- Autores: Tantau
- Sinônimos de nomes: Afrodite
- Ano de criação: 2006
- Grupo: chá-híbrido
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: roseta para quadrado, em forma de concha
- Tamanho da flor: médio
- Diâmetro, cm: 10-12
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: apimentado
Afrodite é uma variedade interessante para seu grupo. As rosas-chá híbridas não costumam ter um arbusto representativo e, ao mesmo tempo, flores enormes e delicadas, mas Tantau consegue combinar o incongruente.
História de criação da variedade
A variedade foi criada pela famosa empresa alemã Tantau em 2006. Por Hans Jürgen Evers. Rose tem duas medalhas de ouro: a exposição Rosenschau in Forst na Alemanha, 2013, e a exposição internacional em Glasgow, Grã-Bretanha, 2009. Rapidamente se tornou popular em todo o mundo, frequentemente encontrada em lojas de varejo nos EUA, Grã-Bretanha, em Países europeus.
Descrição da variedade
O arbusto é surpreendentemente compacto para uma rosa chá híbrida - 60-80 cm, forte e bonita. A folhagem é uma virtude separada. Verde suculento, com uma superfície densa e brilhante, espessa. O arbusto, mesmo sem flores, parece puro sangue. Em regiões quentes, pode facilmente crescer até 1,2 metros.
A flor é grande, 10-12 cm, as primeiras flores podem ter 9 cm cada, então a planta está ganhando força. O botão é gracioso, em forma de concha, exuberante quando totalmente aberto e elegante semiaberto. O número de pétalas é de 40. Colocação de densidade média. Cor - rosa porcelana, muito delicada. Devido à estrutura das pétalas, a cor parece suave, cálida e luminosa. As pétalas externas são lindamente dobradas para trás, com a idade da flor elas brilham levemente e adquirem um tom cremoso delicioso.
Muito resistente à chuva, as pétalas não ficam manchadas, as pontas não ressecam.
O aroma é médio-forte, picante, com notas frutadas suculentas.
Vantagens e desvantagens
Vantagens da variedade.
Planta resistente e muito saudável.
Espetacular arbusto densamente frondoso.
Altura do arbusto baixa.
Flores grandes e forradas, muito exuberantes.
Delicada cor rosa pérola.
Aroma incomum e não fraco.
A variedade não tem desvantagens. A rosa pode não ser tão exuberante nas regiões frias da Rússia, mas essas não são as características da variedade, mas da cultura.
Características de floração
A rosa pertence ao re-florescimento, na faixa do meio desabrocha em duas ondas: no final de junho e no final de agosto. As flores desabrocham lentamente, mas a pausa entre as ondas costuma ser bem perceptível. O arbusto não está inclinado a dar rosas isoladas entre as flores, forma botões juntos. A segunda floração pode ser visivelmente mais abundante que a primeira.
Em climas amenos, como o Reino Unido, a rosa floresce do meio da primavera ao final do outono.
Uso em paisagismo
A rosa é cultivada para ser cortada e como canteiro de flores. Muito bom em jardins românticos, vai bem com plantas perenes, pode funcionar como uma pequena sebe. Uma boa escolha para um jardim perfumado. Espetacular, não muito alto - fica ótimo em primeiro plano, em barras laterais em gramados, em rabatkas e mixborders. As flores são de cor delicada, mas muito grandes, por isso o arbusto é visível de longe.
Regiões em crescimento
A rosa é resistente, por isso vale a pena considerá-la para cultivo na faixa do meio, a região de Moscou. Na Sibéria e nos Urais, um abrigo cuidadoso para o inverno será necessário; em um verão chuvoso e úmido, uma segunda floração tardia é possível - não em agosto, mas em setembro.
Aterrissagem
Para pousar, eles escolhem lugares claros e bem protegidos dos ventos. A rosa deve receber pelo menos 6 horas de sol brilhante por dia.O sombreamento difuso moderado ao meio-dia é aceitável. Em regiões com clima continental severo, é melhor escolher um local no lado leste ou oeste da casa para proteger a planta do sol forte do dia. Por 1 sq. m você pode plantar 5-6 arbustos de Afrodite. A distância entre os arbustos é de 40-50 cm, nos corredores - 1 metro cada.
O pH ideal do solo é 6,5, mas as rosas podem tolerar até um pH de 7,5. Na primavera, ao cavar por 1 sq. m fazer 2,5 baldes de estrume e 1 copo de farinha de ossos.
Crescendo e cuidando
Como todas as rosas, Afrodite adora regar na hora certa, boa nutrição, aprecia tratamentos preventivos para doenças e podas de alta qualidade e precisa de abrigo para o inverno. A variedade não é das mais exigentes, mas responde a alta tecnologia agrícola.
Regar e alimentar
Rega - 1 balde de água por arbusto pelo menos 2 vezes por semana, durante o período de floração ativa e estiagem um pouco mais frequente, em agosto rega um pouco menos. Água à noite, mas depende da região. Se as noites são frescas, é melhor regar de manhã - isso protege a rosa de doenças. Após a rega, o solo é solto e, de preferência, coberto com cobertura morta. Eles são alimentados 4-5 vezes por estação: em abril, maio, durante o período de formação dos botões, durante o intervalo entre a floração e no início do outono. Até junho, você pode alimentar com fertilizantes nitrogenados, então eles mudam apenas para fósforo e potássio. No outono, o superfosfato é introduzido no solo. Em vez do mulch clássico, é útil usar uma camada de estrume podre ou composto de 5 cm - esta é uma nutrição adicional.
Resistência à geada e preparação para o inverno
As rosas Tantau são cultivadas na Alemanha, onde o clima é continental temperado. A qualidade das castas é muito elevada, mas no rigoroso clima continental, todas as rosas desta origem precisam de apoio e abrigo para o inverno. A poda sanitária é realizada, todos os brotos verdes, velhos e doentes são removidos, os restantes são dobrados ao solo ou encurtados. A camada de cobertura morta para o inverno deve ser de pelo menos 15-20 cm. Os arbustos jovens na Sibéria e nos Urais são adicionalmente cobertos com lutrasil, ou eles formam "casas" de um suporte e material de cobertura.
Doenças e pragas
A variedade apresenta uma resistência muito elevada ao oídio e à mancha preta. As flores não são danificadas por mofo cinza. Se no local outras rosas adoecem com frequência, os tratamentos preventivos com "Fitosporin-M" são desejáveis. No outono, as plantações são cuidadosamente removidas, todos os resíduos vegetais são removidos, durante a estação de crescimento as rosas são pulverizadas várias vezes com infusão de cinzas e estimulantes de crescimento.
Visão geral da revisão
As críticas são quase unânimes: a variedade é divina. Nem todos concordam que a deusa grega Afrodite se parece com isso, muitos têm associações com porcelana chinesa, seda ou marshmallows. Em qualquer caso, a variedade é exuberante, feminina, arejada, solene e literalmente jorra ternura. De diâmetro, as flores atingem facilmente até 15 cm, são persistentes, duram muito tempo, não ficam cobertas de pontos com o envelhecimento, como outras variedades rosa pálido. Pétalas de alta qualidade. A floração é possível mesmo em três ondas. O arbusto também mereceu aplausos - reto, limpo, denso, com folhagem abundante.
A fragrância é descrita como interessante, incomum, original.
Os críticos tocaram na forma da flor (nem todo mundo gosta da forma alojada, ela é percebida como um pouco desleixada, desgrenhada) e nas qualidades decorativas gerais da variedade (rude e rústica). Para alguns, o arbusto não se mostrou muito exuberante.
Mas todos notaram unanimemente que a rosa é incrivelmente resistente. As flores sobrevivem facilmente à chuva e ao calor, a planta passa bem no inverno. Existem análises de doenças, mas isoladas. A variedade, a julgar pelas opiniões, é muito saudável, com forte imunidade e não tende a atrair doenças.
Afrodite é uma grande variedade para quem procura rosas solenes e vistosas e ao mesmo tempo quer uma planta de tamanho médio e muito resistente.