Tudo sobre telhas de borracha fragmentadas
Os ladrilhos de borracha finamente polidos têm características únicas. Em termos de conforto, segurança de uso e aparência estética, simplesmente não tem concorrentes entre os materiais para cobrir territórios limítrofes, quadras esportivas e muito mais.
Vantagens e desvantagens
O uso generalizado de telhas de borracha fragmentada indica que possui uma ampla gama de vantagens e excelentes características de desempenho. Como qualquer material, ele tem seus prós e contras.
Considere os pontos positivos.
- Um sortido variado de cores, que permite decorar o sítio em qualquer estilo.
- Os painéis estão disponíveis em diferentes versões - permeáveis à água e impermeáveis. Isso torna possível colocá-lo em ambientes internos e usado para revestimentos externos.
- A alta durabilidade dos produtos em pó de borracha permite que eles sejam usados intensivamente por pelo menos 5 anos, e em condições normais - pelo menos 15.
- Segurança e redução de lesões nos esportes. Os painéis de borracha são elásticos e, se você cair, o risco de ferimentos é muito menor do que em outros tipos de superfície. Graças a esta propriedade, são o principal material para a disposição de parques infantis e campos desportivos.
- Segurança ambiental de painéis de borracha fragmentada. Materiais inofensivos para os humanos são usados na produção, portanto, podem ser usados para quase todas as necessidades.
- A capa de borracha tem um efeito antideslizante, o que reduz significativamente o risco de lesões durante o gelo, neve ou chuva.
- A instalação e desmontagem dos ladrilhos não é difícil de realizar. Pode ser facilmente retirado e guardado em outro local desejado sem perder a forma e a confiabilidade dos produtos.
- Tal ladrilho lida bem com as condições climáticas adversas na forma de geada, precipitação, mudanças bruscas de temperatura e outras, enquanto mantém sua resistência e aparência estética.
- Nenhum esforço especial é necessário para sair. Você só precisa lavá-lo com qualquer detergente e novamente parecerá que acabou de sair da loja.
- Não há requisitos especiais para transporte.
- Como o revestimento de borracha é altamente resistente aos raios ultravioleta, ficará como novo por muito tempo.
- A produção utiliza pneus de borracha velhos, o que permite o seu descarte em grandes quantidades, ao mesmo tempo em que limpa o meio ambiente. Este é um grande passo para proteger a natureza.
Agora vamos passar para os pontos negativos. Como todos os produtos à base de borracha, esses painéis queimam bem. Mas, como na maioria dos casos são usados para revestimentos externos, esse fator não é tão crítico a ponto de recusar o seu uso.
A próxima desvantagem é o custo bastante alto. O preço depende de muitas nuances, como espessura, cor, componentes e outros fatores.
Se compararmos a lista de prós e contras, o segundo é muito menor. Isso torna os ladrilhos de borracha fragmentados muito populares e, em algumas áreas, simplesmente incontestáveis.
Métodos de produção
Para fazer ladrilhos de borracha fragmentada, você precisará de equipamentos e instalações especiais.Este último deve ter pelo menos 100 m2 de área, além disso, aquecido - no período frio, a temperatura nele não deve cair abaixo de +5 graus Celsius.
O foco principal está na forma de fabricação de painéis de borracha. O valor inicial necessário para a partida dependerá de sua qualidade e potência. Você pode comprar tudo separadamente, mas é melhor comprar a linha completa em conjunto. Isso facilitará e unificará o processo.
Agora, para isso, vários kits são oferecidos, mas pelo menos você vai precisar de:
- misturador - para misturar vários componentes;
- fornos - para secar produtos;
- prensa hidráulica - para formar produtos;
- formulários;
- condutor - para perfurar orifícios para elementos de conexão;
- mesa de formação e suporte de fixação.
Este é o equipamento mais necessário para a implantação da produção. Com a sua ajuda, já é possível começar a produzir revestimentos à base de borracha em pó de várias espessuras e tamanhos.
Atualmente, as lajes são feitas usando três métodos diferentes.
Frio
Este método é considerado clássico, foi desenvolvido pelos primeiros e já é considerado obsoleto.
O processo consiste em 2 etapas. Completamente misturado em um mixer, a mistura é despejada em formas selecionadas, localizadas em uma mesa especial. Em seguida, ocorre a prensagem sob alta pressão (cerca de 5 toneladas) e a transferência para uma estufa de secagem, onde a uma temperatura de 55-60 ° C os produtos são secos por pelo menos 6 horas. Em seguida, os moldes são desmontados - e o produto está pronto para uso.
Esse método tem as seguintes vantagens: o equipamento é muito difundido e disponível, e os ladrilhos podem ser produzidos em pequena escala.
As desvantagens incluem a necessidade de monitorar constantemente o processo, uma porcentagem bastante grande de defeitos e um preço alto.
Quente
O método de prensagem a quente é considerado o mais progressivo. A primeira etapa coincide com o método anterior, e a diferença está na prensagem dos painéis. A composição preparada é colocada em moldes de metal, aquecida a uma temperatura de + 120 ... 220 ° C e simultaneamente prensada.
Com base nos parâmetros do produto, o processo leva de 3 a 20 minutos. Durante esse tempo, o adesivo se espalha uniformemente sobre a mistura, criando uma ligação mais confiável entre as migalhas de borracha. Esta tecnologia permite obter ladrilhos com melhores características do que com o método a frio.
Vantagens: ampla gama de produtos, baixo custo, excelente qualidade dos painéis e pequeno percentual de defeitos de produção.
Existem também desvantagens: o equipamento é bastante caro e os trabalhadores devem ter as qualificações adequadas.
Termoquímica
Este é o método mais recente que permite obter produtos que atendem a todos os requisitos, mesmo os mais rigorosos. A diferença das duas primeiras tecnologias é que, se necessário, é possível definir os parâmetros necessários. Em outras palavras, produtos do mesmo material podem ter diferentes indicadores de densidade, dureza, elasticidade e outros parâmetros.
O processo é assim:
- borracha triturada é misturada com cola;
- dependendo dos requisitos, os componentes necessários são adicionados aos painéis;
- a colocação em moldes, o aquecimento e a prensagem realizam-se (pode demorar de 2 a 10 minutos).
Após a conclusão, recebemos produtos da mais alta qualidade, prontos para uso.
As vantagens são as mesmas do método a quente, mais a capacidade de fabricar tipos especializados de revestimentos. As desvantagens também coincidem e, além disso, é necessário monitorar constantemente o processo de produção com atenção especial.
O que acontece?
As telhas de borracha fragmentada variam em espessura, tamanho e forma. Os mais populares são retangulares ou quadrados, mas também estão disponíveis na forma de "pedras de pavimentação". Às vezes, você pode encontrar tipos exóticos de painéis de borracha na forma de "quebra-cabeças", equipados com fechos especiais em todo o perímetro.
A forma não afeta os parâmetros das telhas de borracha, e vale a pena escolhê-la com base no propósito futuro.
A superfície dos painéis pode ser lisa ou nervurada, com vários padrões, o que, para além do efeito antiderrapante, permite dar ao passeio ou calçada um aspecto inusitado.
Existem muitas soluções de cores, e as cores mais populares são marrom, preto, terracota, vermelho, amarelo, verde.
Dimensões e peso
Todas as telhas de borracha fragmentada são fabricadas de acordo com a TU 2533-001-0171450779-2012, que contém todos os requisitos para produtos. As dimensões dos painéis podem ser variadas, encontram-se entre 200x100 mm a 1000x1000 mm, de várias espessuras e pesos.
Os ladrilhos mais exigidos são 500x500 mm. Dependendo da espessura, eles são colocados em uma superfície dura (10-30 mm) ou em uma base solta (40-45 mm) do lado de fora.
Dimensões, mm | Peso, kg |
500x500x10 | 2,25 |
500x500x16 | 3,5 |
500x500x20 | 4,25 |
500x500x30 | 6,4 |
500x500x40 | 7,4 |
500x500x45 | 8 |
Todas as telhas de borracha podem ser utilizadas tanto como calçadas quanto caminhos de jardins, e também se mostraram excelentes como revestimento de ruas em pátios.
Tecnologia de assentamento
Esse material é disposto de várias maneiras.
Os ladrilhos com espessura de 40 e 45 mm são montados sobre uma base de materiais a granel. O processo é muito semelhante ao assentamento de concreto convencional. Para isso, prepare uma almofada de areia e brita de 10 cm, aperte muito bem. O perímetro dos caminhos ou plataformas é marcado com um meio-fio feito de borracha e concreto. Depois disso, as placas são colocadas. Os painéis são fixados com travas especiais uns aos outros.
Montagem sobre base sólida adequada para painéis de 6 a 45 mm de espessura com adesivo de poliuretano. O substrato está limpo de poeira. Antes de colar na superfície, a base é preparada. A cola é aplicada com uma espátula e os ladrilhos são colados a partir do meio.
Após a instalação, é necessário aguardar cerca de 48 horas - neste momento, caminhar sobre os painéis é indesejável. E também você precisa garantir que o ar não entre sob as telhas durante a instalação. Se ele apareceu de repente, você pode removê-lo pressionando firmemente o produto do centro para a borda.
Ao instalar em uma base sólida, você precisa pensar sobre a inclinação para que a água não permaneça na superfície.
No assentamento no solo, não é necessário um declive - a água sairá naturalmente pelos ladrilhos e depois pela drenagem para o solo.
Você pode aprender a escolher a telha de migalhas de borracha certa no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.