Teto espelhado em design de interiores
No mundo moderno do design, surgem constantemente inovações que atraem a atenção das pessoas envolvidas no design de interiores. O tecto espelhado é a forma mais moderna de decorar o espaço do tecto de uma forma original e bonita. Hoje, esse método de acabamento não é apenas uma solução elegante, mas também prática. Não requer cuidados especiais e é relativamente despretensioso em operação. Basta limpar ocasionalmente com um pano seco e meios especiais para limpar vidros e espelhos.
Basicamente, essa solução cardinal é escolhida por amantes de técnicas exclusivas de design de interiores. Esta é uma parte bastante cara do reparo, que requer um estudo cuidadoso dos detalhes de instalação, tratamento de superfície se necessário e, possivelmente, fixação adicional da superfície da placa de gesso, bem como a seleção dos dispositivos de iluminação necessários.
Peculiaridades
A escolha do material depende das condições de instalação e da quantidade de recursos financeiros do cliente despendidos, uma vez que o teto espelhado nem sempre significa a instalação do próprio espelho. O custo de tais tetos irá variar dependendo do preço e da qualidade dos materiais usados em sua produção.
As características da instalação incluem a ausência da necessidade de instalação em uma superfície absolutamente plana. Algumas pequenas imperfeições na superfície com a ajuda de tais técnicas de design podem ser ocultadas e, especialmente, mascarar cuidadosamente as imperfeições de um produto feito de filme de PVC. Placas de vidro espelhado requerem um tratamento de superfície mais cuidadoso e, às vezes, até a pré-fixação da estrutura da placa de gesso é possível.
Com a ajuda de uma ideia tão original, você pode realizar todas as suas ideias mais complexas e, à primeira vista, impossíveis. Esses tetos podem ser de uma única tela ou pequenos ladrilhos separados com chanfros de moldura. Tudo depende da sua imaginação ou da experiência e profissionalismo de um designer especializado envolvido na reparação.
A cor da tela ou do ladrilho pode variar em função das preferências do cliente e de acordo com o projeto de design. Os tons podem ser muito diferentes: do azul-acinzentado ao bronze ou salada. Também depende da cultura do designer e das preferências do cliente.
Outra característica pode ser considerada uma manutenção bastante simples de tais superfícies. Parece que esta superfície necessita de ser limpa com particular cuidado, mas neste caso, pelo contrário, basta passá-la ocasionalmente com um pano seco ou limpá-la com um limpa-vidros especial. Para fazer isso, você pode usar uma escada ou esfregão. Em geral, a manutenção não é mais difícil do que para estruturas de tensão feitas de filme de PVC.
Uma característica positiva desta solução de design é a capacidade desta superfície de aumentar a iluminação da sala. Mesmo com baixa potência das luminárias, essas superfícies reflexivas podem transformar o espaço em um ambiente bastante claro, aumentando a reflexão dos raios e transmitindo luz ao ambiente tanto quanto possível.
Apesar da complexidade desse trabalho de instalação, ladrilhos de vidro com uma superfície reflexiva fornecem a capacidade de instalar holofotes embutidos.Neste caso, os ladrilhos devem ser fixados na estrutura de gesso cartonado para ocultar a parte elétrica fornecida e as caixas de luminárias. Os acessórios ficam ótimos nesses ladrilhos espelhados embutidos. A instalação em tectos de plástico, alumínio, rack ou estiramento é muito mais fácil.
Um método de instalação bastante simples e a ausência de trabalho sujo durante a instalação destas estruturas tornam-nas atrativas mesmo para quem faz as reparações por conta própria, sem o envolvimento de especialistas.
As características negativas dos tetos espelhados incluem seu custo bastante alto e fragilidade relativamente alta. Isso se aplica, é claro, aos tipos clássicos de vidro, mas para um teto falso feito de filme de PVC, esse problema não existe. Mas, neste último, algumas outras características desagradáveis devem ser observadas, por exemplo, a baixa compatibilidade ambiental deste material.
Outra característica desagradável é que nem todos os tectos espelhados são recomendados para instalação na casa de banho devido à incompatibilidade do microclima e à elevada humidade desta divisão. A condensação pode se formar na superfície do espelho, o que não melhora a aparência de tais tetos.
Visualizações
A classificação dos tetos espelhados é feita de acordo com o tipo de material de que são feitos. Algumas opções são instaladas com uma tela inteira, outras - em fragmentos, por exemplo, 600x600 mm.
Os tetos extensíveis feitos de filme de PVC são uma peça integral de tecido no tamanho de toda a sala. Esta visão não pode ser chamada de teto totalmente espelhado, mas ainda é capaz de refletir alguns dos objetos. Basicamente, o reflexo em tal teto é embaçado e indistinto. Este é talvez o único tipo de teto espelhado que pode ser colocado em um banheiro. Este material não tem medo de umidade no ambiente e quase não há vestígios de condensação e calcário nele.
O próximo tipo é considerado placas de poliestireno espelhado à base de adesivo. Eles são fabricados e vendidos em rolos. Antes da instalação, eles devem ser endireitados e deixados em repouso. Entre eles também existem espécies destinadas à instalação em salas úmidas. Você pode consertá-los na superfície sem a participação de profissionais, por conta própria. Ao mesmo tempo, não aparece muita sujeira ou poeira de construção na sala; normalmente, a fixação de tais tetos não cria problemas especiais.
Outro tipo de tetos espelhados pode ser considerado alumínio ou rack. Eles são fixados por meio de uma moldura especial feita de perfis. Eles parecem bastante agradáveis esteticamente, mas um pouco mais baratos em comparação com os tipos clássicos.
