Respiradores de pétalas

Contente
  1. Características principais
  2. Modelos populares
  3. Como escolher?
  4. Como usar?

Dentre os equipamentos de proteção existentes atualmente, o mais acessível e difundido é o respirador. Hoje, em nosso artigo, falaremos sobre as características e características distintivas dos respiradores "Petal".

Características principais

O respirador "Petal" é uma máscara protetora. Tem um design bastante simples e difere significativamente dos protetores de válvula mais avançados. A eficácia deste equipamento de proteção individual (RPE) é explicada pelo fato de que sua fabricação está em conformidade com os padrões GOST. Deve-se ter em mente que o Petal é adequado apenas para uso único. Ao mesmo tempo, um indicador mais específico do tempo de uso permitido depende de uma ampla gama de fatores: condições ambientais (por exemplo, indicadores de temperatura ou nível de umidade), a intensidade de substâncias nocivas, etc. Neste caso, a unidade será capaz de protegê-lo de poeira e aerossóis, mas é impotente em relação a vapores e gases.

Este meio de proteção é produzido no território do nosso país desde 1957. É leve por natureza. O design Petal é uma máscara circular feita de um grande número de camadas de tecido de filtragem especial. No processo de fabricação da base de tal RPE, um material como o plástico é usado. Além disso, para a conveniência do usuário e para que a "Pétala" se encaixe perfeitamente no rosto, laços especialmente projetados e uma placa nasal também são fornecidos. "Pétala" se ajusta perfeitamente ao rosto da pessoa.

Essa característica da máscara é alcançada devido ao fato do material do filtro ser eletrostaticamente carregado em suas características.

Na maioria das vezes, o RPE é usado para proteger o sistema respiratório de poeira prejudicial, que não é tóxica por natureza (por exemplo, poeira de origem vegetal, animal, metálica ou mineral), bem como de uma variedade de vírus, bactérias, microorganismos prejudiciais e aerossóis. Assim, pode-se concluir que "Pétala" é amplamente utilizada em esferas da vida humana como mineração, metalurgia, indústria, engenharia mecânica, agricultura, medicina etc. Em casa, a máscara é usada no processo de reparação e construção.

Como acima mencionado, o funcionamento da "Pétala" é garantido por um elemento filtrante especial, que é denominado pano de filtro de Petryanov (ou FPP)... Esse material é composto por fibras poliméricas muito finas, que se distribuem igualmente sobre a superfície da gaze (que, por sua vez, atua como um forro). Apesar do fato de que este material impede que uma variedade de substâncias nocivas entrem no corpo humano, é completamente inofensivo para os humanos, o pano de filtro de Petryanov não causa reações alérgicas e outras consequências negativas.

Modelos populares

O respirador "Pétala" está disponível para compra em 3 modelos, a saber: "Pétala-200", "Pétala-40", "Pétala-5". Cada uma dessas máscaras tem suas próprias características distintivas e características individuais, que devem ser estudadas cuidadosamente antes de comprar diretamente. O número que segue o nome do RPE (5, 40 ou 200) indica a quantidade de poeira prejudicial da qual a máscara pode protegê-lo (por exemplo, substâncias nocivas podem exceder o valor permitido em 5, 40 ou 200 vezes).

Deve-se também ter em mente que tal exagero da concentração máxima permitida se aplica à presença na atmosfera de elementos nocivos de até 2 mícrons de tamanho, mais de 2 mícrons, todos os modelos da máscara Lepestok RPE têm uma multiplicidade de aumentar as concentrações permitidas de aerossóis no ar ambiente igual a 200... Um ou outro modelo de equipamento de proteção individual pode ser facilmente distinguido externamente, pois cada um deles tem sua própria cor: "Petal-200" - branco, "Petal-40" - laranja, "Petal-5" - azul.

Como escolher?

A escolha do meio de proteção individual "Pétala" deve ser abordada da forma mais cuidadosa e responsável possível. Lembre-se de que a sua segurança, saúde e, em alguns casos, até a vida dependem disso. Em primeiro lugar, você deve pensar com antecedência sobre quais fontes de poluição você terá que se defender. Esteja ciente de que “Petal ”só é adequado se as substâncias nocivas estiverem na forma de pó ou aerossóis. Outra característica importante é a concentração de tais elementos negativos. Qual modelo "Pétala" será o mais adequado depende deste indicador.

