Teto em uma casa de madeira: sutilezas do design de interiores

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais e suas características
  3. Iluminação
  4. Como terminar com as próprias mãos?
  5. Projeto
  6. dicas e truques
  7. Lindos exemplos no interior

Até à data, muita atenção é dada à decoração do teto. Nos apartamentos da cidade, as possibilidades não são limitadas. Quando se trata do revestimento de madeira de uma casa particular, é preciso tratar a questão do revestimento com mais cuidado. É importante ter em consideração uma série de características para que o tecto seja um componente harmonioso do interior, que define o ambiente pretendido para cada divisão. Considere as nuances do design, estude as variedades de materiais de revestimento e técnicas de design.

Peculiaridades

A tendência para o design do teto em uma casa de madeira é errônea. Muitas técnicas são apropriadas aqui e não podem ser aplicadas em um apartamento devido ao espaço limitado e à falta de altura das paredes. No entanto, a escolha do material depende de uma série de fatores, começando com as características de design de uma sala específica. Pode ser uma perspectiva chanfrada das paredes, a presença de colunas, saliências, nichos, o que altera a forma normalmente retangular do teto e obriga essas falhas a serem amenizadas com várias técnicas decorativas.

A altura das paredes é uma vantagem para esses edifícios. Normalmente, em casas particulares ou de campo de madeira maciça, o teto é alto, portanto, vários métodos de decoração da zona do teto são possíveis aqui, incluindo sistemas lacônicos de um nível e complexos de vários níveis que reduzem a altura das paredes. A presença do segundo andar também é importante. Isso leva a uma espessura diferente do teto, às vezes a altura das paredes, implicando em um material diferente para decorar o espaço do teto.

Se o segundo andar for reservado para o sótão (quarto tipo sótão aquecido), terá que trabalhar com as peculiaridades do telhado. Normalmente, esse teto tem vigas que tornam o interior pesado visualmente. Além disso, o projeto do teto do sótão pode ser complicado pela presença de inclinações de forma e localização complexas, que reduzem a altura das paredes e configuram molduras rígidas para a disposição dos móveis. Com uma abordagem habilidosa do design, você pode transformar essas desvantagens em vantagens de uma solução estilística.

Nas condições de progresso tecnológico, é necessário que o material de revestimento do teto não seja apenas esteticamente agradável - o componente funcional é importante. Portanto, para a área do forro, procuram selecionar materiais que difiram na proporção de isolamento acústico e térmico, o que reduzirá a perda de calor e salvará a casa de diversos ruídos estranhos vindos da rua. O dispositivo de estruturas está sujeito a uma série de regras, entre as quais os critérios obrigatórios são as características da madeira utilizada para o pavimento. É importante que o material de acabamento seja leve, aqueça o teto, permita a passagem de ar, tenha propriedades anti-sépticas e exclua o surgimento de um ambiente para a reprodução de microrganismos nocivos, incluindo fungos e mofo.

Outros requisitos incluem resistência ao fogo e respeito ao meio ambiente. O uso de materiais naturais na decoração exclui danos à saúde e reações alérgicas. A durabilidade também importa: o material deve ser durável, não mudando suas qualidades por muitos anos, já que os reparos de teto não são feitos com frequência. O último fator do material é a facilidade de manutenção. Nesse caso, ao comprar matéria-prima de acabamento, eles procuram fazer uma escolha entre uma matéria-prima com propriedades antiestáticas (repelente de poeira e sujeira) e um material que pode ser limpo com pano úmido ou esponja semisseca.

Materiais e suas características

No mercado moderno de materiais de acabamento, as marcas oferecem uma rica lista de diversos produtos que podem ser utilizados para decorar o teto de uma casa de madeira de forma correta e harmoniosa, levando em consideração os diferentes estilos. Existem vários tipos de design de teto: pode ser tensionado, suspenso, com bainhas e combinado. Os materiais são escolhidos levando-se em consideração as características de um determinado projeto. Considere os principais tipos de matérias-primas utilizadas na decoração de uma casa de madeira.

Madeira

Este material atende a todos os requisitos declarados. É amigo do ambiente, durável, tem um aspecto bonito, proporciona um microclima favorável e quase sempre adapta-se bem a diferentes estilos de design. Muitas vezes, essa decoração é realizada com a adição de vigas. Vários tipos de madeira maciça são usados ​​como madeira serrada. Os mais procurados são as seguintes variedades: carvalho, faia, bordo, freixo, amieiro, cereja. Às vezes, as coníferas são usadas na decoração: abeto, cedro, abeto, larício.

Uma nuance importante é o teor de umidade da madeira serrada, que não deve ser superior a 16%.

Resina

Essa madeira é uma tábua confeccionada com uma tecnologia especial, que possui ranhura e lingueta para facilitar a instalação. Dependendo do tipo, pode ser diferente no design da fechadura. Revestir o teto com esse material está ao alcance de todos. O forro é durável, distingue-se pelo isolamento acústico, permite que a superfície respire, é uma matéria-prima amiga do ambiente e que se encontra num segmento de preço acessível. A comodidade do design é a possibilidade de combinar este acabamento com outros materiais (por exemplo, vigas), bem como a sua decoração com talha, pintura, efeito de envelhecimento.

Madeira compensada

Este material é uma forma econômica de decorar o teto de uma casa de madeira. Ele precisa projetar o torneamento de um perfil de alumínio ou vigas de madeira. A madeira compensada é resistente à umidade. Freqüentemente, sua parte frontal é laminada para simular diferentes materiais em uma determinada tonalidade. É feito de madeira de 5 espécies diferentes, amieiro, bétula e bordo são usados ​​para a camada superior, o meio consiste em variedades de coníferas sólidas. Para aumentar sua atratividade, o compensado é lixado de um lado. Às vezes, papel de plástico ou amianto é usado para revestimento decorativo.

Folheado

Painéis folheados nada mais são do que pranchas baratas na forma de pranchas, coladas no topo com uma fina camada de madeira cara. Podem imitar qualquer tipo de madeira, a um preço mais caro que o forro, distinguem-se pela grande variedade de acabamentos de tectos. Desenhar com este material pode ser feito por qualquer pessoa: a instalação é extremamente simples, o que é garantido pelo fecho de segurança que cada painel possui. Ao mesmo tempo, a instalação exigirá um mínimo de tempo e ferramentas. Estes painéis têm um aspecto elegante, sólido e esteticamente agradável, são duráveis, em caso de desmontagem permitem alterar facilmente o design. A desvantagem é o alto preço por uma grande quantidade de trabalho.

Gesso

A matéria-prima é uma composição para aplicação em superfície dura, que é comercializada na forma de mistura seca embalada ou massa cremosa pronta. O material possui diversas variedades, dependendo da composição e finalidade, pode ser inicial, acabamento e decorativo.

A vantagem dessa matéria-prima é a possibilidade de nivelar defeitos de teto, elasticidade em produtos à base de polímeros, durabilidade, antiestático, bem como amigo do ambiente. Além disso, a categoria inclui compostos que protegem as superfícies da radiação, formação de fungos e mofo. A vantagem do material é a massa de possibilidades para decoração. Com sua ajuda, você pode dar ao teto a aparência de moldagem de estuque de gesso, gesso veneziano e Versalhes, imitar madeira com um elemento de envelhecimento,superfície em relevo e aplicação de um padrão texturizado usando estênceis especiais.

Drywall

Os painéis são adequados para o acabamento do teto em uma casa de madeira, não piores do que outros materiais: são versáteis, leves e flexíveis para mudar de forma. GKL são matérias-primas quentes de isolamento acústico, por meio das quais estruturas de um, dois e vários níveis podem ser feitas usando linhas retas e onduladas. As folhas são montadas em uma estrutura com uma caixa. GKL permite pintar, revestir papel de parede, fixar vigas falsas, elementos de moldagem em gesso e estuque. O material pode ser decorado com pintura artística. Parece bonito, elegante, apropriado no design de qualquer cômodo em uma casa de madeira.

