- Autores: Rosen Tantau
- Sinônimos de nomes: Acapella
- Ano de criação: 1994
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: vermelho
- Forma de flor: em forma de xícara
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: frutado
A rosa é uma flor linda amada por floristas e paisagistas, pois pode ser usada para criar composições festivas e incrivelmente belas para o dia a dia. A variedade popular é a rosa Acapella, que pode crescer em diferentes zonas climáticas.
História de criação da variedade
Acapella é um representante da variedade de chá híbrido, criado por um grupo de criadores alemães com base no viveiro Rosen-Tantau em 1994. O criador oficial da variedade rosa é Hans Jürgen Ewers. Esta flor é cultivada em diferentes regiões da Rússia, mas o arbusto se desenvolve e se abre ao máximo em áreas de clima quente, onde há invernos amenos e verões longos.
Descrição da variedade
A rosa do chá híbrida é um arbusto poderoso com rebentos eretos. Em condições favoráveis, os arbustos atingem uma altura de 100-110 cm. A planta é caracterizada por um espessamento moderado de folhas verdes escuras bastante grandes com um brilho pronunciado, brotos grossos crescendo verticalmente e um rizoma desenvolvido. Os caules elásticos não são abundantemente cobertos de espinhos pontiagudos. Em cada rebento, uma grande flor se forma e desabrocha. Devido aos ramos laterais de rápido crescimento, o arbusto parece volumétrico - cerca de 50 cm de diâmetro.
Vantagens e desvantagens
Esta variedade rosa é famosa não só pelo apelo visual das flores, mas também por muitas outras vantagens - floração abundante, resistência ao frio, boa tolerância ao calor prolongado, forte imunidade que protege contra doenças fúngicas, bem como floração repetida, que permite para desfrutar da beleza das flores por muito tempo, e de um aroma intenso. Entre as desvantagens, vale destacar a resistência média à chuva, em que as pétalas das flores se grudam, bem como o fato de os botões se abrirem muito rapidamente.
Características de floração
Rosa Acapella pertence à categoria das variedades com flores abundantes. A floração é observada durante um longo período com pequenas interrupções - do início de junho ao final de setembro. Um botão pontudo e exuberante aparece no caule, consistindo de 50-70 pétalas, abrindo-se gradualmente, como se em uma espiral. O botão é pintado de prata, diluído com rebordo cereja.
A floração, a rosa dupla densamente em forma de taça parece bastante volumosa - o diâmetro da flor é de 10-12 cm. A cor da rosa é saturada - vermelho cereja, e por fora mantém uma tonalidade prateada. Sob a luz do sol forte, a cor das flores praticamente não muda. Quando totalmente aberto, a rosa emite um aroma doce pronunciado com notas frutadas.
Uso em paisagismo
Esta variedade alemã é amplamente utilizada em projetos paisagísticos. As rosas são adequadas para plantações individuais, bem como em combinação com outras variedades. Muitas vezes são cultivadas ao longo de cercas para criar belas sebes. Flores altas são ideais para o zoneamento de canteiros de flores e jardins frontais. Além disso, a variedade rosa costuma ser cultivada para corte, já que as flores ficam muito tempo no vaso, preservando seu frescor e aroma.
Aterrissagem
Para o plantio de rosas, é selecionada uma área nivelada e livre de mato, onde é ensolarado, leve e quente. A melhor opção seria uma área onde o sol nas horas da manhã e à noite fosse ensolarado e houvesse sombra clara na hora do almoço.O desembarque em terras baixas, onde a água se acumula e é muito fresco, é estritamente proibido.
As flores crescem confortavelmente em solos claros, respiráveis, ricos em produtos orgânicos e com um nível de acidez neutro. Chernozems ou margas leves com uma quantidade suficiente de nutrientes são ideais para o cultivo de plantas rosadas.
Crescendo e cuidando
Os arbustos são plantados em abril-maio, quando chega um calor estável de primavera. Para isso, são preparadas covas de 50-60 cm de profundidade em área previamente preparada, onde se deposita drenagem a partir de brita ou cascalho e uma camada de fertilizantes. Após o plantio das mudas, rega abundantemente com água morna e o solo é compactado. O procedimento de plantio é completado cobrindo o solo ao redor da muda com turfa.
A agrotécnica da roseira consiste em medidas básicas: irrigação com água decantada, aplicação de fertilizantes, afrouxamento e sacha do solo, prevenção de doenças e poda sanitária de arbustos. No primeiro ano de cultivo, floristas experientes recomendam a remoção dos botões antes do início de agosto, o que garantirá a floração abundante do arbusto no próximo ano.
Regar e alimentar
Apesar de sua tolerância à seca, a rosa precisa de rega regular, especialmente durante os períodos secos e muito quentes. A rega deve ser feita de forma que a camada de solo fique com 30-40 cm de umidade, sendo recomendada a rega semanal.
Os fertilizantes devem ser aplicados duas vezes por temporada - componentes contendo nitrogênio (na primavera) e fertilizantes com fósforo e potássio (no outono).
Poda
A poda é feita a cada temporada. No início da primavera, todos os brotos danificados e congelados são removidos e os galhos também são encurtados. No verão, os botões murchas são cortados. O meio do outono é a época da poda sanitária, quando são removidos os brotos danificados, enrugados e doentes e, se necessário, é feito um desbaste leve dos arbustos.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A rosa é resistente, mas requer preparação para a estação fria. Recomenda-se cobrir os arbustos com papel alumínio ou agrofibra. Em regiões onde os invernos não são muito rigorosos, uma boa cobertura com serragem é suficiente.
Doenças e pragas
Devido à sua forte imunidade, a flor raramente é exposta a doenças fúngicas. Alta resistência da cultura ao oídio e mancha preta. É extremamente raro que roseiras ataquem pulgões, pulgas e ácaros.