- Autores: Meilland
- Sinônimos de nomes: Acrópole
- Ano de criação: 2001
- Grupo: floribunda
- A cor principal da flor: branco, rosa
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 8-9
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Descrição do arbusto: compacto
- Altura do arbusto, cm: 50-70
A Rosa Acrópole lidera a lista de flores em termos de duração da floração, aroma agradável e aspecto atraente. A variedade também é apreciada pelos jardineiros por sua resistência à maioria das doenças e pragas, sobrevivência rápida mesmo em solos marginais.
História de criação da variedade
Criadores da França se empenharam em criar a variedade. Já em 2002, a variedade foi apresentada na mostra mundial, e hoje a flor é procurada pelos jardineiros domésticos.
Descrição da variedade
Acrópole pertence ao grupo das rosas floribundas. Especificações:
arbustos - compactos, até 0,7-1 metros de altura;
ramos - poderosos, espessura média, marrom;
as placas das folhas são de tamanho médio, de cor verde claro;
botões - grandes, mudando de cor;
o número de flores na haste - até 5 peças;
aroma - leve, insaturado.
Inicialmente, as pétalas de rosa são pintadas em uma rica cor rosa, que eventualmente adquire um tom de café. A cor muda dependendo das condições climáticas, da idade, bem como da composição do solo.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens da variedade Akropolis incluem:
aparência atraente;
mudança na cor dos botões;
duração da floração;
resistência à geada e seca;
taxa de sobrevivência rápida.
Praticamente não há desvantagens para a rosa, razão pela qual a variedade é tão popular entre os jardineiros.
Características de floração
Os botões recém-abertos lembram uma peônia em sua forma, o que torna a variedade única. Curiosamente, em climas secos e quentes, as pétalas adquirem rapidamente uma tonalidade de café, e na estação das chuvas, a rosa, ao contrário, fica cheia de uma cor rosa saturada.
Logo no início da murcha, notas verdes começam a aparecer no esquema de cores, que combinam bem com a tonalidade bege. Portanto, os jardineiros em círculos estreitos chamam a Acrópole de flor camaleônica.
Uso em paisagismo
A Rose Acropolis é adequada para o cultivo ao ar livre, parece ótima tanto em arranjos de flores em grupo quanto na forma de plantações individuais. Os paisagistas usam essa variedade para decorar jardins, equipar canteiros de flores e escorregadores alpinos.
Aterrissagem
O plantio da rosa é feito com o auxílio de mudas, que podem ser compradas em uma loja de jardinagem ou cultivadas de forma independente por meio de sementes em casa. Ao escolher o segundo método, as sementes precisarão ser preparadas por imersão em uma composição desinfetante e pulverização com estimulantes de crescimento. A primeira opção também exigirá o preparo na forma de endurecimento das mudas antes do plantio em campo aberto.
Recomenda-se iniciar o trabalho de plantio no final da primavera ou início do outono, para que a planta tenha tempo de criar raízes. Recomendações para escolher um site:
o local deve ser ensolarado e calmo;
o solo deve ser fértil, leve e respirável;
o nível do lençol freático deve ser baixo, caso contrário, a probabilidade de morte do sistema radicular é alta.
O desembarque deve ser realizado em solo aquecido. O número ideal de arbustos por metro quadrado não passa de 3-5 peças. Antes do plantio, recomenda-se aplicar fertilizantes orgânicos, providenciar uma camada de drenagem e soltar completamente o solo para saturá-lo de oxigênio.
Crescendo e cuidando
Os arbustos jovens plantados devem ser borrifados com terra e regados em abundância para que a planta comece a crescer ativamente. E você também deve cuidar dos cuidados da Acrópole, apesar da falta de requisitos especiais para o cultivo na variedade. Principais etapas e recomendações.
Rega. A rosa não precisa de muita rega. Em média, a água deve ser aplicada no solo de 1 a 2 vezes por semana na quantidade de 15 a 20 litros por muda. Em caso de seca, recomenda-se aumentar o volume de água, e na chuva, pode-se interromper a rega por um tempo.
Top dress. A acrópole necessita de alimentação adicional, com a qual será possível alcançar uma floração abundante e duradoura. Os primeiros fertilizantes são aplicados uma semana após o plantio com compostos orgânicos. Em seguida, os arbustos devem ser alimentados durante o período de crescimento ativo e floração, dando preferência às misturas de fósforo e potássio.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Procedimentos obrigatórios com os quais será possível saturar a terra com oxigênio e acelerar o fluxo de nutrientes para o sistema radicular da rosa. E também a remoção atempada de ervas daninhas evita o desenvolvimento de doenças e a propagação de pragas, o que permite à rosa formar grandes botões.
O cuidado com as flores não exige muito tempo e esforço.
Poda
O corte de brotos secos e danificados é recomendado na primavera. Isso irá acelerar a liberação de novos caules, o que levará a mais botões durante o período de floração. Além disso, os jardineiros são aconselhados a realizar podas preventivas no outono, quando o arbusto murcha.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A rosa é resistente à geada, mas requer cobertura adicional. Isso é necessário para proteger o sistema radicular de doenças e pragas. As rosas podem ser cobertas com uma camada de cobertura vegetal orgânica ou usando tecidos especiais.
Doenças e pragas
A Acrópole tem excelente imunidade e praticamente não tem medo de doenças e pragas. Porém, com cuidados inadequados, existe uma grande probabilidade de infecção do arbusto com podridão ou o aparecimento de insetos nocivos que estão prontos para destruir as folhas, flores e outros elementos da planta. Para evitar a morte do arbusto, recomenda-se a realização de tratamentos preventivos com compostos especiais e podas sanitárias.
Reprodução
A Rosa Akrópolis se propaga principalmente de forma vegetativa, o que lhe permite preservar suas principais qualidades varietais. As estacas são retiradas de plantas jovens após a primeira onda de floração. Antes de plantar as mudas, será necessário prepará-las: processar e endurecer.
Visão geral da revisão
Os jardineiros costumam deixar comentários positivos sobre a rosa da Acrópole, observando grandes botões de cor brilhante saturada que mudam de cor dependendo das condições climáticas e do período de floração. E também nos comentários destacam a resistência do arbusto às geadas, boa taxa de sobrevivência e a possibilidade de propagação por estacas.