- Autores: Evers
- Sinônimos de nomes: Albrecht Durer
- Ano de criação: 2002
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: clássico chá-híbrido, posteriormente as flores assumem o formato de xícara com as mesmas pétalas densamente recheadas e um centro totalmente oculto
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: doce, frutado
O grupo de chá híbrido é uma das variedades mais populares de rosas de jardim modernas. Estas rosas distinguem-se por um período de floração contínua e excelentes qualidades florais. Um representante brilhante da espécie é a variedade Albrecht Durer.
História de criação da variedade
Rose Albrecht Durer foi criada pelo famoso criador alemão Hans-Jürgen Evers (Hans Jürgen Evers, 1940-2007). A variedade apareceu em 1996 sob o número de registro TAN96145, foi patenteada em 2000 e em 2002 apareceu para o público em geral em uma exposição internacional de flores como Albrecht Dürer, tornando-se o homônimo do grande mestre do Renascimento alemão.
O criador da variedade é o grande viveiro rosa europeu Rosen-Tantau (Alemanha), que Hans-Jürgen Ewers assumiu em 1985, substituindo Matthias Tantau Jr., filho do fundador da empresa. Hoje, dando continuidade ao trabalho de seu pai, a marca é liderada por Christian Evers.
Desde 2011, a variedade Albrecht Durer recebeu um registro internacional e rapidamente ganhou popularidade em toda a Europa. O número de fãs desta rosa maravilhosa na Rússia está crescendo a cada ano.
Descrição da variedade
Albrecht Durer é uma rosa chá híbrida que floresce intensamente ao longo da temporada com um arbusto de tamanho médio e grandes flores duplas de uma cor incrível, consistindo em tons escuros e claros de rosa e pêssego. A variedade apresenta boa resistência aos caprichos do clima e às temperaturas extremas, tem boa imunidade a uma série de doenças.
A altura do arbusto geralmente não ultrapassa 1 m, raramente chega a 1,2 m. A planta é exuberante, ramos ativos, cerca de 60 cm de circunferência. Não há muitas folhas, são de um verde rico, coriáceo, com brilho.
Inflorescências do tipo de flor baixa. Rosas com um diâmetro de 10-12 cm (até 15 cm) são arredondadas, densamente duplas, formam uma tigela densamente recheada de pétalas com um núcleo oculto. A cor é irregular, mudando de um vermelho alaranjado brilhante na fase de botão para um salmão mais claro com uma borda rosa escura na flor adulta. A saturação do tom depende também da temperatura média da estação, mas muito inferior à de muitas variedades de cor pastel: num verão abafado, o tom será apenas ligeiramente mais pálido do que em dias frescos.
O aroma é agradável, com doçura e frutado distintos, de média intensidade.
Vantagens e desvantagens
A variedade possui uma série de qualidades excelentes:
- ótima aparência, tamanho grande e cor incomum da flor;
- as flores são resistentes ao calor e praticamente não desbotam com a luz do sol;
- a variedade Albrecht Durer é universal, adequada para várias tarefas de paisagismo;
- as flores permanecem no arbusto por muito tempo e permanecem em forma cortada.
Desvantagens:
- o arbusto vem ganhando força e crescimento há muito tempo, nos primeiros dois anos floresce muito fracamente, aumentando a massa da raiz;
- apenas 1-2 rosas são formadas em um caule; em termos de abundância de flores, é inferior à variedade Augusta Luise;
- em termos de resistência a doenças e pragas, também perde para algumas variedades, às vezes é afetado pela podridão, mas se recupera bem após o tratamento.
Características de floração
Rose Albrecht Durer pertence às variedades em floração. Por este sinal, a variedade assemelha-se ao florescimento de um grupo de rosas antigas (históricas) de jardim.As rosas Albrecht Durer desabrocham a partir de meados de junho e encantam os olhos durante todo o verão, e as flores duram muito tempo, sem voar ou murchar. Os arbustos florescem abundantemente ao longo da estação, mas a primeira floração será a mais intensa.
Uso em paisagismo
Esta variedade é adequada para colocação em todos os tipos de canteiros, utilizados em plantios individuais e em grupo. Freqüentemente, essa rosa é usada para decorar a entrada de uma casa ou terreno. Você pode plantar arbustos ao longo do meio-fio, cercar um beco ou combinar esta variedade com outras plantas em uma fronteira mista.
A rosa Albrecht Durer é mais frequentemente cultivada na forma de um arbusto, mas se desejado, é possível formar uma árvore padrão a partir dela.
Aterrissagem
O local ideal para esta rosa será uma área ensolarada do jardim, ou onde haverá sombra parcial leve à tarde. O solo deve ser fértil, ligeiramente ácido e leve. A estrutura do solo argiloso é facilitada pela adição de turfa, turfa e areia.
O desembarque é realizado no final de abril-maio. Em uma fossa preparada com 50-60 cm de profundidade, a drenagem e a alimentação orgânica são colocadas em camadas. O colar da raiz da planta deve estar ao nível do solo ou ligeiramente rebaixado.
Os plantios de outono são realizados em meados de setembro, para que as plantas criem raízes antes do frio.
Crescendo e cuidando
Cuidar dessa rosa é simples, inclui o afrouxamento obrigatório do solo, remoção de ervas daninhas, cobertura morta do círculo do tronco, fertilização do solo, rega, poda.
Regar e alimentar
Regue a rosa com água morna estabilizada, especialmente em abundância nos meses quentes de verão (15-20 litros sob o arbusto, 2 vezes a cada 7 dias). Em agosto, a rega é reduzida, no outono elas param.
O curativo superior é necessário. Compostos de nitrogênio são introduzidos na primavera, complexos minerais de fósforo e potássio no verão.
Poda
A poda principal ocorre na primavera: os brotos congelados da geada são removidos, um arbusto é formado e as copas são aparadas. No verão, as rosas que murcharam após a floração são cortadas, estimulando uma nova onda de botões. Durante a poda higiênica de outono, os galhos danificados são removidos e os brotos crescidos são encurtados.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Com geadas de até -7 °, essa rosa nem mesmo fica coberta. Mas os invernos da faixa do meio exigem o arranjo de um abrigo protetor: uma camada de ramos de abeto, uma moldura e um material de cobertura esticado. A classificação do USDA classifica a variedade como zona VI, ou seja, é capaz de sobreviver ao inverno coberta com geadas de até -23 °. Na Sibéria, uma espessa cobertura de neve fornecerá proteção adicional contra o congelamento.
Reprodução
É possível propagar uma variedade favorita por estacas. Após a conclusão da primeira onda de floração, são cortados brotos fortes de 15-20 cm de comprimento com 2-4 botões. Antes da germinação, as mudas são mantidas em uma solução estimulante.