Tetos em casa particular: escolha de materiais e opções de acabamento
Quando a construção de uma casa de campo é concluída, começa a parte mais interessante e emocionante - a decoração de interiores. E aqui, é claro, tudo começa com os tetos. Antes de escolher determinados tipos de materiais e opções de design, é preciso pensar em todo o design da sala, já que o teto deve ser combinado com as paredes e o piso, e a escolha de materiais e estilos é muito grande hoje.
Tipos de acabamento
Muito depende do orçamento que você planeja gastar nos tetos. Você pode escolher opções baratas, mas faça de tudo para que pareça digno e elegante. Se houver uma oportunidade de gastar dinheiro com materiais caros, é melhor concluir o design, focando nas tendências modernas. Mas então é preciso estudar bem todas as propriedades dos materiais e a tecnologia de sua aplicação, se o reparo for feito manualmente. Só depois de estudar todas as nuances, você pode finalmente decidir como decorar o teto.
As opções mais comuns hoje são:
- cal;
- quadro;
- gesso e estuque;
- mosaico de gesso;
- tetos suspensos e tensos;
- estruturas de madeira:
- drywall;
- papel de parede de papel ou vinil;
- azulejo de cerâmica;
- telhas de espuma.
O trabalho de acabamento em uma casa particular é diferente do que é feito em um apartamento. Aqui você precisa cuidar não só da beleza do teto, mas também do isolamento térmico. Somente quando tudo isso estiver feito, você pode prosseguir diretamente para o projeto do teto, caso contrário, no inverno e no período de chuvas prolongadas, o belo teto se deteriorará com a umidade e geada e se tornará inutilizável.
A superfície rugosa não requer nivelamento adicional se for tomada a decisão de fazer tetos falsos. Toda a fiação pode ser coberta com uma estrutura de tensionamento.
Ferramentas necessárias
Antes de iniciar o trabalho, deve-se atentar para o fato de que todas as ferramentas necessárias estão à sua disposição. Se algo não está em casa, você precisa comprar com antecedência, para que depois você não interrompa o trabalho e não se distraia com ninharias.
Você precisará das seguintes ferramentas:
- espátulas de vários tamanhos e espessuras;
- Chave de fenda;
- furar;
- nível;
- espátulas;
- Búlgaro;
- lápis simples;
- governantes;
- chaves de fenda.
Ao se preparar para o trabalho de reparo, é melhor ter algumas réguas, lápis e chaves de fenda em estoque, pois esses pequenos itens são constantemente perdidos durante o processo de reparo e leva tempo para encontrá-los. Caiar ou pintar é a opção mais simples e conhecida que não requer habilidades especiais e custos elevados. Assim que o teto estiver bem nivelado, você pode começar a clarear. Nesse caso, todos os itens devem ser cobertos com oleado ou papel - geralmente há muita sujeira de cal.
Ao escolher uma tinta, você precisa considerar cuidadosamente a escolha da tonalidade. Branco é a melhor opção, porque não pode ficar entediado com o tempo e é fácil combinar o design de paredes e pisos com ele. Além disso, as cores claras sempre aumentam o espaço.
Se a preferência for dada a tons mais profundos e saturados, então você precisa se concentrar em seu próprio gosto e outros componentes do design. Também vale a pena considerar que, em tetos baixos, a tinta escura os abaixará visualmente. Mas se isso não importa, você também pode fazer experiências com cores.
Gesso ou gesso
Painéis de gesso também podem ser instalados sem qualquer dificuldade.Na maioria das vezes são brancos, mas graças a uma tinta especial, após a instalação, podem ser pintados na tonalidade que melhor se adapte ao seu gosto.
O gesso decorativo com uma superfície de teto lisa e texturizada fica bem em superfícies de uma casa de campo. O único ponto que vale a pena prestar atenção na falta de experiência no trabalho com este tipo de revestimento é o estudo dos métodos de aplicação do gesso e sua aplicação prática. Vale a pena tentar aplicar o gesso em algum lugar imperceptível e ver qual será o resultado.
O gesso texturizado deve ser aplicado em camada de um centímetro de espessura. Em seguida, várias outras camadas são aplicadas alternadamente. Como resultado, a cor deve ser rica e profunda.
