Características dos respiradores para proteção respiratória de produtos químicos

Contente
  1. Característica
  2. Visualizações
  3. Modelos
  4. Dicas de Seleção

Ao realizar vários trabalhos de construção e industriais, é necessário o uso de um respirador. Este é um dispositivo especial através do qual uma pessoa recebe ar purificado da poluição nociva. Esses contaminantes incluem poeira, vapores ou gases venenosos.

O mercado moderno de equipamentos de proteção individual é representado por uma ampla gama de respiradores. Cada um tem seu próprio propósito e seu próprio grau de proteção.

Característica

O respirador é um dos equipamentos de proteção individual que garante a segurança do sistema respiratório. Impede a entrada de substâncias nocivas:

  • aerossóis;
  • gases;
  • produtos químicos;
  • vapores.

Além disso, o respirador não permite que a poeira entre no sistema respiratório. Hoje, esses remédios são comuns em muitas áreas. Eles são usados ​​em minas, minas, bem como em várias indústrias.

O princípio do respirador é simples. A purificação do ar pela química é realizada por filtração através de materiais especiais, bem como por meio de processos físico-químicos.

Pela primeira vez, um meio de proteger os pulmões apareceu no século XVI. Naquela época, um respirador caseiro era uma gaze embebida em uma composição especial, que era adicionalmente envolvida em várias camadas. Com a ajuda desse curativo, foi possível evitar o envenenamento de soldados com a fumaça de um tiro.

Hoje, os principais elementos de um respirador incluem:

  • parte frontal - destinada a isolar e proteger o sistema respiratório de odores tóxicos ou nocivos e substâncias dissolvidas no ar;
  • filtro (fornecido em alguns dispositivos);
  • um balão que fornece um fluxo filtrado.

Além disso, em vários modelos, elementos adicionais são instalados para melhorar o design.

Visualizações

Existem vários tipos de máscaras. Se considerarmos a classificação dos equipamentos de proteção de acordo com o princípio de ação, eles são divididos nos seguintes tipos.

  • Isolante. Uma característica distintiva dos dispositivos é a autonomia completa. Esses produtos garantem a máxima proteção respiratória para o usuário. Esses EPRs são necessários em ambientes poluídos, onde a filtração convencional não é suficiente, uma vez que não é capaz de realizar a purificação do ar de alta qualidade.
  • Filtrando. Os dispositivos são usados ​​para limpar o fluxo de ar retirado do ambiente externo no qual substâncias e gases nocivos são comuns. Esses respiradores têm um grau de segurança significativamente menor em comparação com o primeiro grupo.

Além disso, os produtos isolantes são divididos em:

  • autônomo com circuitos abertos e fechados;
  • tipo mangueira com fornecimento constante e periódico de ar filtrado;
  • mangueira, trabalhando sob pressão.

Se classificarmos os respiradores pelo tipo de poluição que eles são capazes de combater, eles distinguem:

  • dispositivos anti-aerossóis - fornecem purificação do ar de aerossóis pulverizados e também retêm poeira e fumaça do lado de fora;
  • Máscaras de gás - projetadas para limpar o ar de vapores ou gases venenosos;
  • combinado - capaz de limpar o ar de aerossóis e gases.

Quanto à divisão dos respiradores por finalidade, existem dispositivos industriais, domésticos e médicos.

Modelos

Hoje, os fabricantes de equipamentos de proteção individual produzem diferentes modelos de respiradores. Você pode determinar o que o filtro é capaz de proteger pela marca indicada em cada dispositivo.

  • A1P1D. Protege contra vapores e gases orgânicos, bem como aerossóis.
  • B1P1D. Protege contra gases e vapores inorgânicos.
  • E1P1D. Oferece proteção contra vapores e gases ácidos.
  • K1P1D. Protege contra os efeitos da amônia e seus derivados orgânicos.
  • A1B1E1P1D. Impede a penetração de substâncias orgânicas de alto ponto de ebulição nos órgãos respiratórios, bem como gases ácidos inorgânicos, vapores.
  • A1B1E1K1P1D. O modelo com máxima proteção.

Cada modelo tem suas próprias características, às quais você deve prestar atenção ao escolher o dispositivo certo.

Dicas de Seleção

Encontrar o respirador certo primeiro precisará determinar a finalidade de seu uso. Se o caso for simples, basta comprar um aparelho simples de cada vez ou usar um pano embebido em água.

Se você planeja trabalhar em ambientes com alta concentração de poeira no ar, deve-se dar preferência a respiradores aerossóis equipados com filtros substituíveis.

Quando uma quantidade impressionante de gases nocivos e outras substâncias tóxicas se acumulam na sala onde o trabalho está sendo realizado, é melhor adquirir meios universais, que incluem filtros ou um design de máscara de gás. Esses RPEs são usados ​​em condições de concentração ideal de oxigênio.

Os dispositivos de isolamento são usados ​​apenas nas condições de trabalho mais difíceis, quando há uma grande carga no sistema respiratório humano e a purificação do ar é necessária.

Apesar de os respiradores não serem capazes de fornecer 100% de garantia de proteção, eles ainda são considerados em demanda. São utilizados em canteiros de obras, diversas indústrias e até mesmo no setor agrícola.

Para os recursos de respiradores para proteção respiratória de produtos químicos, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário