- Autores: Hans Jürgen Evers
- Sinônimos de nomes: Akito
- Ano de criação: 1997
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: Branco
- Forma de flor: taça
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: terry médio
- Aroma: notas doces de morango e framboesa são sentidas
Esta rosa foi criada na Alemanha como resultado de uma seleção em 1997. Pertence à espécie híbrida de chá. Na maioria das vezes, essa rosa é usada para cortar.
Descrição da variedade
Esta planta é um arbusto ereto e denso. Sua altura média é de 50 a 100 centímetros, e sua largura de 60 cm, e suas folhas são de uma rica cor verde escuro. Sua superfície é brilhante. Os rebentos são bastante finos e retos.
As flores grandes são brancas, com o miolo cor de limão. A forma das flores é taça. Seu diâmetro médio é de 10-12 centímetros.
Pelo número de pétalas, esta rosa é moderadamente o dobro. Cada flor contém 17-25 pétalas. Sua localização é solitária. Uma flor é colocada em cada haste.
As flores em floração apresentam um aroma adocicado com notas de morango e framboesa. A intensidade do aroma é fraca. Conforme as flores envelhecem, pequenas manchas e manchas de uma cor mais escura começam a se formar em suas pétalas.
Esta rosa é ótima para plantar em primeiro plano. A folhagem escura vai contrastar perfeitamente com flores claras. Freqüentemente, eles são usados para decorar canteiros de flores em jardins. Essas flores podem ser plantadas em grupos inteiros para criar uma única bela composição.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens dessa rosa, vale destacar um belo aspecto decorativo, além de alta resistência a muitas doenças e pragas, maior resistência ao gelo (pode suportar temperaturas de até -28 graus).
Também é importante notar que esta rosa chá híbrida não requer nenhum cuidado especial complicado. Um pouco de atenção e cuidado será o suficiente. Essa variedade praticamente não tem inconvenientes.
Características de floração
Rose Akito começa a florescer em junho. Seu florescimento é recorrente. No início, botões brancos bastante densos são formados nos arbustos. Eles têm uma forma clássica. Em seguida, flores exuberantes e lindas se desenvolvem a partir dos botões.
Aterrissagem
Esta variedade pode ser plantada tanto na primavera como no outono. Para o plantio, são cavados no local covas com profundidade de 55 a 60 centímetros. As mudas são cuidadosamente baixadas para o solo e cobertas com solo fertilizado. A distância entre arbustos individuais deve ser de aproximadamente 40-50 cm.
Crescendo e cuidando
Esta vegetação se desenvolverá bem e crescerá em sombra parcial e em áreas iluminadas. Após o plantio, as plantas precisarão ser regadas uma vez por semana. Além disso, a flor precisará ser alimentada. A melhor opção para esta variedade serão fertilizantes prontos especiais para plantas com flores.
Esta rosa chá híbrida precisa de uma poda formativa na primavera e uma poda higiênica no outono. No verão, após a floração, todas as flores murchas devem ser removidas. A poda é um procedimento necessário. Ele minimiza a ameaça de cortar flores.
Embora Akito seja considerada uma variedade resistente à geada, ainda é melhor cobrir as plantas antes do início do inverno. Para isso, o terreno ao redor dos arbustos é bem coberto com serragem e folhagem seca.
Lembre-se de que você deve cobrir a rosa apenas quando o tempo frio estiver firmemente estabelecido. As plantas toleram geadas de até -7 graus. Pelo contrário, eles vão preparar a flor para o inverno.
Doenças e pragas
A variedade Akito é muito resistente a doenças, incluindo o oídio e a mancha preta.Se a vegetação estava infectada com doenças fúngicas, então deveria ser tratada com uma emulsão de cobre e sabão, uma solução de Bordeaux líquido ou sulfato ferroso. Você também pode usar drogas potentes prontas ("Fundazol").
É extremamente raro que várias pragas apareçam em tal rosa, incluindo um ácaro-aranha, pulgão-da-rosa e uma curuquerê. Para se livrar de todos os parasitas, você deve usar imediatamente inseticidas fortes ("Aktara", "Fufanon"). Você também pode usar tinturas caseiras com sabão em pó, pimenta, tabaco.
Reprodução
Esta variedade se propaga por estacas. Ressalta-se que somente com este método as plantas serão capazes de reter as principais características varietais.
Visão geral da revisão
Muitos jardineiros deixaram comentários positivos sobre esta variedade de rosas. Notou-se que a planta possui um belo aspecto decorativo. Além disso, possui o período de floração mais longo.