Tudo sobre a margarida dálmata

Contente
  1. Descrição botânica
  2. Tipos e variedades populares de piretro
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução

Esta flor não é rara e única, mas quando aparece quer no sítio, quer no vaso, quer no bouquet, é difícil não admirar a sua beleza despretensiosa. Estamos falando de camomila dálmata, também chamada de persa, e seu outro nome é piretro. Esta planta perene da família Asteraceae, é claro, é impressionantemente semelhante à camomila farmacêutica, o que às vezes leva à confusão. Mas as plantas são diferentes, embora na própria classificação da camomila dálmata haja uma divisão interna, não tão simples.

Descrição botânica

Esta planta perene tem um sistema radicular bem desenvolvido e a raiz principal da planta pode penetrar até 3 m de profundidade no solo. E se a camomila crescer em uma camada arável macia, ela também pode formar um sistema desenvolvido de ramos de raiz laterais. Primeiro, eles crescem horizontalmente e depois diminuem. E na base dos caules da camomila persa, muitas raízes adventícias se formarão.

Qual a aparência de uma planta perene:

  • tem muitas hastes com bordas nervuradas;

  • as folhas da camomila são dissecadas três vezes pinnately;

  • segmentos de placas de folha são distinguidos pela forma de lâminas com lóbulos separados, os topos das últimas são arredondados;

  • a parte inferior das folhas é felpuda, caracterizada por um tom cinza-prateado;

  • o lado superior da folha depende do local onde a camomila cresce - em algum lugar é uma cor verde rica e em algum lugar um verde desbotado com um tom acinzentado;

  • como a planta tem muitos caules e folhas na base, o arbusto parece denso e grosso;

  • as flores são representadas por cestos simples com flores marginais pseudoligadas brancas e flores tubulares medianas amarelas;

  • as flores estão localizadas no topo dos caules, elas realmente se parecem com as flores de uma camomila farmacêutica, só que maiores (4-5 cm de diâmetro, e as flores de uma camomila farmacêutica são algo pela metade);

  • esta espécie também possui um receptáculo plano, ou seja, um núcleo plano (e em uma camomila de farmácia é esférico);

  • se a flor for cortada verticalmente, verifica-se que o piretro não tem cavidade no recipiente - a farmácia tem;

  • os frutos da camomila persa são amarelos com aquênios marrons, com nervuras longitudinais, cerca de 0,5 cm de comprimento por 1 mm de largura.

Aliás, ambas as margaridas estão longe de serem irmãs, e nem mesmo primas, falando metaforicamente. São duas espécies diferentes que até pertencem a gêneros diferentes.

Grécia e Albânia são os países onde a camomila dálmata é muito comum em sua forma natural. E normalmente você pode encontrá-lo em áreas montanhosas, em encostas bem iluminadas pelo sol. A propósito, Dalmácia é o nome tradicional dos países dos Balcãs, razão pela qual esse adjetivo é aplicado a esta flor. E como uma variante cultural, matricária é comum na Crimeia e na Moldávia, e o cultivo também é estabelecido em países asiáticos. Na Itália, França e Japão, você também pode ver enormes plantações de camomila da Dalmácia.

Tipos e variedades populares de piretro

Existem perenes (são quase todas as espécies e variedades, exceto a donzela), mas é melhor começar a descrição com um representante anual do piretro.

Donzela

E também pode ser chamado de tansia solteira ou mesmo crisântemo solteira. A camomila pode crescer até meio metro. Ela tem um caule ramificado e folhas emplumadas, elas podem ser verdes claras e amarelas. Externamente, esta espécie é extremamente semelhante à camomila comum, e floresce de julho a agosto.

Esta espécie possui uma divisão varietal.

  • "Bola dourada" - flor não muito alta mas resistente ao frio, assemelhando-se a um cesto amarelo, esférico e duplo. Se plantado em um canteiro de flores, será "fofo". Um buquê dessas plantas durará muito tempo.

  • "Bola de neve" - atinge 30 cm, cresce com um grande número de flores duplas, que lembram muito as almofadas. Vai crescer bem em um local ensolarado.

  • "Aureum" - cresce em arbustos com pequenas flores, camomilas de aspecto quase normal, cujas pétalas têm um tom claro de limão. Floresce de junho a agosto.

  • "Plenum" - tem flores duplas sem peso, brancas com miolo amarelo claro.

  • "Carlos" - flores brancas com aroma de verão, muito simples de cuidar, resistentes ao frio. Mas não são altas, apenas 15 cm As flores são felpudas, lembrando almofadas.

Este tipo de piretro pertence aos anuais.

