Teto de vidro em design de interiores
O design moderno dos tetos apresenta-se em vários acabamentos, mas o teto de vidro merece atenção especial. Não só se encaixa bem no interior das instalações, mas também permite expandir visualmente o espaço, criando um efeito de iluminação incomum. Os tectos de vidro são caracterizados por excelentes propriedades de desempenho, pelo que podem ser instalados em qualquer divisão.
Graças à vasta escolha de decoração, são considerados o principal destaque do design e preenchem a divisão com uma sensação de leveza.
Peculiaridades
O teto de vidro é um dos tipos populares de estruturas suspensas. Esse teto consiste em ladrilhos e uma estrutura de metal. Os tetos fixados na moldura são lindas telas de vidro.
A principal característica do produto é a criação de iluminação de alta qualidade. Ao instalar esses tetos em salas, você pode obter um efeito de "segunda luz". Usualmente, para realizar os trabalhos de instalação, são utilizadas as construções T-24 e T-15, são de fácil manutenção e permitem uma rápida instalação e desmontagem dos ladrilhos.
Os sistemas de suspensão de vidro são muito procurados, pois são acessíveis e abrem muitas oportunidades para a criatividade do projeto. Esta opção de decoração é perfeita para instalações residenciais, escritórios e centros comerciais, de entretenimento e desportivos. Os produtos de vidro ficam lindos em casas noturnas e restaurantes.
Um problema comum ao criar um design é a pequena área dos quartos. Graças à instalação de tetos de vidro, pode ser facilmente resolvido: esses projetos são ideais para banheiros, quartos, salas e cozinhas.
Deve-se notar que o revestimento deve ser complementado com iluminação de alta qualidade na forma de tubos de néon, faixas de LED ou lâmpadas fluorescentes. O resultado é um interessante jogo de sombras, e o espaço se expandirá.
Vantagens e desvantagens
Os tectos de vidro são muito populares porque apresentam uma série de vantagens. O vidro tem um aspecto estético, podendo ser instalado em salas com diversas finalidades funcionais.
Além disso, este material tem as seguintes vantagens:
- Diversidade texturas e cores.
- Amizade ambiental... O vidro é um material natural, portanto não contém substâncias nocivas à saúde humana, não causa reações alérgicas.
- Resistência à umidade... As estruturas não têm medo da umidade; graças a isso, a instalação é possível em ambientes onde haja contato constante com a água.
- Instalação rápida e fácil... Como o sistema de teto é suspenso, não há necessidade de nivelar a superfície de trabalho. Além disso, todos os detalhes estruturais são fáceis de consertar, portanto, mesmo um mestre inexperiente pode lidar com a instalação.
- Praticidade... A superfície do teto é limpa, seca e molhada com misturas químicas.
- Força... Se instalada corretamente, a estrutura pode durar mais de 50 anos.
- Capacidade de alterar o design... Caso ocorram alterações no interior da divisão, o desenho do tecto pode ser apresentado com uma nova forma. Para isso, novas peças de vidro são selecionadas para substituir as antigas.
Os tetos de vidro têm muitas vantagens, mas também existem pequenas desvantagens:
- O sistema de suspensão "corta" a altura da sala.
- Preço Alto. Alguns tipos de vidro são caros, por isso nem todos os consumidores podem pagar tal decoração.
Além disso, o material de acabamento é rapidamente danificado por esforços mecânicos. Se algum defeito for visível na superfície do vidro, ele deve ser substituído imediatamente, caso contrário, fragmentos podem cair e causar ferimentos.
Tipos de materiais
Os tetos de vidro diferem uns dos outros não apenas na textura externa, cor, forma, mas também no material, uma vez que vários ingredientes podem ser usados no processo de produção.
Hoje, os seguintes designs são diferenciados (dependendo do tipo de vidro):
- Teto liso... Ele não tem medo de influências químicas, é fácil de limpar. Os elementos de vidro são produzidos em vidro tradicional (com superfície transparente e fosca).
- Vidro acrílico... Os produtos acrílicos não têm aditivos (ao contrário dos materiais tradicionais), são altamente transparentes e resistem bem ao estresse mecânico. Eles são freqüentemente chamados de "plexiglass". Os tetos de acrílico são produtos ecológicos que não prejudicam a saúde humana. Este material é produzido na forma translúcida, opaca ou colorida.
