- Autores: Rosen Tantau
- Sinônimos de nomes: Aquarell
- Ano de criação: 2006
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: amarelo, rosa
- Forma de flor: esférico para em forma de concha
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: doce frutado
A aquarela é uma das mais belas variedades de rosas. A subespécie híbrida do chá recebeu esse nome devido à cor peculiar das pétalas. Muitas vezes é escolhido pelos jardineiros para decorar terrenos e quintais privados.
História de criação da variedade
A autoria da criação pertence à empresa Rosen Tantau, que tem sede na Alemanha. Foi criado por Hans Jürgen Evers, à base de chá e rosas remanescentes. O viveiro em que os testes ocorreram foi inaugurado em 1906 e ainda está em funcionamento. As variedades cultivadas ali são populares em todo o mundo. Já a variedade Aquarelle foi premiada mais de uma vez por sua aparência única. A última vez que isso aconteceu foi na Itália e na Espanha. Lá, a rosa recebeu um honroso terceiro lugar.
Descrição da variedade
Aquarela refere-se a rosas chá híbridas perenes. O arbusto cresce muito rápido, geralmente tem 60-90 cm de altura, mas pode atingir até 120. O diâmetro do arbusto é de 50-60 centímetros. A folhagem tem uma superfície coriácea e brilhante, é densa e de cor suculenta verde escura. Pedúnculos são poderosos, formam 1-3 botões, mas em casos raros podem aparecer 5-7 espécimes.
Agora vamos ver o que são as flores em aquarela:
pertencem ao tipo densamente duplo, têm 60-70 pétalas;
botões de creme rosa, de aparência muito delicada;
a parte central é dourada, com um tom de pêssego, mas as bordas das pétalas são rosa-carmesim;
a forma do botão é representada por um vidro ou uma bola;
as flores variam em configuração de esférica a em forma de taça;
as flores são bastante grandes, com cerca de 10-12 cm de diâmetro, localizadas individualmente ou em inflorescências;
O aroma da flor é muito brilhante, suculento, intenso, com pronunciadas notas doces frutadas.
Vantagens e desvantagens
Aquarela tem os seguintes pontos fortes:
belíssima cor das pétalas, onde uma tonalidade passa suavemente para outra, mas as bordas da transição ficam borradas, como na técnica da aquarela;
após o corte, as flores não perdem seu aspecto espetacular dentro de uma semana;
as plantas têm um aroma forte e agradável e flores grandes;
a rosa pode ser cultivada em solo aberto e em caixas dentro de casa;
o sol não afeta o brilho das cores desta variedade;
as plantas crescem rapidamente, são resistentes à seca e à chuva;
roseiras raramente são afetadas por doenças típicas da cultura.
A desvantagem das aquarelas pode ser chamada de que a planta é bem caprichosa de cuidar. Além disso, é exigente em termos de iluminação. Se no verão o céu costuma estar nublado, essa rosa florescerá fracamente. Possui alta resistência à geada, mas para algumas partes do país ainda não é suficiente.
Características de floração
A aquarela floresce em dois estágios. A primeira floração começa no dia 20 de junho, a segunda - nos primeiros dias de agosto. Em um verão confortável, a rosa floresce profusamente, quase continuamente.
Uso em paisagismo
Rosas desta variedade são frequentemente cultivadas como formas padrão. Eles são cultivados em recipientes em jardins de rosas internos e externos, combinados em canteiros de flores com outras flores e plantados em pequenos grupos separadamente.As flores são perfeitas para o plantio em mixborders, cumes. Com a ajuda deles, você pode decorar com eficácia os caminhos no local, a cerca perto da casa.
Regiões em crescimento
A aquarela é cultivada em todas as regiões da Rússia. A planta se adapta bem a diferentes condições climáticas, mas nos Urais, no Extremo Oriente, na Sibéria, ela precisa ser cultivada apenas em um jardim de rosas fechado.