O teto espelhado clássico é feito de uma única peça de vidro. Esta é uma estrutura bastante pesada que requer conhecimento e experiência especiais durante a instalação. Portanto, é melhor confiar sua instalação a profissionais. Sem experiência e conhecimento especiais, é muito difícil montar tais estruturas, especialmente para iniciantes. Esse teto parece o mais caro, impressionante, original e elegante.
Para a automontagem de um teto de vidro, um teto feito de placas de poliestireno espelhado em uma base adesiva é o mais adequado. No verso dessas placas há uma base adesiva, que é fixada diretamente na superfície do teto ou na parede de gesso. São bastante leves, por isso a instalação não é difícil. A edição pode ser feita por um não profissional ou mesmo por um iniciante.
Você também pode fazer um teto de acrílico - esta solução permite criar não apenas uma superfície plana, mas também decorar o "espelho" com um padrão. Ao mesmo tempo, as paredes devem ser neutras.
Opções de design
As opções de design usando um teto espelhado podem ser muito diversas. Não é necessário cobrir toda a superfície acima de sua cabeça com placas, você pode fazer ilhas ou rosetas separadas com elas, emoldurando o suporte do lustre.Esta solução parece muito atraente, mesmo em uma sala pequena. As ilhas de placas espelhadas podem formar formas geométricas como retângulos, quadrados, círculos ou hexágonos.
Os tetos à base de acrílico também permitem a criação de um padrão no teto. Na maioria dos casos, o efeito de espelho interfere na percepção da imagem, mas um céu estrelado ou um horóscopo fora do padrão com inserções pretas parecem muito elegantes, mesmo em brilho.
Area de aplicação
O escopo é principalmente devido à sua praticidade. Superfícies espelhadas serão adequadas em qualquer cômodo de um apartamento ou casa, sem falar em corredores e corredores. Ficam especialmente bem na cozinha e no quarto. Hoje eles são bastante relevantes, e a moda para eles está ganhando força. Eles ficarão muito adequados nas instalações de cabeleireiros e salões de beleza, algumas lojas e centros comerciais, cafés e restaurantes.
Ao mesmo tempo, existem situações em que os tetos espelhados são irrelevantes devido à probabilidade de estragar o design. Em primeiro lugar, isso acontece em salas grandes - o reflexo no teto aumentará ainda mais o espaço, tornando-o desconfortável. Pelo contrário: em salas muito apertadas, tetos espelhados não só parecem adequados, mas são literalmente necessários para ampliar visualmente a sala.
Dicas úteis
Antes de instalar estruturas de poliestireno ou placas de vidro separadas, é necessário limpar a superfície do teto de resíduos de tinta e verniz. Isso permitirá que as placas reflexivas adiram razoavelmente bem ao teto. Resíduos de tinta podem contribuir para a má adesão de placas de forro de espelho.
Ao instalar luminárias em tetos de base de PVC, deve-se ter em mente que essas luminárias não devem ficar muito quentes.
Se as placas de poliestireno ou vidro não tiverem base adesiva própria, devem ser coladas com soluções adesivas especiais. É necessário deixar que a solução de cola agarre, de forma que o mestre, pressionando a telha contra o teto, a segure nesta posição por algum tempo, sem largá-la. Depois de instalar essas placas, é necessário percorrê-las com um rolo para alinhamento final e colagem mais completa.
Se o teto for muito difícil de alinhar, você pode usar drywall. Deve ser instalado antes de colar os ladrilhos do espelho. Em tal superfície, o ladrilho é colado de forma muito simples, normalmente não há dificuldades com isso. Nivelamento adicional de drywall não é necessário.
A escolha da cor dos ladrilhos do espelho para os tectos deve ser efectuada mesmo quando o projecto de design for aprovado - para que não tenha a oportunidade de se enganar com as cortinas durante a reparação.
Os tetos espelhados de ripas são muito mais fáceis de montar em perfis de alumínio, mas o resultado parece muito mais barato do que os tetos espelhados clássicos. No entanto, as luminárias embutidas podem ser facilmente instaladas em tais tetos.
Lindos exemplos no interior
Um dos exemplos mais relevantes e bonitos de expansão de espaço com o uso de tetos espelhados é considerado seu uso em apartamentos Khrushchev. Mesmo uma sala ou cozinha pequena, discreta e feia pode ser revitalizada com uma técnica de design como uma superfície reflexiva. Ele amplia visualmente e estende o espaço em altura. Não é necessário decorar todo o teto desta forma - uma pequena roseta emoldurando o ponto de fixação do lustre no teto, feita de ladrilhos espelhados em forma de favos de mel ou hexágonos, parece não menos original e atrai a atenção de convidados e anfitriões. Esta técnica é barata devido ao pequeno número de ladrilhos envolvidos.
Um teto espelhado vai decorar qualquer cozinha, especialmente se for pequena e com um teto baixo. Este efeito aumenta o espaço e aumenta a altura da sala.O principal é não esquecer, ao instalar um tecto espelhado na cozinha, de instalar um exaustor, que minimiza a contaminação do tecto com gorduras.
Ao usar um teto espelhado, costuma-se usar estruturas de vários níveis. Esta técnica complica o design, torna-o interessante e original. A iluminação da placa do teto com uma faixa de LED do segundo nível é especialmente relevante agora. Parece incrível e incomum, além disso, essa luz de fundo pode funcionar como uma iluminação noturna.
Assista a um vídeo sobre o assunto.
O comentário foi enviado com sucesso.