- Autores: De Ruiter
- Sinônimos de nomes: Alberich
- Ano de criação: 1954
- Grupo: miniatura (anão, borda), polyant
- A cor principal da flor: vermelho
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: pequena
- Diâmetro, cm: 3-4
- Tipo de flor por número de pétalas: semi-duplo
- Aroma: frutado
Rose Alberich é uma variedade popular em muitas regiões do país que atrai jardineiros por seus botões pequenos e brilhantes, além de ser resistente às condições adversas. Vale a pena considerar com mais detalhes as características e características da cultura.
História de criação da variedade
A variedade Alberich foi criada por criadores da Holanda em 1954. A flor pertence ao grupo das rosas miniatura ou polyanthus, adequadas para o cultivo em vasos no jardim ou em casa.
Descrição da variedade
Alberich é um pequeno arbusto que apresenta botões brilhantes.
Características da planta:
- altura do arbusto - até 35 cm;
- forma compacta;
- as placas das folhas são verdes escuras e de tamanho pequeno;
- o diâmetro dos botões é de 3-4 cm;
- forma em concha de flores.
Pétalas de rosa são pintadas em uma cor vermelho cereja profunda, exalando um leve aroma frutado. Devido ao pequeno tamanho dos botões em uma haste, ela cresce até 5-10 flores, se você abordar corretamente o cultivo da cultura.
Vantagens e desvantagens
As vantagens de Alberich incluem:
- botões brilhantes;
- cuidado despretensioso;
- resistência à geada;
- tamanho compacto.
A rosa cresce bem tanto em áreas ensolaradas quanto sombreadas. A variedade vai adornar qualquer jardim, chamando a atenção com floração longa. Entre as deficiências, está a fraca resistência à chuva, que pode causar o apodrecimento das flores.
Características de floração
Esta rosa floresce abundantemente ao longo da temporada. A floração dela não é interrompida, o principal é retirar inflorescências murchas.
Uso em paisagismo
Rose Alberich é fácil de plantar, por isso é muito usada em paisagismo. A variedade ficará perfeita em plantações em grupo, complementando e completando qualquer composição. Pequenos botões, característicos da rosa Alberich, atuam como um sotaque brilhante e atraem a atenção de outras pessoas.
Aterrissagem
As rosas são plantadas por estacas. Antes do plantio, o material deve ser preparado germinando o sistema radicular e endurecendo a planta. Também vale a pena tomar cuidado ao escolher um local de pouso.
Recomendações:
- o local deve estar ensolarado e calmo;
- o nível de pH deve ser neutro;
- as águas subterrâneas devem estar localizadas profundamente.
Se o local estiver localizado em uma várzea, vale a pena providenciar um sistema de drenagem. Além disso, com alta acidez, deve-se cuidar da introdução de fertilizantes alcalinos, que vão atuar como neutralizantes.
Antes do plantio, recomenda-se, adicionalmente, afrouxar completamente o solo para saturá-lo com oxigênio e melhorar a taxa de sobrevivência das mudas. O plantio é feito de forma que haja 6-8 mudas por 1 m2 de canteiros. A profundidade da cova de plantio deve ser tal que o sistema radicular fique completamente escondido e possa ser coberto com terra.
Crescendo e cuidando
Quando a rosa é plantada, resta cuidar dos cuidados com a planta. A principal vantagem da variedade Alberich é a facilidade de manutenção; no entanto, seguir uma série de recomendações de jardineiros experientes permitirá que você obtenha uma floração longa e botões brilhantes.
- Rega. A rosa não exige rega. Em média, recomenda-se adicionar água ao solo uma vez a cada 3-4 dias, levando em consideração as condições climáticas da região. Você também deve prestar atenção ao local onde o arbusto cresce.Se o local for sombreado, vale a pena cuidar da drenagem e reduzir a rega para que a umidade não estagnasse e não levasse ao apodrecimento dos arbustos.
- Top dress. Em média, as rosas são alimentadas 2 a 3 vezes por temporada. A primeira vez que os fertilizantes são aplicados durante o período de crescimento ativo, uma ou duas semanas após o plantio das mudas. Os compostos orgânicos são geralmente usados como cobertura. Além disso, é recomendável fertilizar o solo durante o período de floração e no outono para preparar os arbustos para a geada. Aqui, a preferência deve ser dada a complexos minerais.
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Dois procedimentos obrigatórios que devem ser iniciados após cada rega. Com a ajuda de soltar e capinar, será possível prevenir ataques de doenças e insetos, além de acelerar o fluxo de nutrientes para os arbustos das plantas.
- Poda. A planta precisa de poda constante. No primeiro ano, os jardineiros são aconselhados a podar os arbustos para o perfilhamento, a fim de desenvolver um sistema de brotos. Em seguida, a poda deve ser feita para profilaxia, a fim de evitar a propagação de doenças e pragas. Também vale a pena cortar os botões murchados para que a rosa não desperdice energia na formação das sementes, mas continue a florir.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade é altamente resistente a baixas temperaturas e não requer abrigo adicional, mesmo em regiões com invernos rigorosos. Portanto, não é necessário preparar os arbustos especialmente para a geada. No entanto, os jardineiros recomendam cobrir a planta com uma camada de cobertura morta para proteger o sistema radicular do congelamento.
Doenças e pragas
Alberich agrada com forte imunidade e raramente é exposto a pragas ou doenças. Mas isso não se aplica ao oídio e à mancha preta. Como medida preventiva, recomenda-se o endurecimento das estacas antes do plantio, bem como pulverizar os arbustos durante o crescimento e formação dos botões. Formulações especiais para fortalecer a imunidade das rosas podem ser compradas em lojas de jardinagem.
Visão geral da revisão
Os jardineiros falam sobre a variedade Alberich principalmente de maneira positiva. O mato é procurado por paisagistas que observam a possibilidade de criar composições únicas e variadas com sua ajuda para decorar jardins de todos os tamanhos.