Composições de acrílico fosco com iluminação interna ficam lindas no interior. Recomenda-se que as luminárias em tal sistema sejam montadas acima das lajes do piso, para que a luz passe completamente através do vidro e crie um efeito incomum.
- Com impressão de fotos... Estes são designs únicos com um belo padrão aplicado à superfície do vidro. Para proteger a decoração de danos, as placas são laminadas adicionalmente e lâmpadas fluorescentes são inseridas para distribuir uniformemente a luz dentro do sistema.
- Tetos de vidro com superfícies espelhadas... Externamente, eles se assemelham a espelhos e, quando iluminados, podem distorcer as imagens.
- Com vitral... Este tipo de decoração é considerada a mais bonita e cara, uma vez que não só se utiliza material colorido para a fabricação de elementos de teto, mas também inserções de metal e linho decorativo.
Projeto
Hoje, existem muitas tecnologias, graças às quais é possível processar qualquer tipo de vidro de uma forma inusitada e bonita. Esse acabamento é especialmente popular ao criar estruturas com dobradiças: vários padrões, texturas incomuns e padrões interessantes são aplicados à superfície.
Acabamento com jato de areia é muito comum... É realizado sob alta pressão, resultando na formação de interessantes composições de areia que, em combinação com uma iluminação intensa, ficam muito bonitas. Além disso, a superfície pode ser polida e lixada, alterando sua textura. Uma sobreposição de vidro incolor ou colorido também é considerada uma boa opção de decoração., geralmente dois ou três tons são usados para isso. Como regra, o vidro "suspenso" é escolhido para a decoração de vitrais.
Os tetos de vidro com pintura artística parecem incomuns no interior dos quartos. Para aplicar um belo desenho, você pode usar estênceis especiais ou completar a composição você mesmo, manualmente. Para completar o desenho, recomenda-se decorar a pintura com inserções de telas ou decorar com uma caixa de madeira. Além disso, as armações podem ser feitas de metal ou plástico.
Caso o ambiente seja planejado para ser decorado em estilo clássico, os designers recomendam a escolha de designs foscos, decorados com abstrações e padrões simétricos. Linhas ornamentadas são adequadas para decoração oriental... Você também pode experimentar e fazer designs contrastantes com estampas de fotos, dando preferência a imagens de animais e sakura.
A impressão de fotos é bastante cara, mas existem opções mais acessíveis para desenhar fotos. Para isso, a superfície do vidro é recoberta por uma película especial, na qual, via de regra, são representadas flores, céu, bambu. O tema marinho também é popular.
Freqüentemente, em projetos de design, o processamento de vidro complexo é usado, envolvendo combinações incomuns de acrílico com drywall e madeira. Neste caso, a composição principal é de vidro, após o que as inserções são feitas de outros materiais. Tais elementos decorativos conferem à estrutura leveza e leveza, preenchem o espaço de liberdade. O esquema de cores do teto pode consistir em vários tons.
Para designs arrojados, é recomendável combinar vidro fosco de cor pastel com acabamentos arrojados.
Dicas de Seleção
As estruturas de vidro suspensas são fáceis de instalar e parecem originais no interior de uma ampla variedade de salas. Para obter um efeito inusitado após a conclusão da obra de instalação, é necessário escolher o material de acabamento adequado. É melhor confiar a instalação do teto a especialistas. - eles farão o trabalho o mais rápido possível. Se você tem um grande desejo de fazer tudo sozinho, pode escolher o material certo e fazer você mesmo a moldura.
Para que o teto tenha uma aparência estética e funcione por muitos anos, você deve prestar atenção aos seguintes pontos ao fazer uma compra:
- Dimensões (editar)... O ladrilho é selecionado de acordo com a área da sala e os recursos de design. Se você fizer os cálculos incorretamente, terá que gastar tempo cortando o material e será muito difícil fazer isso. Por esse motivo, é recomendável que você primeiro faça um esboço do teto - e já use-o para determinar a largura e o comprimento desejados do ladrilho.
É especialmente importante criar padrões para revestimentos padronizados. Nesse caso, você pode comprar folhas grandes e material na forma de peças separadas.
- Estilo, design... O interior de cada quarto é único; geralmente é elaborado com foco em um tópico específico. Assim, por exemplo, para um estilo moderno e claro, um teto de acrílico com iluminação é adequado, o que irá complementar o torneamento de madeira original. Encaixes bonitos também são adequados. Já nos clássicos, via de regra, são adquiridas placas de vidro com superfície fosca, onde devem prevalecer os tons naturais.
- Tipo de instalação... Concentrando-se nas características da estrutura do teto, você precisa selecionar o método de montagem apropriado e a forma apropriada dos produtos de vidro. Se a instalação for planejada em uma sala espaçosa, geralmente preferem-se lajes retangulares e quadradas. Quanto a salas estreitas e pequenas, nas quais há muitas curvas nas paredes, você precisará realizar uma instalação complexa e, adicionalmente, adquirir inserções decorativas para criar um design.
- Material... Cada tipo de vidro tem certas qualidades positivas. Ao mesmo tempo, as estruturas de acrílico são consideradas as mais duráveis e confiáveis em operação. Eles são leves e baratos. Se pretende poupar dinheiro na instalação do tecto, recomenda-se adquirir produtos de acrílico e adicionalmente decorar com elementos decorativos.
Os tetos de vidro são geralmente vendidos prontos. Se o projeto da casa requer um projeto exclusivo, eles podem ser feitos sob encomenda, prestando atenção ao acabamento individual do vidro, ao tipo de material e à complexidade da estrutura suspensa. Para tais tetos de design, vidro de altíssima qualidade é usado, enquanto sua superfície pode ser decorada com gravuras, padrões ondulados, impressão de fotos e pinturas que imitam um vitral. Se você escolher um teto com uma decoração tão incomum, pode ter certeza que ninguém vai tirar os olhos dele.
Ao planejar a escolha de uma ou outra estrutura suspensa, você também deve levar em consideração a iluminação. No caso de não haver possibilidades técnicas, as lâmpadas LED podem ser dispensadas, mas para o melhor efeito são necessárias superfícies de vidro com alta capacidade de transmissão de luz.
Se a casa tiver uma boa fiação elétrica, você pode escolher com segurança uma versão combinada do teto, cujo design combina vários painéis multicoloridos e uma iluminação potente.
Isso criará um interessante jogo de cores dentro de casa. Além disso, tectos de vidro com superfície espelhada são recomendados para pequenos quartos e salas de estar. Eles irão refletir lindamente os elementos da decoração e expandir visualmente o ambiente, tornando-o mais espaçoso e confortável.
Lindos exemplos no interior
Hoje, os tectos de vidro com impressão de fotos são considerados uma novidade na decoração de edifícios residenciais. Os desenhos aplicados à superfície dos produtos são diferentes - tanto na forma de fundos contrastantes quanto com imagens da natureza.
Esses designs permitem que você transforme originalmente o interior da sala e enfatize a beleza do design, as características de um estilo particular. Além disso, esses tetos ficam ótimos em pequenas salas de estar, à medida que o ambiente se expande visualmente.
Estruturas de vidro com impressão de fotos também são frequentemente utilizadas no design de quartos infantis. Grandes oportunidades criativas se abrem para designers aqui. Na maioria das vezes, as crianças escolhem opções com imagens de personagens de contos de fadas, animais ou flores.
As instalações nas quais são instalados os sistemas de suspensão em vidro expositor distinguem-se pela elegância e sofisticação. O principal elemento de tais tetos é a iluminação, que é montada sob a base da moldura e permite que a luz passe pela superfície do vidro colorido. Assim, a sala começa a se assemelhar a um lugar fabuloso com uma atmosfera especial.
Os tectos com vitrais encaixam-se perfeitamente em qualquer design, têm uma boa aparência mesmo no minimalismo. Para tornar o interior da divisão "rico", recomenda-se a instalação também de pisos autonivelantes, cujos padrões se tornarão uma continuação original de elementos decorativos no teto. Na maioria das vezes, esse acabamento é escolhido para salas grandes.
Particularmente notável é o vitral abobadado. É melhor instalado em grandes salas de estar. A opção ideal para pequenos apartamentos é um teto em forma de círculo. Ele se encaixa em uma variedade de estilos e se encaixa perfeitamente em uma ampla variedade de ambientes.
Existem muitas texturas e formas, mas o líder é um desenho retangular, decorado com vários padrões e linhas. Ao mesmo tempo, uma imagem específica e uma abstração podem ser aplicadas ao vidro - o efeito em qualquer caso será muito interessante.
Para uma visão geral do teto de vidro chique no interior, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.