Então, a fim de determinar corretamente todos esses parâmetros, primeiro você precisa se familiarizar com um indicador como o MPC (concentração máxima permitida) no ar daqueles componentes nocivos com os quais você vai lidar ao realizar este ou aquele tipo de trabalho.

Neste caso, é importante levar em consideração as condições externas (por exemplo, vários modelos serão relevantes ao ar livre ou em uma sala fechada).

De uma forma geral, o melhor é dar preferência ao modelo que tenha o maior nível de proteção - só neste caso você pode ter certeza de sua segurança.

Além das características funcionais do RPE, preste atenção também à usabilidade do "Petal"... Lembre-se de que as bordas da proteção facial devem se ajustar perfeitamente ao seu rosto - só então você poderá contar com o nível de segurança adequado. Ao fazer isso, você deve ser capaz de respirar livremente. Se, durante o processo de experimentação da máscara, você percebeu que está respirando com dificuldade, recuse a compra. Nesse sentido, quanto à possibilidade, dê preferência aos EPRs, que em seu desenho possuem um elemento especial - um obturador. Ele regula o movimento das massas de ar dentro da máscara. Se no processo de escolha e compra da "Pétala" você levar em consideração todos esses fatores, compre uma máscara de alta qualidade que o protegerá das influências negativas do meio ambiente e preservará sua saúde.

Como usar?

Depois de escolher e comprar o Lepestok RPE, é importante tomar cuidado para usar a máscara corretamente. Assim, após a compra, você notará que em sua aparência externa, na posição inoperante, a "Pétala" é um círculo plano. Além disso, cada máscara é embalada em uma bolsa individual. Assim, a fim de para colocar a "Pétala", é necessário realizar uma determinada sequência de ações.

Em primeiro lugar, você deve abrir a embalagem e pegar seu equipamento de proteção individual. Em seguida, você precisa espalhar as fitas da tiara em diferentes direções. O próximo passo é esticar as bordas da renda. As bordas precisam ser puxadas por vez e apenas alguns centímetros (não mais). Depois disso, você deve amarrar essas bordas com um nó reto padrão e colocá-las sob o espaçador. Depois disso, é preciso ficar atento ao obturador - para isso, endireite a base do EPR.

Agora você precisa aplicar a pétala no rosto e colocar a placa nasal da máscara na ponte do nariz. Para colocar a máscara corretamente, é necessário puxá-la do queixo em direção ao nariz. Lembre-se de alisar com cuidado e suavidade a saia sobre o rosto. Agora é preciso ter certeza de que a fita adesiva está fixada na parte de trás de sua cabeça e de que o equipamento de proteção pessoal se encaixa perfeitamente na superfície de seu rosto.

Se houver dobras e irregularidades, elas devem ser endireitadas. Como medida de segurança adicional, você pode alisar as bordas da máscara ao redor de todo o perímetro, graças ao qual a pétala ficará mais justa. Se você comprar um respirador a granel ou não tiver certeza da qualidade do produto adquirido, deve estar ciente de que certos requisitos são apresentados para o armazenamento e transporte de máscaras.

Cada máscara deve ser vendida individualmente. Se o pacote estiver rasgado ou sua integridade for violada de alguma outra forma, você deve abandonar a compra imediatamente.

O lote de RPE “Pétala” é composto por 100 máscaras, que (além da embalagem individual, que geralmente tem a forma de um saco de papel) são acondicionadas em uma caixa de papelão. Durante o transporte, é muito importante que essas caixas não sejam de forma alguma expostas a influências externas negativas: danos mecânicos, precipitação atmosférica, etc. Ao mesmo tempo, a temperatura do ar permitida não deve exceder +50 graus Celsius, e a umidade deve ser no nível 80% (não mais). Não deve haver substâncias estranhas perto das máscaras: óleos, solventes, venenos e quaisquer outros produtos químicos. Sujeito a todas as regras que foram descritas acima, a vida útil da máscara é:

  • Pétala-200 - 4 anos;
  • Pétala-40 - 2 anos;
  • "Pétala-5" - 2 anos.

No próximo vídeo, você encontrará um manual de instruções para o respirador ShB-1 "Petal-200".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário