As sutilezas de escolher o isolamento para o teto

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de materiais
  3. Critérios de escolha
  4. Area de aplicação
  5. dicas e truques

A perda de calor é um problema urgente no clima russo e nos invernos frios. O custo dos recursos de aquecimento e energia está aumentando a cada ano. Para reduzir os custos de aquecimento, é usado o isolamento térmico de instalações residenciais aquecidas. Não basta isolar as paredes externas e o piso, instalar modernas janelas com vidros duplos. Até a metade do calor pode ir do telhado para a rua, já que o ar quente está concentrado sob o teto. O isolamento reduzirá essas perdas e criará condições de vida mais confortáveis.

Peculiaridades

O isolamento térmico do teto irá economizar custos de aquecimento em uma casa privada. Isso ajudará os moradores dos apartamentos a aumentar a temperatura ambiente durante a estação de aquecimento. Uma camada isolante adicional irá eliminar o mofo e o bolor do teto.

Ao construir sua própria casa, você precisa se lembrar da importância de se manter aquecido. e inicialmente colocar a altura do teto, levando em consideração os parâmetros de isolamento. Dependendo do uso do espaço do sótão, um método é escolhido. Quando o sótão não implica uma carga intensa, utiliza-se o isolamento térmico do próprio piso do sótão. Se o telhado for usado como sótão, é aconselhável isolar o forro por dentro.

Para instalação no topo do teto, uma barreira de vapor deve primeiro ser colocada para proteger a estrutura da umidade. Como barreira de vapor, são adequados filmes de polietileno ou anticondensação, glassine e membranas modernas. Se for usado isolamento em massa, a barreira de vapor também terá uma função protetora, evitando que suas partículas entrem pelas costuras das placas ou placas no interior.

Os proprietários de apartamentos que vivem nos andares superiores também devem pensar em isolar o teto por conta própria. Num edifício de painéis de nove pisos, tendo em conta a degradação do parque habitacional, torna-se necessário proteger as paredes exteriores e o tecto. Para isso, você pode usar diferentes tipos de materiais. O principal objetivo da instalação correta é criar uma camada monolítica de isolamento para excluir vazamentos de ar quente.

Tipos de materiais

Para isolamento térmico, são usados ​​materiais com baixa condutividade térmica. Eles se distinguem pelo método de instalação e opção de fabricação.

Existem os seguintes tipos:

  • lista;
  • volume;
  • laje;
  • espumoso.

Lista

A lã mineral é produzida na forma de rolos ou tapetes de diferentes tamanhos. As fibras diferem dependendo do material de que são feitas.

As matérias-primas são:

  • para pedra - ligas de rochas;
  • escória - resíduo de metalurgia;
  • lã de vidro - areia, vidro e dolomita.

Para isolamento de tetos, eles são frequentemente usados:

  • a lã de vidro é líder em isolamento térmico, mas apresenta dificuldades de instalação;
  • a lã basáltica é preferível para autocondicionamento.

A lã mineral é higroscópica e a alta umidade leva à sua destruição e ao aumento da condutividade térmica. Este material incombustível é versátil, adequado para pisos de madeira e concreto. O isolamento de alta qualidade pode ser obtido quando instalado sob o teto e no sótão, alterando a espessura da camada. O peso leve e a baixa condutividade térmica permitem isolar pisos de sótão com uma camada de até 200 mm.

A espuma de polietileno com espessura de 2 a 25 mm também é vendida em rolos. As telas Isolone de pequena espessura são utilizadas como substrato para revestimentos de pisos.O polietileno espumado é adequado para isolamento térmico de paredes e tetos - a partir de 0,5 cm com uma camada de folha de um lado que reflete o calor. A pequena espessura e leveza facilitam a montagem do Izolon na superfície interna do teto e a realização de outros reparos com ele. O material é durável, à prova de fogo e apresenta altas propriedades térmicas e impermeabilizantes.

Volume

Os materiais a granel incluem:

  • Palha;
  • serragem;
  • escória;
  • Terra;
  • argila expandida;
  • vidro de espuma;
  • vermiculita;
  • ecowool.

O aquecimento com serragem, palha e escória é considerado um método tradicional e utilizado desde a antiguidade. Com o desenvolvimento da indústria e a produção de modernos aquecedores de isolamento, a popularidade dos materiais naturais diminuiu.

A terra como isolamento pode ser usada como medida temporária no sótão de uma casa de banhos. A camada solta deve ter mais de 20 cm. A melhor opção seria palha misturada com argila úmida de 10 cm de espessura. Você pode simplesmente espalhar palha de 30-50 cm de espessura. A escória é uma matéria-prima secundária do processamento de metal, que é usada na construção como um isolamento de aterramento barato.

A disponibilidade e baixo custo da serragem é um parâmetro determinante para a sua utilização. As desvantagens da serragem são óbvias - ela absorve bem a água, é altamente inflamável e pode servir como abrigo para roedores e insetos. Com o tempo, suas propriedades isolantes se deterioram, é necessário colocar uma camada adicional. Para reduzir os efeitos negativos do uso de isolamento de madeira, a serragem seca é misturada com cal ou cimento.

A argila expandida é um material de construção poroso de fluxo livre à base de argila na forma de grânulos de vários tamanhos. A camada de preenchimento depende das condições climáticas externas da região e pode atingir até 50 cm .A argila expandida se distingue pela resistência ao fogo e à geada. Seu baixo preço e durabilidade o tornam um isolante térmico ecologicamente correto.

Possui propriedades de condução de calor mais baixas, em comparação com a argila expandida, vidro de espuma... Esta massa espumada granular pode ser produzida em blocos para isolamento de paredes. As características positivas do material são: durabilidade, resistência, resistência ao gelo, resistência à umidade, respeito ao meio ambiente. Os sintéticos não atraem roedores e não servem como criadouro favorável para bactérias. Mas a espuma de vidro não era amplamente utilizada devido ao seu alto custo.

Vermiculita - material de mica natural, que se torna inchado em altas temperaturas, adquirindo uma forma diferente. Possui baixo coeficiente de condutividade térmica, resistência ao fogo, durabilidade e leveza, o que torna o material um excelente isolante térmico. Possui propriedades adsorventes, absorve e libera água sem deterioração do desempenho. O único ponto negativo é seu alto custo.

Ecowool- moderno isolamento de celulose natural. As substâncias incluídas em sua composição evitam a queima e a decomposição. O nível de isolamento térmico é semelhante ao da lã mineral, mas a alta permeabilidade ao vapor não leva a uma diminuição da capacidade térmica.

Ecowool pode ser colocado de duas maneiras. A ecowool auto-secante está espalhada por toda a área do sótão. Outro método envolve a colagem usando uma máquina especial de umedecimento e sopro, com a qual o material é aplicado nas ripas. O segundo método é mais profissional e aumenta as propriedades térmicas do ecowool em um terço.

Ladrilhado

É fácil trabalhar com o material da telha e você pode fazer sua própria instalação. O isopor é frequentemente usado para modelar, uma vez que é acessível, resistente à umidade, resistente ao gelo, leve e barato. A desvantagem do isolamento de espuma são as características de fraca resistência, além disso, emite compostos químicos prejudiciais à saúde durante a combustão. A baixa permeabilidade ao vapor impõe restrições ao seu uso em estruturas de madeira.

As placas de espuma de poliestireno extrudado são mais duráveis ​​na estrutura. Também é chamado de penoplex. Devido à sua densidade, eles têm uma condutividade térmica mais baixa com uma espessura menor em comparação com a espuma. Penoplex não forma pontes frias, pois possui sulcos e não é necessário para selar as costuras.

Não é recomendado isolar casas de madeira com materiais artificiais, pois a madeira precisa de ventilação. Se você criar uma barreira de vapor de espuma ou espuma no teto, o vapor proveniente da sala de estar estragará o piso, contribuindo para o crescimento de fungos e mofo.

A matéria-prima tradicional para o isolamento de edifícios de madeira é o junco. São prensados ​​na forma de esteiras, pré-tratados com retardadores de fogo. Este material barato permite um sótão bem ventilado e não precisa de barreira de vapor.

Espuma

Esses materiais incluem isolamento moderno com espuma de poliuretano e penoizol. Pelas suas características, o poliuretano é semelhante à espuma, apenas é aplicado no estado líquido, criando um revestimento hermético durável com elevadas propriedades de isolamento térmico. Penoizol é um análogo da espuma de plástico em forma líquida. Os aditivos em sua composição melhoram a qualidade do material, tornando-o à prova de fogo.

O isolamento é pulverizado com um compressor profissional da espessura necessária. Este trabalho não pode ser feito de forma independente, uma vez que é necessário equipamento especial caro. Para instalar o isolamento térmico, eles convidam uma empresa especializada na produção e instalação desses aquecedores.

Critérios de escolha

Ao selecionar o isolamento térmico para o teto, leve em consideração as características do material de proteção, os recursos de instalação, o material do piso e a quantidade de material investido.

Os seguintes critérios para produtos de isolamento térmico irão ajudá-lo a escolher um aquecedor:

  • inflamabilidade;
  • peso e tamanho;
  • durabilidade;
  • condutividade térmica;
  • Amizade ambiental;
  • permeabilidade ao vapor.

