Tetos de vitral: características e benefícios

Tetos de vitral: características e benefícios
  1. Tipos de vidro para estruturas de teto suspenso
  2. Instalação DIY de uma superfície de teto de vidro colorido
  3. Tela do teto com vitral no interior
  4. Iluminação no teto de vitral

Os vitrais modernos não são de forma alguma aqueles vitrais que transmitem mal a luz, usados ​​na Idade Média para decorar templos. Agora, uma tela de vitral pode ser criada de pelo menos dez maneiras diferentes e instalada na superfície que o proprietário desejar, incluindo o teto. Além disso, o processo de instalação de um vitral ficou muito mais fácil e, se desejar, você mesmo pode fazer.

Os vitrais do teto têm um grande número de vantagens estéticas e práticas. A vantagem mais óbvia é sua singularidade e beleza estonteante. O teto com vitral será o destaque de qualquer ambiente, onde quer que esteja instalado.

Além disso, esses tetos não requerem manutenção especial - você só precisa evitar o uso de água quente e detergentes (você não pode usar líquido ou pó).

Este tipo de teto tem outras vantagens:

  • Instalação descomplicada e de curta duração, mesmo que você mesmo a execute. A estrutura suspensa em vitral lembra um construtor, que é bastante fácil de montar em qualquer configuração.
  • Do ponto de vista ecológico, as vantagens também são óbvias - os tectos com vitrais consistem em vidro e metal, não são utilizados produtos químicos nos materiais para a sua produção.
  • O design é prático - qualquer seção danificada pode ser facilmente substituída sem danificar o resto dos elementos.
  • Os produtos são fáceis de limpar.
  • É difícil quebrar os vitrais, a menos, é claro, que você o faça de propósito.
  • O vidro não é suscetível à umidade. O metal é suscetível, mas no caso de instalação de um perfil de alumínio, este problema é eliminado. Portanto, este tipo de teto pode ser instalado no banheiro.
  • O teto de vidro aumenta visualmente o espaço, podendo ser utilizado em ambientes pequenos com tetos baixos.

Tipos de vidro para estruturas de teto suspenso

Hoje existem pelo menos dez maneiras de como as telas de vitral são feitas. A maioria deles oferece a oportunidade de fazer você mesmo uma janela de vitral.

  • Tradicional (clássico) a maneira de criar uma janela de vitral requer uma moldura especial que tenha flexibilidade e resistência. Os elementos de vidro serão inseridos neste quadro - cada um em sua própria célula. Na maioria das vezes, esta moldura é feita de alumínio.
  • Vitral de filme é o tipo mais simples e acessível para autoprodução. Você pode fazer isso com as próprias mãos em casa, pois não se trata de um vitral, mas de um aplicativo. O vidro do tamanho necessário é colado com um filme especial para vitrais. Essa técnica também inclui o método de impressão de fotos, que pode ser aplicado diretamente no vidro ou previamente em filme e, em seguida, transferido para o vidro. Também é possível colocar o filme entre as camadas de vidro.
  • Técnica de fusão assume que os fragmentos de vidro são sinterizados em fornos especiais em um único todo. A fusão permite que você obtenha janelas de vidro colorido planas e volumétricas.
  • Quanto ao vitral fragmentário, sua produção só é possível na produção industrial. A tecnologia de sua fabricação é tal que fragmentos individuais de cores especificadas são combinados em uma única janela de vitral. É confiável, durável e não perde o brilho das cores com o tempo.
  • Tipo de jato de areia o vitral também é chamado de eterno.É aplicado com jato de areia pressurizado. Essa técnica permite que você faça uma superfície de vitral fosco, não apenas multicolorida.
  • Técnica de contorno (enchimento) assemelha-se a um desenho, pois para se obter um vitral deste tipo o vidro é pintado com tintas poliméricas, aplicando-se previamente faces dos mesmos polímeros ou designando-as com uma composição especial como contornos da futura composição.
  • Técnica de pintura não é diferente de pintar com guache ou acrílico. O desenho é aplicado da mesma forma. Tanto o preenchimento quanto a pintura não são vitrais, mas os imitam.
  • Uma técnica interessante de gravuraquando o vidro é tratado com uma pasta de ácido fluorídrico. O padrão na superfície do vidro é fosco e de textura áspera. Este método permite obter uma imagem de relevo com um jogo de luz e sombra, focando na profundidade da gravação.
  • Vitral "Tiffany" criar desta forma: todos os fragmentos do futuro vitral são, por sua vez, envolvidos em torno do perímetro das extremidades com folha de cobre, em seguida, eles são conectados em uma estrutura usando um maçarico e solda. Desta forma, você pode criar não apenas um vitral plano, mas também dar a ele qualquer forma geométrica. Essa técnica é a mais difícil de executar e a mais antiga que se conhece. Foi esse método que foi usado para decorar aberturas de janelas, tetos e arcos em edifícios medievais.

Além disso, é possível usar uma técnica combinada, por exemplo, Tiffany e clássicos, ou gravura e jato de areia.

Em geral, cada um dos tipos listados (exceto Tiffany) é adequado para uso no projeto do teto.

Para evitar a monotonia na fabricação, você pode solicitar sua criação a profissionais ou usar o método de filme, no qual o vidro é coberto por um filme com uma foto impressa pré-aplicada.

Instalação DIY de uma superfície de teto de vidro colorido

A instalação da maioria dos painéis de vitral no teto é semelhante à instalação de um teto armstrong, uma vez que seu design é quase idêntico entre si. A única diferença é o tipo de perfil e inserções decorativas que você precisa usar. Inserções de vidro são usadas para a janela de vitral e papel prensado é usado para Armstrong para o mesmo propósito.

Se você pintar passo a passo a instalação de um teto com uma janela de vitral, obterá o seguinte algoritmo:

  • A primeira etapa é a marcação. Defina o nível da futura estrutura do teto. Nos pisos são marcados os pontos onde serão instalados os fechos. Para marcações mais precisas, é melhor usar um nível de laser.
  • A próxima etapa é anexar os cantos às paredes. A sua instalação é efectuada de acordo com as marcações feitas anteriormente, quer em buchas, quer em parafusos auto-roscantes. Levando em consideração a severidade de materiais como o vidro, o passo dos fechos não deve ser superior a 30 cm.
  • Além disso, cabides ajustáveis ​​especiais - "borboletas" são fixados com um degrau de aproximadamente 60 cm em qualquer direção.
  • Depois disso, você pode prosseguir com a instalação do perfil. Este processo consiste em pendurá-lo em cabides e colocá-lo em um avião.
  • Ao final da coleta de perfis, é hora de instalar a iluminação decorativa. Quando o teto de vitral é iluminado, parece muito mais espetacular e atraente do que o normal. A retroiluminação pode ser feita usando diferentes métodos: holofotes e feixes de luz ou faixa de LED.
  • Na última vez, é realizada a instalação dos vitrais. Eles são simplesmente colocados em células formadas por perfis.

Tela do teto com vitral no interior

Existem 3 opções de como você pode instalar um teto de vidro:

  • opção de suspensão (a melhor coisa que você pode pensar para pequenas telas de vitral);
  • desenho de cassetes;
  • instalação em caixa de gesso cartonado, dentro da qual ficam escondidos fios, linhas de comunicação e sobreposições.

A terceira opção é a mais inconveniente, pois:

  • é volumoso;
  • requer a decoração das superfícies laterais da caixa se for instalada no nível inferior de uma estrutura de duas camadas;
  • a parede de gesso pode não suportar o peso do vidro, portanto, é necessária uma fixação adicional em ganchos de metal.

É impossível classificar os tectos de vitral pela natureza do padrão, uma vez que existem muitas variações e não se prestam a gradação.

Em termos de forma, eles são divididos nos seguintes tipos:

  • abobadado;
  • redondo (oval);
  • plafond;
  • na forma de um quadrado ou retângulo;
  • fora do padrão.

Para corredores com pé-direito e área total grandes, a melhor opção é uma cúpula. Eles podem ser feitos exclusivamente com a técnica Tiffany.

Os tetos circulares parecem um lustre de grande diâmetro. É mais bem-sucedido executá-los no estilo Art Déco ou Art Nouveau (é claro, o resto do interior da sala deve ser projetado no mesmo estilo). No entanto, o estilo étnico também pode ser um bom achado se você escolher o padrão certo para os óculos.

O plafond tem muito em comum com o tipo redondo, mas no formato é mais parecido com uma bola. Seu tamanho pode ser absolutamente qualquer. As janelas de vidro sombreado geralmente ficam melhores quando instaladas em um nicho. O plafond instalado em um pequeno quarto parece espetacular.

A forma padrão do teto de vitral é retangular ou quadrada. Eles são os mais fáceis de fabricar e, portanto, a opção mais econômica. Além disso, este tipo de teto pode ser usado para decorar qualquer local, independentemente do seu tamanho e finalidade - tanto no corredor quanto na cozinha, uma tela retangular de vidro colorido ficará igualmente impressionante.

Quanto às formas atípicas, aqui a imaginação do autor não se limita a nada.

Os fragmentos de vidro podem assumir qualquer forma e formato. Por exemplo, uma abstração em estilo loft pode criar a ilusão de um espaço “sem teto” sem fundo.

Iluminação no teto de vitral

Graças à retroiluminação, a tela de vitral pode ser feita sem peso, ou você pode tornar a imagem profunda e expressiva. O resultado depende de qual técnica é usada. Será difícil conseguir isso sem instalar fontes de luz, porque uma janela de vitral definitivamente precisa ser iluminada corretamente. A iluminação ajudará a pintar a sala nos tons selecionados, criando uma atmosfera muito especial.

É imperativo pensar em como o número e o tipo das lâmpadas selecionadas serão combinados com o padrão no vitral. A iluminação oculta parece muito impressionante, quando a luz parece estar fluindo do teto, enquanto nenhuma lâmpada é visível. Parece especialmente interessante em tetos foscos, por exemplo, feitos com a técnica de jato de areia.

Lustres não são usados ​​em vitrais. Como regra, outra iluminação é suficiente para uma iluminação de alta qualidade da sala.

Você aprenderá sobre a instalação de um teto de vidro colorido no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário