Tudo sobre margaridas
Uma das flores mais famosas é, sem dúvida, a camomila. Esta planta é muito utilizada em paisagismo, pode ser encontrada em quase todas as casas de campo, em hortas e jardins frontais, tem um aspecto delicado e um aroma agradável e discreto. Detenhamo-nos mais detalhadamente em sua descrição, estrutura, variedades, bem como nas regras de cultivo.
Descrição
Primeiro, um pouco de história. A camomila de campo comum na natureza cresce em todos os lugares na Rússia e na Europa, bem como na América do Norte. Sabe-se que eles cresceram até no Norte da África. Mas os povos locais acreditavam que as margaridas atraem os espíritos malignos, então eles as destruíram completamente.
Em latim, camomila soa como matricaria. O nome da flor foi inventado na Polónia no século XVI, ao mesmo tempo que se fazia a primeira descrição botânica desta cultura. Em meados do século XVII, a planta atraiu a atenção dos criadores europeus e a partir desse momento os cientistas começaram a desenvolver cultivares e variedades que hoje são amplamente utilizadas na horticultura.
Então, camomila é planta herbácea da família Astrov. É um arbusto ramificado bastante poderoso, cuja altura, dependendo das características da variedade, pode variar de 15 cm a 1 m, as folhas são oblongas, recortadas nas bordas, de cor verde brilhante. Uma roseta densa é formada por baixo. O sistema radicular é ramificado, bastante estável, mas ao mesmo tempo raso.
As flores são colhidas em inflorescências em forma de cestos de 7 a 15 cm de diâmetro, ao mesmo tempo que as flores são simples, semiduplas e também duplas. Na esmagadora maioria dos casos, a cor é branca, o núcleo é amarelo dourado.
Embora nos últimos anos, por meio do esforço dos criadores, novas variedades de camomila com pétalas de delicados tons pastéis tenham sido criadas.
Variedades e tipos
Em comparação com a floresta selvagem e as margaridas dos prados, as espécies domesticadas e domésticas têm diferenças significativas:
- flores maiores;
- formação de botões ativos;
- maior tempo de floração;
- a possibilidade de reflorescer de arbustos no final do verão - início do outono.
No total, os criadores têm cerca de 2 dúzias de variedades de camomila. Eles diferem na altura do arbusto, no diâmetro das inflorescências e no tom das pétalas. Entre eles, existem variedades de jardim e variedades de interior. Os seguintes tipos e variedades são especialmente populares.
- Nivyanik... Planta de arbusto perene com caules de até 1 m de comprimento. Essa variedade tornou-se onipresente no arranjo dos jardins frontais. Na maioria das vezes tem pétalas brancas com um núcleo amarelo.
- alemão... Ela cresce até 45-50 cm .A camomila se distingue por flores bastante grandes e um aroma rico.
- romano... Planta de baixo crescimento, com altura não superior a 25-30 cm. Pertence ao grupo das margaridas perenes, normalmente utilizadas para decorar gramados e canteiros de flores como parte de mixborders.
- "Princesa de Prata"... Uma das mais belas variedades de camomila. Suas flores atingem 10 cm de diâmetro, enquanto a floração começa no início do verão e dura até a chegada do frio.
- "Estrela do Norte". Essa flor se torna um adorno de qualquer site. A planta é alta, até 60-70 cm, tolera bem geadas, calor e seca leve.
- "Vencedora". Camomila de flores grandes com 60-90 cm de altura, flores com 8-13 cm de diâmetro.
- Aster com flores grandes. Um verdadeiro gigante no mundo das margaridas, tem 90 cm de altura e distingue-se pela sua despretensão, resistência à seca. Vale ressaltar que o plantio pode ser feito a qualquer momento, mesmo antes das geadas de inverno.
Sadovaya camomila subdimensionada. Planta compacta, cuja altura não ultrapassa os 15 cm, cujas flores brancas são colhidas em inflorescências em miniatura. A variedade se espalhou no design de slides alpinos.
- "Dama da neve"... Difere em inflorescências grandes e bonitas, cujo diâmetro chega a 15 cm. É uma planta perene, mas praticamente não suporta as geadas de inverno, por isso é cultivada principalmente como anual.
- "Edelweiss"... É uma variedade resistente ao frio que dura desde meados de julho até as primeiras geadas. As flores são combinadas em inflorescências decorativas com um diâmetro de 12-13 cm, a forma lembra um crisântemo.
Em vasos, vasos e vasos de flores, a camomila francesa é cultivada com mais frequência.
Flores semelhantes
Existem pelo menos algumas dúzias de plantas de jardim anuais e perenes que se parecem muito com a camomila. Considere algumas dessas culturas.
- Anacyclus... Essa flor tem uma incrível semelhança com a camomila. Suas pétalas são brancas como a neve, mas na parte inferior são pintadas de um rosa claro. O diâmetro é de aproximadamente 5 cm.
- Arctotis... Um arbusto alto, cujo caule atinge 120-130 cm, embora em um habitat desfavorável, o comprimento não deve ultrapassar 20 cm. Uma característica distintiva da cultura são consideradas flores incomuns, cujas pétalas delicadas têm um bronze ou tonalidade vermelha clara, perto da base, transformando-se suavemente em amarelo.
- Venidium... Esta flor é muito parecida com a forma de uma camomila, ela se distingue apenas pelas pétalas amarelas e um centro marrom. O comprimento das hastes é de 70-85 cm.
- Gatsania... Essa planta é famosa pela variedade de suas cores. Dependendo das características da variedade, as pétalas são laranjas, lilases, bem como vermelhas e limão. Existem até variedades nas quais uma tonalidade muda gradativamente para outra.
- Gerbera... Uma das culturas mais populares que têm uma semelhança visual com margaridas de jardim. Esta cultura também pertence à família Astrov. Uma característica distintiva das flores é que elas mantêm seu aspecto fresco por muito tempo, mesmo após o corte. As gerberas podem ser de qualquer cor, exceto azul.
- Doronicum... Perene com altura de 20 a 90 centímetros. As flores são laranja-amareladas, com 6-10 cm de diâmetro.
- Calêndula... Como a camomila comum, esta planta não tem apenas atrativos decorativos, mas também propriedades medicinais. Distingue-se por flores de tamanho médio de rica cor laranja. Uma característica distintiva da cultura é a capacidade de reprodução por auto-semeadura.
Se você não agir em tempo hábil, as flores se espalharão rapidamente por toda a área do jardim.
- Kosmeya... São arbustos altos com cerca de 80-150 cm de comprimento e diferem na beleza externa combinada com a despretensão. Kosmeya é capaz de crescer mesmo nos solos mais degradados, não tem medo do vento e do gelo. As flores da planta lembram camomila, mas são coloridas em tons de rosa claro, vermelho e também lilás.
- Coreopsis... Dependendo das características varietais, a altura de tal planta pode variar de 70 a 100 cm, e o diâmetro das flores - de 5 a 8 cm. Pode ter diferentes tons solares: do amarelo pálido ao laranja rico.
Condições de cultivo necessárias
Para um crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos, as camomilas requerem um solo arenoso com alto teor de calcário. O terreno deve ser leve, solto e necessariamente neutro. Em substratos acidificados, você obterá arbustos frágeis e raquíticos com flores esparsas e pequenas.
Portanto, giz triturado ou farinha de dolomita devem primeiro ser adicionados a tal solo a uma taxa de 2 kg por 5 sq. m da área de pouso.
Imediatamente antes do plantio, você deve cavar o solo com a adição de fertilizantes orgânicos. Para um metro quadrado de um canteiro de flores, você deve levar:
- um balde de areia de rio;
- um balde de terra frondosa;
- dois baldes de composto ou húmus;
- meio balde de cinzas de madeira picadas.
Você também deve adicionar 2 colheres de sopa. eu. sulfato de potássio e superfosfato.
A camomila não tolera ventos frios do norte, por isso deve ser protegida de correntes de ar. Estas flores não gostam de águas subterrâneas próximas à superfície. Apesar do sistema radicular da camomila ser raso, a planta precisa de muito oxigênio, e o excesso de água bloqueará seu acesso às raízes.
Devido ao fato de que a camomila é freqüentemente afetada por pulgões, você não deve plantá-la ao lado de rosas. Mas com floxes, lírios, daylilies e gerânios, ele se dá bem.
