Teto iluminado em design de interiores

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Tipos de iluminação
  4. Projeto
  5. Area de aplicação
  6. dicas e truques
  7. Lindos exemplos no interior

Trinta anos atrás, eles não exigiam muito do teto. Ele deveria ser apenas branco, e servir como pano de fundo para um lustre luxuoso ou modesto, que às vezes era a única fonte de luz para toda a sala. Na melhor das hipóteses, o interior foi equipado com um dispositivo de iluminação adicional - uma luminária de chão ou uma arandela.

Desde então, os próprios tetos começaram a se transformar cada vez mais em estruturas complexas de vários níveis, com várias opções de iluminação, que podem transformar o interior, enfatizar sua dignidade e criar um ambiente único. Graças ao uso de uma variedade de dispositivos de iluminação e estruturas dos próprios tetos, você pode incorporar as opções mais incomuns para seu design.

Peculiaridades

A luz de fundo, como tal, dá a impressão de que o teto é mais alto do que realmente é. E é nisso que ela é boa. Além disso, a iluminação difusa é conveniente em certas situações do dia a dia.

Um teto retroiluminado pode ser, por exemplo, uma estrutura com bainha, quando o drywall ou outro material é montado na ripa, um sistema de suspensão ou pode ser um teto tenso. Existem estruturas de um nível, de vários níveis ou mesmo curvas, onde as lâmpadas são montadas.

Existem muitos tipos de luminárias no mercado hoje - económicas, seguras, com as quais pode obter vários efeitos de design. Ao elaborar um desenho de um futuro projeto de teto, ao decidir sobre a escolha de certos dispositivos de iluminação, o seguinte deve ser levado em consideração:

  • o preço das lâmpadas;
  • o propósito da iluminação futura;
  • o tipo de isolamento dentro da estrutura do teto;
  • se a instalação será realizada de forma independente ou por especialistas.

Materiais (editar)

Os tetos modernos são feitos de uma grande variedade de materiais. Você pode fazer um design incomum de trilhos... Como resultado da combinação de tais elementos de madeira iluminada, um design incomum é obtido, por exemplo, em uma casa de campo.

Fazendo um especial caixa de gesso (em outras palavras, drywall) com amortecedores em forma de retângulo ou quadrado, ou até mesmo uma forma intrincada com linhas suaves, você pode obter uma solução de design eficaz. As estruturas de gesso são montadas sobre uma moldura de perfil metálico.

Os lados podem mascarar a fita de diodo, com a qual a luz de fundo é criada.

Através do uso de luminárias separadas, o teto de gesso ganha acentos leves e iluminação mais brilhante em certas áreas da sala. Ao mesmo tempo, fios e outros elementos estruturais ficam ocultos em cavidades invisíveis.

Se estamos falando de estruturas de gesso descomplicadas, então elas são montadas de forma bastante simples. Mesmo uma pessoa inexperiente que sabe como segurar um instrumento em suas mãos pode lidar com esse tipo de trabalho. Ao mesmo tempo, o próprio sistema de forro elimina perfeitamente a contemplação dos defeitos do forro "natural", pode ser decorado com papel de parede com base em não tecido ou papel, podendo-se aplicar outros movimentos de design.

Um teto muito incomum é obtido usando peças de acrílico em uma estrutura suspensa.... O teto de policarbonato substitui com sucesso o de vidro. Além disso, é mais seguro em termos de uso e instalação. Combinar um material como o acrílico com a luz de fundo sempre parece impressionante.

Tipos de iluminação

A escolha de lâmpadas para iluminação é um componente importante do design.Por um lado, é necessário que sua potência seja suficiente para desempenhar as funções atribuídas, por outro, para que as delícias do design não custem muito e não ameacem um incêndio.

A iluminação de teto em si pode ser dividida em:

  • Projeto;
  • alvo;
  • propósito geral.

Com a última opção, tudo é claro - esta é uma iluminação normal. O alvo é projetado para destacar uma área funcional específica. Acontece, por exemplo, que é importante fornecer luz adicional no local onde a mesa está localizada.

Para resolver problemas de design luzes de néon podem ser usadas... Uma lâmpada de néon no sentido clássico é um tubo de vidro cheio de um gás inerte, o néon.

Para obter um efeito de brilho suave, geralmente é criado um teto com iluminação oculta. As lâmpadas ficam escondidas no interior de um nicho especial na estrutura do teto, que permite a entrada de luz difusa pelas laterais.

Na versão mais simples, as lâmpadas de néon são instaladas em uma cornija de poliestireno... É possível montar iluminação sem recorrer aos serviços de especialistas. Basta ter uma ideia de como conectar adequadamente os dispositivos de iluminação à rede elétrica.

Eles servem de dez a quinze anos. Essas lâmpadas não esquentam muito, o que é muito importante do ponto de vista da segurança contra incêndio. mas ao mesmo tempo eles "comem" muita eletricidade... As lâmpadas em si são bastante frágeis e requerem um manuseio cuidadoso.

Um movimento de design comum é a iluminação pontual., com o qual você pode conseguir o efeito de um céu estrelado, criar uma atmosfera de solenidade ou intimidade na sala, enfatizar certas áreas funcionais. Na maioria das vezes, esse método de iluminar o teto é usado em estruturas combinadas e de vários níveis usando drywall.

Lâmpadas são usadas aqui:

  • Fluorescente compacto. Por seu design, tal dispositivo é uma fonte de luz de descarga de gás. No vapor de mercúrio, uma descarga elétrica cria radiação UV, que se torna visível devido ao fósforo. Esses dispositivos são econômicos e de baixa dissipação de calor. Por isso, podem ser usados ​​na instalação de tetos tensos.
  • Halogênio... Ao contrário das lâmpadas incandescentes, cujas espirais estão no vácuo, as lâmpadas halógenas são preenchidas com vapores de iodo e bromo em seu interior. Mas, como as lâmpadas comuns, ficam muito quentes. Portanto, eles não podem ser usados ​​em todas as situações.
  • CONDUZIU... O brilho da lâmpada depende do número de LEDs embutidos nela. Esses aparelhos elétricos são os mais econômicos, embora sua eficiência seja máxima. E isso justifica seu alto custo.

Para holofotes, as lâmpadas LED são a melhor escolha. Praticamente não aquecem, pelo que podem ser utilizadas com segurança para iluminar tectos tensos. Junto com drywall, eles também parecem ótimos.

Um destaque pode ser:

  • construídas emquando é montado dentro;
  • a sobrecargaquando localizado na superfície do teto;
  • suspensão - parece um lustre em miniatura.

Tudo mais frequentemente, tiras de LED são usadas para iluminar tetos. Eles vêm em LEDs de cores sólidas, brilhando em azul ou, por exemplo, branco, bem como tons de amarelo e vermelho. Você pode encontrar fitas com cores diferentes. Eles também são chamados de RGB - de acordo com as primeiras letras dos nomes das cores primárias Vermelho, Verde, Azul - vermelho, verde, azul.

Conjuntos prontos para iluminação de tetos também estão à venda. Além da faixa de LED em si, este kit inclui um controle remoto com o qual você pode alterar o tom da luz de fundo e definir a frequência de sua alteração. As próprias fitas diferem na densidade dos diodos nelas. Pode haver 30 ou todos os 120 em um metro.A fita é cortada em locais especialmente marcados, o que permite que você use um pedaço do comprimento necessário.

A instalação neste caso é extremamente simples. O verso da tira é pegajoso.Construído em um recesso no teto ou anexado a uma cornija, ele criará um ambiente único em toda a sala.

Com sua ajuda, é fácil criar uma iluminação de contorno, que pode até ser dupla.

Você pode tentar usar painéis de luz no interior. Eles são usados ​​com sucesso no projeto de edifícios educacionais, escritórios e até mesmo instalações industriais.

Essas luminárias são diferentes:

  • Por formulário - pode ser redondo, retangular e quadrado.
  • Para dimensionar: 30 por 30 cm, 120 por 30 e 60 por 30 cm Diâmetro redondo de 12 a 60 cm Espessura - não mais que 15 mm.
  • Por tipo de instalação... Você pode escolher suspenso, suspenso ou recuado.

Se você usá-los para decorar o teto de um apartamento, poderá obter uma solução de design original.

Projeto

A escolha do desenho do teto deve ser feita com base na área da sala e sua configuração. Estruturas de teto sofisticadas, por exemplo, com um nicho de dois níveis, ficarão impressionantes em uma sala espaçosa com tetos altos. Para um pequeno, é melhor escolher um design mais simples. Uma faixa de LED multicolorida ou azul ao longo do perímetro do teto brilhante lhe dará originalidade, permitindo que você crie um design de sala festivo ou misterioso.

