feito o desbaste parcial dos arbustos.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Em regiões com invernos rigorosos e pouco nevados, as roseiras precisam de abrigo. Para isso, utiliza-se filme ou fibra agrícola. Em um inverno quente, a cobertura morta de galhos de abetos é o suficiente.
Doenças e pragas
A forte imunidade da cultura confere resistência a diversas doenças, por exemplo, oídio e manchas marrons. As pragas raramente atacam roseiras.