- Autores: Evers
- Sinônimos de nomes: Alabastro
- Ano de criação: 2007
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: Branco
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 8-9
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Descrição do arbusto: compacto
Rose Alabaster foi criada na Alemanha como resultado de uma seleção em 2007. A flor também tem outro nome, Alabastro. Esta rosa pertence ao grupo floribunda.
Descrição da variedade
Rose Alabaster tem uma forma esférica. Suas cores são geralmente creme suave. O arbusto é bastante extenso, poderoso e alto.
A variedade apresenta uma elevada resistência à geada, às mudanças bruscas de temperatura, por isso se enraíza com facilidade e rapidez em regiões de clima temperado. Rose Alabaster também tem boa resistência a várias doenças.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens desta flor destacam-se a despretensão na hora de sair, a resistência ao frio, a resistência a várias infecções, incluindo fúngicas. Separadamente, deve-se destacar o caráter especial da decoração da flor. A rosa tem flores muito bonitas e exuberantes.
Mas às vezes várias pragas podem aparecer na flor, incluindo pulgões. Se você não iniciar o tratamento em tempo hábil, as folhas começarão a secar e cair. Entre as deficiências, pode-se destacar também a mudança na cor dos botões. Com o tempo, flores com uma sombra escura "suja" podem aparecer em arbustos maduros.
Características de floração
Rose Alabaster começa a florescer com a formação de botões densos. Deles, no futuro, florescerão de uma suave cor creme. Às vezes, uma leve tonalidade verde pode ser observada em flores jovens. Como regra, 3-5 flores desabrocham em uma haste saudável.
Às vezes, no processo de floração, um grande botão e várias inflorescências pequenas são formados nas laterais. Em média, o diâmetro de cada rosa em plena floração é de 8 a 10 centímetros.
Um grande número de pequenas pétalas de cor verde escura estão localizadas nas hastes. Contra seu fundo, flores claras parecem ainda mais exuberantes e volumosas. Às vezes, durante a floração, pequenas manchas vermelhas brilhantes aparecem na superfície das pétalas.
As rosas desta espécie apresentam um aroma agradável e ligeiramente perceptível. Durante a temporada, a espécie floresce duas vezes. Mas com os devidos cuidados, a floração posterior pode ser alcançada.
Como regra, esta variedade floresce abundantemente. As flores podem persistir por muito tempo. O alabastro é perfeito para arranjos de flores grandes e compactos no local.
Aterrissagem
Na maioria das vezes, o plantio é realizado na primavera (abril-maio). Às vezes, uma rosa é plantada no outono, mas em pouco tempo, caso contrário, a vegetação simplesmente não terá tempo para criar raízes. Lembre-se de que a densidade de plantio deve ser de 3-5 peças por 1 m2 de território.
É melhor preparar os assentos com antecedência. Para essas rosas, os poços são cavados com uma profundidade de pelo menos 60 cm. Boa drenagem (uma camada de pelo menos 10 cm) e fertilizantes devem ser colocados no fundo de cada buraco. Só depois disso a rosa é plantada.
Crescendo e cuidando
Rose Alabaster é melhor cultivado em áreas iluminadas ou em sombra parcial. Solo fértil, leve e respirável é adequado para ela. Após o plantio, a planta precisa de rega regular. Em climas secos e quentes, duas vezes por semana serão suficientes. Cada arbusto deve ter 15-20 litros de água fria.
Além disso, a flor também precisará de fertilizante. Para uma rosa assim, fertilizar com nitrogênio e com fósforo, o potássio será a melhor opção.Os primeiros são usados na primavera e os segundos no verão.
No processo de crescimento, a rosa precisará ser podada (será necessária uma poda sanitária e formativa). Embora a vegetação seja resistente à geada, ela ainda deve ser preparada para o inverno. Para fazer isso, você pode construir uma moldura protetora ao redor dos arbustos de ramos de abeto e folhagem.
Doenças e pragas
A rosa desta variedade é considerada bastante resistente a doenças, entre elas o oídio, a mancha preta. Se, no entanto, a vegetação adoeceu com infecções fúngicas, os tratamentos médicos são feitos com medicamentos, que contêm cobre. Todas as partes afetadas são pré-cortadas dos arbustos e queimadas.
Rose Alabaster tem resistência média a pragas. Colônias de pulgões verdes podem aparecer nele, na maioria das vezes o parasita infecta a folhagem jovem. E também um ácaro-aranha, um verme rosado, um bicho-da-seda não pareado, um inseto de escama rosada às vezes se instala em uma flor.
Os insetos nocivos se alimentam ativamente dos sucos das plantas, que gradualmente secam e morrem. Para se livrar dessas pragas, organofosforados devem ser usados. E também neste caso, drogas de ação sistêmica são adequadas, incluindo, entre outras coisas, "Fufanon", "Aktara".
Reprodução
Rose Alabaster pode se propagar por estacas. Somente com a propagação vegetativa a vegetação consegue reter todas as suas características varietais. As estacas devem ser retiradas de arbustos jovens, mas saudáveis e fortes. Isso é feito após a primeira onda de floração.
Visão geral da revisão
A maioria dos jardineiros falava positivamente sobre rosas dessa variedade. Notou-se que a flor possui uma incrível resistência ao frio, desperta facilmente após o inverno.
Uma rosa em processo de desenvolvimento praticamente não adoece com nada. Além disso, é capaz de florescer profusamente continuamente. Alguns notaram que essa flor de jardim tem uma boa massa. Sua largura pode ser de até 1,5 m.
Mas alguns jardineiros também deixaram críticas negativas. Assim, notou-se que com o tempo, flores de cor diferente e mais escura começam a se formar nos arbustos adultos, o que pode prejudicar o aspecto decorativo da planta.