- Autores: Meilland
- Sinônimos de nomes: Alain Souchon
- Ano de criação: 2005
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: vermelho
- Forma de flor: tigela plana
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 12-13
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: rosa com notas de anis, framboesa, morango
A Rosa Chá Híbrida Alain Souchon é considerada uma das melhores opções para a decoração de um jardim ou estufa. Botões grandes ficam excelentes quando cortados, desabrochando, produzindo flores exuberantes com cores expressivas e brilhantes de pétalas. Este híbrido tolera bem a seca. A variedade também é conhecida na Europa sob os nomes de Rouge Royal, Caruso, Valentina Casucci, e já recebeu vários prêmios internacionais por seu aroma.
História de criação da variedade
A rosa foi criada em 2005 na França, no viveiro Meilland. Recebeu o seu nome em homenagem ao famoso cantor e compositor da Europa. O trabalho de criação foi realizado por Jacquez Mouchotte. Quando cruzadas, as rosas Ambassador e Fiorella foram usadas.
Descrição da variedade
Os arbustos desta variedade são compactos, com 90-100 cm de altura e 60 cm de largura, as folhas da planta são verde-escuras, de tamanho médio, semibrilhante. 1 flor é formada no caule. Os brotos são fortes e resistentes, não requerem amarração ou suporte, são dispostos verticalmente.
Os botões são de um tom vermelho escuro, as flores são mais claras, mas sempre brilhantes. Não há sinais de duas cores ou variegação. O botão é arredondado, a corola é achatada. As flores são grandes, com 12-13 cm de diâmetro, densamente duplas, cada uma com 100 pétalas. O aroma desta casta é muito forte, rosado, ligeiramente picante, com notas de anis, framboesa e morango.
Vantagens e desvantagens
A variedade Alan Souchon é uma magnífica personificação de uma variedade de chá híbrido do grupo Romance. Suas vantagens óbvias incluem:
formato de flor espetacular;
pronunciado terry;
variações de cor de vermelho sangue a cereja e roxo;
aperto das pétalas;
a sofisticação de uma fragrância que ganhou reconhecimento em Tóquio e Buenos Aires;
alta qualidade do material de plantio;
a força das hastes;
floração abundante;
arbustos pequenos graciosos que não requerem muito espaço.
As desvantagens da variedade incluem o desarranjo do aspecto das pétalas, que se manifesta após a chuva. E também não tolera a exposição à luz solar direta. A decoratividade da planta pode ser bastante afetada por isso.
Características de floração
A variedade Alan Souchon floresce ao longo da temporada, até o final do outono, de forma contínua e abundante. Cada botão permanece decorativo por até 2 semanas.
Uso em paisagismo
Além de ser usada para cortar, a rosa Alan Souchon é ótima para decoração de jardins. É plantado como uma tênia ou como parte de mixborders, como um arbusto ou forma padrão.
Regiões em crescimento
A variedade é destinada ao cultivo em climas temperados. É cultivado com sucesso na Rússia central. Em regiões com temperaturas de inverno abaixo de -23 graus, o plantio é recomendado apenas em estufas.
Aterrissagem
As plantas são recomendadas para serem colocadas ao sol ou sombra parcial. O solo é adequado para ser fértil, respirável, leve. O plantio é recomendado no outono ou primavera, em abril-maio. Não deve haver mais de 4 arbustos por 1 m2. A distância ideal entre eles é de 40-50 cm.
O plantio do arbusto é feito em uma cova com cerca de 60 cm de profundidade e seu fundo é forrado com um travesseiro de pedra triturada com cerca de 10 cm de altura. rosa é plantada.Os rebentos jovens são pré-tratados com um estimulante de crescimento.
Ao plantar, o colar da raiz é enterrado abaixo do nível do solo. O solo ao redor do caule é compactado. Em seguida, derrame bem com água, espalhe a cobertura morta por cima.
Crescendo e cuidando
As rosas de Alan Souchon requerem alguma atenção do jardineiro. A formação de arbustos poderosos e fortes só é possível regulando a floração. Em 1 ano após o plantio, os botões extras devem ser removidos. É importante garantir que as plantas altas vizinhas não formem uma sombra desnecessariamente espessa, caso contrário, o desenvolvimento das rosas será retardado. As plantas se beneficiarão com a remoção e remoção periódica de ervas daninhas.
Regar e alimentar
As plantas são resistentes à seca, não tem medo do calor extremo, algumas flores são danificadas pela chuva. A rega é realizada com água morna decantada. O consumo padrão de água é de 15-20 litros por arbusto. Nos períodos secos e quentes, a rega é feita até 2 vezes por semana. A cobertura é mínima necessária, na primavera com nitrogênio, no verão com fósforo e potássio para estimular o brotamento.
Poda
Os arbustos precisam de poda formativa e higiênica regularmente. Na primavera, os topos dos brotos são removidos, deixando até 3 botões em cada. No verão, os botões murchados são removidos dos galhos em tempo hábil. No outono, os galhos crescidos são desbastados. Rebentos danificados, doentes e enfraquecidos também são cortados.
Resistência à geada e preparação para o inverno
De acordo com a classificação do USDA, a variedade Alan Souchon é considerada a 6ª zona de resistência à geada. Os arbustos hibernam com sucesso sob a neve, se devidamente preparados com a construção de um abrigo. Após a queda das folhas no outono, o arbusto é polvilhado com areia. Em seguida, eles são amarrados com ramos de abeto.
Doenças e pragas
Esta variedade de rosas apresenta elevada resistência ao principal complexo de doenças das culturas. Em um grau leve, pode ser afetado por doenças fúngicas. Resistência média ao oídio e manchas pretas. Ácaros e besouros, lagartas, pulgões podem aparecer nos arbustos. Eles são combatidos com inseticidas químicos.
Ao plantar rosas ao lado de um zimbro, existe um alto risco de danos por ferrugem. E também a variedade pode ser afetada por um fungo fuliginoso. Seus esporos cobrem as plantas com uma flor negra sólida. Pulverizar com uma solução de sabão e álcool ajudará a eliminar o problema.
Visão geral da revisão
Rose Alan Souchon pertence às variedades de chás híbridos que deliciam os apreciadores da forma clássica desta flor. Eles parecem um pouco antiquados devido à borda alojada. Mas tudo é compensado pela pureza e brilho da cor das pétalas em combinação com um aroma maravilhoso. Nele, os jardineiros percebem tons de frutas e especiarias, fundindo-se em uma composição única e muito persistente. Muitas pessoas apontam para a oleosidade do perfume.
A capacidade do mato de hibernar também é avaliada como alta. É mencionado que a folhagem cresce rapidamente nessas rosas. A constante formação de botões permite desfrutar da floração do mato durante todo o verão.
Também há comentários negativos. Nem todos os jardineiros gostam da forma de um arbusto com brotos retos. A abundância de folhagem reduz um pouco o efeito decorativo dos botões, torna difícil admirá-los. Também é mencionado que a variedade não é adequada para regiões com alto índice pluviométrico.