Como fazer um canto interno de um pedestal de teto?
Hoje, a variedade de rodapés de teto agrada os clientes com uma variedade chique. Esses componentes são feitos de materiais diferentes e aplicam designs diferentes a eles. Rodapés são fáceis de instalar, mas geralmente isso exige que você primeiro faça seus cantos internos. Neste artigo, descobriremos como fazer isso corretamente.
Características de corte de diferentes rodapés
Como mencionado anteriormente, os filetes modernos são feitos de uma variedade de materiais. As características das peças de corte dependem desta característica. Vamos dar uma olhada em alguns deles.
- O material mais durável usado nos rodapés atuais é a madeira. Ao cortar tais componentes, surge a resistência mais séria, devido à qual aparas e rebarbas podem aparecer no corte. Os rodapés de madeira, principalmente os de pequena largura, são aconselhados a lixar apenas com serra para madeira com dentes pequenos, ou usar serra elétrica com a mesma lima "delicada".
- Poliestireno expandido (isopor). O material mais frágil e leve usado na produção de filés. Durante o corte, ele pode se desintegrar facilmente. Recomenda-se cortar esses elementos com uma faca afiada de escritório ou de construção. Efetuando um processo semelhante, não é necessário pressionar com excessivo zelo a lâmina, pois a zona do entalhe corre o risco de ser espremida, o que prejudicará o aspecto dos componentes. O trabalho deve ser executado com o máximo cuidado e meticulosidade, para que não haja desintegração ou deformação.
- Espuma de poliestireno extrudado (extrudado). É um material mais confiável e durável, que pode ser cortado facilmente e não deixa migalhas. Cortar elementos de tal material é muito mais fácil, uma vez que rebarbas ou cascas são extremamente raramente formadas nele. No entanto, essas peças são flexíveis, por isso é problemático mantê-las em uma superfície curva.
- Poliuretano. Os rodapés rígidos e flexíveis são feitos com ele, de modo que podem ser instalados em seções relativamente irregulares e francamente curvas.
Faz sentido cortar opções flexíveis apenas com uma faca afiada, mas com relação às duras, você precisa fazer o mesmo que com a espuma de poliestireno extrudado.
Como cortar o canto interno?
É necessário cortar o pedestal corretamente para preparar o canto interno. Para isso, é usada uma ferramenta especializada - uma caixa de esquadria, mas você pode realizar trabalhos sem ela. Vamos nos familiarizar com todas as maneiras possíveis de aparar peças.
Com caixa de esquadria
A maioria dos artesãos prepara rodapés para instalação no teto usando uma caixa de esquadria. Com este dispositivo, você pode cortar facilmente as peças necessárias em casa, sem gastar muito tempo extra. Vamos analisar em etapas como você pode serrar corretamente o filé usando uma caixa de esquadria.
- Em primeiro lugar, o molde do pedestal do teto deverá ser aplicado na superfície da base e marcar o comprimento.
- Em seguida, um pedaço de moldura deve ser colocado na caixa de esquadria na mesma posição em que deve ser instalado no teto.
- O filete é pressionado o mais firmemente possível contra a superfície posterior da ferramenta.
- Com uma mão, você precisa segurar a peça de trabalho para que ela não se mova ao longo do corte.
- Trave a serra em um ângulo de 45 graus em relação à peça de trabalho.
- O rodapé deve ser recortado, mantendo o grau de pressão da serra sob controle, de forma a não prejudicar a peça.
- Em seguida, você deve prosseguir com o corte da parte "correspondente" do pedestal. Ele também deve ser preso à parede oposta da caixa de esquadria.
- A parte preparada é pressionada e mantida com a mão para que não se mova.
- A serra é colocada em um ângulo de 45 graus em relação à peça de trabalho, de modo que a direção do corte seja oposta à primeira parte do filete.
- E, finalmente, o canto do pedestal deve ser cortado.
Sem caixa de esquadria
As molduras destinadas à instalação em uma base de teto podem ser serradas sem uma caixa de esquadria. Acontece que esse método acabou sendo mais eficaz, então muitos mestres o recorreram. Vamos analisar em etapas como aparar as molduras dessa maneira.
- É necessário posicionar a peça de forma que sua borda encoste na junta de 2 paredes. Certifique-se de marcar esta posição com um lápis.
- Ações semelhantes precisarão ser realizadas com a moldagem e no lado oposto.
- Na junção da parede e da base do teto, é necessário conectar os pontos de intersecção e traçar uma linha diagonal. Em seguida, é necessário marcá-lo no próprio pedestal. Essa será a marca para futuros cortes.
- Corte a parte com uma lâmina afiada ao longo da tira marcada. Ao encaixar, os componentes devem estar perfeitamente alinhados. Usando uma técnica semelhante, é possível cortar o material para formar os cantos externos dos rodapés.
Como usar o template?
Ao cortar molduras, você pode usar o modelo da caixa de esquadria. É necessário aplicar 2 linhas paralelas nele. Em seguida, eles calculam o ponto central e, a partir dele, colocam qualquer canto desejado com um transferidor. Antes de serrar este canto designado, é recomendável verificar novamente o tamanho dos cantos internos e externos entre as paredes da sala. Para isso, o mesmo transferidor simples será útil.
O princípio de aparar rodapés de teto usando um gabarito é aproximadamente o mesmo que quando usando uma caixa de esquadria padrão.
Neste caso, a peça preparada deve ser pressionada contra uma linha traçada paralela e, depois de fixada a serra no ângulo desejado, cortar a peça de trabalho.
Como fazer uma caixa de esquadria com as próprias mãos?
Você pode fazer uma caixa de esquadria para aparar rodapés com suas próprias mãos. É aconselhável realizar esse tipo de trabalho para mestres com habilidade no trabalho com desenhos. A caixa de esquadria pode ser feita não apenas de um molde de papel, mas também de madeira. Existem apenas 2 maneiras de fazer isso a partir deste material. Vamos considerar cada um deles.
- Prepare 3 pranchas de madeira. Em vez disso, as tiras de madeira compensada servirão. Usando pregos e um martelo, construa uma forma de "U" com pedaços de madeira. Nas bases laterais do objeto resultante, contorne os cantos que serão necessários para trabalhos posteriores com as molduras. É sobre eles que serão feitas as incisões. O resultado final é uma estrutura semelhante a uma cadeira.
- Este é um tipo de combinação de uma caixa de esquadria de madeira e um modelo de papel. 2 pranchas ou tábuas serão úteis. Um canto de figura é montado a partir deles. No papel whatman, as linhas são desenhadas correspondendo ao ângulo do segmento de 45 ou 90 graus. Antes de aparar o pedestal, será possível traçar qualquer tipo de ângulo - esta é a principal vantagem de um aparelho caseiro em comparação com as cópias compradas.
Como encaixar?
O mestre deve saber como encaixar adequadamente os pedestais de teto preparados. Se a fixação do primeiro canto for concluída com sucesso, você pode pensar que aprendeu praticamente como trabalhar com esses elementos, mas ainda não completamente. Também é necessário descobrir como conectar corretamente as seções de canto e cortar as próprias molduras no comprimento. Quando alguma parte já está colada e uma distância muito pequena permanece até o canto, você pode cometer um erro sério com o parâmetro de comprimento. Para não enfrentar tal problema, é imprescindível deixar uma margem.
Primeiro você pode cortar uma peça mais longa (10-15 cm mais comprida). Assim, será possível determinar repetidamente se algo não está de acordo com o planejado e não funciona imediatamente. Em seguida, você precisará construir um canto usando um dos métodos descritos anteriormente. Experimente a peça com cuidado (enquanto ainda está seca). Você precisa ajustar os componentes existentes para obter resultados perfeitos. Somente após esses procedimentos a moldagem já cortada pode ser fixada e marcar a área na qual ela precisará ser encurtada.
A poda deve ser feita em um ângulo de 90 graus. Neste caso, não há necessidade de usar a caixa de esquadria. Você pode simplesmente substituir corretamente uma faca afiada estritamente perpendicular à superfície da peça.
Recomendações
Antes de fazer o canto interno correto do pedestal do teto com as próprias mãos, é aconselhável "armar-se" com algumas dicas e truques úteis.
- Se, ao fazer o encaixe, você notar que alguns erros e deficiências permanecem, a correção pode ser feita com uma pequena faca ou lixa. Só depois de verificar o encaixe perfeito é que o rodapé pode ser colado de forma permanente à base.
- Ao aparar as molduras do teto, você deve agir com cuidado e deliberadamente. Não tenha pressa. A pressa excessiva levará necessariamente a erros graves e danos aos materiais.
- Escolha as ferramentas de melhor qualidade e mais adequadas para trabalhar com rodapés. Quanto mais resistentes as matérias-primas com as quais as molduras são feitas, mais afiado deve ser o dispositivo para cortá-las. Para amostras de isopor, você pode usar uma faca comum. As peças de madeira não se prestam a tais dispositivos - é aconselhável serrar com uma serra elétrica.
- O plástico de que são feitos os rodapés deve ser cortado pela parte da frente. Você precisa seguir esta regra para conseguir um corte mais liso e estético.
- Antes de colar e ajustar rodapés acabados e recortados, recomenda-se processar suas bordas com um abrasivo de grão fino.
- Ao aparar os rodapés de madeira e formar o ângulo correto, é necessário monitorar a presença dos erros remanescentes. Será possível eliminá-los limpando com uma lima.
- Se você decidir fazer uma caixa de esquadria com suas próprias mãos, por exemplo, de madeira, recomenda-se com antecedência fazer um desenho detalhado da futura ferramenta indicando todos os parâmetros dimensionais e características do projeto. Nesse caso, a improvisação será supérflua.
- Se você precisar aparar os cantos interno e externo no mesmo filete, é recomendável começar com ações mais complexas. Em primeiro lugar, é recomendável fazer um canto interno.
- Se a sala onde está a fazer os reparos não tem as paredes mais regulares e corretas, um tipo de rodapé curto é adequado para uma melhor junção dos cantos. Com tais elementos, acabará por conseguir um ângulo mais preciso, sem lacunas.
Não se deforma muito devido às irregularidades existentes, como é o caso de rodapés longos e largos.
- Se não foi possível encaixar perfeitamente os elementos preparados, você não deve ficar chateado e nervoso. As lacunas restantes podem ser escondidas de forma rápida e fácil preenchendo com selante ou enchimento. Se você agir com cuidado, subsequentemente, tais manipulações não se revelarão.
- Pode ser extremamente difícil para um artesão inexperiente cortar rodapés sozinho, portanto, é recomendável tratar o trabalho com responsabilidade e agir com cuidado.
Como fazer o canto interno do pedestal do teto para um iniciante, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.