Como fazer um canto em um rodapé sem uma caixa de esquadria?
Cada pessoa em sua vida já passou por consertos de uma forma ou de outra, e todos nós vimos um pedestal de teto ou uma baguete. Nas lojas de ferragens, há um grande número de opções diferentes para plintos de teto, desde finos 1 cm de largura até enormes "esculpidos" no estilo vitoriano. Todos eles são projetados para distinguir claramente entre o teto e as paredes, para completar o interior, para esconder defeitos e juntas. Qualquer moldura de teto tem o formato de um trilho, e para unir nos cantos é necessário cortá-la corretamente - isso será discutido no artigo de hoje.
Os caminhos
Existem dois métodos mais comuns para cortar cantos de rodapé perfeitos de forma correta, fácil e confortável. A primeira implica na compra de uma caixa de esquadria especial com grande número de cortes ao longo do seu perímetro, que ajudam a cortar o canto de forma correta e uniforme. A segunda opção é cortar cantos sem a ajuda de uma caixa de esquadria, sobre a qual falaremos hoje. Este processo para iniciantes é bastante complicado e trabalhoso, além disso, a presença de uma caixa de esquadria não garante 100% de facilitação deste trabalho, esteja preparado para o fato de que na primeira vez você poderá não conseguir.
Existem várias maneiras de criar juntas de canto sem usar uma caixa de esquadria.
Um deles é a marcação diretamente no teto. Para começar, precisamos de duas peças de baguete cortadas em um ângulo de 90 graus. Não é necessário pegar ripas de dois metros de uma vez e tentar cortá-las, você pode cortar dois pedaços de 15-20 cm para mais fácil segurar com uma mão na posição que você precisa. Em seguida, nós os aplicamos na próxima ordem no teto e traçamos uma linha de 5 centímetros ao longo do teto até o final da baguete, pressionando o pedestal com força. Em seguida, aplicamos uma segunda moldura no canto oposto, e fazemos uma ação semelhante, e no cruzamento da baguete com a linha desenhada anteriormente, fazemos um entalhe bem cuidado com um lápis na baguete. Com o segundo pedestal, você precisa repetir a mesma coisa, fazendo um entalhe semelhante na intersecção da baguete e da linha desenhada.
Agora podemos cortar a baguete no ângulo que precisamos, para isso, use uma faca de construção ou uma serra, dependendo do material de que são feitos os rodapés (a seguir vamos contar de quais materiais são feitas as baguetes e de que melhor cortá-los). Para cortar o canto corretamente, coloque o rodapé sobre a mesa ou cadeira e corte do ponto que você marcou no teto até o canto oposto do rodapé. Depois disso, você pode juntar facilmente os cantos e colar. Deve-se ter em mente que este método é adequado para ajustar apenas os cantos internos, mas não funcionará para ajustar os cantos externos.
O segundo método é alinhar uma folha de papel ou madeira compensada sob a caixa de esquadria., para isso você precisa desenhar duas linhas paralelas e, em seguida, desenhar uma perpendicular de uma linha à outra, de forma que tenhamos uma marcação para um ângulo reto. Para marcar a 45 graus, você precisa usar um triângulo clerical ou um transferidor, desenhando duas linhas na perpendicular a 45 graus em relação às linhas paralelas. Além disso, como ao trabalhar com uma caixa de esquadria, colocamos nosso pedestal ao longo da linha e o cortamos no ângulo necessário.
Deve-se ter em mente que este método não garante um ângulo ideal e, em geral, em nossas casas os cantos são desiguais - "preenchidos", portanto você terá que ajustar o ângulo manualmente mais tarde.
O terceiro método é fazer uma caixa de mitra primitiva com suas próprias mãos.por que não se tornará menos eficaz. Para fazer isso, pegue três pranchas ou pranchas e derrube-as no formato da letra "P", faça fendas em ângulos retos e duas fendas em 45 graus. Desta forma, você vai cortar os cantos sem a “ajuda” da cadeira.
O quarto método é bastante raro e inventivo. - consiste em sofisticação com papel grosso ou papelão e uma pequena barra. Para fazer isso, dobre uma folha de papelão no ângulo que precisar, pegue um pequeno bloco, que servirá de molde para cortar o canto. Pressione a folha de papelão preparada sobre ela e, segurando a faca ou serra estritamente na vertical, corte cuidadosamente o bloco no ângulo que você precisa. Para recortar o rodapé, basta colocar o bloco em cima do rodapé, pressionar com firmeza e cortar ao longo da linha de corte do bloco.
A quinta maneira é a compra de acessórios especiais com cantos de teto prontos: interno e externo. Infelizmente, existem muitas variações de design de rodapé; inserções especiais podem não ser encontradas sob o rodapé. Mas, em geral, é muito conveniente para aqueles que não desejam se envolver no corte de juntas de canto.
Mas também se houver ângulos não padronizados em sua casa, espaços em branco prontos ou uma caixa de esquadria não o ajudarão. Afinal, existem apenas 45, 60 e 90 graus em que você pode cortar a conexão. Neste caso, corte a borda da baguete a olho, em um ângulo de 45 graus, e ao experimentar o seu canto, apare-o cuidadosamente, para que você consiga uma conexão quase perfeita, com apenas uma coisa - pode muitos desses acessórios e acabamentos.
Como você pode ver, na ausência de uma caixa de esquadria, você ainda pode cortar a junta de canto correta para baguetes, você só precisa de paciência e perseverança, e habilidades desnecessárias não irão interferir em ninguém no futuro.
Materiais necessarios
O conjunto de ferramentas para fazer uma junta de canto de teto sem usar uma caixa de esquadria não é tão grande e, em princípio, não difere de um conjunto com uma caixa de esquadria. Quase todas as casas têm estas ferramentas:
- lápis;
- roleta;
- régua;
- faca de construção com lâminas substituíveis;
- serra;
- plinto de teto.
Um lápis pode ser usado como um lápis normal de escritório com dureza HB, bem como um lápis de construção, se você tiver um. Em todas as lojas de ferragens, você pode comprar este lápis, que custa bem barato na faixa de 50-100 rublos, dependendo do fabricante.
Você vai precisar de uma fita métrica e uma régua para medições precisas e desenhar linhas retas, todo mundo tem em casa. Deve-se ter em mente que sem uma régua, você não será capaz de desenhar linhas retas para cortar cantos usando o primeiro método.
Uma faca de construção ou de escritório com lâminas substituíveis é um auxiliar indispensável na casa. Seu custo, como um lápis de construção, é baixo, e está sempre disponível, lhe dará a oportunidade de cortar os segmentos necessários de forma fácil e uniforme, cortar um canto ou cortar chapas finas no ajuste da conexão. Alguns rodapés são feitos de um material recomendado para ser cortado apenas com faca, e não com serra, devido à maciez do material.
Você só vai precisar de uma serra para metal se o material com que são feitas as baguetes for recomendado para ser cortado somente com ela. Uma serra normal com dentes finos é o suficiente.
Um pedestal de teto deve ser escolhido por razões estéticas e práticas. Deve caber harmoniosamente no seu projeto, cobrir as juntas do teto e das paredes, esconder defeitos e irregularidades. Ao escolher uma baguete, é necessário levar em consideração o material com que é feita - isso afeta a escolha das ferramentas de corte e da cola para a instalação, bem como o tipo de revestimento sobre o qual o rodapé será colado.
Instruções passo a passo
Ao instalar um pedestal de teto, em primeiro lugar, é necessário preparar a superfície antes de colar o pedestal, ele deve ser limpo de pequenas irregularidades, então é necessário preparar os pontos de colagem para criar a máxima aderência entre a cola e a parede ou teto. O primer é o mesmo usado para papel de parede ou forro.
Antes de colar, recomenda-se pegar um pedacinho de baguete e praticar o corte das juntas dos cantos para não estragar o excesso.
Agora que você configurou tudo, é hora de iniciar o processo de corte dos cantos. Para criar um canto interno, o primeiro dos métodos descritos acima é perfeito para você. Se você tiver paredes lisas, pode cortar pedaços iguais das baguetes e cortar as juntas dos cantos delas, simplesmente colando as tiras compridas à queima-roupa nelas. Estas manipulações irão facilitar o seu trabalho ao aparar e excluir a possibilidade de entortar ou partir a baguete.
Se as paredes tiverem falhas e você estiver preocupado com a possibilidade de que o local da colagem seja perceptível, ajuste o canto do piso e cole-o.
Ao recortar o canto externo, deve-se lembrar que o canto interno fica encostado na parede, e o externo, ao contrário, fica saliente acima dela. Semelhante ao método descrito no primeiro método, você pode tentar. A única diferença é que o rodapé deve ultrapassar a parede e atingir a largura da sua prancha de baguete. Depois de aparar as tábuas no ângulo desejado e conectá-las, pode ser necessário corrigir o ângulo manualmente, uma vez que os ângulos em nossas casas geralmente não chegam a 90 graus. O restante dos métodos que descrevemos permitirá que você faça o canto externo com mais facilidade. Assim como cortar o canto interno, é melhor praticar primeiro - isso tornará seu trabalho mais fácil e reduzirá o desperdício de rodapé.
Antes de colar os rodapés, certifique-se de que as juntas se encaixam perfeitamente. Os adesivos de montagem modernos endurecem muito rapidamente, então você praticamente não terá tempo para corrigir o erro, e rasgar o pedestal é uma oportunidade para quebrá-lo e a necessidade de limpar novamente a superfície do pedestal e da parede com a cola. É melhor retirar o excesso de cola imediatamente com um pequeno pano limpo ou esponja para que não fiquem vestígios.
Com a paciência certa e o encaixe certo, você pode conseguir uma junta perfeita e sua moldagem terá uma aparência sólida, tornando mais fácil para você pintar e eliminando a necessidade de usar uma massa de acabamento para alisar as costuras da junta.
Recomendações
Às vezes, o desnível das paredes ou do teto impede que você cole o pedestal ao longo de todo o seu comprimento, bem pressionado contra a parede ou teto, ou você cometeu um pequeno erro ao cortar o canto interno, e você tem uma lacuna. Para eliminar esses defeitos, uma massa de acabamento acrílica branca é perfeita. Pode-se pintar bem depois de secar, e com a ajuda dele você pode massajar suavemente as juntas. Essa massa é vendida pronta, você não precisa mexer com água e se preocupar com o não cumprimento das proporções, o preço de um pequeno frasco dessa massa varia de 150 a 400 rublos, dependendo do fabricante. Se você quiser tornar tudo esteticamente agradável, poupe o dinheiro e compre um pequeno frasco. Segundo observações pessoais, latas de 0,5 kg de massa pronta serão suficientes para todas as falhas nas juntas do rodapé do teto e para eliminar outros pequenos erros durante o reparo.
E também para facilitar o corte dos cantos, você pode usar um triângulo clerical, que lhe dará a capacidade de cortar com precisão um ângulo de 45 graus.
Um dos fatores importantes a considerar é o material de que é feito o rodapé. Agora são feitos de PVC - cloreto de polivinila, poliestireno expandido (espuma), madeira e poliuretano. Dependendo do material, deve-se selecionar cola e aparador de baguetes.
Para obter informações sobre como cortar um canto em um rodapé sem uma caixa de esquadria, veja o próximo vídeo.
Obrigado ao autor. Para mim é apenas relevante. Eu mesmo estou consertando a cozinha, falta colar os rodapés. Eu entendo tudo.
Respeito ao autor.
O comentário foi enviado com sucesso.