Aterrissagem
Mudas de camomila começam a ser plantadas para mudas em meados de março em casa ou em casa de vegetação. Os vasos são preenchidos com um substrato leve, respirável e drenado, o melhor é fazer uma mistura de solo de turfa e areia de rio, tomadas em proporções iguais. As sementes devem ser plantadas em incrementos de 5-10 cm, polvilhadas com terra e cobertas com papel alumínio. Para a germinação, o recipiente é colocado próximo à janela, mas não no parapeito da janela, pois a luz que penetra pelo vidro é muito intensa e pode destruir sementes delicadas.
O solo é mantido úmido. Todos os dias a estufa é ligeiramente aberta para ventilação. Se todas as condições forem atendidas, os primeiros brotos aparecem em 10-14 dias. Nesse ponto, o filme é retirado e o recipiente colocado mais próximo dos raios solares.
Lembre-se de que as plantas neste estágio requerem 14 horas de luz do dia, portanto, você deve cuidar da iluminação artificial adicional.
Assim que as mudas atingirem 5 cm, elas devem ser desbastadas, deixando apenas as plantas mais fortes. Nesse caso, você não deve retirar os brotos em excesso, é melhor beliscá-los suavemente por cima. Caso contrário, existe um alto risco de danos às raízes das mudas vizinhas.
O transplante de margaridas em terreno aberto não é particularmente difícil... Para isso, é necessário formar covas de plantio com diâmetro e profundidade de 30-40 cm. As margaridas são plantadas, mantendo uma distância entre elas de cerca de 50 cm. O arbusto é enterrado de forma que o colo da raiz fique nivelado com o chão. Em seguida, o buraco é coberto com um substrato e o solo é compactado com as mãos para minimizar a formação de vazios.
Após o plantio, o canteiro de flores é irrigado. Um metro quadrado precisará de cerca de um balde de água. De cima, a cama é coberta com palha ou agulhas. Uma camada de cobertura morta ajudará a maximizar a retenção de umidade no solo e evitar o crescimento de ervas daninhas.
Cuidado
A camomila de jardim é uma das plantas mais despretensiosas. Mas para que agrade com a sua longa floração, deve-se seguir algumas regras agrotécnicas.
Rega
É impossível obter belos arbustos de camomilas decorativas no local sem regas frequentes. A irrigação é especialmente importante durante o primeiro mês após o plantio dos arbustos em terreno aberto, quando as plantas se enraízam em um novo lugar e se adaptam às mudanças nas condições do habitat. Em tempo seco, durante as primeiras duas semanas, a camomila é regada em dias alternados à taxa de 1 regador por metro quadrado de canteiro de flores, após o que o número de regas pode ser reduzido para 2 vezes por semana.
Posteriormente, a flor só precisará ser umedecida uma vez por semana. Mas se o verão for quente e seco, é melhor regar as flores com mais frequência. É importante que o solo do canteiro permaneça sempre úmido, mas sem estagnação de poças.
No dia seguinte à rega, forma-se uma crosta densa no solo. Portanto, o substrato deve ser afrouxado superficialmente para não interferir no acesso do oxigênio às raízes.
Top curativo
Camomilas de jardim perenes requerem alimentação nutritiva, elas são fertilizadas várias vezes por temporada. Imediatamente após o derretimento da neve na primavera, as plantas precisam de nutrição nitrogenada: nesta fase, é aconselhável adicionar ao solo uma solução de uréia, diluída na proporção de 2 colheres de sopa. eu. em um balde de água. Esse volume é suficiente para fertilizar um metro quadrado de plantio.
Na fase de brotamento, os arbustos requerem potássio e fósforo. Portanto, é aconselhável alimentá-los com sulfato de potássio e superfosfato: 2 colheres de sopa. eu. para cada metro quadrado de pousos. Quando a planta florescer, a cada 3 semanas deve-se aplicar chorume diluído na proporção de 1 a 10. Na segunda quinzena de setembro, é aconselhável adicionar ao solo fertilizantes minerais complexos já prontos. É aconselhável levar aqueles que se destinam à alimentação de outono de plantas perenes com flores.
Reprodução
A camomila pode ser propagada de várias maneiras: por sementes, dividindo um arbusto ou por estacas.
Reprodução de sementes
Ao plantar sementes em terreno aberto, a estação ideal é o final da primavera - bem no início de junho. Para a semeadura, locais ensolarados são selecionados. O plantio é realizado após o risco de geadas recorrentes finalmente passar, e a temperatura média diária é fixada em cerca de 16 graus. Após o plantio, as mudas são polvilhadas com uma fina camada de mistura de solo e cobertas com uma película para criar um efeito estufa.
Quando aparecem os brotos, a camomila precisa ser desbastada, deixando apenas os arbustos mais fortes.
Dividindo o mato
Esta é uma forma muito simples de propagar a camomila, mas é importante não danificar suas delicadas raízes. É melhor realizar o procedimento na primavera.... Depois de dividir o arbusto em duas ou três partes, cada parcela é plantada em uma cova separada e um pouco de fertilizante é adicionado a ela.
Estacas
A propagação por estacas, no caso da camomila, nem sempre dá o resultado desejado. Mas se você está determinado a tentar, você precisa ter em mente que as estacas devem ser cortadas antes que os primeiros botões apareçam na camomila. O comprimento do corte não deve exceder 10-12 cm.
Dica: para acelerar o enraizamento, é necessário fazer uma pequena incisão na parte inferior da estaca.
As mudas são colocadas na água, em condições favoráveis, as raízes aparecerão em uma semana. As plantas são transplantadas para um canteiro de flores depois que as raízes crescem até 4-5 cm.
Preparando-se para o inverno
Depois que a floração da camomila de jardim estiver completa, você deve continuar a cuidar da planta. Em setembro, o arbusto é dividido, os brotos mortos são removidos e os pedúnculos secos cortados. Após a queda da temperatura (ou seja, por volta do início de outubro), todas as hastes devem ser cortadas, deixando-se colunas de apenas 5 cm de altura.Os locais de corte são tratados com solução de permanganato de potássio para evitar lesões infecciosas. O canteiro é coberto com uma camada de agulhas e folhas de 40-50 cm de altura e, após a chegada de temperaturas negativas, a cobertura morta é coberta com ramos de abeto por cima.
Doenças e pragas
O não cumprimento das regras de cuidado leva ao aparecimento de pragas de insetos e doenças fúngicas perigosas. Das doenças, as opções a seguir serão as mais comuns.
- Oídio... É muito simples determinar a patologia: nas folhas e caules da camomila surge uma flor branca, que acaba por adquirir uma tonalidade castanha. Se não for tratada, a planta seca rapidamente e murcha.
- Ferrugem... É expressa no aparecimento de manchas marrom-escuras nas folhas do lado de fora. Na parte de trás, você pode distinguir pequenas saliências nas quais os esporos do cogumelo estão localizados.
- Fusarium... Patologia causa apodrecimento da raiz. Nesse caso, as folhas ficam amarelas e a planta começa a murchar.
- Podridão cinzenta... Com esta patologia, todas as partes vegetativas são cobertas por manchas necróticas. Não é possível salvar o mato em tal situação.
Para o tratamento de infecções fúngicas, utilizam-se preparações fungicidas: "Topaz", "Kuproksat", "Fundazol". O processamento é realizado três vezes com um intervalo de 5 a 8 dias.
Dentre as pragas, a camomila é atacada pelos seguintes insetos.
- Thrips... Eles são insetos sugadores que se alimentam dos sucos vitais da planta. Quando danificados, pontos leves aparecem nas placas das folhas, e logo as áreas danificadas morrem e o arbusto perde sua atratividade. Um bom efeito na luta contra os insetos é dado por "Karbofos", "Agravertin" ou "Actellik".
- Wireworms... Eles atacam as raízes da planta.Para salvar pousos deles, armadilhas devem ser usadas. Para isso, são formados pequenos caroços, neles são colocadas rodelas de cenoura ou beterraba e cobertas com uma tábua por cima. Poucos dias depois, o abrigo é removido e as pragas recolhidas são destruídas. Este tratamento é repetido todas as semanas.
- Pulgão... Quando os pulgões são afetados, os botões são deformados e as flores ficam feias. Para salvar a situação, é necessário pulverizar com Biotlin.
- Lagartas... Se a flor for dominada por lagartas, as composições "Inta-Vir", "Aladar", "Iskra" ou "Extraflor" darão um bom efeito.
O comentário foi enviado com sucesso.