- Sinônimos de nomes: Alasca, Rosa Alasca
- Grupo: escalando
- A cor principal da flor: Branco
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 6-8
- Tipo de flor por número de pétalas: terry
- Aroma: agradável, frutado, com notas cítricas
- Descrição do arbusto: vigoroso, denso
- Altura do arbusto, cm: 200-220
Um belo canteiro de flores, uma clareira no jardim de rosas cultivadas com as próprias mãos, um arco decorado com flores ou uma varanda no campo sempre alegra. Para isso, basta escolher uma variedade de rosa não caprichosa, que não exija tecnologia agrícola complexa, se adapte rapidamente às características climáticas e também floresça por um longo período. Isso inclui a pitoresca rosa do Alasca.
História de criação da variedade
A rosa trepadeira Alaska é uma bela representante da seleção alemã, criada em 2005. A autoria é de Tim Herman Cordes. Rose Alaska foi obtida cruzando Moonlight com uma muda. É possível cultivar um arbusto florido em diferentes zonas climáticas, mas ele se comporta de forma diferente - tanto na parte sul, quanto na região Central, cresce de tamanho, com floração abundante. Além disso, o arbusto trepador é cultivado na Ucrânia.
Descrição da variedade
O Alasca é um arbusto poderoso que cresce até 200-220 cm de altura. A planta é caracterizada por um espessamento moderado de grandes folhas verdes escuras com um brilho pronunciado, rebentos fortes e flexíveis, bem passíveis de assentamento em suportes, bem como um sistema radicular desenvolvido. É característico que existam poucos espinhos nas hastes. Uma característica distintiva é a rápida taxa de crescimento da planta, de modo que as roseiras costumam atingir um diâmetro de 100-110 cm.
Vantagens e desvantagens
Cada planta tem suas próprias vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens, vale destacar a continuidade da floração, alta resistência à geada, tolerância ao calor quando as rosas não murcham, boa imunidade, resistência a chuvas prolongadas, em que a folhagem não fica marrom.
O arbusto tem poucas desvantagens. O mais significativo é a baixa intensidade do aroma.
Características de floração
A flor representa uma classe de espécies em floração. O arbusto tem floração abundante. Os belos arbustos cobertos de flores permanecem por um longo período - de junho a novembro. As flores da rosa são coletadas em inflorescências de 3-5 peças. É caracterizada por um botão de cálice branco-esverdeado, do qual uma grande rosa dupla, consistindo de 40-50 pétalas, floresce. O diâmetro da flor chega a 6 a 8 cm. A cor da rosa é atípica - branco-creme com bordas rosadas ou amareladas. Tons rosados e cremosos aparecem na flor em condições de maior umidade e umidade. O desabrochar das flores exala um aroma leve e frutado com notas cítricas.
Uso em paisagismo
Rose Alaska é uma planta muito pitoresca que se encaixa harmoniosamente em qualquer conjunto floral. O arbusto pode decorar uma coluna, arco, coreto e também complementar qualquer composição festiva. Além disso, o arbusto de rosas brancas como a neve é adequado para plantações individuais, bem como para sebes densas, zoneamento de campos de flores.
Aterrissagem
A roseira trepadeira está plantada desde abril, quando o regime de temperatura já se estabilizou. Nas regiões do sul, o plantio de outono é permitido, mas em muito pouco tempo. Para o pouso, opta-se por um local ensolarado, protegido de correntes de ar e rajadas de vento.Também é importante notar que o arbusto tem um bom crescimento e floresce parcialmente à sombra.
O arbusto cresce confortavelmente em solos leves, férteis, respiráveis e úmidos com bom sistema de drenagem. É importante que a acidez do solo seja baixa ou neutra. Não é recomendado o plantio em baixadas, em locais com solo pantanoso, bem como na parte norte do jardim. A ocorrência de água subterrânea deve ser profunda - pelo menos 1,5-2 metros.
Crescendo e cuidando
Um arbusto de flor é cultivado por meio de mudas, cujos rizomas são pré-tratados com estimulantes de crescimento. Para a planta, é preparado previamente um buraco de 50-60 cm de profundidade, onde é colocada uma camada de drenagem (10 cm de espessura) de brita ou cascalho, uma camada de fertilizantes e uma bola de terra com cerca de 8-10 cm de espessura. A planta é plantada com uma inclinação de 30 graus, fixando-a ao suporte. No final do procedimento, rega abundantemente com água morna sob a raiz e, em seguida, é colocada uma camada de cobertura morta de turfa.
Cuidar de um arbusto de flor consiste em procedimentos padrão: regar, sachar, soltar, fertilizar, poda sanitária e prevenção de doenças. Além disso, a remoção das flores murchas é obrigatória.
Regar e alimentar
Regue as rosas com água sedimentada ou quente a uma taxa de 15-20 litros debaixo de um arbusto. Nos verões secos, a rega é realizada duas vezes por semana. A rega é totalmente interrompida no final de agosto. As rosas do Alasca são alimentadas sazonalmente - complexos contendo nitrogênio são introduzidos na primavera e fertilizantes de fósforo e potássio no verão.
Poda
A poda é realizada 2-3 vezes por temporada. No início da primavera, todos os brotos congelados são removidos e os topos também são encurtados. No verão, os botões e ramos secos são removidos. No outono, é realizada a poda sanitária, na qual os brotos danificados e doentes são removidos e o arbusto é desbastado.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Apesar da boa resistência à geada, antes do início do inverno, após a poda sanitária dos brotos, é realizada uma cobertura com agrofibra ou espessa camada de cobertura morta de abetos. No início da primavera, o abrigo é removido. São essas medidas que vão ajudar a planta a sobreviver com conforto ao inverno frio e com pouca neve, principalmente na parte norte do país.
Doenças e pragas
A planta é caracterizada por forte imunidade, portanto, raramente é afetada por doenças fúngicas. É extremamente raro que roseiras do Alasca possam atacar ácaros, pulgões e vermes da folha.