Como escolher e usar um respirador para pintar?
Respiradores para pintura são um tipo popular de equipamento de proteção individual usado tanto em um ambiente profissional quanto ao fazer trabalhos por conta própria. As meias-máscaras mais simples e máscaras de gás completas, opções modernas e leves e kits para filtrar metais pesados e outras suspensões perigosas - há uma grande variedade de modelos de fabricantes russos e estrangeiros no mercado. Ao se preparar para o uso de substâncias quimicamente agressivas, é muito importante pensar não só em como escolher, mas também em como usar um respirador com máscara de tinta para proteção respiratória.
O que é e por que é necessário?
No processo de usar compostos de tinta em uma base diferente, uma pessoa entra em contato com as substâncias voláteis que eles contêm. Além de relativamente seguros para a saúde, entre eles existem compostos que podem prejudicá-la. O respirador para pintura é projetado para resolver o problema de proteger o sistema respiratório do contato com vapores tóxicos, poeira fina, substâncias gasosas. Ao contrário da crença popular, a pintura, mesmo com compostos domésticos inodoros, requer uma abordagem séria e o cumprimento obrigatório de todas as medidas de segurança. O dano da tinta se expressa não apenas na intoxicação geral do corpo: existem muitos outros perigos ocultos.
Um respirador para um pintor é parte obrigatória de seu equipamento. Esta regra também funciona para trabalhos de pintura na autosfera. Para proteção respiratória ao usar formulações líquidas, misturas em pó, existem EPIs separados e universais com um alto grau de filtração.
Eles não apenas protegem do odor ao pintar um carro, mas também fornecem filtragem para composições de tintas e vernizes, especialmente na ausência de troca de ar forçada no ambiente.
Visão geral da espécie
Todos os respiradores utilizados para trabalhos de pintura podem ser condicionalmente divididos em parciais (meias máscaras) e completos, proporcionando isolamento de todo o rosto. Além disso, há uma divisão em segmentos de produtos profissionais e domésticos. A classificação mais simples de imobilizado é apresentada a seguir.
- Produtos padrão. O respirador clássico possui um sistema de filtragem à base de polímero integrado. O grau de proteção permite filtrar vapores orgânicos e partículas de aerossóis finos.
- Respiradores especializados. Os modelos apresentados nesta categoria se diferenciam por um alto nível de proteção. Com a ajuda deles, os efeitos nocivos da fumaça durante a soldagem, radiação de ozônio, poeira industrial, vapores orgânicos são neutralizados.
- Respiradores volumétricos. Eles têm 2 ou 3 painéis que fornecem um alto grau de proteção contra várias influências externas. São produtos especializados para condições de pintura particularmente difíceis - em oficinas, na produção, na engenharia mecânica.
- Dobrável. Produtos compactos e fáceis de armazenar. Eles podem atuar como sobressalentes se o trabalho for realizado periodicamente.
Além disso, todos os respiradores são divididos em filtrantes e isolantes. O primeiro tipo na versão clássica protege apenas contra poeira. Filtros substituíveis ajudam a melhorar suas propriedades de proteção - eles são selecionados dependendo do tipo de substância pulverizada com que você tem que trabalhar. A opção de respirador com filtro mais popular é RPG-67... Na versão doméstica, os modelos com filtro de carvão são adequados para tingir e cal, têm a forma de meia máscara que cobre o nariz e a boca.
Os modelos de isolamento visam a proteção máxima contra todos os tipos de substâncias: partículas gasosas e de poeira, reagentes químicos. Eles usam um sistema de fornecimento de oxigênio autônomo para evitar o contato com um ambiente potencialmente perigoso.
Este tipo é adequado para pintar carros.
Como escolher?
Ao escolher respiradores para pintura, deve-se levar em consideração não apenas o tipo de design do produto e o método de aplicação das composições, mas também a lista de substâncias das quais um determinado modelo protege melhor. A indústria moderna oferece uma ampla gama de produtos, entre eles não só modelos confortáveis, mas também belos, ao mesmo tempo que atendem plenamente a todos os requisitos de segurança.
Os principais critérios para a seleção do EPI em cada caso específico devem ser considerados mais detalhadamente.
- Tipo de construção. Depende das condições de trabalho. Para trabalhos de pintura em casa, uma meia máscara será suficiente com um pincel ou rolo. Ao pulverizar substâncias secas ou úmidas, é melhor escolher a opção. cobrindo todo o rosto, com uma proteção para os olhos. Ao trabalhar com materiais particularmente tóxicos em salas fechadas, são utilizados modelos com fornecimento autônomo de oxigênio ou aparelho de respiração.
- Uso múltiplo. As máscaras descartáveis, via de regra, têm o design mais simples, são descartadas após a conclusão do trabalho. Os respiradores reutilizáveis possuem filtro e sistema de válvulas substituíveis - são trocados a cada uso ou de acordo com as recomendações do fabricante do equipamento. Esses produtos são relevantes se o trabalho for executado sistematicamente.
- Princípio da Operação. As máscaras de filtro para pintura são mais parecidas com as clássicas máscaras de gás. Evitam o contato do aparelho respiratório com poeira, substâncias voláteis, partículas finas e eliminam odores. O isolamento elimina completamente a possibilidade de produtos químicos potencialmente perigosos entrarem no corpo. São sistemas respiratórios autônomos com mangueira ou aparelho especial para manter a pressão do ambiente.
- Aula de proteção. Existem 3 grupos principais: FFP1 - meias máscaras que podem reter até 80% das impurezas potencialmente perigosas ou prejudiciais, FFP2 tem um indicador de até 94%, FFP3 filtra até 99% de todas as fontes de perigo possíveis - isso é bastante o suficiente para pintar.
- Obra. O respirador para pintura tem um contato longo com a pele do rosto, por isso é muito importante que seja confortável de usar, atenda aos requisitos de área de contato e densidade de contato. Uma máscara adequadamente selecionada ou outro sistema de proteção não causa inconvenientes, exclui a entrada de substâncias nocivas ou odores externos sob suas bordas. Mesmo quando realizando trabalhos de pintura no dia a dia, deve-se pensar em comprar um respirador especial: os curativos de papel e gaze atuam como uma barreira exclusivamente mecânica, não protegendo o trato respiratório.
- O tipo de substâncias a serem filtradas. Pode ser poeira, substâncias gasosas (voláteis). Um respirador de tinta pode lidar com uma fonte de problemas ou resolver vários problemas de uma vez. O segundo tipo é denominado universal, é adequado se o mestre realizar tarefas diferentes, trabalhar com substâncias secas e tintas e vernizes líquidos.
Considerando todos esses fatores, é possível encontrar um respirador adequado para trabalhos internos ou externos.
Como usar?
Existe um padrão geral para o uso de respiradores durante a pintura. É importante seguir as instruções ao usá-los.
- Verifique a integridade do respirador. Não deve haver danos visíveis, perfurações, quebras.
- Certifique-se de que o tipo de EPI selecionado corresponde ao nível de contaminação do meio ambiente. O FFP1 protegerá até 4 MPC, enquanto o FFP3 fornecerá segurança até 50 MPC.Se necessário, é necessário instalar cilindros e filtros substituíveis.
- Pegue um respirador na mão de modo que seus acessórios fiquem pendurados livremente e a máscara fique na palma da sua mão.
- Aplicar PPE no rostofechando-o da ponte do nariz até a parte inferior do queixo. Fixe a montagem superior na cabeça. O segundo elástico deve ficar abaixo da linha das orelhas - esta é a única maneira de garantir um ajuste completo e confortável de todas as partes da máscara.
- Com os dedos, pressione o respirador firmemente na área do nariz, ajustando levando em consideração as características do rosto.
- Verifique o ajuste adequado. A superfície do respirador é coberta com as palmas das mãos, uma exalação brusca é executada. Se o ar escapar ao longo da faixa de contato, você precisará ajustar o encaixe do produto novamente.
- O EPI respiratório deve ser armazenado de acordo com as recomendações do fabricante, em condições de umidade normal, na ausência de contato direto com a luz solar. Após o prazo de validade, o produto deve ser substituído.
Considerando todos esses pontos, é possível garantir o uso correto de máscaras mascarantes e outros tipos de respiradores no trabalho com tintas e vernizes.
Para dicas sobre como escolher um respirador, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.