Pano tensor

Este material é dividido em dois tipos: filme de PVC e têxteis (incluindo variedades de cetim com um brilho de seda característico). O filme é um tipo de material barato, é mais barato, tem uma largura menor e é dividido em duas variedades: brilhante e fosco. Brilhante tem um efeito de espelho, portanto, não pode transmitir totalmente a beleza da impressão de fotos, se estiver disponível no design da tela. O filme fosco fica lindo, não expande o espaço, mas transmite a clareza das linhas e contornos da imagem. A tela de cetim fica linda, permite que o teto respire, enquanto não retém a água se houver comunicação no segundo andar e ocorrer um vazamento.

As telas não se deformam, mas é indesejável decorar o teto de uma casa com elas, que ainda não encolheu.

Telhas do teto

Esse acabamento se apresenta no mercado na mais ampla variedade: hoje, além das telhas de poliestireno expandido, você pode comprar variedades de madeira e metal. As vantagens desse material é a capacidade de simular diferentes texturas, dependendo do tipo de matéria-prima e do efeito desejado. Os produtos mais interessantes são as placas retangulares e encaracoladas com espelho e efeito 3D. As soluções de cores são únicas, nas linhas existem variedades de brancos, que proporcionam múltiplas pinturas, envernizamentos. As telhas do teto são excelentes isolantes e isolantes de som.

Além disso, às vezes são usados ​​painéis de plástico na decoração de tetos. No entanto, tal material é indesejável para uso: não importa como anunciado pelos fabricantes, suas características não podem ser chamadas de adequadas para uso interno. Ele não permite a passagem de ar, de modo que podem aparecer mofo e bolor sob ele se esse material for usado como revestimento de uma casa a partir de um bar. Se o ambiente for bem aquecido, o plástico liberará no ar substâncias nocivas que envenenam o corpo. OSB também são prejudiciais: seu ligante são resinas de formaldeído com aditivos, portanto, esse material não é adequado para decoração de teto.

Iluminação

O projeto de iluminação do teto de uma casa de madeira é de grande importância, por isso mesmo um projeto lacônico pode ser especial. Hoje, costuma-se fazer iluminação composicional de teto, utilizando lâmpadas centrais e iluminação auxiliar para isso. Se antes o espaço era adicionalmente iluminado com arandelas de parede e lâmpadas de piso, hoje o foco e as lâmpadas lineares embutidas ou ajustáveis ​​estão no centro das atenções.

Dependendo da técnica de design e do estilo escolhido, lustres pendentes e tipo de superfície podem ser usados ​​para decoração. No primeiro caso, os modelos são presos a suspensões em forma de corda ou corrente. Os modelos da segunda categoria são embutidos no teto e, além do design clássico, podem assemelhar-se a painéis luminosos de formato quadrado ou redondo.

A iluminação pode ser linear, pontual ou flexível.

Os LEDs são reconhecidos como as melhores fontes de luz. São inofensivos para a saúde, não tremeluzem nem emitem sons durante o funcionamento, consomem um mínimo de eletricidade, convertendo quase toda em luz, para não aquecerem. Ao usar modelos RGB, você pode variar a cor da tonalidade da luminária. Isso permite decorar o teto de diferentes maneiras. A conveniência da iluminação de faixa é a flexibilidade: ela pode repetir qualquer contorno figurado da estrutura do teto e também fornece um tipo de uso embutido. Além disso, fios de fibra óptica são usados ​​no design da área do teto.

Como terminar com as próprias mãos?

Não é difícil fazer um teto em uma casa de madeira com as próprias mãos usando esses materiais e sistemas de iluminação. Na maioria dos casos, isso não levará muito tempo e o resultado não será pior do que o de artesãos profissionais. Convencionalmente, todos os tipos de fixadores são divididos em cola e moldura. No primeiro caso, antes de terminar o forro com o material necessário, é necessário nivelar a base, para livrar-se de fendas, rachaduras e buracos. Na segunda, é feita uma moldura com a fixação de folhas de acabamento sobre ela. Considere várias maneiras de decorar o teto com diferentes materiais.