Existe a opção de deixar o teto ainda mais original com o uso de um mosaico, que é vendido em lojas de ferragens na forma de conjuntos. Ele representa fragmentos dos quais você pode adicionar um desenho abstrato e uma imagem inteira. Este mosaico é preso ao teto com adesivo para azulejos. Os materiais com os quais os kits são feitos podem ser muito diferentes: cerâmica, vidro, pequenas pedras.
Se você quiser decorar o teto em forma de mosaico no banheiro ou na cozinha, então deve-se ter em mente que durante o trabalho você precisará de uma cola especial à prova d'água que resista a qualquer umidade. Ao mesmo tempo, ele deve garantir que a peça não caia depois de um tempo.
Tetos suspensos e tensos
As estruturas do piso em uma casa particular complicam a tarefa, e você tem que decidir como e como fechar a fiação elétrica, ventilação e outros elementos de comunicação. Neste caso, as estruturas suspensas em gesso cartonado ou os tectos tensos ajudam a resolver este problema.
A construção da placa de gesso é montada em uma base de quadro, que é feito de um perfil de metal. Em seguida, a moldura é revestida com placas de gesso cartonado e, na fase final, um revestimento decorativo é aplicado a essas folhas - pintura ou papel de parede. Além disso, você pode colocar lâmpadas que serão uma boa decoração para o interior da sala.
Quanto ao tecto falso, surge espaço para soluções de design, uma vez que existe a oportunidade de brincar com a iluminação, colocando projectores sobre uma determinada zona da divisão. Neste caso, você pode escolher materiais de diferentes tons e texturas. Os tetos lustrosos simplesmente brilham com boa iluminação, enquanto os tetos foscos parecem mais casuais. Mas ao usar belos elementos decorativos, esses e outros acabamentos parecerão benéficos.
Muitos agora estão inclinados a escolher tetos foscos, apenas porque são muito mais fáceis de cuidar. Se a altura do local permitir, você pode tentar fazer opções de vários níveis para a superfície do teto.
Com tetos baixos, a superfície não deve ser sobrecarregada: você não deve usar lustres volumosos e lâmpadas grandes, pois isso criará uma atmosfera de desconforto e pressão.
Papel de parede
Um tipo de decoração de teto tão tradicional, como o papel de parede, também pertence a um dos tipos de acabamentos mais simples. O principal é uma superfície plana e uma boa cola. Não é recomendável escolher papel de parede muito pesado com um padrão complexo - é melhor usar opções simples ou com uma impressão abstrata. Experimente diferentes tipos para destacar áreas específicas. O papel de parede também ficará bem, especialmente para um quarto de criança.
A aplicação de papel de parede líquido no teto tornou-se relevante. - está lindo. O principal é preparar-se adequadamente para o processo de candidatura. Para fazer isso, primeiro você precisará preparar bem a superfície e, em seguida, será necessário secar o teto.
Estruturas de madeira
Se a casa estiver localizada em uma aldeia e for feita de madeira, seria bastante apropriado revestir o teto com madeira. Para este efeito, são adequados contraplacados, forros ou painéis de tiras.É bem possível que surja a ideia de construir uma parede de cortina de designer, especialmente se houver a intenção de decorar uma casa em estilo rústico.
A maneira mais fácil é usar forro. Consiste em pranchas de madeira que podem ser estreitas ou largas e também variam em espessura. Eles geralmente são feitos de carpa, choupo ou carvalho. O forro é conveniente porque é capaz de esconder os defeitos do teto, ao mesmo tempo que não é necessária uma preparação especial da superfície e essa estrutura pode ser montada muito rapidamente.
Para pisos de sótão e entre pisos, são utilizadas vigas e blindagens, que servem de base. No caso de teto de painel, costuma-se usar gesso e outros tipos de decoração.
Se o teto for de ripas, será necessário lixar a parte frontal e depois verniz. Você pode usar ripas de bloco, que não requerem nenhum preparo especial, retêm bem o calor e dão espaço para várias soluções de interior. A única desvantagem de tais trilhos é o preço alto.
Ao escolher uma árvore, os especialistas recomendam o uso de espécies como choupo, olmo ou álamo. Certifique-se de prestar atenção ao fato de que os produtos de madeira são tratados com um composto resistente ao fogo e manchas.
Uma solução original pode ser uma combinação de materiais - o uso de inserções de tecidos elásticos ou estruturas de gesso cartonado.