Tetos translúcidos parecem incomunsiluminada por lâmpadas especiais. Você pode conseguir uma imitação de um teto transparente se fizer uma janela falsa nele usando a impressão de fotos. Um desenho representando um céu nublado ou estrelado é colado no nicho do teto e a iluminação é organizada em torno do perímetro.

Uma composição de luz original pode ser criada usando padrões que brilham de dentro da estrutura do teto. Isso é feito usando uma faixa de LED.

Você pode criar um teto esculpido no apartamento. Na verdade, ela é esticada, mas consiste em várias telas em diferentes níveis. Uma ou mais dessas camadas são cortadas para criar uma forma específica. Podem ser formas abstratas, bem como imagens de flores, borboletas, animais e assim por diante. Essas pinturas, iluminadas por lâmpadas internas e externas, causam uma impressão impressionante.

Com todas as vantagens dos tetos iluminados, é preciso estar ciente de que não é adequado para todos os ambientes. Em uma sala decorada em estilo império com colunas e molduras de estuque, não há lugar para opções de iluminação de teto modernas... Vai parecer ridículo. Portanto, neste caso, o design de iluminação deve ser tratado com muita delicadeza.

Area de aplicação

Os tetos iluminados podem ser usados ​​em quase todos os cômodos de um apartamento. Por exemplo, estruturas de gesso com efeito repelente de água são bastante apropriadas no banheiro e na cozinha. A sua iluminação competente e bonita também pode ser organizada aqui.

A decoração com luz de teto também é boa no corredor. E no quarto, berçário e sala de estar, é um pecado não experimentar tal projeto. Além disso, há um grande número de soluções - das mais modestas às luxuosas.

Para obter informações sobre como fazer iluminação LED para teto falso, veja o próximo vídeo.

dicas e truques

Para não ficar desapontado depois de criar um teto retroiluminado, é melhor seguir os conselhos de designers experientes com antecedência.

  • Portanto, os especialistas não aconselham perceber a luz de fundo como a principal fonte de luz na sala. As lâmpadas embutidas no teto, mesmo potentes o suficiente, não podem competir com a iluminação de um lustre convencional.
  • É melhor que a iluminação não seja proporcionada apenas pelo desenho do teto, mas também resolva uma tarefa específica: denota e ilumina áreas funcionais ou complementa a imagem futurística de todo o interior. Com sua ajuda, também é bom brincar com a aparência de cores de toda a sala ou criar um contraste com ela.
  • Ao criar nichos, lembre-se de que, sem iluminação especial durante o dia, eles podem parecer pesados ​​e sombrios. Portanto, ao organizar o teto, é melhor calcular com antecedência as vistas diurnas e noturnas do teto.
  • Os especialistas aconselham prestar atenção à opção quando luzes LED ou neon são montadas na haste da cortina. Com esta iluminação local, você pode enfatizar a decoração da janela e conseguir uma sensação de conforto no ambiente.
  • Ao brincar com projetos de iluminação, é importante não exagerar. Se você aplicar várias de suas variedades ao mesmo tempo, poderá obter um efeito de cansaço dos olhos ou de entediar rapidamente essa "árvore de Natal".

Lindos exemplos no interior

Um teto falso com um padrão de luz branca na forma de um arranjo de flores complementará perfeitamente o interior da sala de estar à noite. Vai deliciar os proprietários do apartamento e será uma surpresa para quem o vier visitar pela primeira vez.

O teto, decorado com lâmpadas de estrelas, vai dar um toque especial ao ambiente e deixá-lo com um clima romântico, lembrando que você não deve se esquecer de olhar para cima de vez em quando.

A iluminação azul suave do teto, passando para a parede, parece muito harmoniosa no interior do quarto. Nada supérfluo, nada chamativo, apenas para uma sala onde as pessoas sonham.

O teto falso com iluminação LED complementa perfeitamente o interior da cozinha, enfatizando as cores ricas dos fones de ouvido.

Com a ajuda da iluminação combinada, você pode enfatizar não apenas a forma original da estrutura do teto, mas também o lustre. O contorno ondulado, destacado com luz vermelha, parece um tecido translúcido, jogado casualmente sobre o teto e por algum milagre não cai dele.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário