- Sinônimos de nomes: Amazonas
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: de dar água na boca
- Descrição do arbusto: pequeno, espalhando
- Altura do arbusto, cm: 80-100
- Tamanho da folha: ampla
A variedade rosa amazônica pertence à categoria de chás híbridos, é utilizada principalmente no corte para a confecção de buquês e composições florísticas. Seus principais valores são a cor expressiva das pétalas das flores, o esplendor da corola e a preservação a longo prazo de uma aparência atraente. A variedade é promissora para cultivo comercial, jardinagem privada.
História de criação da variedade
Uma variedade de seleção americana, introduzida na cultura em 1992. O criador é Jack E. Christensen.
Descrição da variedade
A rosa amazônica forma pequenos arbustos com 80-100 cm de altura, muito frondosos e propensos a engrossar. Os rebentos são fortes, não muito flexíveis, retos. Várias flores são formadas no caule. As folhas da planta são grandes, verde-escuras.
A rosa amazônica floresce, formando grandes corolas bicolores. A cor principal da flor é rosa. Os botões são laranja claro, cálice. A flor em flor tem um diâmetro de 10-12 cm, uma densa estrutura dupla. A cor das pétalas é amarelo-creme, com transição gradual para bordas rosa e vermelho-carmesim.
Vantagens e desvantagens
A Amazônia é uma rosa altamente decorativa e com muitas virtudes. Suas vantagens incluem:
- aroma discreto;
- espetacular gradiente de cor das pétalas;
- preservação de longo prazo no corte;
- resistência à chuva e ao vento;
- tamanho compacto do arbusto;
- despretensão;
- floração longa.
As desvantagens incluem a tendência de crescimento da planta. Os arbustos devem ser desbastados com mais cuidado. Em geadas severas, as rosas desta variedade podem morrer mesmo sob cobertura.
Características de floração
Rosa desabrochando. O período de florescimento vai de junho a outubro. Pincéis de flores de formas.
Uso em paisagismo
O objetivo principal da variedade é o corte. Também é usado para destilação. No jardim, a rosa amazônica fica ótima em plantações em grupo em primeiro plano. Pode ser cultivada em vasos de flores ou como planta de estufa. No grupo, esta rosa vai bem com clematis amarelas e roxas, plantas trepadeiras.
Regiões em crescimento
O chá híbrido Amazon pode ser cultivado em campo aberto nas condições da região de Moscou e de toda a região Central. Ela não gosta de calor extremo. Nos climas do sul, vale a pena cuidar do sombreamento dos arbustos.
Aterrissagem
Para uma rosa amazônica no jardim, é aconselhável escolher lugares ensolarados ou semi-sombreados. Para o plantio, as plantas são selecionadas por 2-3 anos com vários brotos fortes, uma altura de 30 cm. É melhor acidificar o terreno no local com turfa de antemão. Na escolha de uma muda com sistema radicular fechado, o caroço de terra do recipiente é preservado, apenas borrifado com terra da cova. O colar da raiz está localizado abaixo do nível do solo.
Crescendo e cuidando
A variedade é resistente à seca, podendo resistir algum tempo sem regas abundantes, mas a falta de umidade prejudica a decoratividade da planta. A cobertura do arbusto é suficiente 2-3 por temporada. É melhor usar produtos orgânicos na primavera e complexos líquidos especiais com minerais durante o brotamento.
Resistência à geada e preparação para o inverno
As plantas precisam de abrigo para o inverno.Eles toleram quedas de temperatura de curto prazo para -18-23 graus, têm alta resistência à geada. Depois de um clima frio severo, eles restauram rapidamente a capacidade de atirar.
Doenças e pragas
A variedade praticamente não é afetada por doenças e pragas. Muito resistente ao oídio, manchas pretas.
Reprodução
A rosa amazônica é propagada principalmente por estacas. Também é possível enraizar estacas de rebentos jovens com 1 ano de idade.
Visão geral da revisão
Nos jardins russos, a rosa amazônica não é um visitante muito frequente. Mas os moradores de verão que a escolheram para o plantio notam a beleza extraordinária de suas flores. É indicado que em jardins sombreados, a cor das pétalas é obtida com a transição do salmão para o coral. Com um excesso de sol, eles brilham, desbotam para amarelo-laranja. Outras vantagens desta variedade, os jardineiros incluem a formação constante de botões, boa proteção da rosa contra as principais doenças.
As desvantagens dos residentes de verão incluem dificuldades na aquisição de material de plantio. Além disso, o auto-enraizamento das estacas também costuma ser malsucedido. Regar ou fertilizar em demasia pode causar o apodrecimento das plantas na área das raízes.