- Autores: Tantau
- Sinônimos de nomes: Eisvogel
- Ano de criação: 2016
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: rosa, lilás
- Forma de flor: nostálgico
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: inebriante, exótico
A rosa Eisfogel é um produto jovem de seleção, mas suas formas nostálgicas levam os jardineiros de volta aos dias dos cavaleiros e princesas. Esta é uma das variedades mais originais do viveiro Tantau, procurada em todo o mundo.
Descrição da variedade
A pátria da variedade Eisfogel é a Alemanha. A variedade de chá híbrido foi introduzida em 2016. O nome da variedade é traduzido do alemão como "martim-pescador". É um pássaro muito bonito, cuja cor se deve em parte ao nome da flor.
As roseiras crescem até 80-120 cm, não têm espinhos. As plantas têm até 50 cm de largura, por isso estão localizadas de forma compacta no local. A folhagem dos arbustos é de um verde rico.
As flores são muito bonitas, principalmente em cores frias. Os tons podem ser rosas, lilases, lilases e lilases frios. Ao mesmo tempo, a parte interna da rosa se distingue por uma cor quente mel-pêssego. Essa cor é chamada de "camaleão". A borda das pétalas é ligeiramente mais clara que o tom principal.
As flores são densamente duplas, grandes. Eles têm de 10 a 12 cm de diâmetro e são formados em inflorescências. Cada haste pode formar de 3 a 5 rosas. O aroma da casta Eisfogel é inebriante, muito forte, com notas florais exóticas.
Vantagens e desvantagens
Rose Eisfogel tem algumas vantagens:
- lindas flores de formato nostálgico e cores incomuns;
- configuração de bucha compacta;
- aroma suculento pronunciado;
- a capacidade de crescer ao sol e à sombra parcial;
- resistência à seca;
- floração abundante sem interrupção.
Contras também devem ser observadas:
- a variedade precisa de atenção constante do residente de verão;
- requer abrigo para o inverno, embora a robustez do inverno esteja acima da média, mas esses indicadores estão longe de ser suficientes;
- muito sensível à chuva;
- pode ser afetado por fungos.
Características de floração
A floração abundante pode geralmente ser esperada no segundo ano após o plantio, no primeiro também será, mas as flores crescerão pequenas e solitárias. No sul, as plantas florescem em maio e nas regiões temperadas ou frias em junho. O processo vai até setembro.
A rosa está florescendo novamente. A primeira floração dura um mês, depois o arbusto repousa por 30 dias. Em seguida, o segundo estágio começa. Durante ela, você deve cuidar intensamente da flor.
Flores individuais podem se formar durante o período de dormência, mas apenas em boas condições e tecnologia agrícola adequada. A conclusão da floração será indicada por uma mudança na cor das pétalas para uma desbotada.
Uso em paisagismo
Esta variedade é apropriada para jardins com qualquer desenho. Pode ser clássico, moderno ou rústico. As plantas ficam lindas sozinhas e em grupos, combinam bem com muitas outras flores. Eles são plantados em canteiros de flores e mixborders. A variedade Eisfogel fica ótima no cenário de um gramado verde brilhante.
Regiões em crescimento
Uma rosa desta variedade pode ser cultivada na região de Moscou, bem como nas regiões do sul. Em outros lugares ao ar livre, pode não criar raízes. Ou deve ser cultivado em um jardim de rosas fechado.
Aterrissagem
Basicamente, o desembarque é realizado em abril ou maio. No outono também é possível, mas é importante fazer isso cedo para que a planta se aclimate. Isso geralmente é feito em regiões quentes.
Um solo leve e nutritivo é muito importante para uma rosa. Não deve ser um solo muito úmido ou um lugar com um lençol freático próximo. A reação do solo deve ser ligeiramente ácida ou neutra. Recomenda-se colocar os arbustos em sombra parcial ou em locais com iluminação difusa. Mas eles crescem bem ao sol.
O desembarque ocorre de acordo com as recomendações gerais. Antes do procedimento, é importante manter as rosas em Heteroauxin, em seguida, são colocadas nos buracos cavados. O ponto de crescimento é aprofundado em 3 cm, a planta é regada abundantemente. Um ponto importante após o plantio é a cobertura morta.
Crescendo e cuidando
Durante várias semanas após o plantio, as plantas são regadas moderadamente três vezes por semana. No futuro, vale a pena irrigar 2 vezes em 7 dias, gastando 15–20 litros por arbusto. É muito importante interromper a rega durante chuvas fortes. No final de agosto, a quantidade de rega é rigorosamente medida, e no início do outono vale a pena parar de irrigar as rosas.
Às vezes, arbustos do primeiro ano podem florescer, mas é melhor não permitir. Todos os botões que aparecem antes de agosto devem ser cuidadosamente removidos dos arbustos. No último mês de verão, restam 1 ou 2 flores nos brotos. Assim, é possível conseguir um bom inverno e uma floração exuberante na próxima estação.
Vale a pena alimentar rosas sistematicamente. Na primavera, fertilizantes de nitrogênio são aplicados para um rápido conjunto de massa verde. A formação das flores requer fósforo e potássio, por isso no verão vale a pena alimentar com esses elementos.
Na primavera, é realizada a poda formativa, para isso, restam de 5 a 7 gemas em cada broto. Esta rosa floresce lindamente e parece muito atraente. Além disso, na primavera, você deve aparar os topos e remover os brotos congelados. No verão, de vez em quando, são retiradas as inflorescências já desbotadas, junto com a parte superior do broto. No outono, fazem um corte de cabelo higiênico para se preparar para o inverno.
Além disso, as plantas para um bom desenvolvimento terão que ser amontoadas várias vezes por temporada. Afrouxar o solo também deve ser feito regularmente.
Resistência à geada e preparação para o inverno
As rosas Eisfogel crescem bem na zona de robustez 6. Elas sobrevivem a geadas de até -23 °. Não cubra as plantas antes que a temperatura atinja -7 °. Em seguida, você pode construir um abrigo. Os arbustos cortados são cobertos de terra, cobertos com ramos de abeto. Um abrigo de quadro é erguido com material isolante e filme plástico. Em março, começam a arejar gradativamente o abrigo, devendo a película ser retirada antecipadamente, caso contrário o abrigo vai virar uma estufa.
Doenças e pragas
A resistência a doenças fúngicas na variedade está acima da média, mas se você plantar os arbustos no lugar errado e regá-los com mais frequência do que o necessário, o fungo não demorará a aparecer. Especialmente com frequência, essa variedade é afetada pela mancha preta. Os casos de infecção por oídio não serão muito raros.
As plantas podem ser parasitadas por pulgões, moscas-das-serras e ácaros-aranha. Muitas vezes, eles aparecem onde há muitas ervas daninhas. Você pode se livrar dos insetos com inseticidas.
Reprodução
Esta rosa pode ser propagada por estacas, em geral esta é a única forma, já que com outros métodos podem desaparecer valiosas características varietais. As estacas devem ser retiradas de arbustos jovens, e as mais fortes devem ser escolhidas. O material é cortado após a primeira fase de floração.
Visão geral da revisão
Eisfogel merece muitas avaliações positivas. Entre as vantagens da variedade, os veranistas destacam o belo formato das flores, pintadas em uma interessante gama fresca. Muitas pessoas também gostam do fato de o meio contrastar com a tonalidade principal das pétalas. As flores são altamente decorativas, adequadas em qualquer área.
A variedade é criticada por sua pouca resistência à chuva. Em caso de precipitação, as flores não abrem. Além disso, nem todos os veranistas estão dispostos a prestar muita atenção às flores exigentes e caprichosas, para construir um abrigo para o inverno.