Como isolar o teto de uma casa particular por dentro?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e materiais
  3. Qual escolher?
  4. Tecnologia de trabalho
  5. dicas e truques

No inverno, a perda de calor da estrutura do teto é de cerca de 15%. Por ser quente dentro de casa e frio fora, forma-se condensação no ambiente, criando um ambiente favorável ao crescimento de bactérias e fungos. Portanto, é necessário pensar em um isolamento eficaz do teto no interior da casa.

Peculiaridades

A principal característica do isolamento do teto pelo lado de dentro é a impossibilidade de organizar o dreno do condensador. Paredes de drenagem poderiam remediar a situação. No entanto, seu custo não é acessível para todos. Dependendo da estação, o teto pode aquecer e resfriar rapidamente. Por este motivo, a principal tecnologia de isolamento de tetos está focada em evitar a formação de condensação na estrutura acabada.

Para criar um ambiente aconchegante e aconchegante em sua casa, é recomendável usar lã mineral em forma de rolo ou laje.

Esse isolamento é popularmente chamado de lã de vidro. Se este material for usado em conjunto com um teto falso, o drywall criará uma barreira intransponível para a fuga de calor.

A instalação da lã mineral deve ser dividida em várias etapas:

  • Recolha e instalação da moldura sobre base metálica ou de madeira. Para este processo, vale a pena usar furadeira elétrica e buchas.
  • Preenchendo o espaço livre entre as peças com lã mineral. Um adesivo especial para azulejos é usado como acessório. Ele se solidifica instantaneamente e cria uma fixação confiável do material. Não se esqueça da instalação adicional de uma barreira de vapor.
  • Na etapa final da obra, o drywall é instalado no teto. Recomenda-se o uso de parafusos auto-roscantes de aço temperado como fixadores (eles têm alta resistência e são capazes de suportar cargas máximas).

Para uma pessoa comum, parecerá que a tecnologia de instalação é bastante simples. No entanto, qualquer processo de instalação tem suas próprias nuances. É estritamente proibido prensar lã mineral. O principal efeito da conservação do calor é que as bolhas localizadas no interior do material não proporcionam a transferência de calor entre o teto e o sótão.

Os holofotes também podem ser um problema. As lâmpadas economizadoras de energia são conhecidas por serem muito quentes. O isolamento montado impedirá a remoção de calor das lâmpadas, o que levará ao seu rápido colapso. Uma opção alternativa é criar um espaço adicional entre as luminárias e o isolamento (evitando a dissipação de calor e a circulação de ar).

Tipos e materiais

Várias lojas e mercados de materiais de construção oferecem uma grande variedade de isolamento. Diversas variedades se destacam neste contexto.

Lã mineral

A lã mineral é uma fibra têxtil comum produzida por vários métodos. A fibra feita de materiais vulcânicos é chamada de fibra rochosa. A lã de escória é criada com base na escória de alto-forno. A lã de vidro é uma matéria-prima criada com base na fusão de vidro. Quanto à espessura do isolamento, o indicador varia de 2 a 20 cm.

A lã mineral é perfeitamente higroscópica; com o tempo, ela se degrada como resultado da entrada de condensação. Para evitar este processo, ao instalar o isolamento, é necessário montar uma camada adicional de barreira de vapor.

Espuma de polietileno

Espuma de polietileno na forma de um rolo sobre uma base de folha metálica - uma nova geração de isolamento.A espessura de tal material varia de 3 a 20 mm. A espuma de polietileno é o material mais eficaz usado para isolamento de teto. A espessura reduzida facilita a instalação em uma casa ou apartamento particular.

isopor

Polyfoam é um material feito de massa plástica em forma de células. É produzido na forma de quadrados com o tamanho de 1 x 1 m. A espessura da folha é de 2 a 10 cm. A densidade do material varia entre 15-25 kg / m2 (para isolamento de teto, 25 espuma de kg / m2 é freqüentemente usada). Polyfoam é freqüentemente usado para isolar armações suspensas, paredes e outros revestimentos de uma casa particular. Tem boas críticas.

Poliestireno expandido

A espuma de poliestireno extrusiva é formada pela produção de polímeros especiais: o isolamento acabado é feito pela extrusão do material através de um molde especial de 120x60 cm A espessura da chapa acabada varia de 10 a 200 mm. Para isolamento de estruturas de teto, geralmente é usado material com densidade de 25-45 kg / cm2. Em termos simples, trata-se de espuma feita com uma tecnologia diferente. Sua principal diferença é a maior resistência do material.

O poliestireno expandido (poliestireno) deve ser usado como isolamento do teto quando for planejado um reboco subsequente.

Você pode isolar o teto com argila expandida solta. Este material é freqüentemente usado para isolar pisos de sótão. Além dos materiais básicos, o isolamento pode ser realizado com isolon, penofol, penoplex. É importante fixar o material de isolamento corretamente. Os materiais são adequados para isolamento no último andar, varanda, cave, sótão.

Qual escolher?

Parando na escolha do isolamento, atenção especial deve ser dada à inflamabilidade, resistência, peso e nível de permeabilidade. O custo do isolamento não é tão importante quanto sua eficácia. Existem pisos de madeira e concreto. As estruturas de concreto, em contraste com os tetos de madeira, têm uma alta capacidade de carga. O concreto é considerado um material parcialmente permeável ao vapor, mas as lajes acabadas perdem esse indicador.

Os tetos de madeira são mais comuns em casas particulares. Normalmente, os pisos do sótão são instalados sobre uma base de madeira. É sabido que a madeira é suscetível a queimar e passa bem os vapores. Se você tentar fechar o ar, com o tempo, a árvore começará a apodrecer. Vale a pena destacar o fator chave que afeta a escolha do material - a localização da camada isolante. O teto pode ser isolado pelo lado do sótão da casa e por dentro. Para os amantes de uma opção de isolamento barata, simples e acessível, o piso do sótão é adequado.

Tecnologia de trabalho

Especialistas experientes não recomendam tetos isolantes no interior da sala. O principal motivo é o perigo de penetração do isolamento ou de seus vapores no ambiente. Considere as melhores opções para a colocação e instalação de isolamento de teto, observando a tecnologia de trabalho e os cuidados.

O poliestireno expandido (EPS) pode ser usado como uma opção eficaz. O trabalho de instalação começa com a instalação das ripas. Na próxima etapa do trabalho, é instalada a espuma de poliestireno. A espessura do isolamento deve ser de 3 mm.

Em seguida, meça o espaço entre as venezianas (não mais do que 2 mm). O espaço vazio é preenchido com isolamento e fixado com buchas. No final, a drywall é fixada na caixa como um teto suspenso. Alternativamente, estruturas de tensionamento podem ser instaladas.

O polietileno espumado não é tão eficaz quanto o isolamento. Pode ser usado para isolamento caso a perda de calor seja pequena. Uma caixa é montada no teto e o penofol é fixado com buchas. Após a instalação, um pequeno vão é feito em ambos os lados do material para ventilação de ar e outra caixa é instalada.

No final da obra é montada a placa de gesso ou tecto falso.Como alternativa, o penofol é recomendado para ser usado em combinação com o penoplex.

As misturas de gesso podem se tornar um isolamento adicional. Eles são um excelente isolamento para tetos de concreto. As misturas de gesso são altamente ecológicas. Eles não queimam e se encaixam perfeitamente no estilo arquitetônico da casa. Um dos materiais mais naturais e de elevada qualidade para isolar o interior com as próprias mãos é um aglomerado de cortiça. Um material semelhante é montado na caixa. Como a casca da cortiça não tem medo da umidade, não é necessária uma barreira de vapor.

O isolamento do teto no interior da sala depende diretamente do material utilizado. Com o poliestireno, o torneamento pode ser omitido, pois fica perfeitamente montado sobre mastique ou cola. A resistência adicional ao resto dos materiais é formada por uma estrutura articulada. Em divisões húmidas (por exemplo, uma casa de banho), utiliza-se adicionalmente um perfil metálico, noutras situações utiliza-se uma estrutura de madeira. No entanto, não será possível isolar o teto sem guarnições decorativas.

O perfil deve ser fixado nas dimensões do isolamento. Um filme ou glassine é usado como material impermeabilizante. O isolamento é montado sem folgas adicionais. Outra camada de impermeabilização é colocada em cima do isolamento e colada hermeticamente. O isolamento de folha é montado com um refletor no interior da sala. Um torneamento especial serve como elemento de apoio adicional para o posterior acabamento decorativo do teto.

dicas e truques

Parando na escolha do isolamento, é necessário levar em conta as dicas e recomendações, bem como uma série de condições e características do material principal. Em mais detalhes, você deve analisar o material de construção (concreto, tijolo, madeira), bem como o tamanho e a finalidade da sala.

Vamos destacar as principais propriedades e características do isolamento de teto:

  • Alto nível de segurança contra incêndio (o material não deve queimar).
  • A elasticidade e resiliência do material desempenham um papel importante na preservação e restauração do isolamento.
  • Respeito ao meio ambiente do isolamento (a composição principal do material não deve conter substâncias nocivas e tóxicas).

Não se esqueça das recomendações para a instalação de isolamento. A camada de isolamento térmico não deve impedir a circulação do ar.

A durabilidade e o longo período de operação do isolamento dependem disso. O isolamento das estruturas do teto em casas particulares é realizado após a conclusão das principais obras de construção.

Antes de iniciar os trabalhos, é necessário isolar as paredes e o piso. O principal processo de isolamento térmico é realizado após a construção da casa. A estrutura deve estar totalmente assentada (isso acontece em 6 meses). Após esse período, o telhado da casa é isolado. Ao final da obra, materiais de isolamento com impermeabilização são montados nas estruturas de teto. Os especialistas recomendam deixar um pequeno espaço entre o material isolante e o telhado para a circulação do ar.

O isolamento de uma casa privada é um trabalho bastante trabalhoso que pode ser realizado com o esforço de várias pessoas, desde que seja necessária a competente tecnologia de instalação, instalação, bem como a escolha do material.

A estrutura do teto acabada pode reduzir a perda de calor em até 10%. Como resultado, o proprietário de uma casa privada economizará significativamente em aquecimento, se sentirá aconchegante e confortável dentro de casa. O processo de aquecimento exige esforço e responsabilidade. Um ambiente aconchegante na casa dependerá da eficiência do trabalho executado. Se houver dúvidas e incertezas sobre as próprias capacidades, o isolamento do forro deve ser confiado a especialistas experientes.

No vídeo abaixo, você aprenderá como isolar o teto de uma casa particular.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário