As sutilezas do isolamento do teto em uma casa com telhado frio
Normalmente, o teto e o telhado consomem até quarenta por cento da transferência total de calor da casa. O isolamento do teto é um problema atual para muitas famílias. Esse trabalho requer certos conhecimentos e habilidades do construtor. Como em qualquer processo de construção, aqui existem peculiaridades e dificuldades. Atualmente, graças às tecnologias modernas, qualquer construtor novato e pessoa comum será capaz de fazer esse trabalho.
Peculiaridades
O chamado telhado frio é construído de acordo com princípios ligeiramente diferentes. Ao montá-lo, os tipos usuais de estratificação de materiais não são usados. Um tipo semelhante existe nas casas onde o local sob o telhado não é residencial e não é aquecido no inverno.
Devido a esta estrutura da cobertura, apresenta um peso leve e custos de construção mínimos. A instalação em si é muito mais fácil de realizar do que na construção de um telhado com uma estrutura quente. Costumava-se pensar que esta é uma opção ideal e econômica na hora de construir uma simples casa de campo.
É importante saber que devido à ausência de aquecimento na sala superior, o ar ali atua como um amortecedor, o que ajuda a evitar perdas de calor desnecessárias.
Devido ao aumento das tarifas de aquecimento, muitas pessoas começaram a pensar no isolamento do teto. Uma grande quantidade de calor é evaporada da casa devido à presença de rachaduras no teto. Isso se deve à construção de má qualidade e aos materiais de construção pobres.
O isolamento do teto e a presença de uma cobertura fria é um problema urgente para os moradores dos últimos andares. Isso é especialmente verdadeiro no caso do antigo parque habitacional. Esse problema também é relevante para os proprietários que moram em uma casa particular. O sótão é um território neutro e a sociedade gestora não pode permitir a colocação de uma camada de isolamento. Portanto, resta uma opção com isolamento de teto em seu próprio apartamento.
Uma característica desta solução será que vários centímetros úteis da altura do teto serão perdidos. Mas, devido às possibilidades de drywall e várias luminárias, você pode obter um interior atualizado e moderno. Para se manter aquecido e não pagar muito pelo aquecimento, você deve pensar no isolamento do teto.
O isolamento do teto em uma casa particular tem características próprias. É normal começar a trabalhar a partir do segundo ou último andar. Pode ser um sótão, o último andar ou áreas de sótão. A colocação de um material especial com propriedades de isolamento térmico ocorre na parte superior do piso ou em fendas vazias e ajuda a reter o calor no ambiente.
Você não precisará pensar em acabamento adicional do teto. O mestre não precisará montar o isolamento no teto. Devido à colocação do isolamento no piso, não se formará condensação.
Você precisa saber que não pode isolar a inclinação do telhado. Isso ajudará a derreter a neve e a formar pingentes de gelo. Além disso, o sótão isolado já é um sótão pelos padrões de construção. Também é importante saber sobre tal característica que a próxima camada dirigida da sala deve ser mais permeável ao vapor do que a anterior.
Outra característica é que você não pode drenar o condensado. Esta regra também se aplica a tetos inclinados. Existem paredes drenadas. Este é um prazer muito caro e difícil para os proprietários de casas particulares. Os lados quentes e frios do teto em um prédio de apartamentos podem ser revertidos.Depende da época do ano.
É importante saber que a tecnologia moderna de isolamento de forros está focada na ausência de condensação no próprio material.
E se mesmo assim ele se formou, ele deve ter a oportunidade de sair.
Outra característica é o próprio processo de assentamento em piso frio. Ao usar material solto, certifique-se de deixar espaços. Outra lacuna permanece entre o isolador e a camada de isolamento. Esta é uma técnica de segurança em caso de condensação.
Em uma casa ou chalé particular, é possível isolar o teto do andar seguinte com um material especial que é colocado em cima do teto ou nos vazios existentes. Os recursos da sobreposição dependem de seu tipo. Pode ser feito de madeira ou concreto.
Para colocar o isolamento nas vigas, que são de madeira, vale a pena utilizar materiais leves e de enchimento. Materiais em forma de rolo também são adequados. Para isolar o concreto, vale a pena usar esteiras não muito soltas e materiais densos.
Se a questão do isolamento não foi resolvida na fase de construção ou se estamos a falar do último andar de um edifício residencial, então justifica-se iniciar o isolamento conforme necessário.
Se estamos falando de isolar o telhado de uma senhora particular feito de madeira, então, neste caso, há uma série de vantagens. O isolamento criará um isolamento acústico adicional. Isso é especialmente verdadeiro em épocas de chuva forte e vento externo. No calor, o isolamento retém o ar quente da rua. Devido a isso, um clima agradável permanecerá na sala.
No inverno, um telhado isolado ajudará a economizar energia significativamente e evitará que o calor escape das instalações para a rua.
Você mesmo pode isolar o teto de uma casa particular de madeira. É importante estar bem preparado. É necessário conhecer as propriedades dos diferentes materiais, seus prós e contras, possuir uma tecnologia específica para isolamento de teto, estudar as instruções em vídeo.
Tornou-se moda isolar sótãos e transformá-los em sótãos. Uma característica de tal sala são os critérios para a área de ventilação, que estão localizados entre a sala e a estrutura externa. O tamanho dessa ventilação geralmente varia de quinze a vinte centímetros. Mas o telhado normal tem um sótão com janelas de águas-furtadas. Portanto, para criar um clima quente nesse local, é importante cuidar de uma circulação de ar suficiente.
Ao aquecer, uma boa ventilação reduz o aquecimento do telhado e evita a formação de blocos de gelo no telhado.
Para residentes em edifícios de vários pisos ou privados, na ausência da possibilidade de isolar a cobertura do piso superior, pode ser considerada outra opção. Estamos falando sobre isolamento de baixo. Este tipo de obra é possível se for feita a reconstrução de um local com boa sobreposição no sótão, quando não há como entrar no sótão. Isso é especialmente verdadeiro para residentes de prédios de apartamentos e administradores intratáveis. Neste caso, será realizada a instalação de uma estrutura assente em caixilho de ripas de madeira ou elementos metálicos. O isolamento pode ser na forma de lajes.
Com este tipo de isolamento, existe uma grande desvantagem. Conforme mencionado anteriormente, devido a esta técnica, a altura da sala e centímetros preciosos são perdidos.
Além disso, tais trabalhos requerem mais experiência e tempo para concluí-los.
Deve ser lembrado que um isolamento bom e durável será obtido com uma abordagem integrada. Além disso, numa divisão com telhado frio, é necessário isolar adicionalmente a porta, as aberturas das janelas e, sem falta, o chão. Com a ajuda de um termovisor, você pode calcular facilmente as áreas pelas quais a maior quantidade de calor é emitida. Eles geralmente são vermelhos e amarelos.
Os especialistas recomendam usar a segunda opção de isolamento apenas em caso de necessidade urgente e na ausência de outras possibilidades.
Materiais (editar)
Atualmente, uma grande seleção de aquecedores é apresentada nas lojas de ferragens.Para escolher as opções de que necessita, deve estudar cuidadosamente as amostras apresentadas e as suas principais características. Eles devem atender a todos os requisitos exigidos.
Existem várias nuances com base nas quais vale a pena escolher os materiais. É importante saber que os produtos com baixa condutividade térmica são os mais adequados para isso. O material deve ser resistente à umidade. Este é um critério importante na escolha do isolamento para o exterior e com um telhado bastante gasto.
O isolamento e outros materiais devem durar muito tempo, portanto, devem ser duráveis. Não se esqueça da segurança ambiental. Para o trabalho, você precisa escolher produtos não inflamáveis ou pouco inflamáveis.
Para uma casa particular, o melhor isolamento é a argila expandida.
Freqüentemente, eles usam aparas ou serragem, muitas vezes usam lã de rocha ou mineral, lã ecológica, poliestireno, espuma, concreto aerado. A espuma de poliuretano é um material pulverizável.
Para isolar o telhado de uma casa de madeira, vale a pena usar certos tipos de isolamento. A escolha do material deve ser estritamente de acordo com o tipo de sobreposição. Ele vem em dois tipos - concreto ou madeira. Para concreto, vale a pena usar um isolamento mais pesado. Eles vêm na forma de uma esteira ou laje. Via de regra, são do tipo recheio.
Freqüentemente, os construtores também usam isolamento natural. Isso inclui serragem, feno, agulhas de pinheiro, folhas do ano passado, algas ou juncos. Porém, é importante lembrar que todos os materiais naturais, exceto a serragem, estão sujeitos a forte degradação.
É importante abordar a questão da escolha do material com extrema responsabilidade.
Qual escolher?
O isolamento em forma de aparas ou serragem é considerado o material mais antigo. Em áreas onde a produção de madeira é altamente desenvolvida, este material é muito barato. É perfeito para criar uma camada de isolamento no topo de um piso de madeira. Uma desvantagem significativa desse tipo de isolamento é sua alta inflamabilidade.
Existem três tipos de lã mineral na indústria da construção: pedra, escória e vidro. A lã mineral é obtida a partir de rochas com adição de argila, calcário e formaldeído.
Uma desvantagem significativa desse material é que ele contém substâncias nocivas em sua composição. Quando aquecidos, eles são convertidos em fenóis e liberados no ar. A lã de bálsamo é considerada mais segura, pois contém muito menos substâncias nocivas.
A lã de escória é obtida a partir da utilização de escórias de alto-forno e outros resíduos da indústria metalúrgica. Devido à condutividade térmica média e à capacidade de absorver uma grande quantidade de umidade, não é adequado para isolar um teto frio.
A lã de vidro é o material mais adequado e também tem um custo extremamente baixo.
Uma clara desvantagem é que se as partículas do material entrarem em contato com a pele ou as membranas mucosas de uma pessoa, isso pode causar danos à saúde. Nesse caso, os especialistas aconselham o uso de luvas e equipamentos de proteção especiais ao trabalhar com este tipo de isolamento.
Uma vantagem clara do algodão como isolamento doméstico é a facilidade de transporte e instalação. Isso é possível devido ao seu baixo peso. O algodão em lã tem baixa inflamabilidade e só pode ser sinterizado em altas temperaturas. Para os proprietários de casas de campo e chalés, é importante saber que a lã de vidro não é o material preferido de insetos, diversos roedores e mofo.
A espuma de polietileno é uma espuma de PVC revestida com uma camada de papel alumínio. O fabricante produz este isolamento em rolos de até um metro de largura. Você também pode isolar o teto com espuma. Mas é importante saber que neste caso será necessária a instalação adicional de estruturas suspensas. Em uma casa particular, também é bom usar espuma de poliestireno. Assenta bem e, devido à sua boa densidade, é frequentemente utilizada no sótão, como base para posterior massa de vidraceiro.
A argila expandida também é muito popular. É melhor se for feito de argila de liga leve. Devido a isso, o material é leve e possui uma estrutura bastante porosa. A produção de isolamentos modernos permite que você escolha produtos de espuma. Muitos construtores consideram o isolamento térmico. Este material é semelhante em muitos aspectos à lã mineral. Mas é mais elástico e resistente ao estresse.
Outra opção que vale a pena é o penofol. Sua característica distintiva é a propriedade de refletir a radiação térmica. Este material é adequado como isolamento dentro e fora de casa. Com esses meios, é perfeitamente possível isolar toda a casa de campo, e não apenas o teto.
Não se esqueça da espuma de poliuretano. É um material confortável e de boa qualidade que reúne todas as características necessárias como aquecedor. É uma espuma de poliuretano que só precisa de ser pulverizada para obter o resultado pretendido. Não só isola, mas também contribui para a insonorização da divisão.
Para os residentes de um prédio de apartamentos, é melhor obter permissão da empresa de gerenciamento e isolar o piso do sótão.
Uma excelente opção neste caso seria o uso de argila expandida. Este material é resistente ao fogo e protege perfeitamente contra a umidade.
Dentro do apartamento, o isolamento permeável ao vapor é frequentemente usado. No processo de execução dos trabalhos de reparo, o mestre utiliza materiais especiais que ocupam toda a área do forro. Depois disso, você pode começar o trabalho de acabamento usando drywall.
Area de aplicação
Conforme observado anteriormente, os materiais podem ser usados tanto em ambientes internos quanto acima do teto. Serragem e argila são perfeitas para eliminar defeitos em pisos de madeira. O chão é trabalhado com argila, em seguida polvilhado com uma fina camada de areia e espalhada serragem por cima.
Para evitar que os ratos entrem na serragem, vale a pena usar carboneto misturado com cal apagada. Em uma velha casa de madeira, a altura desse isolamento pode chegar a trinta centímetros. Na utilização do sótão para fins domésticos, basta colocar tábuas de madeira por cima desse isolamento.
Os artesãos experientes usam uma película impermeabilizante especial.
Ele permite que partículas de vapor escapem dos aposentos. Para uma construção residencial, você pode usar uma mistura de argila com serragem. Uma excelente opção para uma casa de madeira ou madeira.
Em qualquer caso, eles andarão no chão de concreto de um prédio de apartamentos. Isso acontecerá durante o trabalho de reparo ou manutenção preventiva. Nesse caso, você deve escolher espuma densa ou lã mineral. Certifique-se de colocar madeira compensada ou uma placa no isolamento.
Você pode usar esses dois tipos de isolamento e uma camada menos densa. Com isso, o material sairá bem mais barato. Nesse caso, você precisa fazer uma caixa de lenha no fogão. É melhor se for sobre pedestal, pois a altura montada pode chegar a vinte ou mais centímetros. O isolamento é colocado sob essa caixa e uma abertura é feita para ventilação.
Para isolamento de pisos de concreto armado em uma casa de tijolos, você pode usar espuma de poliestireno. Nesse caso, não estamos falando sobre liberação de substâncias tóxicas durante um incêndio. Os apartamentos residenciais são separados por um teto especial que não queima.
Se houver uma sobreposição de madeira, é indesejável o uso de espuma.
Isso também se aplica aos padrões de segurança contra incêndio. O tipo mais comum de laje de piso é de madeira. Nesse caso, você deve interromper sua escolha no ecowool. Este tipo de material é colocado em um preenchimento, pode ser preenchido em qualquer espaço.
Os ladrilhos de Ecowool são colocados em várias camadas. É importante que as costuras das camadas sejam fechadas. Após o isolamento, o sótão já se transforma em sótão, mas isso vale para casas particulares e chalés.
Recentemente, a questão do isolamento do porão tornou-se relevante.
Trata-se de um subsolo inteiro, que é utilizado pelos proprietários para guardar diversos artigos e produtos.
Nas casas modernas, esse cômodo pode ser transformado em uma sala de estar real. Pode ser um escritório, uma academia ou uma oficina. Em qualquer caso, esta sala só pode ser usada se houver uma temperatura confortável para uma pessoa nela. O isolamento do porão é um passo seguro para a preservação de energia e calor em toda a casa. Mesmo que o porão seja inadequado para equipar o espaço utilizável, ele ainda precisa ser isolado.
Isso pode ser feito de forma interna, externa ou combinada. A escolha de aquecedores é bastante ampla. O principal é escolher a opção apropriada para fins específicos.
Tecnologia de trabalho
É muito importante que o telhado da casa esteja quente. Não é barato, mas economiza orçamento no futuro. Afinal, os custos de energia são reduzidos significativamente.
No trabalho de isolamento do teto com argila expandida, o peso do próprio material é de grande importância. Devido ao peso da argila expandida, não pode ser utilizada na presença de pisos de madeira. Devido ao peso do material, o piso pode desabar completamente. A argila expandida deve ser usada na presença de pisos de concreto. O esquema de isolamento do teto e telhado pode ser ligeiramente diferente.
A preparação do sótão começa com a limpeza de toda a área de lixo e entulho.
Se houver um isolamento antigo, também é melhor removê-lo. Pode criar estresse desnecessário nos pisos.
O próximo passo é conduzir um isolamento completo. Isso é necessário para que as consequências das inundações não tenham que ser removidas na primavera. Para isso, uma membrana especial é usada. Ele é colocado entre o lag de modo que cerca de quatro centímetros sejam enrolados nas laterais do lag.
O isolador deve ser pressionado com muita força contra as vigas. Normalmente é fixado com grampeador ou cola.
Não é recomendado fechar completamente os logs.
O piso de madeira deve ter tolerância ao oxigênio em pelo menos dois lados.
Em seguida, inicia-se a colocação da primeira camada de isolamento. É colocado ao nível do atraso. Em seguida, o isolamento é coberto com uma membrana de baixa permeabilidade ao oxigênio. Em seguida, o piso de madeira é colocado. Falhas de ventilação especiais são deixadas.
É necessário selecionar corretamente a espessura do isolamento.
Neste caso, vale a pena considerar a camada impermeabilizante. Freqüentemente, os construtores usam materiais com cerca de cinquenta milímetros de espessura.
Ao realizar o isolamento com espuma de poliuretano, você precisará chamar um mestre. O processo de pulverização ocorre sob alta pressão. Devido a isso, todas as lacunas são preenchidas. A espessura da camada varia de dez a doze centímetros.
A lã mineral como isolamento tem diferentes espessuras. Os indicadores dependem do escopo do trabalho. A camada de algodão utilizada como isolamento pode ter de dois a vinte centímetros.
A espuma de polietileno é uma espuma de polietileno.
A espessura desse material varia de um milímetro a dois centímetros. O isopor é colocado em placas. A espessura de uma laje varia de dois a dez centímetros. Isso se deve ao fato de que os materiais precisam se sobrepor.
Ao isolar o sótão, vários materiais são usados para isolar. Mas a média varia de quinze a vinte centímetros. A camada de argila e palha tem cerca de dez centímetros. Para que tudo fique uniforme, vale a pena usar uma régua ou bastão especial.
Opções de isolamento térmico
Existem apenas duas opções para isolar um teto e um teto frios - ou o teto é isolado dentro da sala, ou é isolado fora. Ambas as opções são ótimas para manter sua casa aquecida e com baixo consumo de energia. Cada uma dessas opções possui seu próprio conjunto de materiais necessários e tecnologia de instalação.
Os materiais de isolamento térmico são divididos em duas classes - permeáveis ao vapor e à prova de vapor. Essas leituras indicam a capacidade de absorver umidade.É para eles que um ou outro tipo de material é escolhido para a realização de trabalhos de isolamento de teto ou telhado. Para o trabalho de isolamento externo, é usado um material à prova de vapor, e para o trabalho interno - um material permeável ao vapor.
No interior, eles usam na maioria das vezes isolamento mineral. O trabalho pode ser feito com lã de vidro laminada. Completo com um teto de gesso, você obtém um excelente amortecedor para o ar quente. O processo de isolamento é realizado no momento da instalação do forro suspenso.
Será correcto se, em primeiro lugar, for feita uma moldura de perfis, na qual será colocado o isolamento.
Se o trabalho for feito com suas próprias mãos e por conta própria, não se esqueça das precauções de segurança.
A lã de vidro é um material bastante perigoso. Os métodos para prender lã de vidro ao teto são bastante simples. O material é colado ao adesivo para azulejos. É importante que a cola seque o mais rápido possível. Depois que todo o isolamento secou, ele é costurado com drywall.
Vale lembrar que o algodão não pode ser calcado e prensado.
Devido a essas características, ele é fixado com cola, e não com parafusos autoatarraxantes. Todo o efeito térmico da lã mineral reside na abundante quantidade de camadas intermediárias que são colocadas dentro da lã.
No processo de trabalho, você deve prestar atenção à instalação de equipamentos de iluminação. Os holofotes tendem a aquecer rapidamente e falhar instantaneamente ao interagir com a lã mineral. Isso se deve ao acúmulo de calor e à falta de ventilação.
Nesse caso, é melhor usar lustres ou arandelas como luminárias.
Se a questão dos holofotes é uma questão de princípio, então há uma saída para essa situação. A camada de isolamento térmico não é colocada em torno da luminária planejada.
Outra opção seria uma grande quantidade de espaço no teto. Isso é necessário para que haja uma almofada de ar entre o material e a parede de gesso, na qual as lâmpadas são então montadas.
A opção de menor custo será a opção de isolamento externo. Nesse caso, vale a pena examinar cuidadosamente o estado dos pisos. Se forem velhos, podem simplesmente não resistir à mesa e desabar. Se o aproveitamento do sótão não for planejado, a opção de isolamento externo será o ideal.
É importante seguir todas as regras e tecnologia de trabalho aqui. Caso contrário, o teto e os cantos congelarão no inverno.
Ao trabalhar por conta própria, é importante lembrar as características e propriedades de cada material de construção.
No exterior, o isolamento do sótão é considerado o mais económico. Você não precisará instalar um teto falso para ocultar o isolamento. Uma vantagem significativa deste método de isolamento é a possibilidade de posteriormente fazer um sótão nesta sala. Isso é adequado para concreto aerado ou casa de madeira.
Muitos construtores argumentam que o isolamento externo é em muitos aspectos semelhante ao isolamento do piso, mas de acordo com uma técnica de trabalho ligeiramente diferente. Depois de limpar o espaço do sótão, ele é cuidadosamente medido em todo o perímetro.
Os mestres recomendam prestar atenção ao isolamento de espuma de alta densidade e espessura - pelo menos cinco centímetros.
Após o assentamento das folhas de espuma, todas as juntas devem ser passadas com espuma de poliuretano.
Se os donos da casa não planejarem usar o sótão como aposentos, o trabalho de isolamento pode ser interrompido. Se futuramente for colocado no sótão de um pequeno armazém ou sala, será necessária uma obra adicional. O isolamento é recoberto com uma camada de material impermeabilizante, reforçado e posteriormente aplicado com uma régua.
O uso de lã mineral é possível. Após o assentamento, recomenda-se cobri-lo com uma película especial. É verdade que, quando esse isolamento térmico é feito, no futuro apenas pisos de madeira podem ser colocados nele.
dicas e truques
O isolamento do teto é um processo muito importante. Até um quarto de todo o calor passa por esse espaço da casa. O processo em si pode ser realizado a seco e úmido.A segunda opção pressupõe a presença de uma massa úmida que adere à superfície e forma uma camada de isolamento acústico.
O sótão é protegido da rua apenas por um telhado. Portanto, essa sala precisa de um isolamento cuidadoso.
É aconselhável verificar o teor de umidade do material no verão e no inverno em vários locais. Se não for observado aumento de umidade no interior do isolamento, não se preocupe com a qualidade do trabalho.
A maneira mais fácil de verificar é inspecionar o telhado no inverno.
Se os fragmentos de neve no centro do telhado ou ao longo do perímetro derreterem um pouco e grandes pedaços de gelo pendurarem, a perda de calor é óbvia.
Tudo o que deveria ter ficado dentro de casa sai para a rua.
Se for notado o aparecimento de umidade, é necessário um aumento no fluxo de ar na abertura de ventilação. Isso é feito conectando-se a um sistema geral de troca de ar e conduzindo-o ao telhado. A segunda maneira é soprar ar externo para o ambiente. Em tal situação, a presença de correntes de ar no sótão é muito útil.
Do exposto, conclui-se que o processo de isolamento do teto é bastante simples. Isso está ao alcance de um mestre novato e de um construtor amador. O principal é colocar bem o isolador, trazer madeira, fazer uma contra-grade, colocar o isolante e cobrir tudo com uma tábua. Ainda assim, alguns materiais são melhor aplicados com ferramentas especiais. Para fazer isso, você ainda precisa recorrer a profissionais.
Ao colocar lã de vidro, vale a pena entrar em contato com um artesão profissional.
Uma massa de material derramada manualmente retém o calor muito pior. Essa economia no trabalho de especialistas no futuro custará ao proprietário das instalações muito mais caro.
No caso em que a distância entre os diferentes elementos do piso seja maior, recomenda-se a utilização de lã mineral do tipo roll. Geralmente tem um metro de largura, dependendo do fabricante.
É importante saber que o isolamento do sótão é uma decisão inteligente. Isso ajudará a reduzir o aquecimento do ambiente no verão e a mantê-lo aquecido no inverno.
Os amantes de materiais naturais devem estar cientes de várias características. Na ausência de serragem, pode-se usar palha. Em tal situação, a água é adicionada à argila até que uma massa úmida seja formada. Em seguida, palha úmida é adicionada à composição e tudo é bem misturado com as mãos ou os pés.
No processo de uso da serragem, a composição deve ser deixada secar por pelo menos duas semanas. Nesse momento, a sala deve estar bem ventilada.
É importante lembrar sobre segurança contra incêndio. O material de isolamento deve estar de acordo com os padrões. As suas características técnicas deverão incluir a retenção do fogo durante um quarto de hora em casa particular e uma hora e meia em prédio de apartamentos.
Em qualquer caso, antes de iniciar o trabalho, é necessário estudar cuidadosamente as instruções de isolamento térmico. Será útil consultar artesãos experientes e estudar todas as nuances do próximo trabalho, a fim de escolher o material que é adequado para um determinado telhado e executar o trabalho com um nível de qualidade.
Para obter informações sobre como isolar adequadamente o teto do sótão, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.