Como pintar paredes com as próprias mãos?
Qualquer estrutura criada pelo homem tem o seu aspecto especial, assim como o design do interior da divisão. A arte mais antiga e ainda relevante é a pintura de parede, que vai ajudar a transformar qualquer ambiente. Para decorar bem o ambiente e pintar as paredes com as próprias mãos, é necessário ter conhecimento de várias técnicas e saber aplicá-las corretamente na superfície acabada.
Escolha da técnica
A pintura mural é popular desde a antiguidade, em Roma e na Grécia, com a ajuda de frescos, as paredes das instalações foram tratadas, tornando-as originais e muito bonitas. Esta arte não perdeu a sua relevância, as tintas para o tratamento das paredes da sala são utilizadas ainda hoje, no entanto, a técnica de aplicação tornou-se muito mais. Para os interessados em criar algo não convencional, interessante e bonito nas paredes, esta opção é a mais adequada.
Pintar paredes para iniciantes pode ser um desafio. Você não deve começar a trabalhar sem estudar os estilos de desenho, sem entender como essa arte deve parecer com os profissionais de sua área.
Dentre a variedade de técnicas de belas-artes que se relacionam com a pintura de paredes, vale destacar as opções clássicas:
- fresco;
- encáustica;
- alsecco;
- sgraffito.
O século atual apresenta opções não menos marcantes de tecnologia que são dignas de atenção:
- grisaille;
- pintura decorativa em gesso;
- pintura acrílica;
- o uso de tintas visíveis e invisíveis;
- graffiti;
- pintura de superfícies de vinil;
- pintura de estêncil.
Cada opção tem suas próprias características e pode ser usada em uma sala específica. Para escolher uma técnica de pintura específica, vale a pena conhecer as opções mais conhecidas e populares.
Fresco
Uma das artes mais antigas da pintura de parede é o fresco. A peculiaridade dessa técnica é que o desenho é aplicado não sobre uma superfície de parede preparada a seco, mas sobre uma úmida. Essa nuance não é acidental, pois permite criar imagens duradouras que podem ser armazenadas por centenas de anos. Devido ao fato de as tintas serem aplicadas sobre gesso úmido, elas são cobertas com uma película protetora de cal após a secagem.
Foi a presença da cal no gesso que permitiu aos artistas criarem obras de arte que sobrevivem até hoje.
Agora, o termo fresco pode ser usado para qualquer pintura de parede, independentemente da técnica ou tinta usada. Para distinguir a técnica de aplicação da pintura das paredes, pode-se usar a frase "afresco limpo". Várias opções de pintura podem ser usadas para afrescos modernos.
Pintura aquarela
Tendo em vista as peculiaridades e certas deficiências do fresco, procedeu-se à procura de uma matéria-prima mais perfeita para aplicar nas paredes e tornou-se a aguarela. A vantagem dessas tintas é que elas se dissolvem na água e podem ser lavadas se necessário. Graças ao advento da pintura em aquarela, tornou-se possível criar em diferentes estilos.
- Fresco - a utilização de tintas hidrossolúveis à base de água para pintura em estuque húmido. Para obter o resultado desejado, é necessário utilizar um gesso de alta qualidade, que incluirá cal apagada, aparas de tijolo, fios de linho e cânhamo fino.
- Alsecco - aplicar aquarelas ao gesso seco.Nesse caso, não há necessidade de selecionar nenhum tipo específico de decoração de parede, mesmo o gesso mais barato.
- Aerografia - desenho com tintas que estão em uma lata de spray ou aerógrafo.
- Graffiti - aplicação de tinta com lata em spray sobre qualquer revestimento.
- Abstração - é aplicado com aquarela na parede, e as bordas da imagem são borradas com espuma de borracha.
O uso de aquarelas solúveis em água tornou-se muito popular e deu origem a novos estilos de pintura modernos.
Aerografia
Graças à invenção da pistola ou aerógrafo, os artistas e pintores têm a oportunidade de aplicar tinta nas paredes, movendo-se suavemente de uma tonalidade para a outra. A presença de um dispositivo adicional não só acelera o processo de pintura das paredes, mas também permite torná-la organizada e limpa, com consumo mínimo de tinta. É com a ajuda de aerografia que você pode criar grandes desenhos nas paredes, enquanto desenha com precisão todos os pequenos detalhes.
Graças à capacidade de usar cores diferentes e fazer uma transição suave de um tom para outro, o artista pode criar desenhos realistas e vivos que podem transformar qualquer ambiente.
Além da aerografia, há também o grafite.... Este tipo de arte envolve a aplicação de tintas não dentro, mas fora das instalações e edifícios.
Decoração de estêncil
Outra técnica, graças à qual você pode decorar um ambiente de forma independente, é a pintura com estêncil. Este tipo de arte envolve a presença de estênceis (moldes) que são sobrepostos na parede e pintados. Devido ao uso correto de tais produtos, você pode obter um desenho bonito e elegante na parede. Na maioria das vezes, os estênceis são usados para decorar uma sala com ornamentos, bordas, frisos e outros padrões que podem ser preparados com antecedência.
Para evitar que a tinta entre sob o estêncil, ele deve estar bem fixado na parede, após o que você pode pegar um pincel especial para estêncil e aplicar aquarelas ou tintas látex.
Ao criar a mesma imagem no mesmo esquema de cores, você pode usar o mesmo modelo e, para uma composição variada com uma grande paleta de cores, é necessário fazer um número bastante grande de espaços em branco. Qualquer pintura na parede deve ser bonita, limpa, feita com tintas inofensivas e que corresponda às características e à finalidade do cômodo.