Aterrissagem
Para o plantio de rosas, deve-se escolher locais claros e abertos, mas com possibilidade de criar sombra parcial por algumas horas por dia. A planta adora substratos leves e férteis que permitem que o ar passe bem. A acidez do solo deve ser fraca. Por tempo, geralmente é escolhido o mês de setembro, mas se a época do plantio no outono for perdida, você pode plantar no final de abril ou maio. O principal é garantir que as geadas de retorno tenham passado completamente.
Os arbustos de aquarelle não diferem na distribuição, mas ao plantar é melhor seguir os esquemas de jardineiros experientes. Se você quiser plantações densas, os poços são colocados a uma distância de 30-40 cm um do outro. Restam cerca de 0,5-0,7 m em caso de desembarque gratuito. Caso contrário, o processo de plantio não difere de outras variedades de rosas. A muda é colocada estritamente no centro do buraco, que é preenchido com terra, aprofundando o colo da raiz em alguns centímetros. Água e cobertura morta.
Crescendo e cuidando
A rosa deve ser regada duas vezes por semana. Se o tempo estiver muito quente e seco, a quantidade de rega é aumentada em até três vezes. Vale a pena regar com água morna, gastando um balde e meio a dois baldes para cada planta. Em condições de chuvas constantes, a irrigação é excluída até que o clima se estabilize.
O afrouxamento é feito para evitar a formação de crosta terrestre, pois a variedade adora solos soltos e permeáveis. É costume afrouxar o solo após cada entrada de umidade, natural ou artificial. Capinar também é extremamente importante, cuja quantidade será limitada pela camada de cobertura morta.
A aquarela definitivamente exigirá poda, que é realizada várias vezes por temporada. No início da primavera, vale a pena fazer podas sanitárias, retirando os ramos congelados e enfraquecidos durante o inverno. Na primeira temporada, a atenção é dada aos brotos saudáveis. Eles precisam ser reduzidos para 3 botões. Nas temporadas subsequentes, eles são encurtados para 6. No verão, é recomendável cortar prontamente as inflorescências já desbotadas. O pedúnculo deve ter cerca de 4 folhas do nível do solo.
Você pode começar a fertilizar os arbustos a partir do segundo ano se o solo onde foram plantados foi alimentado e enobrecido inicialmente. No caso de um substrato pobre, o revestimento de cobertura é aplicado desde a primeira temporada. Na primavera, as plantas precisam de nitrogênio e, no início da brotação, são fertilizadas com curativos complexos para as plantações de flores. Em agosto, os arbustos dessa variedade são alimentados com fósforo e potássio.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A zona de resistência à geada de Aquarelle é 5, o que significa que a planta pode resistir a geadas de -23 a -29 graus. Mas não pode passar sem abrigo. Preparando-se para o inverno, certifique-se de realizar a poda de outono. Os caules são cortados de forma que fiquem tocos de 10 centímetros. Eles precisam ser batidos e cobertos com ramos de abeto. Muitas pessoas também escolhem as fibras agrícolas.
Doenças e pragas
A aquarela é uma variedade bastante persistente, portanto os casos da doença são extremamente raros aqui. É especialmente resistente ao oídio e manchas pretas. Mas a ferrugem ou o apodrecimento podem infectar as plantas. Para evitar que isso aconteça, em maio os arbustos são tratados com medicamentos fungicidas para profilaxia. As pragas podem ser destruídas com segurança com inseticidas, sem perda de tempo com métodos populares, porque as rosas não dão frutos que podem ser estragados por drogas.
Reprodução
A maneira mais fácil de propagar o aquarelle são as mudas verdes, que devem ser cortadas a partir da segunda década de agosto. A reprodução das sementes também ocorre, mas é um processo tão trabalhoso que os jardineiros raramente recorrem a ele.
Visão geral da revisão
Muitos residentes de verão gostaram da aquarela. Foi apreciada pelas suas grandes flores duplas com um aroma maravilhoso, cor invulgar brilhante, boa imunidade e resistência à chuva. Mas alguns jardineiros dizem que as pétalas voam rapidamente, congelam no inverno e nem sempre se abrem totalmente.Em casos isolados, os arbustos foram mal aceitos ou não criaram raízes.