- Autores: David Austin
- Sinônimos de nomes: Abraham Darby
- Ano de criação: 1985
- Grupo: Inglês
- A cor principal da flor: cor de rosa
- Forma de flor: quadrado
- Tamanho da flor: ampla
- Diâmetro, cm: 9-11
- Tipo de flor por número de pétalas: duplo grosso
- Aroma: frutado com notas de óleo de rosa
Rose Abraham Darby é uma cultura requintada e luxuosa, altamente considerada por jardineiros de todo o mundo. É caracterizada por um início de floração precoce, um longo ciclo de brotação e uma cor excelente, dependendo das condições de clima e temperatura de cultivo. Com os devidos cuidados, a variedade pode facilmente se tornar uma joia da coleção nos mais bem cuidados jardins e estufas.
História de criação da variedade
A variedade foi obtida pelo famoso criador britânico David Austin em 1985. Ele conseguiu preservar a forma clássica em concha da velha rosa inglesa, dando a suas pétalas uma cor incomum. Abraham Derby é considerado uma subespécie única, já que 2 variedades modernas foram utilizadas na criação: a trepadeira Aloha e a Almofada Amarela floribunda. Foi originalmente chamado de AUScot, que mais tarde foi alterado.
Descrição da variedade
A variedade pertence ao grupo das rosas inglesas, não está oficialmente registrada na Rússia. Os arbustos são vigorosos, com 120-150 cm de altura e até 140 cm de diâmetro. Sua forma é redonda, de alta densidade. As folhas são de tamanho médio, verde-escuras e brilhantes. Um arbusto perene adequado para cultivo padrão.
As flores desta variedade são rosa, com uma delicada nota de damasco e uma base de pétalas amarela. Não há variação na cor. Inflorescências de baixa flor, 1-3 botões por haste. As próprias corolas são quadradas, grandes, com 9-11 cm de diâmetro e densamente duplas. O número de pétalas em cada um chega a 140.
As rosas de Abraham Derby têm um cheiro forte. É definido como frutado, com notas amanteigadas.
Vantagens e desvantagens
Essa variedade tem algumas vantagens. É perfeitamente adaptado ao calor, não desbota em temperaturas acima de +35 graus. As ondas floridas substituem umas às outras durante a estação quente, o que é bastante incomum para uma rosa inglesa de flores grandes. Também Abraham Derby é elogiado por:
- proporcionalidade e harmonia;
- alta taxa de crescimento;
- variedade de tons de pétalas, dependendo do clima;
- capacidade de formar pincéis de flores.
A principal desvantagem da variedade é considerada a baixa resistência à chuva e ao vento. Com precipitação prolongada, os botões apodrecem antes de abrir. Além disso, as rosas de Abraham Derby devem ser moldadas e amarradas a suportes.
Características de floração
Rose Abraham Derby é uma cultura de florescimento contínuo. Forma botões de junho ao final do outono.
Uso em paisagismo
A variedade é adequada para corte. Na maioria das vezes, é cultivado como um formulário padrão. Quando plantada em grupos, forma sebes, arcos e caramanchões magníficos. Em plantações isoladas, é muito decorativo, mas com tendência ao desbotamento das flores. Em cor e tamanho, é ideal para uso no centro de uma composição em um canteiro de flores.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para cultivo em zona de clima temperado. É cultivado com sucesso na Grã-Bretanha e outros países europeus, nos EUA. Na Rússia, é plantado em campo aberto ou em estufas.
Aterrissagem
Os arbustos são plantados na primavera e no outono, preparando um solo rico em húmus para eles. A distância ideal entre plantas adjacentes é de 0,5 ou 1 m.A variedade é adequada para áreas abertas ou ligeiramente sombreadas e protegidas de correntes de ar, iluminadas a maior parte do dia. Para melhor adaptação ao frio, o plantio de outono é considerado preferível.
Os arbustos são colocados em um buraco de cerca de 70 cm de diâmetro, preenchido 2/3 com uma mistura de turfa, grama, areia e composto. As raízes das mudas são pré-refrescadas, embebidas em água e solução desinfetante. O fundo do buraco é drenado sob uma camada de mistura de solo. A muda é enterrada 5-6 cm.
Crescendo e cuidando
Abraham Derby é uma variedade que responde bem a cuidados de qualidade. É claro que, mesmo com o mínimo de cuidado, ela tem chance de florescer. Mas as plantas crescem melhor em um ambiente cuidadosamente fertilizado e moderadamente úmido, protegido da influência negativa de fatores externos. A terra ao redor é periodicamente solta.
Regar e alimentar
Esta rosa precisa de alimentação regular 4-5 vezes durante o ano. Começam a dar fertilizantes em abril, na forma de complexos prontos, com o início da brotação, usa-se o superfosfato, coloca-se a matéria orgânica antes do inverno. A rega é feita 1 a 3 vezes por semana. 10-20 litros de água são adicionados em cada arbusto de cada vez. Eles param a irrigação em meados do outono.
Poda
Dependendo da escolha da forma, os arbustos podem ser cortados de acordo com padrões diferentes. Para fins sanitários, tais eventos para Abraham Derby são realizados na primavera e no outono, estimulando a floração abundante. Se a variedade for cultivada como escaladora ou trepadeira, nos primeiros 3-4 anos apenas os rebentos laterais são removidos, deixando o caule central inalterado. Para o formato de um arbusto espalhado, remova todas as partes improdutivas, bem como 1/3 do comprimento de todos os ramos.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade é resistente ao gelo e pode suportar temperaturas de até -25 graus. Pertence à zona 5 deste indicador na classificação do USDA. Requer abrigo em climas temperados e frios. Antes do início do frio, o arbusto é libertado da folhagem, a base é cravada com uma camada de cobertura morta, os rebentos são dobrados ao solo sobre uma cama de palha seca ou serradura, ramos de abeto. Uma camada de agrofibra é colocada por cima.
Doenças e pragas
Esta variedade de rosa é altamente resistente à mancha preta e ao oídio. Possui uma tolerância média à ferrugem, podendo ser acometido por esta enfermidade em condições desfavoráveis. O tratamento preventivo é recomendado na primavera e no outono. Entre as pragas da rosa, podem aparecer pulgões, ácaros, pennits babosos e moscas-serra.
Reprodução
Novas mudas são obtidas vegetativamente. É possível dividir o arbusto ou cortar as estacas para enraizar.
Visão geral da revisão
De acordo com os jardineiros, a variedade Abraham Derby pode ser cultivada até mesmo por pessoas que nunca trabalharam com rosas antes. É despretensioso, quando plantado em uma cultura auto-enraizada, cresce rapidamente. O deleite particular é causado pela delicada cor de pêssego dos botões, mudando gradualmente para rosa sem o sol forte. É por causa dela que esta variedade de rosas inglesas é escolhida pelos colecionadores mais exigentes para seus jardins.
Abraham Derby, de acordo com os residentes de verão, foi aclimatado com bastante sucesso na Rússia. Em regiões com meses frios de primavera, os tempos de floração podem mudar ligeiramente. Mas as plantas lidam com sucesso com a maioria das doenças culturais, exceto que mostram sensibilidade à ferrugem. As pragas também aparecem raramente.
O aroma das flores pelos jardineiros em sua maior parte é estimado como morango, rico, mas sem doçura desnecessária, denso e espesso. E sua forma é chamada de antiquada, mas fofa, uma reminiscência de bolas de sorvete ou pompons. Os residentes de verão também consideram a entrada da variedade em flor no primeiro ano como uma grande vantagem.
Também existem desvantagens. Os produtores observam a necessidade de podar os botões fracos para estimular o desenvolvimento de outros mais fortes. Também é mencionada uma redução notável no tamanho das corolas em calor extremo sem sombreamento. A aplicação de curativos foliares ou pulverização de pragas também pode se tornar um problema de cuidado. Sem um componente pegajoso na composição, eles são lavados da planta na primeira chuva.