- Autores: Austin
- Sinônimos de nomes: Alan Titchmarsh
- Ano de criação: 2005
- Grupo: esfregar
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: esférico para em forma de concha
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 11-13
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: rosa velha
Variedade de rosa inglesa Alan Titchmarsh - luxuosa, com exuberantes inflorescências inclinadas, encanta a maioria dos jardineiros. É ótimo para cortar e jardinar, mas exige cuidados. Vale a pena considerar que esta variedade de rosas é encontrada em catálogos com o nome de Huntington Rose.
História de criação da variedade
A variedade foi obtida pelo viveiro de Austin, registrado em 2005. Seu nome deve-se a Alan Titchmarsh, um famoso jardineiro britânico. A reprodução foi feita por David Austin.
Descrição da variedade
Alan Titchmarsh pertence ao grupo das rosas do mato inglês, pertence aos híbridos leander. Esta variedade caracteriza-se pela formação de arbustos compactos e arredondados com 100-120 cm de altura e até 90 cm de largura, brotos fortes e flexíveis recobertos por grandes folhas de antocianina e de cor verde escura, além de espinhos.
Os botões de flores da rosa Alan Titchmarsh são arredondados, à medida que florescem, adquirem uma forma esférica ou em forma de concha. A cor é rica, rosa pálido, com madrepérola e um leve tom de lavanda. O centro está mais escuro. A cor principal é o rosa clássico. As flores são grandes, com 11-13 cm de diâmetro, densamente duplas, 4-6 em cada haste.
Alan Titchmarsh é muito conceituado pelo perfume de rosas velhas, intenso, oleoso, de longa duração, com um leve toque cítrico. As inflorescências são multi-floridas, formam pincéis.
Vantagens e desvantagens
Alan Titchmarsh é considerada uma das variedades modernas de rosas inglesas mais espetaculares. Suas principais vantagens incluem:
- estabilidade de características varietais;
- renovação constante de botões no mato;
- bela forma de coroa;
- pétalas de flores ligeiramente curvadas para o centro;
- forma arqueada de brotos;
- boa resistência de inverno;
- capacidade de adaptação a climas temperados.
As desvantagens da variedade incluem a capacidade de formar brotos trepadeiras de até 2 m de comprimento. Apenas a poda frequente permite manter uma coroa compacta. Em clima úmido e úmido, as pétalas ficam grudadas, perdendo o efeito decorativo, os núcleos apodrecem.
Características de floração
Alan Titchmarsh começa a florir em junho, a floração continua até outubro. A rosa floresce gradualmente. Refere-se a variedades com múltiplas flores com uma formação muito abundante de grandes corolas. Na primeira onda, forma botões menores; na segunda, eles são muito maiores, mas estão localizados com menos frequência.
Uso em paisagismo
As rosas desta variedade são amplamente utilizadas não apenas no corte de bouquet. Eles parecem igualmente impressionantes em plantio em grupo e individual. Combinações de 2-3 arbustos decoram canteiros de flores. Nos jardins clássicos ingleses, as rosas desta variedade combinam-se com outras que coincidem em termos de floração. Também é adequado para a formação de fustes, sebes.
Aterrissagem
A área para rosas é preparada com antecedência. O solo sob o arbusto é, de preferência, terra preta, ácida, de frouxidão e qualidade normais. É necessária uma drenagem de qualidade. Solos argilosos são diluídos com turfa ou húmus, soltos com areia.
Em climas frios, o plantio em vasos é preferível com a transferência da planta no inverno para uma estufa. Os arbustos não devem ser colocados em terras baixas, onde a água fica estagnada.
As plantas são plantadas em terreno aberto no início da primavera.A cova de plantio é formada com uma profundidade de cerca de 60 cm, a muda é colocada em um pequeno monte de terra em seu centro, as raízes são atualizadas com podadoras nas bordas. O local do enxerto é aprofundado de 5 a 7 cm, o solo é despejado até a borda da cova, a muda é sacudida, removendo as bolhas de ar.
A rega é recomendada após o plantio. O solo ao redor do arbusto é ligeiramente pisoteado, coberto com turfa ou outro material de cobertura morta.
Crescendo e cuidando
É costume plantar rosas desta variedade em local bem iluminado. As plantas são sensíveis à luz solar direta e ao alagamento. Seu cultivo deve ser organizado de forma que os arbustos recebam a nutrição necessária, mas não apodreçam, e sejam protegidos de queimaduras e ventos fortes. As flores no primeiro ano são completamente cortadas, preservando a força da planta para formar raízes.
Regar e alimentar
A variedade é moderadamente resistente à seca. A rega é regulada conforme necessário, em média 2 a 3 vezes por semana. A taxa de consumo único de água é de cerca de 10-15 litros. No recipiente, a umidificação é realizada com mais frequência.
A cobertura é realizada 2 a 3 vezes durante toda a estação de crescimento. O mineral é introduzido por pulverização foliar. A matéria orgânica é aplicada sob a base do arbusto.
Poda
Rosas desta variedade são cortadas minimamente, antes de se abrigarem para o inverno. Para manter a forma ideal do arbusto na primavera, remova todos os galhos desnecessários, mantendo até 7-8 dos brotos mais fortes por arbusto.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Com o início do frio, os arbustos devem ser cobertos. A resistência à geada desta variedade é altamente estimada. As plantas são capazes de suportar uma queda nas temperaturas atmosféricas de -29 graus. Com geadas mais severas, eles morrem.
Doenças e pragas
Alan Titchmarsh é considerado uma variedade de rosa de imunidade muito alta. Possui ótima resistência ao oídio e manchas pretas.
Visão geral da revisão
Alan Titchmarsh pode ser chamado de uma variedade que coletou muitas críticas positivas. É elogiada por sua floração abundante. Mesmo os arbustos de um ano de idade são literalmente cobertos por botões rosa pálido exuberantes. Um incrível aroma inebriante também encanta a grande maioria dos jardineiros.
A forma esférica das flores, a sua cor viva, que não perde o atractivo à medida que se queima, é quase sempre homenageada com menção especial nas críticas. As plantas adultas, quando cuidadosamente podadas, adquirem a forma de uma fonte com arcos de brotos alongados emanando do centro. Alguns jardineiros consideram essa aparência desleixada, mas geralmente atraente, natural. A floração torna-se especialmente espetacular na 2ª onda.
Também existem opiniões negativas. Como outras variedades de Austin, esta mostra uma formação de arbusto bastante lenta, levando pelo menos 3 anos para se desenvolver. Nem todos os jardineiros estão dispostos a esperar tanto tempo. As dificuldades para os residentes de verão inexperientes surgem com a manutenção de brotos pendentes. O curto período de preservação das flores - até 2-3 dias no rebento, também pode afastar os floristas.
Mofo preto, a julgar pelos comentários, a variedade é afetada moderadamente. As plantas são afetadas principalmente na parte inferior do arbusto. Não é danificado por insetos com muita freqüência. Os arbustos tendem a crescer fortemente, muito mais largos do que o declarado. Isso deve ser levado em consideração ao pousar.