Ferramentas e materiais
Para pintar as paredes por conta própria, é importante ter consigo não só o conhecimento e a vontade, mas também as ferramentas necessárias. Dentre as mais demandadas, vale destacar:
- primer acrílico;
- estênceis;
- lápis;
- tintas acrílicas;
- marcadores multicoloridos;
- escovas de diferentes espessuras;
- fita adesiva para fixar modelos;
- rolo;
- laca acrílica.
Se você deseja decorar a parede de qualquer cômodo de uma casa ou apartamento com tintas acrílicas, deve decidir o tipo de desenho, as características de cor do futuro objeto de arte e preparar tudo o que você precisa para o trabalho. Pode ser usado tintas a óleo, acrílicas e têmpera.
Como fazer isso sozinho?
Para pintar as paredes de um apartamento por conta própria, você precisa decidir o estilo e a ideia, escolher um padrão e um esquema de cores de acordo com a finalidade do cômodo. Se o trabalho for feito pela primeira vez, é aconselhável assistir a uma master class para iniciantes de um mestre experiente. No processo de desenho, é importante não ter pressa e fazer tudo por etapas.
A tecnologia da pintura mural resume-se ao facto de cada divisão ter as suas características e técnicas próprias, uma das paredes da sala é pintada, optando-se por um determinado estilo que esteja em harmonia com o interior. No quarto, recomenda-se o uso de cores pastéis e no máximo três tons, para não sobrecarregar o ambiente.
O quarto das crianças é decorado com cores vivas, mas com uso mínimo do vermelho e do preto, que afetam negativamente o psiquismo da criança em grandes quantidades.
A pintura da parede na cozinha depende muito do tamanho da sala, quanto menor for, menor será o desenho, em uma sala grande você pode pintar a parede inteira... No banheiro, você também pode aplicar um desenho com tintas sobre um azulejo, para o qual é necessário lavá-lo, lixá-lo com uma lixa e aplicar um primer. A tecnologia de desenhar imagens se resume em escolher um objeto ou objeto a ser desenhado, determinar o esquema de cores e escolher um local para criação futura.
Detalhes precisos e uniformes são mais fáceis de transferir para a parede usando um modelo, ideias abstratas e ideias são incorporadas pelo próprio criador. Antes de começar, vale a pena fazer um esboço várias vezes no papel em diferentes escalas para ter certeza de que a ideia escolhida é adequada para uma determinada sala e complementa seu design.
Preparação
Para fazer um belo desenho em uma parede, primeiro você deve prepará-lo. Além das ferramentas e materiais que devem estar com você no início do trabalho, vale a pena cuidar de uma escada, que ajudará a preparar a parede de massa e nivelar a superfície, além de ser útil durante o processo de estampagem.
Para um desenho bem sucedido, a parede deve ser coberta com massa ou colada com papel de parede para pintura.
É muito importante desengordurar a superfície onde ficará o desenho e limpar de poeira ou placa.... Para um desenho feito com tintas a óleo, a parede deve ser previamente imprimada, para aquarelas vale a pena deixar a superfície um pouco úmida. Assim que o local para trabalhar estiver pronto, você pode começar a desenhar.
Desenhando uma figura
Para obter uma imagem bonita e clara, você precisa usar um modelo de acordo com o qual você pode desenhar os contornos e, em seguida, preencher o meio. Para desenhos de formato livre, o princípio de aplicação permanece o mesmo, mas o modelo não é usado. Imagens abstratas, embora pareçam caóticas, mas eles têm um certo sistema que deve ser seguido a fim de obter o resultado desejado.
Se você pretende aplicar toda a composição, recomenda-se aplicar um esboço e pintar de acordo com ele.
Depois que o esboço estiver pronto, você pode avaliar o trabalho e, se necessário, corrigir as falhas. Assim que o trabalho é concluído, toda a superfície é envernizada para preservar o traçado o máximo possível e protegê-lo de deformações sob a influência de oscilações de umidade e temperatura. Depois de todo o trabalho duro é importante ventilar o ambiente - e você pode desfrutar do trabalho acabado.
Lindos exemplos no interior
Para decorar sua casa com estilo e beleza, você pode usar exemplos prontos de livros, da Internet ou de outras fontes.
Catedrais e templos eram mais frequentemente pintados com afrescos clássicos, contando sobre eventos importantes da época. A principal característica era a aplicação de tinta sobre gesso úmido.
Um fresco moderno pode representar qualquer assunto; apenas a técnica de aplicar uma imagem a uma superfície molhada permanece a mesma. Os trabalhos da nova amostra podem ser aplicados com aquarelas, que antes não eram utilizadas para isso.
A pintura em aquarela de paredes é uma das opções de acabamento de superfície mais populares no momento. O criador pode aplicar quaisquer objetos e objetos que cabem no interior da sala.
Desenhar com um aerógrafo não é menos popular e muito bonito. Os trabalhos resultantes podem ter um enredo diferente, mas graças à técnica especial de aplicação, a aerografia é uma das opções mais atrativas para a decoração de paredes.
O mais simples, mas não menos eficaz, é a decoração de parede de estêncil, que envolve desenhar uma imagem usando estênceis prontos. Com a ideia certa, uma imagem bem posicionada e uma cor bem escolhida, você pode obter um resultado maravilhoso.
A escolha de opções para decoração de parede é grande o suficiente, portanto, cada um pode encontrar o que gosta e a tecnologia de criação com a qual certamente irá lidar.
Como pintar paredes, veja abaixo.
Artigo muito interessante e útil após o qual eu queria criar!
O comentário foi enviado com sucesso.