Azulejos

Você pode embainhar o teto com telhas especiais usando cola especial. Antes de usá-lo, a superfície é limpa de poeira e manchas de graxa, em seguida tratada com um primer de alta capacidade de penetração, e a composição é deixada secar. Devido ao seu baixo peso, a cola é aplicada pontualmente (de 5 a 9 pontos). Se for escolhida uma composição de alta qualidade, basta segurar o ladrilho por 5 a 7 segundos, e ele ficará firmemente colado à base. O material de isolamento térmico é colado de ponta a ponta, excluindo as lacunas.

Gesso

Se precisar decorar o teto com gesso, remova o revestimento antigo, limpe a superfície de sujeira, manchas de gordura, nivele, aplique o primer e deixe por um dia. Se for necessário nivelar a camada, tentam aplicar um gesso de acabamento de grão grosso branco, após a secagem, a base é polida e novamente imprimada. Em seguida, pode-se finalizar com uma composição decorativa utilizando um rolo texturizado com um padrão específico ou uma mistura pronta com o efeito desejado. Após a secagem, é aparado e freqüentemente pintado.

Tela de tensão

Se a base for plana e as paredes baixas, o material é colado diretamente no teto. No caso em que o teto tenha diferença de altura, é necessário fazer uma moldura de metal na qual o painel é puxado e fixado, não esquecendo de fazer furos para as lâmpadas com antecedência. Se, de acordo com o projeto, for concebida uma iluminação complexa baseada em filamentos de fibra óptica, antes da instalação são feitos cortes na camada intermediária, os filamentos são introduzidos. Se for planejada a utilização de uma fita de iluminação oculta para iluminação, a instalação é simplificada: ela é colada após esticar a tela no verso da moldura colada ao teto com um vão de 8 a 10 cm para não bloquear a luz de os diodos.

De uma matriz

Realizando um arquivamento de madeira e seus derivados, realiza-se preliminarmente um complexo de trabalhos preparatórios, incluindo o isolamento do teto e da moldura. Para o arquivamento, você pode usar ecowool: ele permitirá que você costure o teto bem e sem vazios. Você pode usar várias idéias, mas deve ser dosado para não sobrecarregar o interior com o peso do teto.

Usando GCR

A placa de gesso pode ser fixada à base sobre uma estrutura de madeira ou metal pré-montada com torneamento. É necessário isolar as vigas de suporte e, em seguida, fixar as telhas com parafusos auto-roscantes. Para evitar a deformação da estrutura acabada, é necessário deixar uma folga de cerca de 10 cm entre a moldura e a parede. Se houver defeitos nas bordas laterais das telhas, eles devem ser trocados ou determinados para as peças a serem recortadas . Ao realizar o trabalho de acabamento, é importante fazer furos para os holofotes.

A fita pode ser instalada em todo o perímetro da caixa.

Projeto

O desenho do teto em uma casa de madeira está sujeito a uma direção estilística específica. Assim, poderá adicionar o clima necessário e transmitir um certo clima a qualquer interior, que, independentemente do estilo escolhido, deve agradar e corresponder ao temperamento dos donos da casa, tendo em conta a opinião de todos. Com uma abordagem habilidosa para o design do teto, você pode tornar visualmente qualquer cômodo da casa esteticamente agradável.

Para clássicos como clássicos, neoclássicos, classicismo, estilo italiano e notas de design em inglês, vale a pena pegar estruturas de drywall no quadro. Para decorar o teto de acordo com todos os cânones da solenidade palaciana, vale decorar a caixa com iluminação, lustre com cristal e decoração em forma de frisos de gesso, bem como frisos ou rodapés. Além disso, você pode realizar a iluminação de faixa em todo o perímetro da caixa e, se o espaço permitir, você pode montar duas lâmpadas centrais no teto.

Se as tendências modernas forem escolhidas como base para o estilo, você pode decorar o teto com uma lona elástica ou sua combinação com drywall. As opções com impressão de fotos em filme ou tecido de tecido elástico, selecionadas no mesmo estilo do design de interiores, ficarão bem. Se o minimalismo ou o estilo moderno forem tomados como base, você pode se restringir a um painel plano sem padrão com uma textura brilhante. Essa solução aumentará visualmente o volume da sala.

Materiais de revestimento de madeira parecem ótimos em decoração de teto de estilo ecológico. Neste caso, é possível combinar dois acabamentos diferentes. Por exemplo, você pode combinar vigas falsas com painéis, usando-os em todo o perímetro, deixando espaço para telhas de madeira. Existem muitas opções de design, mas você precisa usar o revestimento com cuidado: se o piso for disposto em uma disposição no interior da sala, é possível um desequilíbrio.

Os materiais do teto são aplicáveis ​​no design de direções vintage, que incluem Provença, Barroco. Nesse caso, é importante o acabamento com material branco, utilizando lâmpadas de cores claras para decorar o teto.

Deve-se observar as direções criativas de loft e grunge. Mesmo eles podem ser recriados em uma casa de madeira, utilizando vigas no projeto, imitação de sistemas de comunicação, bem como lâmpadas ergonômicas com possibilidade de ajuste (focos).

Essas opções de projeto serão especialmente adequadas no piso do sótão, onde existem vigas naturais, e a altura do teto permite o uso de lâmpadas pendentes. Além de vigas, pinturas e lâmpadas inusitadas, esse teto pode ser decorado com janelas ou sua imitação, habilmente complementadas por iluminação LED. As janelas falsas parecem realistas e, ao mesmo tempo, preenchem o espaço com pontos de luz, o que falta especialmente no sótão. Você pode usar essa técnica no quarto, assim como na sala, escolhendo uma boa imagem com impressão de fotos para decoração.

dicas e truques

A madeira no desenho é um excelente material com uma textura bastante bonita, mas não deve sobrar muito, caso contrário perderá sua expressividade, e a própria casa pode virar uma casa de banhos ou uma caixa de madeira comum.

Aqui estão algumas dicas úteis a serem lembradas: isso evitará erros comuns e fará com que seu teto pareça especial.

  • Use um tom diferente no design do teto, paredes e piso: a coincidência da sombra reduz visualmente a altura e a largura das paredes.
  • Dose uma sombra amadeirada, não inunde todo o espaço do teto com ela. A madeira precisa se destacar de outros materiais.
  • Tendo escolhido uma estrutura de tensão, complemente-a com uma caixa de gesso cartonado - isto irá diversificar o design.
  • Não use tons escuros da matriz - eles estabelecem uma estrutura rígida para o espaço, diminuindo visualmente qualquer ambiente. É melhor escolher tons claros de madeira para decoração ou pintar a superfície.
  • Crie acentos estilosos: A melhor maneira é combinar dois materiais diferentes (por exemplo, com uma transição para a parede), destacando uma determinada área da sala.
  • Use lâmpadas originais, levando em consideração a filmagem: se o espaço for pequeno, é melhor montar spot e strip lighting. Evite lustres enormes - eles tornam o design do teto visualmente mais pesado.
  • Para levantar paredes baixas, use materiais de baixa espessura: ladrilhos, gesso decorativo, tinta. Se o teto for alto, experimente estruturas em camadas na moldura.
  • Madeira fica bem com gesso cartonado: o teto feito de placa de fibra de gesso adicionará modernidade ao design.
  • Se você precisa enfatizar os acentos de uma sala na forma de alvenaria, use uma decoração em madeira com vigas e lâmpadas criativas na forma de tubos de queda.

Lindos exemplos no interior

Você pode apreciar a beleza do design do teto em uma casa de madeira prestando atenção a vários exemplos da galeria de fotos.

  • Um exemplo de desenho de teto harmonioso em uma sala de estar com janelas panorâmicas.
  • Solução elegante e lacônica para decoração de quartos com ripas.
  • Continuação do tema das ripas, tendo em conta o esquema de cores do interior da sala. Usando holofotes.
  • O design original e sofisticado do teto com uma separação do sistema de comunicação para as áreas de jantar e de hóspedes da sala de estar combinada.
  • Um telhado inusitado com ripas e pintura encherá o ambiente de luz e leveza. O uso de luminárias vai trazer aconchego à sala-cozinha.
  • Solução elegante com acabamentos de madeira na forma de ripas e vigas falsas. A tonalidade dos estofados combina com o tom da madeira, o que traz uma sensação de harmonia ao interior.

Para obter informações sobre como isolar o teto em uma casa particular, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário