Máscaras de pó
Os modernos equipamentos de proteção individual (RPE) protegem perfeitamente o trato respiratório da entrada e dos efeitos negativos de partículas perigosas de diferentes frações. No dia a dia, são as poeiras, os compostos voláteis que surgem como resultado da construção, acabamentos e outras obras onde se utilizam substâncias em pó, misturas de construção, pesticidas. Os respiradores também são usados com eficácia nas indústrias - nas indústrias metalúrgica, química e de marcenaria.
Peculiaridades
Os respiradores pertencem aos equipamentos de proteção individual e são divididos em várias categorias: doméstico, médico, industrial. Eles são divididos de acordo com os tipos de disposição das partes constituintes e do elemento filtrante, que:
- junta-se à meia máscara;
- localizado diretamente na meia máscara.
Também são divididos de acordo com o grau de aplicação - reutilizáveis (RPG-67, RU 67), descartáveis ("Pétala", "Kama"). Classificado por finalidade:
- proteção contra gás e poeira;
- máscara de gás;
- anti poeira.
Em uma série de situações específicas que ocorrem em canteiros de obras, em oficinas de produção, o uso de respiradores como EPR é mais justificado do que a emissão de outro equipamento de proteção individual aos trabalhadores - máscaras de gás. Portanto, eles desfrutam de certa popularidade entre os clientes.
Respiradores em um sentido amplo são equipamentos de proteção individual leves. Eles protegem efetivamente o trato respiratório e os pulmões em caso de formação de poeira:
- metal;
- lenhoso;
- concreto;
- radioativo.
Eles são intensamente usados em minas de carvão, em minas modernas, indústrias perigosas, onde são produzidos pesticidas, fertilizantes, produtos em pó, pesticidas moderadamente voláteis e não voláteis. Eles são usados ativamente pelos trabalhadores ao realizar trabalhos empoeirados.
Qualquer respirador moderno contra poeira protege o trato respiratório de forma confiável, mas devido à variedade de modelos, é necessário usar um respirador de acordo com as instruções de segurança desenvolvidas em cada empresa. Trabalhar com esse equipamento de proteção é confortável e seguro. Eles têm menos resistência à respiração do que as máscaras de gás e exercem pressão mecânica mínima na área da cabeça. Apesar do fato óbvio de propriedades protetoras reduzidas, o uso de respiradores em certas situações - em canteiros de obras, produção - é totalmente justificado. A parte de filtragem dos respiradores purifica o ar por meio da filtragem. Ou seja, dependendo do tipo de EPR, ele passa pelas fibras de perclorovinil ou pelos materiais de fibras finas.
O equipamento de proteção individual é resistente a ambientes agressivos, álcalis, ácidos. São dotados de hidrofobicidade, resistência a altas temperaturas - até 60 ° C, propriedade de alta filtração a todos os aerossóis existentes. Também na lista de vantagens dos respiradores modernos estão a autonomia total, no que diz respeito à proteção contra alergias respiratórias por meio da filtração, a presença de cargas eletrostáticas para melhorar a eficiência da purificação do ar, inclusive da influência dos aerossóis. A escolha dos respiradores depende das condições de trabalho ou dos regulamentos estabelecidos indicados nas instruções de segurança.
Visão geral da espécie
Entre o grande número de equipamentos de proteção individual, encontram-se modelos que estão em alta demanda entre os compradores - representantes de organizações de construção, fábricas, fábricas.
- Respirador P-2. O modelo é feito em forma de meia máscara cônica. Uma faixa de cabeça e elementos de filtragem são fornecidos - espuma de poliuretano respirável, material de filtragem feito de fibras de polímero em um substrato de gaze. Para aumentar o conforto, são fornecidos um clipe nasal e um obturador. Também existe uma válvula de saída de ar. É usado contra vários tipos de poeira.
- Respirador U-2K. O equipamento de proteção individual consiste em meia máscara com filtro embutido e válvulas para entrada e expiração. O uso confortável é conseguido devido à cabeceira ajustável e clipe de nariz. É utilizado contra vários tipos de poeiras, bem como pesticidas, vapores e gases não tóxicos.
Esse equipamento de proteção individual é usado principalmente na fabricação.
Modelos populares
Faz sentido listar brevemente vários modelos de respiradores, usado em diferentes indústrias e descreve as especificações e características de design que fornecem proteção respiratória.
- RU 60M. Modelo de proteção contra pó de gás e aerossol. A meia máscara está equipada com uma válvula de ar. Existem dois cartuchos de filtro. Respirador de gás e poeira tem proteção eficaz contra substâncias tóxicas voláteis, gases, poeira fina, a maioria dos pesticidas e vapores perigosos.
- Respirador "Alina-AV" com uma válvula de exalação. Várias camadas especiais fornecidas na máscara de filtro absorvem a maioria dos aerossóis, gasolina, vapores de dissulfeto de carbono e pesticidas. Pode ser usado na vida cotidiana, na produção para proteger o trato respiratório do pólen das plantas, gases de exaustão.
- Respirador anti-aerossol Lola. Na presença de máscara filtrante, placa nasal de alumínio, espaçadores plásticos, elementos reguladores. Protege os pulmões de vapores e compostos voláteis, bem como de elementos líquidos, sólidos e não dissolvidos. Usado ao trabalhar com agroquímicos, pesticidas não voláteis.
- Respirador reutilizável Jeta Safery 5500 com filtros, feito de material hipoalergênico macio. Fornece condições de trabalho confortáveis e proteção confiável contra compostos voláteis perigosos, gases orgânicos e vapores. Pode ser usado na vida cotidiana e no trabalho. Está em conformidade com as normas europeias.
- Respirador NPZ-0111 com válvula, à prova de poeira. Proteção eficaz do trato respiratório de névoa com compostos nocivos, fumaça, poeira de construção. O material do filtro possui a propriedade de filtragem eletrostática e mecânica, que garante fácil respiração durante a operação. A camada interna é feita de material hipoalergênico. A válvula de exalação proporciona conforto ao remover o excesso de umidade.
- "Kama" 200. Consiste em uma meia máscara confortável com um elemento de filtro de perclorovinil e um obturador. O uso confortável é aprimorado por um clipe de nariz e duas alças de ombro. Máscara anti-pó descartável. Protege eficazmente o trato respiratório da poeira de construção, mineração e silicato.
Os respiradores fornecem uma abordagem profissional, protegem o trato respiratório de reações alérgicas, efeitos perigosos de substâncias nocivas. Leia as instruções de uso antes de usar cada respirador.
Como escolher?
Os respiradores são adquiridos e utilizados de acordo com as especificidades do trabalho a ser executado, quando os trabalhadores lidam com compostos voláteis perigosos, pesticidas, pesticidas, elementos não dissolvidos, bem como em condições de relativa poeira, poluição gasosa das instalações.
Em casos normais, quando todos os itens acima não se aplicam, você pode usar equipamentos de proteção individual, como "pétala"... Em outras circunstâncias, é recomendável usar um respirador particulado com filtros removíveis. Se tiver que trabalhar com tintas e vernizes, deve-se usar aparelhos RPE com máscara de gás, elementos filtrantes anti-aerossol.
Se você tiver que trabalhar com argamassas de cimento - para martelar, furar, esculpir uma parede, bem como misturar misturas de construção, você deve usar um respirador que seja capaz de reter pequenas frações de poeira no ar. Na marcenaria (por exemplo, lixar peças), respiradores descartáveis podem ser usados.
No momento da compra é necessário verificar a integridade do equipamento de proteção individual e a qualidade. A presença de sinais externos - costuras desiguais da costura, acessórios que não são credíveis, indica que o produto foi fabricado com certas violações. Em um bom respirador, a máscara deve se ajustar perfeitamente ao rosto, garantir um aperto confiável e ser convenientemente fixada com elementos de ajuste.
A inspiração de um novo respirador deve ser livre e o produto durante o processo de adaptação não deve causar desconforto geral. Recomenda-se também a leitura das instruções de uso, onde a finalidade do equipamento de proteção individual é indicada. Por exemplo, um filtro solto será inútil ao trabalhar com materiais a granel e muito denso tornará a respiração difícil. Portanto, a melhor escolha deve ser baseada em critérios e requisitos específicos para o EPR.
No processo de escolha de um respirador, as recomendações acima devem ser levadas em consideração. Também é útil cuidar da compra de elementos filtrantes sobressalentes.
Um passo lógico permitirá manter um alto grau de proteção respiratória e garantir um funcionamento ininterrupto em condições difíceis - sem lesões nas vias respiratórias e nos pulmões.
Para obter informações sobre como escolher o respirador certo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.