Cor de rosa

Esta espécie é freqüentemente chamada de crisântemo de penas ou tansia vermelha brilhante. A flor tem caule reto e folhas expressivas dissecadas. Já existem muitas variedades dessa camomila, mas não se pode dizer que sejam muito difundidas. E as variedades são, na verdade, classificadas simplesmente - baixo ou médio, de acordo com os tons - branco, mas principalmente todas as variações de tinto, na estrutura - simples ou duplo. Mas a variedade mais famosa - "Robinson", que cresce em altura até meio metro, muitas vezes vermelha, mas talvez na cor rosa.

UMA ainda existem variedades "Brenda", "Vanessa", "James Calway" e outras. Carmesim, vermelho, rosa delicado - assim são essas flores românticas.

Fica bem em buquês com muito amarelo, e onde há plantas com textura aveludada.

De folhas grandes

E este é o representante caucasiano do Astrovian. Pode crescer muito. Possui inflorescências brancas como a neve, que, como escudos, adornam o arbusto durante a floração. Mas no final da temporada, a cor muda para marrom avermelhado. Esta espécie ficará especialmente bonita em combinação com cereais.

De outros

E há uma espécie que se chama "bela", uma planta baixa com folhas finas em forma de agulha, cuja flor lembra uma camomila comum. Mas essa matricária cresce exclusivamente nas montanhas, pois precisa de solo rochoso.

A espécie de escama cresce até 45 cm, flores amarelas claras da planta também podem ser vistas com mais freqüência nas montanhas. A camomila Cinerarielous é mais parecida com a camomila do que as outras, porque seu núcleo é amarelo e suas pétalas são brancas. É cultivada nas regiões meridionais e também no Extremo Oriente: o facto é que esta espécie não tolera geadas e necessita de condições mais favoráveis.

Aterrissagem

Se você mesmo colher as sementes, dificilmente conseguirá preservar as características maternas da planta. Portanto, é melhor entrar em contato com uma loja especializada, onde haja pelo menos alguma garantia de recebimento do que consta na embalagem. As sementes de camomila dálmata são muito pequenas, para facilitar a sua semeadura deverá ser combinada com areia.

Cronometragem

Isso geralmente é feito em março. Mas isso é para mudas. E as flores devem ser plantadas em campo aberto no mês de maio, e antes do plantio deve-se cultivar o local, ou melhor, a área de flores. A planta vai precisar de solo solto, leve e sem ervas daninhas. É necessário que o local de pouso seja bem iluminado. Se a água estagnar no solo, é improvável que o resultado seja bom.

Se o solo estiver ácido, será necessário corrigi-lo, adicionar cinza ou cal. O cultivo geralmente envolve mudas, mas sem elas, o plantio de flores no jardim só é possível nas regiões do sul.

Tecnologia

Plantar através de mudas fica mais transparente ou algo assim, fica mais fácil determinar a porcentagem de germinação das sementes. E o melhor enraizamento no solo também é conseguido desta forma. E é muito gratificante para os jardineiros que a preparação da pré-semeadura não seja necessária para as sementes, pois elas são semeadas a seco. Como já mencionado, misturá-los com areia facilita a semeadura.

Passo a passo fica assim.

  1. O recipiente é preenchido com um primer adequado.

  2. As sementes são espalhadas pela superfície, polvilhando 5 cm de solo.

  3. Após o plantio, a superfície deve ser regada e borrifada com spray.

  4. Os recipientes devem ser cobertos com filme ou vidro, encaminhados para local iluminado.

  5. Para as sementes germinarem, elas precisam de uma temperatura de + 15 ... 18 graus.

  6. Você precisa esperar filmagens em 2 semanas ou um pouco menos.

  7. Depois que os brotos aparecerem, você precisa remover o vidro ou filme.

  8. É necessária uma colheita, que é realizada quando algumas folhas apareceram nas mudas.

Mas as mudas irão a campo aberto em maio. Para cultivar matricária, você precisa protegê-la da sombra constante ou parcial. Neste local, a planta ou está completamente oprimida, ou muito esticada e dá uma floração fraca.

Antes do plantio, as mudas devem ser adaptadas às condições externas e levadas para fora. As mudas são simplesmente transferidas para covas preparadas. Não vale a pena sacudir o caroço de terra, com ele a planta se enraizará definitivamente mais rápido e melhor. Logo após o plantio, a camomila pode apenas ser sombreada, pois suas folhas ainda são muito delicadas, o sol ativo pode queimá-las.

A camomila dálmata é transplantada imediatamente para um local permanente ou você pode primeiro para um local temporário. Aliás, não serve apenas como elemento decorativo do site. O fato é que a matricária, se plantada ao lado do repolho, espanta as lagartas com sucesso. E se for plantado próximo a árvores frutíferas, estas não terão medo de pulgões e mariposas.

Cuidado

A planta certamente não é caprichosa, até mesmo um florista novato vai lidar com os cuidados com a camomila dálmata. Mesmo quem administra no campo durante o primeiro ano costuma plantar matricária, porque a flor é extremamente despretensiosa. Ele nem mesmo tem medo de ervas daninhas, e quem não pode estar constantemente no local não se preocupará com a absorção de belas flores pela erva daninha. Mas a remoção de ervas daninhas é ainda melhor de organizar: na verdade, é realmente importante apenas durante o período de cultivo. E há uma maneira ainda mais astuta - você pode cobrir o solo, e a remoção de ervas daninhas a priori se tornará rara. É melhor cobrir o solo sob a matéria orgânica da camomila.

Para que a cultura cresça bem, é melhor não se arrepender de regá-la, a camomila responde com gratidão. Depois de regar, é melhor soltar o solo para que não se forme uma crosta densa (dificulta a entrada de ar).

Feverfew definitivamente não é muito exigente com a alimentação - haverá matéria orgânica e minerais mais do que suficientes para isso. Só agora existe o perigo de superalimentar as flores com nitrogênio, caso contrário, o conjunto de massa verde será excessivo e a floração ficará completamente pobre. A camomila dálmata, aliás, reage muito bem a esterco podre.

Os rebentos que crescem altos não são os mais fortes e, portanto, é melhor amarrá-los. Assim que a camomila desbotar pela primeira vez, é necessário retirar todos os caules das flores, sem esperar o momento da formação do grão. E depois, no final do verão, o arbusto vai deliciar-se com florações repetidas.

Quatro anos em um local é o período ideal para a matricária, então é melhor transplantar a planta para um novo local. Durante este tempo, a cultura cresce fortemente, torna-se restrita, daí o empobrecimento da floração. By the way, ao transplantar, a planta pode ser dividida com sucesso.

E um pouco mais sobre como proteger uma flor dos infortúnios habituais:

  • esta planta se distingue por boa imunidade, mas ocasionalmente patógenos também podem afetá-la;

  • fusarium ou podridão cinza - é o que é especialmente perigoso para a camomila, fragmentos doentes do arbusto devem ser retirados e retirados do local, não é mais possível salvá-los;

  • o local de retirada das flores afetadas deve ser desinfetado com solução fungicida.

A flor pode ser atacada por tripes, lesmas, pulgões. As lesmas são colhidas manualmente, não há administração para tripes (mas após a retirada das plantas afetadas, o terreno deve ser tratado minuciosamente com inseticidas). Os inseticidas também são usados ​​para pulgões, e o tratamento deve ser repetido uma ou duas vezes.

Mas doenças e insetos não atacam a flor com tanta frequência, pois a planta como um todo raramente é problemática.

Reprodução

E aqui existem várias opções, cada uma pode ter sucesso. Você pode propagar a camomila persa de diferentes maneiras.

Sementes

Trata-se de um método com mudas e posterior plantio no solo, descrito acima.

Ao dividir os arbustos

Assim que termina a floração, o velho arbusto é desenterrado. O solo das raízes certamente é sacudido, você pode até enxaguar as raízes. O arbusto é dividido em alvéolos, após os quais são plantados separadamente. O cuidado com arbustos novos é igual ao de um espécime adulto. A divisão costuma ser feita a cada dois anos (ou até três), e esse é um ponto importante no rejuvenescimento dos arbustos.

Estacas

Os brotos jovens próximos à raiz serão cortes que ajudam a multiplicar-se com sucesso a matricária. Eles podem ser enraizados no verão a qualquer momento, certifique-se de sombrear e cobrir com uma película. Isso não vai deixar os jovens secarem.

A reprodução por sementes colhidas nas próprias flores é uma boa opção, mas somente se o jardineiro estiver pronto para novas opções de coloração da camomila dálmata. Mas a preservação do traço da variedade requer a reprodução de outras maneiras.

A propósito, outra grande vantagem do matricária é que esta flor é muito amigável. Isso significa que ela coexistirá pacificamente com outras plantas do jardim, em canteiros de flores. E ficará muito bom. Por exemplo, Matricaria (camomila solteira) fica bem com cravos e dedaleiras. E também tanacetum - esse também é o nome da planta - vai bem com sinos. Para descontos e mixborders, tudo isso é uma opção muito boa.

E se alguém deseja criar um jardim moderno e moderno, você precisa examinar mais de perto o estilo country. E aqui a camomila dálmata ocupa um dos lugares mais óbvios. Um arbusto de flores ficará ótimo sob as árvores, perto do qual cria raízes perfeitamente. Numa palavra, uma flor "maleável", bonita e confortável em termos de cuidado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário