Painéis de luz de teto: prós e contras
As pessoas estão sempre em busca de opções para transformar seu próprio apartamento. Todo mundo quer fazer um interior único, diferente daquele criado por um vizinho ou amigo. Fabricantes e inventores tentam satisfazer esse desejo criando novos conceitos a cada ano. Um deles são os painéis de luz de teto. Um dispositivo tão espetacular, mas prático, pode transformar até mesmo a sala mais entediante.
O que são painéis de luz?
Eles surgiram no mercado há relativamente muito tempo - cerca de 10 anos atrás. Os designers de interiores os utilizam ativamente em seus projetos. Porém, poucos usuários comuns sabem o que são esses painéis e se são seguros para uso em instalações residenciais.
Em seu núcleo, uma barra de luzes é uma luminária especialmente projetada. É constituído por uma moldura de alumínio onde são montadas as lâmpadas. A luz das lâmpadas atinge uma lente guiadora de luz, que a reflete por meio de entalhes de laser. Para obter uma distribuição uniforme da luz em toda a superfície da luminária, são instalados um difusor e uma película reflexiva. Devido a um design tão complexo, obtemos um painel de cores com brilho uniforme.
Essa estrutura é fixada ao teto com parafusos auto-roscantes, parafusos ou pregos. Para garantir uma operação estável do dispositivo, os fabricantes o completam com uma fonte de alimentação estabilizada. O resultado é um painel que consome pouca eletricidade, mas tem boa saída de luz.
Peculiaridades
Esses produtos são caracterizados pelas seguintes características especiais:
- Para a operação do painel de LED, é necessária uma tensão de apenas 40 V. A conversão do padrão 220-240 V para 40 ocorre em uma fonte de alimentação estabilizada. Os principais fabricantes fornecem proteção contra curto-circuito embutida.
- A instalação pode ser feita por você. O kit já terá todos os fechos necessários, para que você não precise ir às compras por muito tempo e procurar peças do tamanho certo.
- Os painéis de luz não emitem radiação ultravioleta e infravermelha.
- Os produtos não contêm mercúrio ou outros materiais perigosos. Ao contrário das lâmpadas economizadoras de energia, que requerem um procedimento específico de descarte, os painéis de LED podem simplesmente ser jogados em um recipiente após a desmontagem.
Tamanho e forma
Os fabricantes tentam satisfazer os requisitos até dos compradores mais exigentes.
Os painéis estão atualmente disponíveis no mercado em três formas:
- Volta. Linhas suaves lacônicas suavizam o interior. Se você não quiser sobrecarregar a sala de estar com um grande lustre, o painel de luz redondo no centro será uma excelente fonte de luz e decoração. Este formulário irá agradar aos amantes do estilo futurista.
- Quadrado. Este formulário encontra a sua aplicação em escritórios, escritórios ou corredores (tanto empresas como apartamentos residenciais). A forma tradicional é adequada tanto para os amantes dos clássicos como para os que conceberam um interior em estilo minimalista.
- Retângulo. Uma forma muito interessante, embora bastante tradicional. Devido às diferentes relações de aspecto e seus comprimentos, você pode esticar visualmente ou zonear o espaço da sala.
Em termos de dimensões, os painéis de luz quadrados e retangulares são fabricados com parâmetros específicos:
- 60 * 60cm;
- 120 * 30cm;
- 60*30.
Para resolver problemas de projeto, eles são o suficiente, conectando-os e combinando-os, você pode construir uma composição única. Os painéis redondos não têm tais molduras claras. Eles podem ser encontrados em uma grade de tamanho de 12 a 60 cm.
Dignidade
Até recentemente, poucas pessoas sabiam sobre esses dispositivos de iluminação, mas eles rapidamente ganharam grande popularidade devido às suas propriedades e vantagens exclusivas.
As vantagens do produto incluem:
- A capacidade de experimentar formas e tamanhos. Existem infinitas variações na colocação dessas lâmpadas no teto. Este é um arranjo paralelo em várias filas, um padrão xadrez, ao longo do perímetro e o alinhamento de certas formas geométricas e linhas.
- Possibilidade de escolher a tonalidade do brilho. Você pode adicionar um toque de sofisticação e originalidade ao interior, alterando a cor e os detalhes de luz.
- Facilidade. A construção em si é bastante leve e fina. Isso simplifica o trabalho de instalação. Isso também é um bônus adicional se você tiver tetos de gesso, pois não coloca muito estresse neste material frágil.
- Fácil de instalar. Você mesmo pode instalar o painel de luz. Não requer nenhuma ferramenta profissional especial ou nenhuma habilidade especial.
- A fixação é possível de três maneiras. Essa variabilidade o ajudará a encontrar a melhor solução para você. Deve ser entendido que este será o mesmo modelo da lâmpada, mas pode ser fixado de diferentes maneiras. O primeiro método é a instalação direta do painel no forro (suspenso, gesso cartonado, tensionado, etc.). No segundo caso, ele é simplesmente suspenso. Esta opção é muito eficaz, mas a altura da sala deve ser levada em consideração.
- Durabilidade. O tempo médio de operação, declarado pelos fabricantes, é de cerca de 100.000 horas, ou, mais simplesmente, cerca de 11,5 anos de trabalho contínuo.
- Amizade ambiental.
- Resistente a temperaturas extremas. Isso oferece uma ampla faixa de operação. As características técnicas permitem trabalhar em uma faixa de temperatura de -20C a + 40C.
- As lâmpadas são confortáveis para o olho humano. Ao contrário das lâmpadas incandescentes, as lâmpadas de diodo não piscam ou tremeluzem.
- Os LEDs consomem várias vezes menos eletricidade, o que reduzirá o custo desse serviço.
- Devido ao regulador de tensão embutido, os dispositivos não têm medo de picos de energia. Não há necessidade de ter medo de que o dispositivo falhe em caso de falhas na linha ou que a lâmpada queime repentinamente.
- A espessura não ultrapassa 15 mm. Isso permite a montagem em praticamente qualquer superfície. O painel não obstruirá o espaço e durante o dia não distrairá a atenção.
- Silêncio. Se você estiver constantemente na sala onde os painéis de luz estão instalados, não notará nenhum estalo ou outros efeitos sonoros deles. É muito mais confortável e agradável trabalhar em tal ambiente.
- Uma luz suave cria uma atmosfera agradável na sala.
desvantagens
Ao comprar painéis de luz, você precisa entender que surpresas pode encontrar durante a operação.
As desvantagens dos dispositivos incluem os seguintes sinais:
- Eles perdem poder com o tempo. Apesar dos fabricantes afirmarem ter uma vida longa do aparelho, você pode perceber que, após um certo número de horas, a luz emitida pelos LEDs tornou-se menos brilhante. É reconfortante que esse processo se faça sentir muito depois da compra.
- Baixa estabilidade da embalagem. Este fator pode ser decisivo na hora de escolher. Este recurso do dispositivo não permite que seja usado em ambientes com alta umidade.
Onde eles são usados?
Os painéis de luz têm uma ampla gama de aplicações. Eles são instalados em escritórios e lojas onde é necessário criar um ambiente de trabalho rigoroso. Para esses fins, os lustres e arandelas de suspensão usuais são completamente inadequados.
Em instalações residenciais, no entanto, apenas a umidade acima mencionada pode ser uma limitação. Eles são completamente inadequados e não foram projetados para funcionar em tais condições e falham rapidamente em contato com a água.
À primeira vista, os produtos não representam nenhum valor artístico particular, mas nas mãos habilidosas de designers, graças aos painéis de luz, são obtidos interiores com estilo único. Além disso, podem ser instalados não apenas no teto, mas também nas paredes.
Dicas de Seleção
Ao escolher e instalar painéis de luz, os designers recomendam seguir várias recomendações:
- Escolha tons neutros para uma iluminação suave e uniforme em toda a sala.
- Para alongar visualmente o espaço existente, organize as listras dos painéis em duas filas paralelas (simulando linhas alongadas). Se você colocar os painéis lado a lado, terá o efeito oposto.
- Painéis dispostos de forma caótica adicionam exclusividade e originalidade ao ambiente.
- Usando painéis de LED ultrafinos, você pode aumentar visualmente a altura da sala.
- Os produtos se encaixam perfeitamente em estilos modernos como minimalismo, moderno e de alta tecnologia. Além disso, os adeptos do estilo japonês podem facilmente criar uma imitação de janelas no teto, o que é característico desta tendência em design de interiores.
Resumindo, podemos dizer que este tipo de luminárias apresenta mais vantagens do que desvantagens. Se você encaixá-los corretamente no interior, eles podem parecer ainda mais espetaculares do que lustres de cristal pomposos.
Veja abaixo uma visão geral em vídeo de painéis de luz ultrafinos.
O comentário foi enviado com sucesso.