A pintura ajudará a tornar o teto de madeira verdadeiramente exclusivo. Você pode criar uma tela de arte real sobre sua cabeça ou simplesmente organizar pequenas áreas na forma de decoração. Ambos vão transformar radicalmente a casa e surpreender os convidados.
Como isolar?
Antes de escolher um material para forro de uma casa particular, é preciso pensar na questão do isolamento, que é muito importante, pois depende de quão confortável será na casa no inverno, e de quanto tempo o forro vai reter seu aparência original.
Existem duas opções para colocar camadas para isolamento - cremalheira e pinhão e usando um grampeador. Os materiais utilizados para esses fins são argila expandida, poliestireno, fibra de vidro e lã mineral. A última opção é considerada o material ideal, pois retém o calor melhor do que os outros. O Glassine é colocado em cima do isolamento e, em seguida, é executado o revestimento.
Vale a pena prestar atenção à ventilação da sala. Para evitar muita umidade, deve funcionar muito bem. Caso contrário, constituirá uma ameaça direta aos tetos, porque neles pode aparecer bolor, que terá de ser tratado com a ajuda de meios especiais. Se o problema já existir, você precisará secar bem a sala e, em seguida, tratar a área afetada com uma solução especial e secá-la novamente. Depois de tudo isso, você deve pensar em instalar ventilação adicional.
Se for escolhida uma cobertura de madeira para os tetos, então de vez em quando ela deve ser tratada com meios especiais para evitar o aparecimento de umidade.
Quais escolher?
Se você tiver dúvidas sobre qual material escolher, preste atenção onde esse forro será instalado. Por exemplo, o piso de madeira em um banheiro ou cozinha não é uma boa ideia, pois a probabilidade de o fungo crescer aumenta significativamente. Nesse caso, é melhor escolher tecidos elásticos.
Ao escolher os tetos para uma casa particular, você precisa focar não só na beleza, mas também na praticidade. Se, por exemplo, uma casa de campo é usada apenas no verão e no inverno não é aquecida, então não devem ser instalados tetos de madeira e drywall, porque a umidade e o frio contribuirão para a rápida destruição dos materiais. Para tais instalações, os painéis de plástico ou estruturas de PVC são mais adequados.
A mudança de temperatura não é terrível para o filme de vinil - um tecido elástico feito desse material não perderá sua aparência com o calor ou o frio.
Desde que a casa seja utilizada durante todo o ano e seja aquecida no inverno, pode optar pelos acabamentos em madeira.Suas vantagens são resistência, segurança e respeito ao meio ambiente. Com os devidos cuidados, esse teto durará muito tempo.
Neste caso, drywall também é adequado - ele irá esconder todas as deficiências. E depois de instalado, você pode decorar o teto de diferentes maneiras: use gesso, tinta ou papel de parede. Os tectos extensíveis são resistentes à humidade, por isso são adequados para qualquer divisão. Se para a cozinha ou banheiro você pode escolher, por exemplo, opções brilhantes ou opacas, então os revestimentos de tecido ficarão mais confortáveis no quarto ou no escritório.
Na hora de escolher um material, é preciso levar em conta essa nuance, quantas vezes os tetos terão que ser lavados, qual a cor e a textura adequadas - isso já é individual para cada família.
Na sala da caldeira, sala do painel e outras salas de serviço, não é necessário criar beleza especial. Deve haver limpeza e ordem, e em primeiro lugar - a observância de todas as medidas de segurança. Na sala da caldeira, todos os tipos de tubos geralmente passam ao longo do teto. Você não pode fechá-los, mas simplesmente rebocar e caiar o teto. Mas se você realmente precisa esconder todas as comunicações dos olhos, então você deve usar drywall resistente ao fogo.
Também é necessário considerar o momento em que o acesso a todas as tubulações deve estar disponível a qualquer momento. Portanto, deve-se deixar os furos nos locais necessários e dotá-los de grades, que, se necessário, podem ser facilmente abertas e o trabalho necessário realizado.
São diversos materiais para decorar o teto, assim como opções para combinar diferentes texturas. Resta apenas pensar sobre o projeto da sala e decidir qual forro é adequado para uma determinada casa, levando em conta todos os fatores acima.
Para informações sobre como decorar os tetos de uma casa particular, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.