Tudo sobre pintar fachadas de edifícios

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Preparação da superfície
  3. Estágios de aplicação de tinta
  4. Belos exemplos

Pintura de fachadas de edifícios anima cidades cinzentas, dá cor aos dormitórios, desperta a imaginação, encanta, encanta, faz pensar no enredo. A carga emocional daquilo que você vê depende do tema do mural e do talento do artista.

Peculiaridades

A pintura de rua é obtida de forma impecável por artistas com experiência nessa direção específica da arte. Não importa o quão talentoso o mestre possa pintar telas, nem todos serão capazes de capturar a perspectiva da rua como um todo. Para que um afresco, graffiti ou mural pareça 100%, você precisa levar em consideração muitos fatores:

  • pontos cardeais;
  • iluminação natural em diferentes momentos do dia, iluminação artificial noturna;
  • localização do edifício no conceito geral de rua;
  • a forma e a escala da parede.

Levando em consideração apenas fatores externos, um esquema de cores e plotagem adequados são selecionados (possivelmente georreferenciado). Você também deve levar em consideração a distorção ilusória da imagem ao vê-la a uma grande distância, caso em que a capacidade do olho humano de capturar a perspectiva de pequenos detalhes é reduzida. Portanto, a preferência é dada à monumentalidade, ao close-up.

Várias técnicas estão envolvidas na pintura de fachadas de edifícios: afrescos, murais, graffiti, padrões, ornamentos folclóricos são reproduzidos com tintas.

Graffiti

O primeiro graffiti foi deixado para nós por nossos ancestrais na forma de pinturas rupestres. A forma de arte moderna teve origem nos EUA no início do século passado... Naquela época, os artistas "reviviam" os enfadonhos vagões de carga com seus desenhos. Rapidamente, a pintura de "carruagem" migrou para as paredes das casas e cercas.

O graffiti é pintado com tintas ou riscado na parede, vidro. Podem ser desenhos ou inscrições, a cores e a preto e branco.

Os grafiteiros não toleram regras e restrições seculares, esse é o destino dos artistas livres, portanto, as obras não são coordenadas com representantes das autoridades locais e muitas vezes são consideradas ilegais.

Murais

Refere-se ao tipo monumental de pintura de rua. Não será possível pintar a parede de um prédio alto com uma lata de tinta spray em poucos minutos, portanto, ao contrário do grafite, um mural deve ser coordenado com as autoridades locais. Mas essa arte de rua é bastante legal, às vezes ruas inteiras são dadas a ela. Isso não é feito apenas para decorar a cidade, mas também para protegê-la da manifestação informal do graffiti.

Os murais, ao contrário do graffiti, além das fotos, carregam uma ideia, um significado semântico. Nesse caso, eles estão mais próximos dos afrescos tradicionais que retratam cenas da vida ou temas míticos.

Além disso, os murais são muito realistas, às vezes esses desenhos se assemelham a fotografias.

Pintura sem trama colorida

Pintura que não carrega uma carga semântica, pode ser executado em toras, paredes de tijolo, superfícies de madeira ou sob bambu. Cada tijolo, madeira ou tronco é pintado com uma cor diferente. Acontece que casas particulares engraçadas. A pintura sem trama colorida também é realizada na forma de padrões e ornamentos folclóricos.

Preparação da superfície

Antes de começar a pintar as paredes, você precisa realizar um trabalho preparatório:

  • escolha um edifício com parede adequada;
  • assinar contrato com a administração local para realização de obra;
  • escolha um tema, defina conceitos, desenhe um esboço;
  • recolher os materiais e ferramentas necessários, tendo em conta o trabalho de rua e a escala da superfície;
  • cuidar das possibilidades de acesso ao local de trabalho;
  • pense sobre onde o equipamento será armazenado;
  • para proteger o local de trabalho da presença de pessoas não autorizadas para fins de sua segurança;
  • preparar a superfície da parede na seguinte ordem: diretamente na parede, gesso, uma camada de massa de acabamento, primer.

Se a construção já foi concluída, as paredes provavelmente estão prontas para serem pintadas. É melhor controlar a superfície de uma casa que está em construção, verificar a qualidade gessopara que você possa trabalhar nas paredes quando o objeto for entregue. Para preparar a parede fica melhor com a composição do mesmo fabricante, cujas tintas serão utilizadas para pintura.

Um edifício com mais de três metros de altura requer acesso especial. Para isso, é montado um andaime ou um berço suspenso.

A parede escolhida para a pintura é preenchida com tinta base - branca ou cinza escuro, dependendo da tonalidade do futuro desenho. Comece a trabalhar após a secagem completa. Uma parede bem preparada deve ser sólida, seca e limpa.

É melhor proteger temporariamente as partes da parede que não estão cobertas por uma imagem com polietileno.

Estágios de aplicação de tinta

O trabalho deve ser executado em tempo seco e com temperatura do ar positiva. Em primeiro lugar, um esboço é transferido para a parede preparada. Se for trabalhado em detalhes, com proporções e perspectivas claramente deduzidas, uma grade é aplicada à superfície e um esboço é feito sobre ela.

Você pode fazer sem uma grade, aplicar os contornos da imagem usando um projetor. A possibilidade de utilização deste método depende do tamanho da parede, da potência do equipamento e da ausência de andaimes.

Quando o esboço for desenhado em detalhes na parede, prossiga diretamente para murais... Todos os materiais são selecionados com as características de uso ao ar livre. É melhor usar tintas como Alpina, Caparol, todos os tipos de composições de Tikkurila, bem como tipos de silicato e esmaltes.

Recolhidas as tintas, procedem à execução detalhada da pintura artística, trabalham os pontos locais do desenho, volumes e pequenos traços da composição. O trabalho é realizado desde a percepção geral até detalhes particulares, o que permite preservar a integridade de toda a imagem.

Ao final da pintura e secagem completa das tintas, a obra é recoberta com uma camada protetora, por exemplo, verniz acrílico fosco.

Belos exemplos

Mesmo a pintura mais simples dará vida a um edifício cinza opaco. Mas geralmente os artistas não procuram caminhos fáceis, mas criam verdadeiras obras-primas nas paredes da cidade.

  • Se os autores querem chocar o espectador, recorrem a imagens tridimensionais, cortando o edifício com um rio ou desenhando um carro preso na parede.
  • Fachadas de edifícios falsas parecem incomuns em quarteirões da cidade. Os edifícios de épocas passadas parecem surgir nas ruas.
  • Um prédio simples de cinco andares se transforma em um objeto de arte de rua divertido e inesquecível. Quem não gostaria de viver em uma casa tão incrível?
  • Os artistas têm a oportunidade de "amarrar" o enredo da pintura aos objetos da rua. Acontece um trabalho interessante com crianças pintadas regando árvores reais.
      Criação de afrescos e murais nas paredes das casas - ocupação cara, mas decorar as fachadas dos edifícios com estuque e outras composições arquitetônicas será ainda mais caro. Eles recorrem à decoração de rua para tornar os edifícios inesquecíveis, as ruas originais e a cidade única.
      Veja um vídeo sobre como pintar a fachada de uma casa.
      1 comentário
      0

      Substantivo.

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário