- Autores: Delbard
- Sinônimos de nomes: Allelyia
- Ano de criação: 1982
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: vermelho
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 12
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: muito suave com notas maravilhosas de bagas e frutos
- Descrição do arbusto: exuberante
A rosa aleluia é uma das variedades populares, que se distingue pela forte imunidade e rápida aclimatação em quase todos os solos. Vale a pena dar uma olhada nas características dos arbustos e estudar o método de cultivo.
Descrição da variedade
Hallelujah é uma rosa de chá híbrida criada por Georges Delbard. Entre as diferenças da flor, destaca-se uma combinação única de duas tonalidades durante a floração dos botões. Outras características:
arbustos - eretos com longos brotos, até 80 cm de altura;
placas de folha - brilhante, verde escuro;
diâmetro do botão - 11-12 cm;
a cor das rosas é vermelho escuro no interior e prata mate do outro lado.
As rosas apresentam excelente robustez invernal, os arbustos florescem antes do início da geada com a re-formação dos botões.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da variedade Aleluia incluem:
boa resistência às intempéries;
sobrevivência rápida no solo;
botões grandes;
floração longa;
resistência à geada.
Entre as desvantagens, há um lento desabrochar dos botões.
Características de floração
As rosas florescem em um ritmo moderado, formando gradualmente grandes botões de tons ricos. A flor de uma variedade popular tem duas cores ao mesmo tempo. O primeiro é o vermelho rubi, que com o tempo adquire tonalidades mais escuras. Cobre o interior das pétalas. O lado externo é pintado de branco prateado.
Durante a floração, os botões emitem um aroma agradável e delicado, rico em notas de bagas e frutos.
Uso em paisagismo
Os paisagistas apreciam a variedade por seus caules altos e botões grandes de até 12 cm de diâmetro. As flores são usadas ativamente para decorar canteiros de flores independentes, arcos e gazebos, bem como para organizar jardins de rosas espetaculares com uma variedade de variedades.
Aterrissagem
Você precisa plantar uma rosa aleluia à vista de todos, escolhendo um local para que possa ser vista claramente da casa. Recomendações adicionais para escolher um local:
o local deve ser bem iluminado, mas longe da luz solar direta;
o local deve ser calmo;
o nível do lençol freático deve ser baixo e a acidez neutra.
Antes de plantar, é recomendável soltar completamente e fertilizar o solo com compostos orgânicos. Eles começam a plantar rosas principalmente no final da primavera nas regiões mais ao norte e no início da temporada nas regiões do sul. Para plantar um arbusto, eles cavam um buraco de até 60 cm de profundidade, mantêm uma distância de 50-60 cm entre os buracos para que as mudas não interfiram entre si. Próximos passos.
Uma camada de drenagem de pedras, cascalho ou brita é colocada no fundo do poço. A espessura da camada não deve exceder 10 cm.
Uma camada adicional de fertilizante de até 10 cm de espessura é colocada no topo da drenagem.
As mudas amadurecem um dia antes do plantio em um estimulador de crescimento e são colocadas no solo, após o corte de raízes muito longas e danificadas.
As mudas estão cobertas de terra.
Compacte o solo ao redor da planta e regue abundantemente.
Esse esquema de plantio melhorará a taxa de sobrevivência dos arbustos no solo e acelerará o crescimento.
Crescendo e cuidando
O cuidado inclui vários pontos.
Rega.Para o procedimento, deve-se usar água morna previamente decantada, somando 15-20 litros de água embaixo de cada arbusto. Nesse caso, vale a pena levar em consideração as condições climáticas, aumentando a rega no calor e diminuindo nas chuvas. Em média, regar os arbustos é recomendado 1-2 vezes por semana. No final do verão, a rega deve ser interrompida.
Top dress. Durante a temporada, a rosa deve ser fertilizada 2-3 vezes. A primeira alimentação é aplicada uma semana após o plantio, dando preferência à matéria orgânica. Os seguintes fertilizantes são usados durante o período de crescimento ativo e floração, escolhendo complexos minerais.
Poda. Na primavera, é preciso cuidar da poda sanitária dos arbustos, retirando galhos secos e danificados. E também a poda pode ser realizada durante a floração ou na formação do arbusto.
Além disso, recomenda-se capinar e soltar o solo após cada rega para evitar a propagação de doenças e pragas através das ervas daninhas, bem como para acelerar o fluxo de nutrientes para as raízes das plantas.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A rosa aleluia tem excelente resistência à geada, mas isso não significa que você não precise cobrir a planta no inverno. Como abrigo, o jardineiro é aconselhado a usar ramos de abeto, que devem ser colocados entre os arbustos e por cima das plantas. Além disso, uma moldura é erguida, formando um espaço de proteção.
Mais perto da primavera, você deve se livrar do abrigo gradualmente, camada por camada, liberando a rosa. O filme é removido primeiro para que a temperatura sob ele não suba muito e não destrua as flores.
Doenças e pragas
A variedade é resistente a pragas, mas suscetível a doenças, como afirmam os comentários. Na maioria dos casos, a rosa é afetada por fungos ou podridão devido à proximidade de lençóis freáticos ou irrigação mal organizada. Para evitar a morte dos arbustos de aleluia, é recomendável cuidar do endurecimento das mudas e do tratamento preventivo dos arbustos plantados pelo menos uma vez por semana.
Para o processamento, use formulações especiais que podem ser compradas em uma loja de jardinagem. Antes de usar os medicamentos, é recomendável estudar cuidadosamente as instruções para evitar erros e não piorar o estado dos arbustos.
Reprodução
Os arbustos de uma variedade popular são propagados por meio de estacas. Esta é a única maneira de preservar as propriedades únicas da rosa. As estacas são colhidas com antecedência, utilizando rebentos de arbustos fortes, cuja primeira floração ocorreu há um ano.