- Sinônimos de nomes: Alenushka
- Ano de criação: 2001
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: até 16
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: óleo de rosa com notas cítricas
- Descrição do arbusto: alto, arredondado
Rosa Alyonushka é uma variedade estável e confiável que atrai jardineiros com um forte sistema imunológico e uma bela vista. Os arbustos são procurados pelos paisagistas e são cultivados em várias regiões do país.
Descrição da variedade
A variedade Alyonushka é uma das variedades populares que agrada aos jardineiros com botões grandes e densamente em forma de taça dupla. Outras características da planta:
- a cor das pétalas é rosa pálido;
- os brotos são fortes e poderosos;
- as escovas são grandes e soltas.
Nos tiros laterais, existem 3 pincéis cada. Os botões emitem um agradável aroma a óleo de rosa com leves notas cítricas. Os arbustos têm forma grande, as placas das folhas têm uma tonalidade predominantemente avermelhada no início do crescimento e depois tornam-se verdes.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da variedade incluem:
- aroma doce e bem definido;
- botões grandes;
- arbustos altos;
- resistência das pétalas ao desbotamento.
Entre as desvantagens estão a impossibilidade de plantar rosas em campo aberto nas regiões norte e a baixa resistência das plantas à geada.
Características de floração
O grande arbusto de Alenushka produz ramos arqueados, cada um com 3 escovas. Durante o período de floração, a rosa forma belos botões em forma de concha de agradável tom rosa ou lilás, resistentes ao desbotamento. Com o tempo, as flores adquirem um tom mais escuro e florescem ativamente, atingindo um diâmetro de até 16 cm.
Uso em paisagismo
A variedade de chá híbrido é usada principalmente para criar jardins de rosas ou cortar o cultivo. Os paisagistas valorizam os arbustos por sua rápida taxa de sobrevivência. Além disso, Alyonushka pode se tornar uma verdadeira decoração de qualquer composição, graças à altura ideal dos arbustos e grandes botões.
Regiões em crescimento
A variedade Alenushka é cultivada ativamente nas regiões do sul da Rússia. Nas regiões mais ao norte, os arbustos são plantados principalmente em estufas para obter um corte resistente ao vaso.
Aterrissagem
A época ideal para o plantio de Alyonushka é o final da primavera ou início do verão. Antes de plantar, deve-se cuidar das mudas e endurecer os futuros arbustos, colocando-os em um local sombreado com temperatura baixa.
O plantio de mudas preparadas é realizado em clima quente e ensolarado, quando a temperatura do solo sobe para 12 graus Celsius. Recomendações para escolher um site:
- o local deve ser ensolarado e calmo;
- o nível do lençol freático deve ser baixo, caso contrário, a drenagem deve ser fornecida;
- o solo deve ser fértil e solto.
Para alcançar os resultados desejados antes do plantio, é recomendado cavar bem o solo e aplicar fertilizantes que possam diminuir a acidez do solo para indicadores neutros. O tamanho da cova de plantio deve ser tal que o sistema radicular da muda seja completamente incluído, e pode ser coberto com terra.
Crescendo e cuidando
Depois de plantar rosas, vale a pena cuidar dos cuidados com a colheita.
- Rega. Aconselha-se que as mudas jovens regem a cada 2-3 dias com água morna e sedimentada.Quando a rosa cria raízes e brota, a rega pode ser reduzida para uma vez a cada 1-1,5 semanas, levando em consideração as condições climáticas.
- Top dress. A rosa gosta de fertilizantes, portanto, em média, os jardineiros são aconselhados a aplicar fertilizantes 2 a 3 vezes por temporada. Na primeira vez, os fertilizantes devem ser usados uma semana após o plantio das mudas no solo, dando preferência a soluções nutritivas ou matéria orgânica. Posteriormente, será necessário adicionar complexos minerais quando a rosa começar a formar botões e lançar brotos.
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Procedimentos obrigatórios que ajudarão a limpar a área de ervas daninhas, acelerar o fluxo de nutrientes para o sistema radicular de Alyonushka e prevenir a propagação de doenças e pragas.
Além disso, você deve cuidar da poda dos arbustos. Em média, o procedimento é realizado 3 vezes por temporada. Duas podas sanitárias são feitas na primavera e no outono, removendo ramos secos ou danificados. Além disso, os arbustos são podados durante o período de floração, eliminando botões secos ou desbotados para evitar que a rosa desenvolva uma caixa de sementes.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Alyonushka não pode orgulhar-se de ter uma excelente resistência ao gelo. Portanto, antes do início da geada, é recomendável cobrir o arbusto com uma caixa de papelão e, adicionalmente, preencher o espaço interior com folhagem seca ou serragem.
Na primavera, a cobertura deve ser removida gradativamente, liberando a rosa camada por camada. Porém, não é necessário jogar fora a serragem, que pode atuar como uma camada de cobertura morta, que fornecerá à flor nutrientes adicionais e acelerará o crescimento.
Doenças e pragas
Rosa Alyonushka tem uma imunidade bastante forte, mas com cuidados inadequados, a probabilidade de desenvolver doenças fúngicas é alta. Como profilaxia para tal enfermidade, os jardineiros aconselham o uso de remédios populares, além de ralar os arbustos e regar moderadamente, evitando que a umidade fique estagnada no solo. Se os arbustos forem afetados por uma doença fúngica, eles são cortados, deixando as áreas sobreviventes, e então tratados com compostos especiais.
Quanto às pragas, a rosa costuma ser atacada:
- ácaro-aranha;
- lagartas;
- rolos de folhas;
- pulgões.
Nessa situação, você deve pulverizar a planta com inseticidas ou usar receitas populares. Você também pode transplantar os arbustos em caso de ataques regulares de insetos.