A principal reivindicação para vários tipos de isolamento térmico é a sua inflamabilidade. Serragem, palha e isopor são altamente inflamáveis. Não exposto ao fogo vermiculita, argila expandida, espuma de vidro, terra. Outros tipos de aquecedores não formam uma chama, mas em altas temperaturas eles derretem. Os requisitos de segurança contra incêndio devem sempre ser observados, especialmente ao empilhar materiais combustíveis.

O parâmetro de peso e tamanho é importante durante a instalação e transporte do material de construção. O peso é levado em consideração se uma ou duas pessoas estiverem trabalhando no revestimento do isolamento. A espessura é importante ao realizar trabalhos de interior.

A durabilidade do isolamento térmico depende da resistência do material de partida, as condições de funcionamento e a correção da colocação das camadas durante a instalação. A proteção térmica de alta qualidade não deve alterar suas propriedades durante mudanças de temperatura e estresse mecânico.

A condutividade térmica é o principal indicador de um material, que caracteriza a taxa de transferência de calor para o meio ambiente. O menor coeficiente neste sentido é possuído por: penoplex, poliuretano, izolon, lã de vidro. A argila expandida passa o calor melhor de todas.

Todos os tipos de isolamento em massa e esteiras de junco são considerados ecologicamente corretos.

O índice de permeabilidade ao vapor do material é importante para estruturas de madeira, uma vez que a madeira é suscetível à umidade e está sujeita à condensação. A lã mineral tem o nível mais alto de permeabilidade ao vapor. Os aquecedores artificiais são repelentes à água, resistentes à umidade e pouco permeáveis ​​ao vapor.

Existem dois tipos de pisos na casa - feitos de madeira e concreto, com base nas propriedades dessas estruturas, e escolha o tipo de isolamento. Para uma casa de madeira, é melhor dar preferência à proteção térmica de matérias-primas naturais. Os materiais ecológicos têm boa permeabilidade ao vapor e permitem que os pisos de madeira sejam ventilados. Tipos sintéticos também são adequados para concreto.

Para o isolamento do espaço do telhado do sótão, você pode escolher qualquer tipo de isolamento - bulk, roll, espuma ou shield. Acima das salas, a espessura da camada isolante deve ser menor do que para o trabalho externo. Materiais de rolo e telha são normalmente usados ​​sob o teto.

Freqüentemente, o critério de seleção é o orçamento, que é gasto em reparos. O isolamento barato pode ser selecionado dependendo do tipo de piso e das condições de operação da sala. A disponibilidade de um determinado tipo de isolamento também depende do custo de todas as obras. Transporte de material volumoso e pesado, aluguel de equipamento profissional para aplicação de penoizol também estão incluídos nos custos totais.

Area de aplicação

É necessário isolar o teto em todas as salas aquecidas. Durante a instalação, diferentes isolantes térmicos são usados, dependendo das condições de operação da sala ou de todo o edifício.

Em uma casa particular, é imperativo isolar o teto se o bolo de cobertura em si não contiver proteção térmica. Para uma casa de dois andares, o isolamento do piso ajudará a manter o piso térreo aquecido. É necessário isolamento térmico no rés-do-chão e se houver uma cave por baixo. Isso evitará correntes de ar e vazamento de calor pelo chão. Em um porão espaçoso, o isolamento térmico é colocado no interior. Na ausência dessa oportunidade, o piso é isolado sobre o piso usando qualquer material.

Vale a pena pensar no isolamento do telhado da varanda.se é usado no inverno e tem aquecimento. Normalmente não há aquecimento no terraço e não há necessidade de economizar calor. Quando uma casa de banho ou sauna está localizada na casa ou no local, a criação de um telhado quente deve ser tomada com responsabilidade, porque este é um local de maior risco de incêndio e umidade. Para a sauna, um material resistente ao fogo e permeável ao vapor é selecionado.

Se a casa de campo for visitada no inverno, o sótão definitivamente precisa de proteção térmica. Uma estrutura não isolada é difícil de aquecer e manter uma temperatura confortável.

dicas e truques

O isolamento externo permite que você escolha qualquer tipo de material adequado, não se limitando ao tipo de rolo ou painel. A melhor opção é colocada fora do teto, em vez de protegê-lo do teto. Mas no apartamento você não precisa escolher. Neste caso, penoplex ou lã de basalto são perfeitos para isolamento térmico.

O isolamento de alta qualidade dos tetos superiores da sala é capaz de reter até 20% do calor que sai do telhado. Seguir as recomendações do fabricante dos materiais de isolamento térmico ajudará a evitar erros incômodos durante a instalação e operação.

Veja abaixo os meandros da escolha de um aquecedor.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário