Como cortar corretamente o pedestal do teto nos cantos com uma caixa de esquadria?
É impossível conseguir um estilo vintage no interior sem o uso de rodapés estreitos ou largos, molduras. Eles são intensamente usados por designers modernos para decoração elegante de tetos, partes centrais e inferiores dos quartos. Vamos dar uma olhada em como cortar corretamente o pedestal do teto nos cantos usando uma caixa de esquadria.
Regras fundamentais
Na maioria dos casos, não é difícil decorar uma sala com elementos expressivos de molduras decorativas de estuque. Eles são usados principalmente com a finalidade de:
- melhorando a estética do interior;
- mascarando defeitos de parede;
- escondendo a fiação elétrica colocada do lado invisível.
Fragmentos estéticos com padrões ornamentados, ornamentos complexos são cortados no tamanho com uma faca afiada ou serra para metal, aplicados a uma superfície plana, preparados com antecedência e colados com uma composição adesiva. Praticamente qualquer iniciante na área de reparos pode decorar rapidamente a parede com fragmentos de estuque. Mas quando se trata de decorar esquinas, numa fase de trabalho tão difícil, surgem as principais dificuldades. Eles estão associados, em primeiro lugar, à capacidade de conseguir cantos uniformes, o que é muito difícil se você usar dispositivos improvisados - uma faca ou uma serra. Para resistir a uma certa inclinação, são necessárias ferramentas profissionais.
Deve-se ressaltar que o uso da caixinha de esquadria não é a única forma de criar cantos uniformes nas faixas decorativas, mas todas são inferiores à marcenaria quanto ao grau de aproveitamento e qualidade de corte. Somente profissionais com vasta experiência podem alcançar as arestas necessárias sem uma ferramenta. Portanto, é aconselhável que os apreciadores de estilos vintage pensem na questão de como aprender a trabalhar com uma máquina de carpintaria para cortar com facilidade e rapidez os cantos externos e internos. É importante listar as principais vantagens da caixa de esquadria:
- baixo custo;
- fácil uso sem ferramentas especiais;
- opções de fixação em qualquer superfície;
- pequeno tamanho e peso (feito de plástico, madeira, metal);
- cortar cantos em dois planos;
- trabalhe com pranchas de praticamente qualquer material.
Junto com as vantagens óbvias, a máquina de carpintaria tem duas pequenas desvantagens - não há como definir manualmente o ângulo de corte necessário, os parâmetros da peça de trabalho são limitados pela largura do produto. Apesar de vários pontos negativos, nenhuma alternativa válida para a caixa de esquadria foi inventada ainda. As máquinas de carpintaria vendidas em lojas costumam ter seis fendas características para atingir os cantos das peças. Ou seja, três de cada lado.
Moldagem, pedestal e filete podem ser cortados em um ângulo de 45, 135, 30, 60, 15 graus, dependendo do modelo. Porém, não se deve pensar que as características do design terminam aí, porque os dispositivos de carpintaria são diferentes: simples, rotativos, elétricos. Mas para cortar as ripas a fim de melhorar o estilo do interior, basta uma máquina de carpintaria comum.
Como aparar?
Para o corte adequado do pedestal de forro nos cantos utilizando uma caixa de esquadria, vários requisitos devem ser cumpridos, nomeadamente, preparar uma máquina de carpintaria com determinados parâmetros e uma barra. Deve ser lembrado que os rodapés, as molduras são feitas de diferentes materiais - produtos de marcenaria, polímeros modernos. Faz sentido listar as propriedades características de cada material.
- Os filetes de madeira são muito fortes e pesados. Portanto, você deve preparar uma serra de metal afiada.
- As molduras de espuma são bastante frágeis. Durante o processamento, eles se desintegram, o que complica o processo. Recomenda-se cortar o canto com uma faca afiada.
- Os produtos para o teto feito de PVC também não diferem nas propriedades de alta resistência. É melhor cortar essas tiras com uma serra sem aplicar forte pressão.
- Filetes feitos de espuma de poliestireno extrudado praticamente não se desintegram, aparar cantos desse material leva menos tempo. Você pode usar uma faca de construção ou uma serra.
- Cortar cantos de molduras de poliuretano também não é difícil. Este material é bem cortado com uma faca afiada e não forma lascas.
Para cortar adequadamente o canto externo ou interno dos rodapés, você deve primeiro fazer uma marcação - prenda o produto ao teto e trace linhas finas com um lápis. Para cortar filetes em um determinado ângulo usando uma caixa de esquadria, você deve seguir as instruções detalhadas que podem ser obtidas com um carpinteiro experiente. Em primeiro lugar, aconselha-se aos iniciantes que pratiquem sobre um pedaço de madeira desnecessário, para não estragar o elemento decorativo. Você deve tentar cortar os cantos internos e externos, para conseguir um trabalho de alta qualidade, a fim de evitar erros no futuro.
A princípio, é lógico tentar fazer um canto interno e só depois um externo.
- Encoste o filete na junta do teto e meça o comprimento necessário.
- Coloque o rodapé com o lado direito para fora na máquina de carpintaria.
- Pressione a barra contra a parede.
- Segurando o molde com a mão esquerda, pegue a serra com a outra.
- Escolha uma posição de 45 graus.
- Escolha uma posição de corte conveniente.
- Comece a cortar sem aplicar forte pressão na ferramenta de corte.
- Viu o filé recíproco imediatamente.
No final do trabalho, os planos resultantes devem ser ancorados no chão e a precisão do corte deve ser verificada. Lixe cuidadosamente as irregularidades com lixa. Agora você precisa alcançar os cantos externos. Por que é tão importante fazer primeiro o canto interno e não vice-versa? Uma etapa justificada permitirá que você não se confunda com as dimensões. No caso oposto, uma situação de força maior é possível quando o comprimento do filé pode não ser suficiente. Portanto, o segundo estágio é a formação dos cantos externos. Como fazer bordas chanfradas com uma máquina de carpintaria?
- Pegue um pedestal, fixe-o no teto e contorne as dimensões com um lápis.
- Coloque o material decorativo na caixa de esquadria e pressione-o contra a parede com a mão esquerda.
- Pegue a serra com a mão direita, selecione a posição das ranhuras a 45 graus.
- Corte na marca marcada.
- Ao cortar com uma serra, não pressione com muita força para não estragar a decoração.
Também cortou chanfros nas placas de impacto.
Recomendações
Em algumas situações, você ainda terá que ajustar as dimensões se o ângulo das paredes não for exatamente 90 graus. Nesse caso, você terá que obter uma inclinação característica dos filetes usando outros métodos. Se a caixa de esquadria não estiver disponível ou não houver desejo de usar a máquina de carpintaria, você pode fazer o contrário. Nas lojas de ferragens, são vendidos plugues especiais, que se destacam pelo grande estilo. Eles irão esconder perfeitamente todas as falhas de um corte irregular. Para obter uma estética excelente com a ajuda de tais elementos, é necessário serrar o pedestal do teto em comprimento, cortar em um ângulo uniforme, colar os filetes e definir um canto decorativo em um local de acoplamento difícil.
Como cortar o plinto do teto de forma correta e rápida nos cantos, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.