- Autores: Marshall
- Sinônimos de nomes: Adelaide sem capuz
- Ano de criação: 1972
- Grupo: esfrega, arbusto
- A cor principal da flor: vermelho
- Forma de flor: em forma de xícara
- Diâmetro, cm: 6-8
- Tipo de flor por número de pétalas: semi-duplo
- Descrição do arbusto: vigoroso com brotos muito eretos
- Altura do arbusto, cm: 140-175
As rosas, que pertencem à variedade canadense Adelaide Hoodless, florescem por muito tempo e crescem rapidamente. Os paisagistas costumam usar a planta em seus projetos.
História de criação da variedade
A variedade de rosas Adelaide Hoodless foi batizada em homenagem ao fundador do Canadian Women's Institute Elliot e foi criada artificialmente em 1972 como planta de parque para que pudesse sobreviver ao inverno frio, já que o parque não cobre arbustos no inverno. Esta variedade é um híbrido interespecífico. Em 1998, no Jardim Botânico de Montreal, foi realizado um estudo sobre a resistência da roseira à mancha preta, oídio e ferrugem. É uma das mesmas variedades, cuja taxa de infecção é de 0-5%. O experimento foi realizado em rosas comprovadas.
Descrição da variedade
Rose Adelaide Hoodless (cultivar Adelaide Hoodless) é um belo arbusto com flores pequenas e um leve perfume da família Rosaceae. Na maioria das vezes, as flores são de cor vermelha clara com folhas brilhantes. As folhas são geralmente verdes, de cor verde escura, brilhantes e ovóides, com bordas bem dentadas. As flores têm aproximadamente 6 a 8 centímetros de diâmetro e 10 a 20 pétalas. As flores costumam ser muito perfumadas. A maioria das espécies cresce em caules longos. É uma planta compacta e muito resistente. A altura pode ser de 140 centímetros ou chegar a 175 centímetros, o arbusto terá cerca de 150 centímetros de largura.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem desta espécie é sua resistência a baixas temperaturas - não precisa ser coberta para o inverno. Essas rosas só congelam em temperaturas abaixo de -40 ° C.
O cuidado com rosas é mínimo, embora esta planta possa ser suscetível a algumas doenças e ataques de pragas, mas se as regras básicas forem seguidas, até mesmo um iniciante pode cultivar uma flor.
Características de floração
A rosa florescerá do final da primavera ao final do outono. E também suas flores podem diferir ligeiramente em tons em diferentes períodos de floração.
Uso em paisagismo
Rose Adelaide Hoodless é um arbusto de folha caduca com múltiplas hastes e um padrão de crescimento que se espalha verticalmente. Sua textura média combina com a paisagem, mas pode ser equilibrada com uma ou duas árvores ou arbustos menores ou mais grossos para criar uma composição eficaz.
É um arbusto de baixa manutenção e é melhor podado no final do inverno, quando a ameaça do frio extremo passa. Não possui características negativas significativas.
Rose Adelaide Hoodless é usada para criar composições de paisagens, por exemplo:
plantio em massa;
cobertura / triagem;
uso geral do jardim.
Aterrissagem
Vale a pena plantar rosas onde recebam luz solar pelo menos 6 horas por dia, além de umidade e nutrientes suficientes. É necessário providenciar uma distância suficiente entre eles (a partir de 90 centímetros), pois uma boa circulação de ar evitará doenças nas folhas. Antes do plantio, as plantas com raízes nuas devem ser embebidas em água por várias horas para garantir que estejam bem hidratadas. O local deve estar bem drenado e o buraco deve ser grande o suficiente para encher com água antes do plantio.Depois que a cova já estiver coberta com solo, o local de plantio deve ser regado.
Crescendo e cuidando
Para o melhor crescimento das rosas, algumas condições de cultivo e cuidados podem ser seguidas.
Todos os anos, você precisa melhorar o solo ao redor da rosa.
Os arbustos não devem secar - vale a pena umedecer abundantemente várias vezes por semana para melhor manter a umidade no solo.
Vale a pena podar regularmente a roseira com um podador para remover quaisquer caules mortos ou moribundos.
As plantas já enraizadas devem ser alimentadas com fertilizantes adequados. Este arbusto só deve ser cultivado sob luz solar intensa. Ele cresce melhor em condições de umidade moderada a uniforme, mas não tolera água parada. Não depende do tipo de solo ou pH. A variedade é tolerante à poluição urbana.
Doenças e pragas
Graças à pesquisa, ficou comprovado que a planta é suficientemente resistente a doenças e diversas pragas, mas para proteger completamente os arbustos, deve-se prestar atenção às seguintes pragas e cuidados para este tipo de rosas.
Os tripes são insetos muito pequenos com asas, e a maior parte dos danos nas plantas fica por conta de larvas jovens, que se alimentam dos finos tecidos da folhagem e das flores, devido aos quais o crescimento da planta é perturbado e aparecem pétalas danificadas, o que contribui para o desenvolvimento prematuro queda da flor. Thrips também podem transmitir muitos vírus de plantas prejudiciais.
Como evitar: retire o mato e, se a planta estiver em casa, coloque telas nas janelas para evitar que entre. E também você precisa jogar fora as plantas infectadas.
O ácaro-aranha é um inseto que se alimenta de "perfurações" especiais na boca, que fazem com que a planta fique amarela e pontilhada. A queda da folha e a morte da planta podem ocorrer com infestação severa.
Como evitar: Remova ervas daninhas e plantas infestadas, regue as plantas regularmente.
Pulgões são insetos pequenos e um tanto preguiçosos com um corpo mole que suga quase todo o líquido das plantas. Eles podem transmitir vírus e doenças prejudiciais de outras plantas.
Como evitar: Remova as ervas daninhas e certifique-se de que não aparecem. Inimigos naturais, como percevejos, se alimentam de pulgões no jardim, ajudando os arbustos. Você também pode usar produtos especiais para controle de insetos.
As lagartas ainda são uma forma imatura de mariposas e borboletas. Seu perigo se reflete no fato de que são muito vorazes e comem quase todas as plantas, portanto as rosas também podem estar em perigo.
Como evitar: Livre-se das ervas daninhas, remova as lagartas se estiverem em arbustos. Novamente, os inimigos naturais que se alimentam de lagartas também podem ajudar a se livrar delas.