Altura padrão dos tetos em um apartamento
Na hora de arranjar uma nova moradia, a altura do cômodo é muito importante, é ela quem dita as demais ações que serão realizadas no apartamento. Reparos bem executados, levando em consideração as nuances do espaço, tornarão qualquer casa aconchegante e bonita.
Qual deve ser a altura do teto?
A situação em que as pessoas começam a se perguntar como deveria ser a altura do teto padrão surge durante a compra de uma segunda casa e nos estágios iniciais da construção de uma nova casa. Esse aspecto é de grande importância na escolha das opções de reparo, uma vez que é a altura do teto que muitas vezes dita as condições de projeto em um cômodo recém-adquirido.
Existem documentos especiais que indicam a altura do teto que deve ter em várias casas. Em edifícios com vários apartamentos de desenvolvimento normal, este indicador é regulamentado por um documento que tem o nome SNiP 31-01-2003, página 5.8. Este documento descreve claramente os vários mínimos em que você deve confiar ao escolher um espaço residencial.
Nesse caso, para entender a menor distância entre a laje do piso inferior, vale a pena contar com vários fatores:
- Condições climáticas.
- Para que servirão as instalações no futuro.
A região climática permite calcular a temperatura padrão do local onde o edifício está localizado. A velocidade do vento e a umidade também são levadas em consideração. Existem 4 distritos no total, que são subdivididos em dezesseis sub-distritos. O número indica a gravidade da área, quanto menor o número, mais severa é a área.
Os subdistritos são divididos em opções de 1A a 4D, com pé-direito mínimo de 2,7 metros. Em outras áreas, a altura do teto na área de estar pode ser de 2,5 m. Algumas dessas áreas têm um clima muito rigoroso. Por exemplo 1A - um lugar muito frio, muitas vezes chamado de extremo norte. 1D - está localizado próximo à Ilha Taimyr e, de acordo com suas condições, atende aos padrões do Okrug Autônomo de Nenets. 4A - localizado fora da Federação Russa e próximo ao Mar de Aral. O padrão para a altura máxima de tetos nas normas SNIP geralmente não é escrito, mas na maioria das vezes eles não o fazem acima de 3,2 metros.
Parece impossível se confundir em tal definição como altura do teto, mas esta afirmação não é verdadeira. Apenas pegar uma fita métrica e medir a altura do teto não funcionará por vários motivos importantes.
O primeiro problema é que existem vários conceitos em uma linguagem de construção que significam quase o mesmo significado. Por exemplo, na maioria das vezes, os construtores falam sobre a altura do piso, e não sobre o teto como tal. Este termo se refere à altura do chão de um andar ao chão de outro. Incluindo pisos e outras coisas. Assim, se você ler a descrição do complexo residencial e ver a altura de 3 metros, você deve pensar se 20-30 cm vão para vários tipos de pisos.
Existe outra opção de cálculo - é a distância entre as lajes, caso em que a sua largura é subtraída, mas não se calcula a altura dos pisos e demais acabamentos. Este aspecto merece atenção, uma vez que os 3 metros declarados podem facilmente se transformar em 2,5 m após o reparo.
Mais cedo ou mais tarde, quase todas as pessoas se deparam com a questão de comprar ou vender um apartamento, surge imediatamente a questão de a que os corretores de imóveis prestam atenção. Eles examinam todo o estado do apartamento. Quer haja ou não renovação, quer haja ou não janelas com vidros duplos, um sótão, que tipo de isolamento acústico e tectos altos. Para os corretores de imóveis, um apartamento de acordo com GOST com tectos altos é, obviamente, uma prioridade mais alta do que com tectos baixos, e tal apartamento venderá muito mais caro.
As casas vêm em diferentes formatos, bem como alturas de teto. Diferentes tipos de casas têm seus próprios padrões. Os edifícios monolíticos padrão têm uma construção típica, respectivamente, a distância entre o teto e o chão é aproximadamente a mesma em toda a casa. Os apartamentos podem estar localizados em diferentes partes da Federação Russa e, pode-se dizer, não diferem em nada. A diferença de altura pode variar apenas alguns centímetros. Agora, um pouco mais de detalhes sobre cada edifício residencial.
"Estalinistas"
Estas casas são consideradas edifícios antigos e distinguem-se pela sua grande área, frequentemente encontrada durante o período soviético. As casas stalinistas têm tectos altos, o que nem sempre acontece nos edifícios modernos. Muitas vezes, dentro do apartamento, todas as lajes são decoradas com molduras de estuque, lindas platibandas, a altura ideal pode ser de 3,2 a 3,5 metros.
Não é muito fácil fazer um novo acabamento na "stalinka", já que as divisórias naquela época eram feitas de madeira e a fiação era feita externamente, o que complica o reparo.
Apesar disso, o apartamento pode ser feito com muito estilo e bonito, e a fiação externa não interfere de forma alguma. Por si só, estes apartamentos foram feitos de forma muito sólida, respectivamente, tendo se instalado nesta casa, você pode viver nela por séculos.
"Khrushchev"
Naquela época, quando Khrushchev era o chefe do Estado soviético, os construtores e arquitetos enfrentavam uma tarefa difícil: garantir que cada família tivesse uma casa pessoal separada em pouco tempo. Assim, nas cidades surgiram um grande número de casas e, consequentemente, apartamentos, cuja característica distintiva era a pequena área e os tectos baixos. Estas casas foram construídas, embora com uma área pequena, mas com paredes de grande qualidade e um isolamento acústico bastante bom.
"Brezhnevki"
Quando a próxima era começou e as pessoas queriam condições mais confortáveis e começaram a se dedicar ao espaço pessoal, apartamentos de um novo tipo começaram a aparecer. A área de estar ficou mais espaçosa, corredores começaram a aparecer nas casas. As pessoas decidiram decorar sua casa com melhor qualidade: surgiram armários embutidos na parede, mezaninos e muito mais.
O layout é absolutamente descomplicado, com piso de concreto e paredes de tijolo. Isso permite que você faça qualquer tipo de reparo, até uma altura aceitável permanece 15-20 cm, o que torna possível fazer diferentes tipos de fiação.
Casas de painel
As primeiras casas de painel começaram a ser construídas na época de Khrushchev, e a construção começou com 5 andares. A área desses apartamentos é pequena, a espessura das paredes também não é muito feliz. A altura não ultrapassa 2,5 metros. Esses apartamentos claramente não têm espaço.
O reparo em tais apartamentos não será muito difícil, mas exigirá um investimento de tempo suficiente.
Casas de painel de um novo tipo
No final do século 20, novas casas começaram a ser erguidas. Eles se distinguiam por um grande número de andares, um layout mais confortável e uma área maior. A altura dos tetos também aumentou - de 2,6-2,7 metros.
O isolamento acústico nessas casas não é muito bom, portanto, ao reformar, você deve prestar atenção especial ao isolamento acústico.
Não será difícil fazer reparos nessas casas, os pisos em sua maioria têm uma superfície plana e não requerem reparos sérios.
Novas construções
As casas do novo tipo são muito diferentes de todos os exemplos acima por apresentarem uma grande variedade de layouts. Atualmente, você pode encontrar casas tanto de classe econômica quanto de luxo. A diferença está na área dos apartamentos, no nível de conforto, bem como na infraestrutura.
Em apartamentos de classe econômica, durante a construção, os materiais de construção mais baratos e mais aceitáveis são usados com mais frequência. Na construção normal, os tectos não são construídos mais do que o mínimo exigido, nomeadamente 2,7 metros. Materiais melhores são usados em apartamentos de classe executiva, os tetos são geralmente de 2,8-3 metros. O tamanho das instalações residenciais e o seu número também são frequentemente maiores.
A decoração em edifícios novos da classe econômica e empresarial não causa qualquer inconveniente. Para tornar a altura visualmente maior, muitos designers aconselham a instalação de estruturas de vários níveis.
Como calcular o tamanho ideal?
Ao considerar diferentes tipos de instalações, você deve prestar atenção à grande diferença de altura entre os andares:
- "Stalinkas" - 3 e mais metros.
- "Khrushchevka" - até 2,5 metros.
- "Brezhnevka" - até 2,7 metros.
- Casas modernas - até 2,7 metros.
Como escolher um apartamento com altura confortável?
Ao construir tetos, vale lembrar um ponto tão importante como a troca de ar.
Após o acabamento, o teto não deve ser menor que a altura do maior membro da família, sendo necessário acrescentar um metro de cima.
Tais regras são aplicadas devido ao fato de que no ponto mais alto do ar existe um grande número de várias partículas voadoras (poeira, bactérias), que são muito indesejáveis para uma pessoa inalar; para isso, as placas do teto devem ser um metro mais alto.
O aquecimento não deve ser muito caro. Também não vale a pena construir um teto muito alto: quanto mais alto o teto, mais difícil é aquecer o ambiente.
Layout e número de andares
Não faça um teto extremamente alto em uma casa particular. Vale a pena atentar para a altura média do teto. Um teto muito alto exigirá uma escada mais volumosa, que ocupará muito espaço.
Se você quiser deixar o ambiente mais espaçoso, é melhor usar uma segunda luz.
Nomeação da sala
Vale lembrar o significado da sala. É necessário evitar tetos altos em cômodos em que as pessoas não estarão constantemente, como uma despensa, um balneário, um trocador e outros. Nesses locais, você pode fazer um teto de 2 a 2,2 metros. Esta solução economiza espaço, bem como dinheiro para aquecimento, se for nesta sala.
Área da sala
Uma regra importante deve ser lembrada: quanto maior a área da sala, mais desejável será um teto alto. Isso deve ser feito para que o quarto não pareça "plano". Há um grande número de documentos que falam sobre a norma para a altura da sala. Mas na maioria das vezes acontece que a altura do teto é muito diferente do que está certificado nos documentos técnicos.
Para não se enganar na escolha do apartamento, vale a pena antes de comprar esclarecer mais uma vez a altura do cômodo, que é medida de forma independente.
Ao construir uma casa particular, você deve prestar atenção às preferências pessoais para o máximo conforto do espaço residencial.
Como ampliar visualmente?
Raramente acontece que uma pessoa deseja que o apartamento apareça com um teto baixo. Na maioria das vezes acontece o contrário, e há um desejo de aumentar visualmente a área da sala.
Para ampliar visualmente um apartamento com teto baixo, algumas técnicas de design são utilizadas:
- Você pode pintar o teto com cores mais frias (azul claro, verde escuro, azul acinzentado). Visualmente, isso fará com que a sala pareça mais alta.
- Você pode usar um tecido elástico, mas deve necessariamente consistir em duas cores.
- Outra maneira incomum, mas muito eficaz, é o design de espelho. Graças a esta solução de design, será impossível compreender a altura da sala.
- O uso de papel de parede em contraste com o teto também tornará o ambiente mais amplo.
Recomendações
A reforma em qualquer apartamento não é fácil, especialmente para apartamentos como "Brezhnevka". É estritamente proibido o uso de estruturas de tensão em casas deste tipo. Tais regras se devem ao fato de que nessas casas os pisos não são muito altos.Se você fizer um teto falso adicional, a sala parecerá um apartamento microscópico.
Como fazer o design certo?
Dificuldades com o projeto estão presentes não só em apartamentos que têm um teto baixo, mas também muito alto também acarreta certos problemas.
Um apartamento com uma metragem alta permite que você realize quase todos os seus sonhos, mas vale a pena considerar algumas das nuances dessa reforma.
Se a altura do teto for de cerca de 3,7 metros, você pode usar uma solução de design arrojada, fazer um pequeno quarto no sótão. Esta ideia parecerá muito orgânica e será um bom bônus para uma criança e um adulto. Esta solução evitará a sensação de vazio que se pode sentir neste tipo de apartamento.
Em apartamentos com uma metragem alta, você pode dar asas à sua imaginação. Coloque arcos altos entre os corredores ou faça um teto especialmente decorado. As opções de design de teto podem variar.
Telhas do teto
Este material é ideal para salas com tectos baixos. Vantagens:
- uma ampla variedade de opções de design de ladrilhos;
- facilidade de configuração;
- não ocupa quase nenhum espaço.
Mas também existem várias desvantagens:
- Os ladrilhos não podem esconder irregularidades da superfície. Se houver grandes diferenças, é impossível garantir a qualidade do trabalho.
- Além disso, não se pode excluir a chance de que simplesmente saia.
Claro, o problema pode ser resolvido simplesmente nivelando a superfície, mas então uma vantagem importante irá desaparecer, a saber, o design para tetos baixos. A camada de alinhamento "comerá" o próprio lugar salvo.
Estruturas suspensas
Esta é uma opção nova e conveniente para tornar o quarto mais espaçoso e com muito estilo. Para usar esta técnica, a superfície de trabalho não precisa ser preparada de forma alguma. A vantagem dessas construções é que podem ser feitas por quase qualquer um, a principal limitação é a imaginação.
Na maioria das vezes, acredita-se que tal projeto não funcionará para uma sala com um teto baixo. Mas isso não é inteiramente verdade, porque se a estrutura consistir em um nível e estiver o mais próximo possível da superfície de trabalho, ela não roubará espaço e diversificará o espaço.
Não vale a pena usar estruturas de duas camadas em um apartamento de teto baixo, elas reduzem visualmente a área.
Se a altura da sala for grande, você pode dar asas à sua imaginação, já que os designs são muito diferentes. A estrutura suspensa o ajudará a criar qualquer forma. Esta técnica de design permite resolver muitos problemas diferentes: aumentar o isolamento acústico, ocultar a fiação, fazer uma transmissão de luz interessante.
Estruturas de tensão
Os tetos extensos são projetados para instalações grandes e espaçosas. Esta é uma das melhores opções de renovação na concepção de tectos. Há uma grande variedade de idéias de design e textura. Qualquer desenho pode ser aplicado ao teto, mas é limitado apenas pela imaginação de uma pessoa.
O tamanho das placas do teto é muito importante na escolha de uma estrutura, se o teto for baixo, então estruturas de um nível podem ser usadas.
Se a altura da divisão o permitir, poderá utilizar estruturas de um grande número de níveis, o que permitirá diversificar bem a divisão.
Base científica para altura do teto
A ciência que trata da questão de criar os melhores parâmetros para altura de tetos é chamada de macroeconomia.
Uma tarefa importante dessa ciência é calcular os parâmetros de um apartamento para que uma pessoa viva confortavelmente em um quarto.
Para uma casa ser considerada confortável, ela deve atender a vários parâmetros importantes:
- A quantidade certa de luz natural.
- Muito ar fresco.
- A combinação certa de umidade do ar.
A combinação de todos esses fatores importantes, muitas vezes depende da altura dos tetos e do cálculo correto dos parâmetros do espaço vital. A primeira altura correta foi calculada por Dürer.
Não é difícil fazer reparos na casa, o principal é levar em consideração todas as características do espaço habitacional.
Como aumentar visualmente o teto, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.