- Autores: Olij Rozen
- Sinônimos de nomes: Amandine
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: amarelo
- Forma de flor: centro alto clássico
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-14
- Aroma: doce
- Descrição do arbusto: baixo
- Altura do arbusto, cm: 50-80
As rosas são a flor mais chique e popular que os cultivadores de diferentes níveis tentam cultivar. A variedade varietal e a aparência luxuosa fazem da rosa a rainha do jardim. A variedade Amandina é única na medida em que a cor das flores surpreende e encanta ao mesmo tempo - é invulgar, suave, graciosa. A variedade tem suas vantagens e desvantagens, mas definitivamente há mais vantagens, e é por isso que Amandine é tão procurada entre os floricultores.
Descrição da variedade
Esta variedade de rosas pertence a plantas perenes, a variedade foi criada na primeira metade da década de 2000. Amandine - como as fontes oficiais chamam uma rosa - é um representante muito popular do grupo de chá híbrido. A rosa é adequada para cortar e parece luxuosa na paisagem. As características visuais são as seguintes:
o arbusto é baixo, geralmente a altura varia de meio metro a 80 cm;
a largura também é modesta - cerca de 40 cm;
o caule é decorado com folhas brilhantes, a cor da folhagem é verde claro;
as inflorescências têm uma forma tradicionalmente regular;
o aroma é leve, doce, não muito intrusivo;
o mato tem uma característica distintiva - uma parte central alta;
as pétalas nas bordas apresentam ligeira ondulação e curvatura, mas levemente, principalmente as mais baixas em botão, que emolduram a parte principal;
o formato fica próximo ao vidro, até os botões desabrocharem, o tamanho varia entre 6 e 10 cm;
a cor das pétalas é amarela, na base são esverdeadas;
os rebentos são densos, eretos, muito potentes e fortes, em cada rebento 1 inflorescência.
Vantagens e desvantagens
A planta tem uma série de vantagens que a distinguem de outros representantes:
aparência espetacular, alta decoratividade na paisagem;
a resistência à geada é muito boa, pode ser cultivada em diferentes regiões do país;
as flores mantêm a sua forma notável durante o período de crescimento, não perdem esta qualidade ao serem cortadas;
tolera bem as estações chuvosas;
boa resistência a uma série de doenças.
Existem também pequenas desvantagens que devem ser levadas em consideração antes de decidir cultivar Amandina em seu site:
apesar de a variedade ser resistente ao inverno, será necessário abrigo em regiões adversas;
imunidade ao orvalho, manchas baixas, é necessária profilaxia;
a variedade exige o cumprimento das regras da tecnologia agrícola.
Características de floração
É claro que a flor espetacular é a principal característica chique dessa variedade de rosas. A cor esverdeada dos botões amarelos destaca-se das demais plantas. A floração é abundante e contínua, o que pode ser considerado mais um diferencial da variedade.
Uso em paisagismo
Os representantes desta variedade ficam bem tanto em plantações individuais como em grupos. Para que a flor da rosa seja acentuada no local, é melhor plantá-la contra o fundo das coníferas ou no primeiro plano da zona selecionada. Esta variedade também parece luxuosa na composição com cereais, pequenas flores, ervas aromáticas. No roseiral, ficará muito digno e elegante, bem adequado para decorar caminhos no jardim, como uma sebe. Não exclua mixborders, canteiros de flores, rabatki. Quanto ao corte, a floração mantém seu aspecto estético por cerca de 14 dias, raramente as flores caem.
Aterrissagem
Em primeiro lugar, é importante escolher bem o local, pois a rosa adora áreas bem iluminadas. Na zona de pouso, o sol deve estar presente a maior parte do dia. Neste caso, será útil ter uma sombra parcial clara à tarde. É muito importante proteger a planta dos ventos, portanto, áreas abertas sem plantas altas não são adequadas.Mas a presença de um abrigo não deve impedir a circulação normal do ar perto do arbusto. Caso contrário, aumenta o risco de ataques de doenças e pragas.
Amandina é bastante exigente com o solo, deve ser nutritiva e leve, solta, levemente ácida. Não se esqueça da drenagem de qualidade. O processo de desembarque é o seguinte:
um furo é formado em uma seção previamente selecionada, com profundidade de até 60 cm;
o solo é combinado com turfa, húmus, biohumus;
uma segunda parte é introduzida na fossa, antes que uma camada de drenagem de pedra britada menor seja formada;
uma muda é colocada em uma camada de mistura de solo, as raízes são borrifadas com a segunda parte do solo;
é melhor segurar o rizoma na água antes de plantar, 30 minutos são suficientes;
após o fortalecimento, você precisa regar as plantas, sem poupar umidade;
o círculo do tronco deve ser coberto com serragem, húmus e esterco.
Crescendo e cuidando
Não há nada particularmente difícil em cuidar de Amandina, mas os estágios padrão da tecnologia agrícola devem ser seguidos para que a planta se desenvolva perfeitamente.
Hidratante e solta. A rega é feita na estação quente, durante o período de calor algumas vezes por semana, nos outros períodos uma vez por dia é suficiente. A água deve ser morna, sedimentada, de preferência macia. A hidratação é realizada de manhã ou à noite. O solo é solto na zona próxima ao tronco a cada duas semanas. Ao mesmo tempo, as ervas daninhas são removidas, se necessário.
Fertilizante. Esta variedade necessita tanto de composições minerais quanto de matéria orgânica. Estes últimos são introduzidos exclusivamente na primavera, quando é necessário estimular o desenvolvimento ativo da vegetação. Após a formação dos botões, os compostos orgânicos devem ser excluídos e substituídos por minerais. Eles são trazidos mesmo quando a rosa está florescendo dinamicamente.
Poda e preparação para o inverno. Este procedimento é realizado logo no início da estação de crescimento, antes da movimentação do suco, na primavera. Tudo o que está danificado, doente e morto é cortado. No verão, a folhagem e as flores que secam são removidas do mato com o tempo. No outono, a planta é podada para se preparar para os períodos de geada. A planta é coberta com ramos de abeto, têxteis, amontoa é realizada com solo seco. E também no outono, é importante tratar o arbusto com fungicidas para prevenção de doenças.
Doenças e pragas
O período mais perigoso em termos de pragas é o início do processo de crescimento. Durante a formação dos botões e das primeiras folhas, os insetos colocam as larvas.
Aphid. Este inseto se reproduz com uma rapidez incrível, formando seus depósitos na parte inferior das folhas. Como essas pragas sugam o suco, a planta seca muito rapidamente. Se a situação não for corrigida antes do inverno, a geada pode afetar negativamente a planta. Para interromper os ataques ou evitá-los, no início da primavera, a rosa é tratada com composições inseticidas.
Cigarrinha rosa. Muitas vezes afeta a planta, e as larvas se depositam no outono e começam a atacar na primavera. É muito importante realizar o tratamento com inseticida a tempo, antes do inverno e da primavera.
Ácaro-aranha. Um inseto muito perigoso e difícil de ver a olho nu. Ele também está localizado no verso da folha. É importante, quando uma teia é encontrada, destruir todas as folhas afetadas. Para o tratamento, são utilizadas soluções medicinais "Aktellik", "Fitoverm".
Existem também doenças contra as quais esta variedade não apresenta uma imunidade muito boa.
Oídio. Esta doença afeta a rosa na segunda parte do período de verão. Se você exagerar na fertilização com nitrogênio, o orvalho se desenvolverá muito ativamente. Os primeiros sintomas são manchas e floração cinza. Para curar o arbusto, você precisa borrifar com soluções de enxofre ou cobre-sabão.
Fuga de queimaduras. Se o arbusto estiver danificado de alguma forma - geada, sol, mecânica, a probabilidade de queimadura aumenta. Como resultado, aparecem pontos escuros. É necessário tratar a planta por pulverização com composição bordalesa.
Ferrugem. Doença fúngica que afeta a folhagem e os brotos do arbusto, forma-se neles uma mancha com a cor característica da ferrugem. Esta doença afeta negativamente a resistência ao gelo e as qualidades decorativas.Medidas de tratamento - pulverização com composição bordalesa.
Podridão cinzenta. Durante a estação das chuvas, o risco de desenvolvimento de podridões aumenta. É necessário minimizar a umidade e alimentar-se com manganês.