Tudo sobre pintura de rodapés
O reparo de quaisquer instalações consiste em diferentes etapas, e uma delas é pintando o rodapé... Este é um trabalho sério que precisa ser feito corretamente com consumíveis de qualidade. Para obter um bom resultado, recomenda-se estudar as características desse processo, qual tinta é melhor escolher e outras questões.
Peculiaridades
As baguetes de isopor são as mais procuradas porque são acessíveis e podem ser pintadas para mudar de cor ou refrescar. Após a instalação, este produto precisará ser revestido com um agente especial e, em seguida, o elemento interno ficará harmonioso no quadro geral. Baguetes são uma peça funcional projetada para decorar a transição do teto à parede. Além disso, pode ser usado para ocultar irregularidades, o que é uma vantagem adicional.
No mercado existe uma vasta gama de produtos utilizados na pintura de rodapés.
Este procedimento é realizado depois que a superfície já estiver plana, a baguete colada e o mestre reparado todas as costuras da junta. Muitas pessoas se perguntam se vale a pena pintar o rodapé, tudo depende dos desejos pessoais, características do interior e do nível de apresentabilidade do produto.
Se a baguete ficou amarela com o tempo, ou você quer refrescar um pouco, dê um tom diferente, então você pode começar a trabalhar. É imprescindível escolher exatamente aquele consumível que vai caber bem na superfície do rodapé, não será absorvido e dará a tonalidade desejada. É importante notar que podem permanecer vestígios na baguete durante a instalação, por isso a pintura será uma excelente saída.
Visão geral dos tipos de tinta
O material utilizado para a fabricação de rodapés apresenta uma estrutura solta e certas propriedades. Então escolha a tinta como revestimento deve ser cuidadosamente baseada nas características da espuma... Categoricamente é proibido o uso de formulações à base de solventes, pois destroem a estrutura da baguete de espuma. Para realizar trabalhos de acabamento em rodapés de espuma ou de poliestireno expandido, é melhor escolher os seguintes tipos de materiais.
A base da tinta deve ser dispersa em água, durante o processo de aplicação, uma película brilhante permanece nas baguetes e o líquido evapora. Também é importante prestar atenção se a composição do material de acabamento é à prova de fogo e se é ecologicamente correta. Até o momento, você pode encontrar vários tipos de produtos à venda que podem ser usados para pintar produtos de espuma.
Acrílico
Esta tinta tem excelentes propriedades decorativas, por isso atrai muita atenção de designers e construtores. Uma das principais vantagens da composição é a durabilidade. Esta cor manterá o rodapé apresentável por muitos anos, pois a solidez da cor, a permeabilidade ao vapor e a resistência à água são as principais características deste material.
Graças a este revestimento, os produtos para tectos podem respirar, o que é necessário quando se trata de divisões com elevado nível de humidade.
A tinta acrílica é considerada impermeável e versátil. A luz solar direta não afetará a mudança de matiz. Além disso, a composição tem excelente aderência à superfície. Quanto ao cuidado de rodapés com esse revestimento, é fácil de fazer, as qualidades decorativas não serão perdidas.
Acetato de polivinila
Este tipo de tinta é utilizado exclusivamente em ambientes secos, por isso é importante certificar-se de que não haja umidade no ambiente. O material de acabamento não tem propriedades repelentes de água, mas se isso não for um problema, você pode escolher com segurança um tom e aplicá-lo na superfície da baguete.
Látex
A tinta contém borracha, devido à qual se formará uma película impermeável na superfície do rodapé. Portanto, você pode usar os detergentes com cuidado, pois não violam a integridade do material de acabamento. A tinta látex pode ser usada em ambientes úmidos e sempre que uma limpeza frequente seja necessária. O material tem maior resistência à abrasão, o que é uma vantagem significativa... A única desvantagem é que, com o tempo, a tinta desbota com a luz e o revestimento precisa ser renovado.
A base de água
Esta é uma das tintas mais famosas, que pertence à classe dos materiais de acabamento por dispersão em água. Pode ser escolhido para cobrir o pedestal de espuma. É oferecido em uma variedade de cores, para que todos possam encontrar algo interessante.
Preparação
O trabalho de acabamento pode ser feito de forma independente, sem ajuda externa e gastos com serviços especializados. Se você preparar adequadamente a superfície e a mistura, basta seguir as regras e em breve obterá resultados surpreendentes. Primeiro você precisa decidir o esquema de cores para comprar o material com antecedência. Freqüentemente, os recipientes de tinta contêm instruções sobre como usá-lo.
O próximo passo é preparar a superfície do teto e eliminar quaisquer defeitos que possam estar nele.
Para preparar baguetes de espuma, você precisa estocar uma espátula de borracha, esponjas, luvas e um recipiente com água... Quando os tetos são cobertos com pedestais, você pode prosseguir para a próxima etapa.
A massa de acabamento é aplicada com uma ferramenta nas juntas. Isso deve ser feito com cuidado e certifique-se de que todos os orifícios estão vedados. Se o rodapé for gofrado, é importante ter cuidado para não danificá-lo. O material residual é removido com uma esponja úmida. Então você precisa esperar que a massa seque completamente. A superfície do rodapé deve ser perfeitamente lisa, para isso será necessário esfregar com lixa de grão fino, o que garantirá uma boa aderência.
Opções de pintura
A tecnologia de pintura é simples, a composição pode ser aplicada a qualquer momento.
- Cubra o chão onde quer que seja feito trabalho para evitar manchas. Certifique-se de que não haja correntes de ar na sala, caso contrário, o acabamento não ficará perfeito.
- Desenhe tinta em um pincel e mova levemente ao longo da baguete.
- Se necessário, você pode repetir o procedimento se o material de acabamento for irregular ou houver fendas.
- A segunda camada é aplicada somente após a primeira estar completamente seca.
- As tintas à base de água secam rapidamente, então você pode voltar ao trabalho em breve.
Este método de cobertura é adequado nos casos em que o rodapé ainda não foi colado.
Se já estiver no lugar, é necessário usar fita adesiva para não manchar a parede.
É colado no teto e nas paredes em todo o perímetro da sala. Deve-se observar que esta fita não rasga o revestimento, portanto você não precisa se preocupar. Quando a fase preparatória for concluída, você pode prosseguir para a próxima.
Use um pincel fino e pinte a superfície da baguete. Quando a composição da tinta está completamente seca, a fita pode ser removida.
Para não deixar marcas no rodapé, é necessário usar um bom pincel e não pegar muita tinta. Deve ser aplicado junto à baguete, então não haverá problemas, e a mistura ficará bem na superfície. Uma vez que as estruturas de tração são muito procuradas hoje, surge a pergunta: qual é a tecnologia para pintar rodapés neste caso. A principal característica de se trabalhar com esses produtos é que é necessário prender a baguete exclusivamente na parede, sem tocar no forro.... E para não formar juntas, é necessário fixar o rodapé o mais firmemente possível ao tecto falso.
Quanto à tecnologia de pintura, não há nada complicado aqui. A coisa principal - tenha cuidado para não deixar vestígios da mistura no tecto falso. Neste caso, não é recomendado o uso de fita adesiva. Para proteção, são adequadas folhas grandes de papel, que podem ser inseridas entre a baguete e a tela. Depois disso, você pode começar a pintar o rodapé.
O rodapé de isopor pode ser pintado em qualquer cor, combinando com o interior da sala, pode ser dourado, bege, creme, semelhante a madeira, etc.
Tudo depende das preferências pessoais e do design da sala, onde tudo deve estar em harmonia entre si. Siga as instruções passo a passo, feche as juntas de forma que não haja lacunas visíveis e você ficará satisfeito com o resultado.
Recomendações
Os especialistas aconselham o uso de fita larga para que o teto com as paredes seja protegido de forma confiável. Quanto ao rodapé do teto, é necessário certificar-se de sua qualidade, independentemente de ser gofrado ou liso. Importante realizar a limpeza úmida em tempo hábil, já que as baguetes podem perder sua aparência apresentável com o tempo.
Antes de comprar tinta, com cuidado estudar a composição, tb considere em qual sala o trabalho será realizadoseja seco ou com muita umidade, pois isso afetará a escolha do produto. Prepare uma máscara antes de iniciar o trabalho se a mistura for tóxica e use luvas. O produto e a tonalidade do acabamento devem combinar com o interior geral.
Como pintar o pedestal do teto, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.